“DEVEMOS AO LULA UM JULGAMENTO JUSTO”, DIZ GILMAR MENDES

A notícia é do UOL:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do tríplex do Guarujá (SP) pode ser anulada caso se configure no processo a suspeição do então juiz da Operação Lava Jato e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e destacou que o petista merece um julgamento justo.

“Anular a condenação (do Lula) se eventualmente ocorrer por questão de suspeição, isso leva a um novo processo. Eventualmente isso pode ocorrer”, disse o ministro.

“É importante fazer essa análise com todo o desprendimento. A mídia se tornou num determinado momento muito opressiva. O bom resultado não é só aquele que condena. Isso não é correto. A gente tem que reconhecer que devemos ao Lula um julgamento justo”, afirmou ele, em entrevista exclusiva à Reuters na quinta-feira em seu gabinete.

Em junho, Mendes chegou a defender que o ex-presidente aguardasse em liberdade o julgamento de um pedido de sua defesa para anular o processo do tríplex, sob a alegação de que Moro –responsável pela primeira condenação de Lula– teve uma atuação parcial. Na ocasião, a proposta dele foi derrotada pela 2ª Turma do Supremo, mas foi adiada, sem data marcada, a análise da suspeição de Moro.

Isso ocorreu num momento em que começavam a surgir as primeiras reportagens do site The Intercept Brasil, que cita supostas conversas de Moro e o chefe da força-tarefa da operação no Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol. Nos supostos diálogos, teria havido direcionamento de Moro a ações do MPF no caso de Lula, o que foi usado pela defesa do petista para reforçar o pedido de suspeição do ex-juiz.

Moro e o procurador negam irregularidades e afirmam que não podem atestar a autenticidade das mensagens divulgadas. Questionado se Moro cometeu crime no episódio revelado pelas mensagens, Mendes disse que há “fortes indícios de muitas irregularidades que podem ser crimes em relação aos partícipes dessas conversas todas”. E preferiu não opinar se o ministro deveria se afastar do cargo durante as investigações do caso.

1 comentário

  • Todos conhecemos Gilmar Mendes

    A muito tempo, o ministro tenta tirar Lula da cadeia. Certamente foi contra a sua prisão. Lula sabe que tem um aliado junto com Toffoli, Lewandoski, e Marco Aurélio. Qualquer coisa, pede socorro aos “amigos”. Quando foi transferido, a defesa de Lula pediu ajuda ao GM.
    Mas não é só Lula que o ministro tem intere$$e, pois soltou Paulo Preto e Aécio (ladrões tucanos), Zé Dirceu e outros.
    Sua mulher, Guiomar, foi investigada pela receita federal. Samantha é ex-mulher do ministro e conseguiu a nomeação, indicada pelo GM, naturalmente, foi exonerada por Bolsonaro.
    Já há vários pedidos de impeachment e prisão de GM, com até manifestação populares. Deltan e outros procuradores traçaram estratégias para pedir o impeachment do ministro por isso, ele não gosta de Moro, Deltan e a Lava Jato.
    Foi Mendes quem, em 2015, decidiu pela continuidade do processo contra a chapa Dilma-Temer no TSE, ainda na época do governo da petista
    Lula queria que Toffoli fosse ‘Gilmar Mendes do PT’ kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *