DATAFOLHA E IBOPE COLOCAM AÉCIO NO SEGUNDO TURNO

Pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas na tarde deste sábado, apontam para um crescimento do candidato Aécio Neves, que, nesta reta final, teria ultrapassado a candidata Marina Silva. Eis o Datafolha:

04_10_pesquisadatafolha_va

No Datafolha, como se pode ver no gráfico que tomei emprestado ao G1, Aécio pulou de 21% para 24%, enquanto Marina fez o movimento inverso, caindo de 24% para 22%. Eles estão tecnicamente empatados, mas, pela primeira vez, Aécio aparece numericamente à frente. Vejam, agora, o gráfico do Ibope:

4_10_pesquisaibope

O Ibope também registra o movimento inverso dos dois candidatos. Aécio, que estava com 19% nos últimos quatro levantamentos do instituto, apresentou um crescimento meteórico em dois dias, passando a 24%. Em contrapartida, Marina, que tinha 24% caiu para 21%. 

Reparem que, em ambos os levantamentos, Dilma está com 40%. No Datafolha, a presidenta-candidata estacionou nos 40% nos últimos quatro levantamentos.

Curiosamente, os dois institutos vêm registrando a melhora de Dilma em vários estados, inclusive nos três maiores colégios eleitorais – São Paulo, Minas e Rio de Janeiro – mas essa melhora não mexe no percentual nacional.

É curioso, também, que, segundo o Ibope, Dilma vem subindo em todos os estados pesquisados, exceto em Mato Grosso. Ela cresceu no Acre (4 pontos), no Amazonas (7), no Amapá (4), em Rondônia (9), Roraima (5). 

Ainda segundo o Ibope, a petista cresceu também no Rio Grande do Sul (3 pontos), em Santa Catarina(2), no Piauí (4), em Alagoas (4), no Maranhão (5), no Rio Grande do Norte (6), e até no Espírito Santo, um dos últimos redutos de Marina, Dilma subiu 4 pontos.

Mas, apesar de estar crescendo em vários estados, não sai dos 40%. E, para terminar, pesquisa CNT/MDA divulgada também neste sábado coloca Aécio à frente de Marina.

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *