CASUARINA E PAULINHO MOSKA – “CABELOS BRANCOS”

O conturbado casamento de Herivelto Martins com Dalva de Oliveira durou dez anos – de 1937 a 1947 – e gerou alguns clássicos da música popular brasileira, como “Segredo” “Atiraste uma Pedra”, “Culpe-me”, “Caminhemos” e outros. Gerou, também, dois filhos: o cantor Pery Ribeiro e seu irmão Ubiratan de Oliveira Martins.

Dalva foi sua segunda esposa. A primeira, Maria Aparecida, já tinha lhe dado dois filhos, Hélcio e Hélio, em um casamento que durou cinco anos. E a terceira, Lurdes Nura – uma aeromoça cheia da grana, parente do Barão de Itararé – deu-lhe outros três filhos, todos homens. Ele viveu com Lurdes de 1952 a 1990, quando ela morreu. Herivelto morreu dois anos depois, em 1992.

O texto abaixo, que conta a história da música “Cabelos Brancos”, é do blog “Aquele Samba”:

Herivelto Martins foi um grande compositor e também uma liderança na luta pelos direitos da classe artística. Tinha uma personalidade controversa. Seu relacionamento turbulento com Dalva de Oliveira, uma das maiores estrelas da MPB de todos os tempos, deu origem a inúmeros escândalos e era sempre um prato cheio para a imprensa da época.

Esse relacionamento foi narrado em detalhes em um belo e emocionante livro, escrito pelo filho do casal, Pery Ribeiro, chamado “Minhas duas estrelas: uma vida com meus pais Dalva de Oliveira e Herivelto Martins”, Editora Globo.

Um de seus maiores sucessos foi composto em São Paulo num momento em que Herivelto já havia se separado de Dalva. O compositor passava uma temporada no bairro do Jabaquara, hospedado na casa do irmão, por conta da participação em um filme rodado na capital paulista.

Numa tarde em que fazia compras em uma quitanda próxima à casa do irmão, percebeu que duas senhoras falavam muito mal de sua ex-mulher Dalva de Oliveira. A situação o deixou muito magoado pensando que as duas senhoras estavam falando, pois haviam notado sua presença.

Herivelto então, pensou em pedir que as duas parassem e respeitassem sua presença, que respeitassem ao menos seus cabelos brancos. Ao voltar para casa, fez toda a primeira parte da música. A curiosidade contada pelo próprio compositor era que àquela altura ainda não possuía nenhum fio de cabelo branco.

Retornando ao Rio mostrou a primeira parte que havia composto para o amigo e parceiro de composição Marino Pinto. Finalizaram a segunda parte juntos, após visitarem vários bares durante uma noite de boemia. Estava pronto mais um clássico da MPB: “Cabelos Brancos”. Uma das muitas músicas que Herivelto Martins fez para seu grande amor Dalva de Oliveira.

No vídeo abaixo, Paulinho Moska e o grupo Casuarina interpretam “Cabelos Brancos“, lançada em 1949 e eternizada na voz de Sílvio Caldas.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *