COM MEDO DE TEMER, 8 MIL PROFESSORES PEDEM APOSENTADORIA NO RIO GRANDE DO SUL

images-cms-image-000550737

A notícia é do Brasil 247:

Sindicatos de professores em todo o País têm registrado aumento significativo no número de pedidos de aposentadoria, e relacionam o fato à tramitação da reforma da Previdência proposta por Michel Temer. Contra a degradação da classe, professores criaram a ‘Causa Aposentadoria, Nosso Professor Merece’, que recolhe assinaturas nas ruas e na internet.

No Rio Grande do Sul, quase 8 mil professores podem sair de cena em 2017. A expectativa da Secretaria de Recursos Humanos é de que no período de férias, os pedidos sejam reforçados, levando-se em conta que no estado foram suspensas as gratificações por permanência.

“O cenário é dramático e a possível debandada de mestres pode agravar a situação prejudicando alunos e causando transtornos para o país”, enfatiza Fernando Becker, da Faculdade de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. “Sabemos que o Brasil é mal avaliado internacionalmente quando o assunto é educação mas quando a mídia replicar a informação de que professores de uma disciplina estão lecionando em outra por falta de profissional específico, a visão dos Institutos de pesquisa será ainda mais turva sobre a educação nacional”, completa Becker.

Na Bahia, quatro mil professores estão aptos a se aposentar, e aguardam o resultado da Previdência. “Mas, pelo visto, a previdência tem a intenção de protelar a análise dos pedidos do benefício para que continuemos em sala e possamos ter ainda mais perdas”, diz Magda Guimarães, que há dois anos entrou com o pedido de aposentadoria.

“Estou apoiando a Causa dos Professores porque sinto na pele o quanto precisamos ter nossos direitos respeitados. Não apenas por mim e pelos meus colegas da Bahia mas por todos educadores que tentam construir um Brasil melhor. Esperamos 100 mil apoiadores contra essa reforma”.

Mesmo com a bonificação oferecida pelo governo baiano, os professores optaram por continuar buscando o afastamento das salas de aula após concluir o período regimental exigido. “Não se faz educação de qualidade sem professores e eles precisam estar motivados”,complementa Fernando Becker.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *