CUBA ABANDONA O PROGRAMA ‘MAIS MÉDICOS’ EM PROTESTO CONTRA BOLSONARO

A notícia é do Brasil 247:

Em protesto contra o presidente eleito no Brasil Jair Bolsonaro, Cuba decidiu abandonar o programa Mais Médicos, que leva profissionais do país caribenho para outras nações com o objetivo de otimizar o atendimento à população.

“O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, declarou e reiterou que modificará os termos e condições do Programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Pan-Americana da Saúde e ao acordo desta com Cuba, ao questionar a preparação de nossos médicos e condicionar sua permanência no programa à revalidação do título e como única forma de se contratar individualmente”, diz o texto do Ministério da Saúde cubano.

“Nestes cinco anos de trabalho, cerca de 20 mil funcionários cubanos atenderam mais de  113 milhões de pacientes, em mais de 3.600 municípios, chegando a cobrir, com eles, um universo de até 60 milhões de brasileiros, na época em que constituíam 88% de todos os médicos participantes do programa. Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história”, diz o documento.

O futuro chefe do Executivo federal já havia dito que iria expulsar os médicos cubanos do Brasil alegando que iria instrumentalizar o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida.

16 comentários

  • Thiago

    Bom, se realmente querem acabar com a escravidão nada mais justo que acabar com esse programa, cuja maior parte da remuneração vai para o governo cubano.

    • Você, feito papagaio de pirata, repete as boçalidades do mito e seus rebentos. Pergunte à médica cubana de São Francisco se ela é escrava de alguém.

      • Acorda petista doente

        É escrava sim, quantos reais ela embolsa, e quantos milhões vão para Cuba, acorda petista doente.
        Será que ela de BICICLETA porque ela quer ?
        Açorda petista doente.

        • Thiago

          Já conversei com médico cubano sim (não vou dizer de que cidade era) e são escravos sim senhor, se informe melhor.

          Eles recebem cerca de 2.000,00 por mês e o restante vai pra financiar a DITADURA cubana.

          Agora, defender uma atrocidade dessas só pra atacar o candidato que não era o seu, é feio demais.

  • Moses

    Meu caro tenho pena de seus pais, pois ter um filho boçal e psicopata e demais, para um casal cujo filho só solta merda pela boca.

  • Trocadinho

    Não sei se esta la ainda em Turmalina um médico cubano a qual os pacientes só faltavam dizer que ele era Deus pela tamanho de sua competência,agora generalizar é gozação né SrBolsonaro.

  • + medicos : dívidas do PT?

    Na realidade, o governo do PT contratou uma empresa estatal cubana, o Opas, para fornecer médicos ao governo brasileiro sendo que o Opas pagava só 25% do valor recebido aos seus médicos empregados.
    Lula, através do BNDES, repassou nosso dinheiro (FGTS) ao governo chavista para execução de varias obras, no valor total de R$ 3 bilhões com 5 empreiteiras brasileiras, envolvidas na operação Lava Jato sendo que a Odebrecht fez 85% das obras. Esquema lulista!!!!!! Propinas? Divida a pagar pelo PT?
    Onde uma parte desse dinheiro voltava ao PT em forma de doações para fazer campanha e até nos bolsos dos políticos petistas. Todos ricos graças ao nosso dinheiro.
    Com a saída do PT do governo, todos sabiam que a Opas sairia do negocio e escolheu um culpado : Bosonaro que fez exigências para a continuidade do acordo foi condicionada à “aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos” e à “liberdade para trazerem suas famílias”.
    Acho que para os médicos cubanos será bom porque muitos ficarão trabalhando diretamente para o governo brasileiro que também substituirá pelos médicos recém formados com o dinheiro do Fies
    Acabou a transferência de dinheiro para os cubanos

    • cardosinho

      Por Thiago Silva*

      No Twitter

      1- Salário dos Médicos

      A- Cuba faz cooperação com 66 países em todo o Globo, inclusive europeus. Sabe como isso começou? Com a brigada Henry Reeve criada em 2005 como forma de ajuda humanitária pra atender as vítimas do Furacão Katrina nos EUA. Fidel chamou centenas de médicos e pediu que se organizasse a brigada. Os EUA negaram a ajuda. A brigada permaneceu mobilizada pois em pouco tempo haveria a crise em Angola e terremoto no Paquistão.

      Na maioria dos países que faz parceria, Cuba envia médicos e medicamentos DE GRAÇA, sem cobrar dos países. Isso aconteceu em Angola, no Nepal, Haiti, Congo, e tantos outros países pobres do Mundo. Quem arcava com os custos? O próprio governo cubano

      B – E como o governo Cubano fazia, já que é vítima de um Bloqueio Econômico há décadas, uma ilha pequena do Caribe que não consegue nem produzir a própria energia, pelas características de seu território? Alguns países começaram a oferecer trocas pela Força de Médicos.

      A Venezuela ofereceu petróleo. Alguns países europeus começaram a pagar mesmo diretamente pro governo Cubano. E essa parceria virou uma fonte de renda pra Ilha, com impacto em suas contas públicas, dado o volume de médicos atuando no mundo todo.

      C- E como funciona o pagamento?

      Cuba abre edital via uma empresa Estatal para contratar os médicos. Eles podem se oferecer. Ou não. As condições salariais e os países são conhecidos PREVIAMENTE por todos ANTES de assinarem contrato. Contrato. Conhecem? Pois é.

      A maior parte do “salário” pago fica com o governo Cubano? Sim e não.
      Sim porque se você pegar o total de recurso destinado ao programa e dividir pelo número de médicos vai ser menor. Mas NÃO porque não são os governos CONTRATANTES os responsáveis pelo salário dos Cubanos

      Quem é responsável pelo salário dos Cubanos é…. a Estatal com a qual eles assinaram contrato! Simples! Ela é responsável por lesão corporal, por invalidez , por seguro, por assistência a família em caso de morte, etc . Cubanos morreram aqui. Sabe o que fez o governo brasileiro?

      Nada. Pois é. Quem cuida das famílias e repassa dinheiro para famílias é a estatal.
      Além disso, a “diferença salarial” não vai pra financiar outra coisa que não a Saúde e Educação de todo povo cubano. Detalhe, eles tem isso DE QUALIDADE e de GRAÇA pra todos lá viu?

      Ou seja, o “salário” dos médicos fora de Cuba (quando estão em países que pagam, que não são a maioria) sustenta os direitos sociais de todos os moradores da ilha. É uma fonte de renda pro povo. Impacta o PIB. Como vender nióbio a preço de banana pra canadense, saca?

      Sabe quantos médicos Cubanos saíram do programa revoltados com o que é feito com o salário? Um total de …. 1! Isso mesmo. Uma cubana que foi comprada e sustentada pela AMB numa época pra criar uma campanha vergonhosa contra o mais médicos.

      Houveram algumas deserções, como sempre há, já que tem médicos cubanos que acham que vão enriquecer de medicina nos EUA. Claro que tem. Em todo canto do mundo tem gente que não se importa em pensar no próprio umbigo. Mas foram uma minoria irrisória.

      2- Revalidação de diplomas

      Essa é uma piada. Cuba manda médicos pra 66 países, sabe o único que teve gente cobrando isso? Pois é, o Brasil. Ainda tem o disparate de dizer que eles não dão bons médicos, quando tem norte-americano pegando lancha e indo pra Cuba se tratar.

      Mesmo assim, por conta dessa pressão, os Cubanos foram avaliados quando chegaram aqui, com a aprovação da lei. Avaliados pela fluência no Português e questões de Medicina. Foram avaliados por Professores e Preceptores de medicina brasileiros, a maioria de Universidades federais

      É claro que teve gente reprovada. É claro que vieram no meio dos 14 mil médicos, profissionais ruins, medianos, bons e excelentes. Mas você acha que entre 14 mil brasileiros viriam apenas médicos bons? Anham. Sou Chefe de um pronto socorro do SUS onde só tem brasileiro, e vejo isso todo dia.

      3- Impacto

      700 municípios brasileiros não tinham uma ALMA DE LENÇOL BRANCO nem pra confundir com Médicos. Os números do mais Médicos são ACACHAPANTES. 63 milhões de pessoas cobertas. 4 mil municípios
      Hoje em mais de 1500 municípios só tem Cubano.

      Lembram-se do escândalo das digitais de ponto, em que médicos falsificavam a entrada nos serviços de Saúde. Muitos pequenos municípios no interior vão voltar a depender deste tipo de colega, infelizmente.
      Parabéns aos envolvidos.

      *Thiago Silva é “médico recifense, radicado em São Paulo”.

      • + médicos : dividas do PT

        cardosinho
        os elogios do médico recifense ao programa não justificam a remessa de dinheiro para o governo cubano
        Com milhões de desempregados, a função do governo é dar emprego aos médicos brasileiros

        • Será que é tão difícil entender o Mais Médicos? As vagas são oferecidas primeiro para médicos brasileiros formados no Brasil e depois para médicos brasileiros formados no exterior. Os cubanos são a quarta opção e só ficam com as vagas que os brasileiros (aqueles que, na sua opinião torta, o governo deve empregar) não quiseram preencher. Em 2016, mais de 6.000 médicos brasileiros se inscreveram para 2.320 vagas no Mais Médicos. Cerca de 1.600 confirmaram a inscrição e assumiram suas vagas. Um ano depois, metade deles já tinha desistido. Você devia ler mais sobre o Mais Médicos.

          • + médicos : dividas do PT (2)

            Não sou contra a contratação de médicos cubanos desde que sejam competentes.
            Sou contra a contratação de uma empresa da ditadura cubana numa clara demonstração de envio de dinheiro para o governo Chávez.
            Os médicos brasileiros não quiseram entrar no programa porquê as cidades longes dos grandes centros não tem estrutura hospitalar
            O futuro presidente Bolsonaro tem razão em suas exigências
            a empresa estatal cubana caiu fora do programa numa demonstração de ter maracutaia com o PT.

          • Governo Chávez? Acho que o amigo anda misturando estações.

  • Guilherme

    Se os cubanos sentiram ameaçados só porque terá supervisão mais rigorosa e já resolveram ir embora porque algo de errado tem…

  • Moses

    AOS FASCISTA DA DIREITA VOCÊS VERÃO MUITOS POBRES EM DIFICULDADES POR CAUSA DE MÉDICOS CUBANOS QUE OCUPAVAM OS LUGARES DOS FILHINHOS DE PAPAI QUE NÃO ACEITAVAM NORTE E NORDESTE, FUNDÃO DE MT, FUNDÃO DE MTs, GOIAS, MINAS PÁRA CLINICARES. TOMARA QUE NO MEIO DESSAS PESSOAS ESTEJAM VÁRIOS PARENTES SEUS.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2166715066988948&set=a.1518199835173811&type=3&eid=ARA2ogmRNVY0HmxEdjSbNlaWKk4glYWQpdW1UwMr5jcp_rkD3pQ5ENmCefDTQLJptt2iKHwPd3uHE9qW

  • Arrependimento

    A unica coisa de errado que tem nesse programa do Mais Médio é essa sua opinião de um desinformado e incompetente que nem sabe o contrato do governo brasileiro na época com o governo cubano.
    Vai se informar melhor, pois estas fora do foco sabichão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *