DELCÍDIO AMARAL ACUSA DILMA DE VETAR CORRUPTOS

Do blog do Nassif, o GGN:

Em sua delação, homologada nesta terça-feira (15/03) pelo ministro do STF Teori Zavascki, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou que a presidenta Dilma Rousseff (PT) “vetou pessoalmente” a ida de um aliado do vice-presidente Michel Temer (PMDB) para a Petrobras porque o afilhado do político participou de irregularidades na empresa durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). 

Segundo Delcídio, João Augusto Henriques era o operador da aquisição ilícita de etanol pela BR Distribuidora entre 1997 e 2001, durante o governo tucano. O depoente classificou o negócio como um dos maiores escândalos ocorridos na empresa. As afirmações são parte dos depoimentos prestados por Delcídio para o Ministério Público Federal no mês passado. 

Henriques era ligado ao vice-presidente Michel Temer, que, segundo Delcídio, teria tentado emplacar o afilhado político no lugar de Nestor Cerveró, que havia sido demitido por envolvimento nas irregularidades denunciadas pela Operação Lava Jato. O aliado de Temer teria sido vetado “pessoalmente” pela presidenta. 

O senador também afirmou que os desentendimentos entre Dilma e o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tiveram início a cerca de quatro anos, porque a presidenta atacou os esquemas de corrupção existentes em Furnas. Cunha teria ficado “contrariado” com o afastamento de seus aliados, substituído por uma “equipe técnica da confiança da presidenta”.

22 comentários

  • K ga H chado não é mole

    Cardosinho, vc está muito preocupado com Lula, PT e Dilma, que até se esquece de divulgar as coisas de Jales.

    Por exemplo o novo time de futebol de Jales, que foi apresentado nessa semana e vc não postou, se liga um fato n
    tão importante dessa administração.

    • Amigo, há uns dois ou três meses entrei em contato com um dirigente do clube e pedi – como blogueiro e repórter de A Tribuna – que fosse avisado sobre a vinda a Jales do empresário que está bancando o time. O dirigente disse que me avisaria. O empresário veio a Jales no dia seguinte, alguns órgãos de imprensa foram chamados para a reunião, menos este aprendiz de blogueiro. Interpretei isso como um sinal de que o clube não precisa da colaboração do blog. É isso.

  • Alguém precisa de time

    Vc acha, Cardosinho, se esse é momento para mexer com futebol? Tem cidade maior que não consegue manter time e, Jales precisa é de outras coisas e não futebol.

    Precisamos mesmo é de asfalto, emprego, casa popular e aí vai, sem contar que a prefeitura não tá donda conta da DENGUE, a cidade está empesteada de mosquito, manda esse prefeito trabalhar e não ficar viajando, tá pior que a Nice.

  • Perturbado

    Viva… O sapo barbudo já é ministro

  • A presença de Lula em um cargo no Planalto cumpre dois objetivos. Por um lado, uniria de vez Dilma, Lula e o PT para enfrentar o que o partido avalia ser uma perseguição do intempestivo e tucano juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, e da força-tarefa da Lava Jato. Para o núcleo duro governista, o objetivo de Moro e da operação seria fechar o PT, derrubar a presidenta e tirar o antecessor da vida pública. Por outro lado, Lula no Planalto daria impulso a um governo em apuros, com seu “magnetismo”. Desde a semana passada, estava claro que Dilma aceitava a entrada de Lula na equipe, mas ele próprio estava em dúvida. O ex-presidente temia que se consagrasse a ideia de que sua nomeação seria uma confissão de culpa e uma tentativa de fugir de Moro e da cadeia.

  • Pertubado

    “NO BRASIL É ASSIM: QUANDO UM POBRE ROUBA, VAI PRA CADEIA; QUANDO UM RICO ROUBA, VIRA MINISTRO´´ PALAVRAS DE LULA EM 1988… CARO CARDOSO DIZ AI FOI VERDADE QUE O SAPO BARBUDO DISSE ISSO MESMO, O SENHOR QUE SABE BEM DA HISTÓRIA DO BRASIL.
    SERA QUE A PROFECIA SE CUMPRIU?

    • K ga H chado não é mole

      É sr. assim como lá, aqui também tivemos um PT + PSDB e um juiz que tanto fizeram tiraram a prefeita e não satisfeitos, querem torná-la inelegível porque sabem se, ela, por candidata vai passar o rodo no juiz e no Frá.

      Conclusão simplista essa sua que vai de encontro com interesses de meia dúzia.

  • Rolando Caio da Rocha

    Uai Dilma, esqueceu de vetar o Ratão de 9 Dedos?

  • Papagaio de Pirata

    Pô, nobre bloguista, pinçou só isso da declaração do Delcídio? Delcídio não é um Zé Ninguém, é senador da república e ex lider do PT. Tudo que ele disse faz muito sentido, sim. Por exemplo, o que todo mundo já sabe, que a Dilma sabia de todas as falcatruas na Petrobras, bem como o Lula. Na cadeia todos que roubam o erário, seja de qual partido for, agora pra que proteger o PT.

    • eduardo

      Delcídio fala da Dilma os petistas dizem que é mentira.
      Delcídio fala do Mercadante os petistas dizem que é mentira.
      Delcídio fala do Aécio os petistas dizem que é verdade.
      Acho que falta bom senso não?

  • Sérgio

    1) O governo Dilma sai da defesa.

    Desde o primeiro dia de seu segundo mandato, Dilma vive sob ataques incessantes da tríade sinistra mídia-oposição-justiça.

    O objetivo é derrubá-la. Um fato novo e relevante como ter Lula em sua equipe mostra que Dilma está disposta a lutar pelo seu mandato em vez de esperar que a espremam até a última gota.

    2) Lula leva ao governo uma capacidade de articulação política que Dilma e seus comandados jamais tiveram.

    O que falta a Dilma em capacidade – e paciência – de fazer política sobra em Lula. Se há alguém capaz de devolver a capacidade de governança do governo, por meio de articulações políticas, é Lula.

    3) Toda a mídia está criticando.

    Brizola dizia que era fácil tomar uma decisão a respeito de coisas da política no Brasil. Se a Globo é a favor, dizia ele, você deve ser contra. Neste caso, não é apenas a Globo – mas todas as empresas jornalísticas. Convém para elas que Lula continue acuado, à mercê das arbitrariedades de Moro, dos promotores de São Paulo e de juízes em geral.

    4) É um sinal de que Lula enfim percebeu que não dá para jogar como cavalheiro contra adversários inescrupulosos e desleais.

    Desde que chegou ao poder Lula agiu com um republicanismo que seus oponentes jamais tiveram. FHC nomeou juízes partidários como Gilmar Mendes para o STF e um procurador-geral que engavetou qualquer processo que embaraçasse seu governo. Manteve a Polícia Federal sob controle.

    Lula quis inovar, e acabou se dando mal. Em nome do republicanismo, manteve até as verbas de publicidade multimilionárias para empresas de mídia interessadas em destruí-lo. Para ver a conduta dos adversários, basta analisar a atitude de políticos como Aécio e Alckmin: dinheiro, só para amigos.

    5) Lula escapa da perseguição de Moro.

    O juiz Sérgio Moro já deixou claro que o real objetivo da Lava Jato, longe de ser erradicar a corrupção, é prender Lula e massacrar o PT.

    Moro, em sua soberba enceguecedora, sequer se dá conta do ridículo que é dizer que não tem motivações partidárias num evento promovido pelo líder tucano João Dória.

    6) Lula demonstra não ter perdido a capacidade de arriscar.

    Pode dar errado? Pode. Toda manobra ousada por dar errado. Mas pior que tudo, a esta altura, é ficar parado. Como diz o célebre adágio, antes morrer de pé do que de joelhos.

  • Professor

    Sérgio sabias palavras- só apanhar não dá, precisa lutar, ganhar ou perder é da vida, importante é o Brasil sem inveja e ódio.

  • Anônimo

    Como defender o LULA? Gente é uma noticia em cima da outra!

  • Perturbado

    Lula a casa caiu…. O Titanic está afundando e vc não terá como pular

  • Anônimo

    Que absurdo que estão fazendo com o coitado do Lula… homem honesto, integro e de bem. Isso tudo que estão colocando ai só pode ser mentira.

  • Anônimo

    Se esse bando de corruptos e achacadores travam o governo, param o pais e tentam instalar o caos. Uma coisa é certa, essa presidente só pode estar no caminho certo. Ela ousou enfrentar a corrupção, a 500 anos reinando absoluta sem ser incomodada. Pelo pecado da omissão Lula nunca será condenado, porque ele veio ajudar, enquanto o povo veste a camisa simbolo da corrupção(CBF) e saem pelas ruas gritando pelo fim Da presidente, pelo fim do ex presidente, pelo fim do partido, e consequentemente pela eternização da corrupção.

  • Rolando Caio da Rocha

    Ah tá, que susto Anônimo… agora que percebi que era ironia seu comentário… ou não? Morri…

  • Sérgio

    Que pena o que estão fazendo com o Brasil, os ” coxinhas” perderam nas URNAS, agora querem dar golpe. Democracia não é assim.

  • Sérgio

    Que prendam todos os corruptos, de mamando a caducando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *