DATAFOLHA: LULA VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO SE ELEIÇÃO FOSSE HOJE

Deu no G1:

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) pelo jornal “Folha de S.Paulo” revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou um ponto para menos, dentro da margem de erro. Bolsonaro oscilou um ponto para mais, também dentro da margem de erro.

– Lula (PT): 47% (48% na pesquisa anterior, em maio)

– Jair Bolsonaro (PL): 28% (27% na pesquisa anterior)

– Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior)

– André Janones (Avante): 2% (2% na pesquisa anterior)

– Simone Tebet (MDB): 1% (2% na pesquisa anterior)

– Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)

– Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)

– Em branco/nulo/nenhum: 7% (7% na pesquisa anterior)

– Não sabe: 4% (4% na pesquisa anterior)

Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

VOTOS VÁLIDOS:

Lula ganharia no primeiro turno, pelos números do Datafolha divulgados nesta quinta. Em relação à pesquisa anterior, ele e Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro.

– Lula (PT): 53% (54% na pesquisa anterior, em maio)

– Bolsonaro (PL): 32% (30% na pesquisa anterior, em maio)

– Ciro (PDT): 10%

A pesquisa espontânea mostra crescimento de Bolsonaro: ele passou de 22% para 25%. Lula segue líder, tendo oscilado de 38% para 37%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

– Lula: 37% (38% em maio)

– Bolsonaro: 25% (22% em maio)

– Ciro: 3% (2% em maio)

– Não sabe: 27% (29% em maio)

– Em branco/nulo/nenhum: 6% (5% em maio)

Na região Nordeste, Lula tem 59% contra 19% de Bolsonaro. O petista também vai bem entre os mais jovens, vencendo de 54% a 24%. O ex-presidente tem seus melhores desempenhos ainda entre os menos escolarizados e entre os que ganham até 2 salários mínimos. Em ambos os perfis de eleitorados, Lula vence de 56% a 22%.

Bolsonaro ampliou sua vantagem entre os evangélicos. A intenção de voto nesse grupo era de 39% e oscilou para 40%. Já Lula oscilou para baixo, de 36% para 35%.

Bolsonaro também vai melhor entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, tem 47% das intenções de voto. Entre os empresários, chega a 43%.

4 comentários

  • Abraham Lincoln

    Eu, otimista que sou, prefiro acreditar que essa pesquisa é mais uma das infindáveis artimanhas de que são capazes os vermes necrofágicos que habitam a política. É de todo lamentável acreditar que um povo, uma nação, cada um dos indivíduos que apertará os botões da urna eletrônica, queira reconduzir à cadeira de chefe do executivo nacional um indivíduo que foi condenado por 13 magistrados (13 !!!!). Um juiz singular, três desembargadores do TRF, cinco ministros do STJ e 4 (votos vencidos) no STF. É inacreditável!!!! Qualquer maneira de tentar justificar isso é mera complacência com a corrupção e, portanto, impede, pelo menos da minha visão, que este eleitor reclame da condição do país. Qual seria o remanescente moral deste votante para reprovar uma servidora da merenda que, com pequeno salário, leva para casa um pacote de macarrão que pertencia à escola pública onde trabalha??? É inacreditável o que eu estou assistindo nesse país. O mais lógico é que o Ciro estivesse à frente das pesquisas à falta de algum ser mais adequado. Mas, Lula???? Que porra é essa, Brasil????

    • Vejo que você está irritado com o Datafolha, preclaro Abraão. Acho que vou lembrá-lo de um pequeno detalhe, para que você não fique assim tão zangado. Quando o Lula assumiu a presidência em janeiro de 2003, a gasolina custava R$ 2,16 o litro. E quando ele saiu, em dezembro de 2010, a gasosa estava sendo vendida a R$ 2,59. Um aumento, portanto, de 43 centavos em oito anos. Esse é apenas um dos fatores que explicam o desejo da maioria dos brasileiros de ter Lula de volta. Isso sem falar no crescimento do PIB, na inflação controlada, na criação de universidades, na descoberta do pré-sal, na transposição do Velho Chico, etc. Vida longa ao Lula!

    • Nem lula nem Bolsonaro

      Abraham Lincoln
      O povo não está votando no Lula. Está votando contra o bolsonaro que é muito ruim e incompetente. Não tem capacidade para ser presidente.
      Ainda. O povo vota pela barriga.
      Está votando contra a inflação alta, preço dos combustíveis, desemprego, pobreza em alta, miseria, fome etc
      Problemas que o Bolsonaro não conseguiu diminuir

  • Bolsonaro : a culpa é dos combustíveis

    Bolsonaro foi alertado que o seu desempenho poderia piorar nas pesquisas.
    A expectativa era a de que elas mostrariam Lula com dez pontos de dianteira de Bolsonaro no primeiro turno em pesquisa.
    O cenário é ainda mais difícil: Lula está 19 pontos à frente do presidente.
    A culpa não é dele. Ministros do governo seguem acreditando que a principal justificativa para o desempenho ruim do presidente é o aumento explosivo do preço dos combustíveis, que acaba impactando em toda a economia.
    Para eles, a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro não afeta a situação do presidente nas sondagens,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *