CORINTIANOS, SANTISTAS E PALMEIRENSES SE MANIFESTAM CONTRA BOLSONARO

Após seu presidente se manifestar publicamente, a Gaviões da Fiel publicou nota oficial, na quinta-feira (20), que reforça o posicionamento da torcida organizada contra o candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL). A entidade lembra que fez parte da luta pela redemocratização do Brasil e reitera sua oposição a qualquer político com perfil anti-democrático.

Os dirigentes da Gaviões Fiel explicam que a agremiação nasceu em 1969 sofrendo perseguições por se opor à ditatura militar e à ditadura do então presidente do Corinthians, Wadi Helu, que era deputado pela Arena. A Gaviões participou ativamente da campanha pelas Diretas Já e pela redemocratização do país. 

“Por este e outros motivos, é importante deixar claro a incoerência que há em um Gavião apoiar um candidato que, não apenas é favorável à Ditadura Militar pela qual nascemos nos opondo, mas ainda elogia e homenageia publicamente torturadores que facilmente poderiam ter sido os algozes de nossos fundadores”.

De seu lado, a Torcida Jovem do Santos, principal organizada do time do litoral, também publicou, na quinta-feira, nota de repúdio ao candidato Bolsonaro. Segundo a agremiação, o presidenciável “representa ideias extremistas e reforça o estereótipo preconceituoso que marginaliza o povo pobre“.

Apesar de pregar o respeito à escolha de voto de seu associado, a organizada diz que seus associados não “votam em opressor” e se posiciona contra as pautas apresentadas por Bolsonaro. “São incompatíveis com as raízes da Torcida Jovem e não representam os interesses coletivos que sempre buscamos ao lado do povo e da massa santista”.

A nota de repúdio santista diz ainda que, “nossa torcida é composta pela classe trabalhadora, por pessoas de diferentes etnias, crenças e demais individualidades que se unem como povo. Em função disso, e pelo nosso compromisso com a liberdade, nos posicionamos contra uma plataforma política que defende a ditadura militar como saída para os problemas do país“.

No Palmeiras, nenhuma torcida organizada se manifestou, mas alguns torcedores famosos se pronunciaram. Em nota, eles disseram que “em virtude de acontecimentos recentes envolvendo a imagem pública da Sociedade Esportiva Palmeiras, nós, palmeirenses abaixo assinados, expressamos publicamente nosso repúdio às posturas e declarações preconceituosas, antidemocráticas e fascistas“.

“Nosso clube foi fundado em 26 de agosto de 1914 por trabalhadores imigrantes, e rapidamente tornou-se uma das equipes mais populares da cidade de São Paulo, atraindo grande público à assistência de seus jogos e contrapondo-se às agremiações tradicionais da elite paulistana“, continua a nota.

“Em 1942, por pressão do governo durante a Segunda Guerra Mundial, o clube foi obrigado a mudar seu nome, tornando-se a Sociedade Esportiva Palmeiras. Apesar das ofensas e ataques xenofóbicos que recebia por sua origem imigrante, o Palmeiras já era profundamente diversificado na composição de seu time e torcida, assim como o povo brasileiro. De time dos italianos, passou a ser o time de todas e todos“.

“São razões históricas, portanto, as que nos motivam neste posicionamento público contra a onda fascista que se ergue e a sua nefasta representação eleitoral. Respeitamos a coexistência democrática de opiniões e posicionamentos políticos variados; mas não podemos tolerar a ameaça às instituições democráticas e os posicionamentos de teor racista, xenofóbico, machista e homofóbico“, finalizam os palmeirenses.

Só estão faltando os são-paulinos.

10 comentários

  • Alviverde.

    A gaviões da fiel não representa a totalidade dos corintianos.
    A torcida jovem do Santos não representa a totalidade dos santistas.
    Alguns palmeirenses não representam a totalidade da torcida alviverde, já que Felipe Melo ofereceu seu gol em homenagem a Bolsonaro, como alguém fala em nome da torcida do Palmeiras, estamos com o nosso atleta, Felipe Melo, porque nas derrotas ninguém o confortou, nos palmeirenses somos os seus devensores, não utilizem o nosso nome em vão.

  • Clarissa Garotinho

    PT esta “ajudando” o PROS, partido que auxiliou no impeachment de Dilma Rousseff, com uma pequena quantia de R$ 4,5 milhões, só a filha de garotinho, condenado a mais de cem anos de prisão, a jovem Clarissa Garotinho levou a pequena bagatela de R$ 700 mil reais, a informação confere nobre Cardoso ?.

  • Zefulano

    Torcida organizada = BANDIDOS.

    Só bandido e criminoso não apoia!

    • La bambonera

      Infelizmente és um/uma inocente, QUALQUER time do MUNDO tem torcida organizada, adoro os torcedores ingleses, batem com força mesmo.
      Aqui na América, qual torcida arrepia ?
      Torcida do Boca Juniors, e se for na bambonera, vale ingresso duplo.

  • anonimo

    Sou santista e estou com a torcida jovem do Santos.

  • Politica e crime organizado! Dinheiro atrai.

    Com todos sabem, torcidas organizadas significam “uma linha do crime organizado” portanto a união do PT com o P…….(faltam 2 letras) é normal! Mas custou caro ao PT!
    Ainda, o presidente do Corinthians é deputado petista sendo mais votado de SP. Ela era presidente da Gaviões da Fiel e, depois como presidente do time, esteve envolvido na Operação Lava Jato por superfaturamento do estadio.
    A construção do estadio envolveu Lula e a OAS.
    Precisa falar mais alguma coisa?

  • Sabes onde fica Mirassol ?

    Amigão, não deves conhecer nem o estádio do Mirassol, que aliás, pela nossa região, um belíssimo estádio
    Aliás, sabes onde fica a cidade de Mirassol ?
    Se acha ho seu BABACAO.

    • Politica e crime organizado! Dinheiro atrai

      Sabe onde fica o Mirassol
      você tem razão eu não sei onde fica o estádio de Mirassol
      Eu só conheço Morumbi Mineirão Maracanã etc
      Estádio pequeno não conheço

  • Mauro Martins

    Torcida organizada, só tem santinhos lá, eles não brigam, não se matam, não precisa de torcida única… só quem não presta tem medo do BOLSONARO.

  • Sabes onde fica Mirassol ?

    Amigão, acho que não conheces NEM o Estádio Hermínio Martini (saudoso) da vizinha cidade de Urânia.
    Ou também não sabes onde fica Urânia ?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *