CLUBE DO BOLINHA: PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA SÓ TERÁ HOMENS NO CONGRESSO

PMB

A próxima reunião do Partido da Mulher Brasileira será mais ou menos como essa da foto. A notícia é do jornal Estado de Minas:

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) não terá representante feminina no Congresso Nacional. As únicas deputadas que integravam a legenda, Dâmina Pereira (MG) e Brunny (MG), confirmaram que vão deixar o PMB até a próxima semana. A bancada do partido passa a ser formada exclusivamente por homens, sendo que alguns deles se movimentam para deixar a legenda até o fim da janela partidária, no dia 18. As mulheres também não conseguiram dominar os espaços nas presidências dos diretórios estaduais e metade deles é comandada por homens.

“Infelizmente, o partido não terá mais representantes femininas. Uma pena, porque gostaria de ficar, mas percebi que não seria fácil. Alguns acordos não foram cumpridos desde o início e perdemos espaço nas decisões”, explica Brunny. A deputada, que está de malas prontas para o PR, conta que não houve problemas no relacionamento com os colegas da legenda, mas esperava uma força maior para as integrantes mulheres tanto no parlamento quanto nos diretórios. “As mulheres deveriam ter tido mais prioridade, mas isso não ocorreu”, avalia.

O PMB foi criado em setembro do ano passado, antes da janela partidária que permite aos parlamentares mudar de legenda por 30 dias sem correr o risco de perder os direitos políticos. Muitos parlamentares aproveitaram a criação do novo partido – o 35º do país – e conseguiram autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para deixar suas antigas agremiações. O partido serviu como um trampolim para alguns deputados.

Hoje, o partido conta com 14 deputados e um senador. O líder do PMB na Câmara, deputado Carlos Gaguin, não quis comentar a ausência de mulheres parlamentares no Partido da Mulher Brasileira.

2 comentários

  • Papagaio de Pirata

    Meu Deus, precisamos dar um basta à criação desenfreada de partidos políticos. O único interesse deles é a verba dos fundos partidários. O discurso é sempre a mesma ladainha. Chega. Ninguém aguenta mais tanto safado.

  • Anônimo

    Esses caras não existem. Será que a preguiça não vai deixar eles nem mudarem o nome do partido? É só mais um bando de inúteis descansando nos ombros dos contribuintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *