DIÁRIO DE PERNAMBUCO SE POSICIONA CONTRA BOLSONARO

O jornal Diário de Pernambuco se posicionou, em editorial, contra o candidato do fascismo, Jair Bolsonaro.

“Precisamos demonstrar aos pretensos puxa sacos de ditador que não votamos nem apoiamos eles. Vamos votar pela democracia. Chamamos os leitores deste jornal a fazer uma reflexão sobre a importância do momento atual para que não nos arrependamos depois. O Brasil e os brasileiros merecem muito mais”, diz o jornal.

Abaixo, a íntegra do editoral:

O despertar da maioria democrática: #EleNão

O Brasil vive hoje momento muito delicado de sua história. O autoritarismo resolveu se apresentar à sociedade na disputa pelo voto e aproveita para angariar apoio de segmentos sociais importantes que se encontram amedrontados e revoltados com os desmandos políticos no nosso país. Dessa mesma forma sociedades do passado e do presente alçaram ao poder ditadores como Hitler, Mussolini, Nicolás Maduro e tantos outros.

A ingenuidade e revolta de amplos setores sociais geralmente está na base da ascensão deles. Mas os resultados perversos sempre despontam nas suas jornadas no poder. Eles, aliás, são sempre os mesmos: desilusão, violência, ódio, perseguição, confisco de direitos básicos e corrupção. Obviamente os ditadores não sobem ao poder com essas bandeiras, mas sempre aderem a elas porque estão na lógica das ditaduras: muito poder nas mãos de poucos leva a que seus aliados se locupletem e busquem manter as benesses geradas pelo poder.

A naturalidade com que ingênuos desfilam seus apoios ao aprendiz de ditador acendeu o alerta e no sábado presenciamos em todo o Brasil o despertar da democracia . O povo brasileiro mostrou que a maioria aprendeu as lições da desgraça que representa uma ditadura e não está disposta a entregar seu destino a uma aventura capitaneada pelo oportunismo de um criador de ilusões. Milhões foram as ruas dizer # Ele Não.

Sabemos que uma ditadura representa policiais nas ruas perfilando abusos frequentes de poder, jovens e pensadores sem poder se expressarem e dedos duros surgindo em todas as partes tentando se promover às custas do sacrifício de outros. Perde-se a referência da competência e o esforço como determinantes importantes do sucesso na sociedade e instrumento de promoção social, sendo eles substituídos pelo puxa saquismo e oportunismo, como ocorreu na época da ditadura militar no Brasil e em todas as demais mundo afora.

E isso é ainda mais forte quando o ditador é uma figura altamente limitada e despreparada, ou, nas palavras de Paulo Guedes, seu assessor econômico, ao descrever o aprendiz de ditador atual, tosco. Por isso, mesmo ciente e mesmo moralmente massacrada pelos desmandos recentes de percentual elevado de políticos, mas que terminou colocando muitos deles na cadeia ou a responder processos judiciais, a maioria de nossa sociedade resolveu se mobilizar e dizer não aos oportunistas e criadores de ilusões.

O Diário de Pernambuco, ciente da cultura combativa e libertária do povo de Pernambuco, se põe ao lado da maioria da população brasileira e de nosso estado nessa luta contra a ditadura e ao assalto ao poder pelo obscurantismo ignorante desse farsante. Nos incorporamos a luta pela motivação ao voto contrário a ele, seja em qual candidato for. Precisamos demonstrar aos pretensos puxa sacos de ditador que não votamos nem apoiamos eles. Vamos votar pela democracia. Chamamos os leitores deste jornal a fazer uma reflexão sobre a importância do momento atual para que não nos arrependamos depois. O Brasil e os brasileiros merecem muito mais. #Ele Não.

1 comentário

  • Ele não! Mas quem?

    Certamente Bolsonaro, com 14% na frente de Haddad, não está preocupado com a opinião do diário. No Nordeste, onde está 25% da população do Brasil, Bolsonaro tem a maior índice de rejeição. É a terra de Lula!
    A função de qualquer jornal é informar os leitores e não apoiar este ou aquele candidato. O jornal errou em anunciar o apoio (indiretamente a Haddad) a manifestação =Ele Não.
    Quando fala em “ditadura”, o diário deveria criticar o PT que, a poucos dias, garantiu o apoio a Maduro em sua ditadura, na Venezuela. Deu amnesia? Comum aos petistas.
    Chama os leitores deste jornal a fazer uma reflexão sobre a importância do momento atual para que não nos arrependamos depois. O Brasil e os brasileiros merecem muito mais.
    Concordo com isso, pois acho que a solução não está neste dois candidatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *