COM EXPLOSÃO DE CASOS E DESMORALIZAÇÃO GLOBAL, GOVERNO BOLSONARO DECIDE MUDAR CONTAGEM DE ÓBITOS POR COVID

O desgoverno Bolsonaro é irresponsável e patético. Depois de pouca gente morreria com a “gripezinha”, agora tenta esconder o número de mortos pela Covid-19. Com razão o jornalista Guga Chacra, que comparou Bolsonaro ao ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-Un, que decidiu que ninguém morreu de Covid no seu país.

Deu no Brasil 247:

No momento em que o Brasil sofre uma explosão de mortes por covid-19 e uma desmoralização global, sendo repreendido até por Donald Trump, o ministério da Saúde decidiu recontar as mortes pela doença.

“Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos”, disse o bilionário Carlos Wizard, novo secretário de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Segundo ele, os dados atuais seriam “fantasiosos ou manipulados”.

O Brasil registrou ontem, sexta-feira, mais 1.005 mortes em decorrência do novo coronavírus, elevando a contagem total para 35.026. O país é o terceiro na contagem de óbitos, abaixo somente dos EUA (108.068) e do Reino Unido (40.261), mas está fazendo de tudo para chegar ao segundo lugar.

Em relação ao número de casos, foram contabilizadas 30.830 novas infecções, o que faz com que o total no país atinja 645.771. O Brasil é o segundo país com maior número de casos confirmados no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem quase 1,9 milhão de infecções.

O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira que a divulgação dos dados seria mais tarde, alegando necessidade de checagens junto a secretarias estaduais e municipais. Até o início desta semana, os dados vinham sendo publicados às 19h.

“Acabou matéria no Jornal Nacional… O Jornal Nacional gosta de dizer que o Brasil é recordista em mortes. Não interessa de quem partiu (a decisão), é justo sair 10 da noite para sair o dado completamente consolidado”, disse o presidente Jair Bolsonaro a jornalistas sobre o tema.

De acordo com a contagem de casos realizada pelo ministério por Estados, São Paulo segue como o mais afetado pela Covid-19, atingindo as marcas de 134.565 casos e 8.842 óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *