DEPUTADOS QUEREM ABERTURA DE CPI PARA INVESTIGAR ACIDENTES COM TRENS DA ALL

A novidade está no Diário Oficial de hoje. 31 deputados estaduais assinaram um requerimento onde pedem a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acidentes que andam ocorrendo nas ferrovias administradas pela ALL.

Entre os deputados que assinaram o requerimento, estão Carlão Pignatari, João Paulo Rillo e Orlando Bolçoni. Como a investigação não é contra o governo tucano, é possível que a CPI seja aprovada. Abaixo, a justificativa apresentada pelos deputados que pedem a Comissão:

JUSTIFICATIVA

Nos últimos 3 anos temos recebido com tristeza e preocupação a ocorrência de acidentes no transporte de cargas realizado através de ferrovias. Em novembro de 2013, um trem que circulava por um bairro próximo ao centro de São José do Rio Preto saiu dos trilhos e dois vagões atingiram quatro casas situadas na região. Foram registradas oito vítimas fatais. 

A companhia responsável pelo transporte ferroviário na região, a América Latina Logística (ALL), afirmou que o trem circulava dentro dos limites de velocidade estabelecidos no trecho e acrescentou que as causas do descarrilamento seriam investigadas. 

Segundo o Ministério Público Federal, cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres, como agência reguladora, “assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de infraestrutura rodoviária e ferroviária outorgada”. A via na qual ocorreu o acidente é administrada pela ALL, maior concessionária de ferrovias do Brasil. 

Em Jales, recentes acidentes em linhas férreas do município deixaram dois mortos. São inúmeros problemas constatados na ferrovia operada pela empresa na região noroeste do Estado, entre os quais a insuficiência de manutenção e a falta de estrutura nas passagens em nível. Cidades cortadas pela linha férrea já registraram atropelamentos, abalroamentos e descarrilamentos de vagões de trem. 

Diante dos fatos é urgente a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito nesta Casa para que sejam apurados os acidentes e restabelecida a segurança no transporte de cargas através do transporte ferroviário.

6 comentários

  • Betto Mariano

    Opa cade assinatura da nossa deputada Filha de Jales, Analice Fernandes???????

  • Tirem os trilhos da cidade

    Esta’ claro que a ALL nao esta’ dando manutençao nos trilhos e, tambem, a ANTT nao esta’ fiscalizando.
    Eu nao sei se os deputados estaduais vao conseguir pressionar o governo federal a diminuir os acidentes.
    Seria um sonho se a ALL tirasse os trilhos do centro da cidade

  • Governo precisa entrar na linha

    No passado, o governo estadual insistia no transporte de passageiros, no trem.
    Porem a antiga FEPASA, dava prejuizo entao o governo estadual privatizou a linha para a ALL que colocou transporte de carga.
    Passou a transportar alcool, milho, soja, etc e esta’ rachando de ganhar dinheiro com trens de 70 vagoes fazendo ate mais de 10 viagens por dia.
    Por isso, acho o governo incompetente

  • anonimo

    Boa hora para a Administração de Jales pedir para mudar esse cruzamento perturbador, barulhento e desnecessário dentro da cidade, mude para a divisa de Estrela D’Oeste ou de Urânia

  • Solução já!

    Que tal arrumarem algo mais interessante para fazer.
    Gente, a linha férrea chegou antes das cidades crescerem.
    O crescimento foi desordenado e em volta da ferrovia.
    Agora querem discutir o que?
    Porque esses deputados não viabilizam recursos para construção de viadutos (pontilhões) sobre a via férrea?
    É só fazer igual Santa Fé fez há mais de 10 anos, ali do lado da estação rodoviária, na saída para os ranchos.
    O trem passa por baixo, numa boa, não tem buzinaço e tudo fica bem.
    Mas, em Jales, a considerar que estamos com essa beleza de governo, daqui a uns 25 anos teremos os viadutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *