BRASIL, QUE JÁ FOI A 6a ECONOMIA DO MUNDO COM LULA, CAI PARA A 12a POSIÇÃO COM BOLSONARO

A notícia é da RBA:

O Brasil deixou o ranking das 10 maiores economias do mundo e caiu para a 12ª colocação, de acordo com levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, nesta quarta-feira (3). O rebaixamento é motivado pelo tombo do Produto Interno Bruto (PIB), de 4,1% – a maior queda na série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

Em 2019, antes mesmo da pandemia, o governo Bolsonaro já havia deixado o Brasil na 9ª posição. De acordo com o ranking, o Brasil foi superado em 2020 pelo Canadá, Coreia do Sul e Rússia.

governo já havia apresentado o chamado “pibinho” no primeiro ano, com resultado revisado de 1,4%. Com uma economia que nunca deslanchou, quadro agravado pela pandemia, veio a retração de 2020. Cujo resultado o ministro Paulo Guedes também errou: ontem, ele declarou em entrevista acreditar que o PIB cairia menos de 4%. Para este ano, ele já prevê alta de 3% a 3,5%.

Diante da falta de uma política econômica eficaz, principalmente durante a crise sanitária, o governo também tem contribuído para a desvalorização da moeda brasileira. Nesta quarta, a libra, moeda do Reino Unido, chegou aos R$ 8, e o dólar, R$ 5,80.

A Austin estima alta de 3,3% do PIB do Brasil em 2021, abaixo da média de crescimento global esperada de 5,5%. Confirmadas as projeções, o país pode cair para a 14ª posição no ranking das maiores economias do mundo, sendo superado também por Austrália e Espanha.

Em 2002, quando ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu as eleições, o Brasil ocupava a 13ª posição no ranking global de economias, medido pelo PIB em dólar. Após os mandatos do PT, o país chegou a 6º, em 2011, desbancando a Grã-Bretanha. Até 2014, já no governo Dilma Rousseff, se manteve na 7ª posição.

6 comentários

  • Quanto pior + Feliz o Gado fica!

    Pois é, o Brasil está pior comparado ao período 2011/2014.

    Mas pelo menos tiramos o Petê e quem é Gado muge de alegria…

  • Só a vacina salva!

    A queda do Brasil no ranking das dez maiores economias do mundo já era esperado.
    A pandemia da covid 19 foi considerado o grande motivo da queda do Brasil. Erros do governo bolsonaro também colaboraram
    Porém a maioria dos países também caíram. Se não fosse o pequeno auxílio emergencial que o governo deu aos mais carentes e empregados. A economia estaría pior.
    Esse ano pode cair mais porque não temos mais o auxílio emergencial
    A vacinação está muito devagar. Voltamos a fechar a economia devido ao acréscimo de mortes.
    Estamos no auge da pandemia. A economia está indo para o buraco

  • Observador

    Já foi!!!!!!

  • Olho Vivo

    Só a vacina salva, mas se depender do Bozo não vai ter vacina! O genocida só atraoalha!

  • Só a vacina salva! 2

    Olho vivo
    Bolsonaro que no ano passado disse que não tinha de ir atrás de imunizantes,
    Agora. afirma que ‘não tem para vender no mundo’;
    Cpapitais chegaram a suspender vacinação por falta de doses.
    O Ministério da Saúde decidiu assinar contratos para comprar 60 milhões de doses da vacinas da Pfizer e da Janssen. Infelizmente para abril.
    Por outro o STF autorizou os estados municípios e empresas a comprar.

  • Ratim

    Com o presidente vai ficar pior. Desculpar o que?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *