CANDIDATURA ÚNICA DE FLÁVIO PRANDI É DESTAQUE NA REVISTA EXAME

Como os prezados leitores estão cansados de saber, jornais do Brasil inteiro já repercutiram o caso da candidatura única em Jales. Agora é a vez da revista Exame, uma das mais importantes publicações de Economia & Negócios do país, destacar a já assegurada eleição de Flávio Prandi para prefeito de Jales.

Em matéria com a manchete “Quem são os candidatos a prefeito com vitória garantida”, a jornalista Valéria Bretas fala das 97 candidaturas únicas espalhadas por pequenas cidades do Brasil – só no Rio Grande do Sul são 32 – e ressalta que Jales, com quase 50 mil habitantes, é um ponto fora da curva.

Eis a matéria:

revista-exameFaltando apenas 16 dias para as eleições municipais de 2016, alguns dos 16,5 mil candidatos que disputam as prefeituras das cidades brasileiras já podem comemorar a vitória: 97 deles já estão eleitos.

Isso porque eles são os únicos que se candidataram ao cargo e, na prática, precisam de apenas um voto parase eleger. Somente na hipótese de que nem o próprio político vote na única opção disponível na urna, uma nova eleição é organizada. 

Em geral, a candidatura única é comum em cidades muito pequenas. O ponto fora da curva é Jales, no interior de São Paulo, que tem 50 mil habitantes. 

O ex-vereador e candidato por duas vezes ao cargo da prefeitura, Flávio Prandi Franco (DEM), é quem deve garantir o posto. A candidatura única em Jales é resultado de uma campanha entre associações, sindicatos e a OAB para dar fim às guerras políticas durante o período eleitoral na cidade.

O atual prefeito Pedro Callado (PSDB), inclusive, desistiu de sua candidatura para apoiar “Flá”, como é conhecido no município.

No estado de São Paulo, a situação se repete em outras 17 cidades. Mas quem lidera o ranking das unidades federativas com o maior número de políticos disputando o cargo sozinhos é Rio Grande do Sul, com 32. 

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *