DIRETOR DA SIEMENS DIZ QUE JOSÉ SERRA SUGERIU ACORDO

Eu suponho que os prezados leitores estejam acompanhando o caso da Siemens, que envolve o governo tucano de São Paulo. Vejam, agora, a notícia é do jornal Correio do Brasil:

josé serra 3O nome de José Serra (PSDB) foi formalmente envolvido no caso de cartel delatado pela Siemens. Segundo o diretor Nelson Branco Marchetti, o então governador de São Paulo e seu secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, sugeriram à multinacional alemã um acordo em 2008 para evitar que uma disputa empresarial travasse uma licitação da CPTM. A informação foi revelada pelo jornal Folha de São Paulo.

O teor da conversa foi relatado em e-mail e teria acontecido durante congresso do setor ferroviário em Amsterdã, na Holanda. O documento é analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, para examinar a prática de cartel em licitações da CPTM e do Metrô de São Paulo de 1998 a 2008.

Na época, a Siemens tentava desqualificar a espanhola CAF de uma licitação milionária aberta pela CPTM para aquisição de 40 novos trens.

De acordo com a mensagem do executivo da Siemens, Serra avisou que a negociação seria cancelada, mas disse que ele e Portella “considerariam” outras soluções para evitar que a disputa provocasse atraso na entrega dos trens. Uma das saídas apresentadas seria a CAF dividir a encomenda com a Siemens, ou encomendar à alemã componentes dos trens.

14 comentários

  • CAMARADA MARTINI

    €$8 milhões foi só num caso, ainda nos anos 90. A justiça suíça e a alemã estimam que, nos seus negócios internacionais, inclusive no Brasil, Siemens e Alstom, juntas, tenham pago mais de U$ 2,5 bilhões de propina.
    Propina de € 8 milhões? Notícia velha, escondida pelos jornais. É mais, bem mais!
    A investigação feita pelo Cade sobre o cartel da Siemens-Alstom tem, mesmo antes de serem fechadas, um grande mérito.
    O de fazer vir à tona o que estava ocultado. A matéria foi publicada em fevereiro do ano passado.
    Contém tudo o que está na matéria de hoje no Estadão.
    O jornal é quase um “copia e cola” do que já se sabia e não se publicava.
    Aliás, desde 2009, quando o mesmo repórter publicara isso na Carta Capital.
    Aí está a prova de que a atitude de Geraldo Alckmin de pedir liminar para ter acesso aos documentos não passou de “teatrinho” para se fingir surpreso e indignado.
    Liminar para obter da Justiça informações que circulam desde aquela época, sem que qualquer providência administrativa tenha sido tomada?
    Bem fez o juiz federal que mandou Alckmin ir trabalhar e não ficar de chororô.
    Link da matéria –
    http://amoralnato.blogspot.com.br/2013/08/propina-de-8-milhoes-noticia-velha.html

  • Anônimo

    Kkkkk, não salva NINGUÉM né Camarada Martini? NINGUÉM…

  • morador de Jales

    Esse PSDB é muito pior que o PT, cambada de mercenários, desde a era Mário Covas até os dias de hoje com o cara de B… do Geraldo. Polícia neles todos…

  • Lelito

    A máscara do PSDB está caindo.
    Está caindo no Estado.
    Está caindo com deputados do PSDB ligados a asfaltos.
    Está caindo com a deputada que se diz Jalesense, embora seja de Taboão.
    Está caindo em Jales.
    Este que sempre foi (e ainda é) o partido protegido pela mídia.

  • S.Squirra

    Sabe-se, há longo tempo, que todos que se inserem na política – no mundo todo, em todos os tempos – são tentados pela sedução do poder e dos recursos que administram. Infelizmente, denúncias e provas atingiram seres de todas as tendências. Assim, tem sido fundamental o fortalecimento dos órgãos de investigação administrativa e da justiça. Em outra direção, os governos vêm evitando -a todo custo – investimento em educação, única forma de impedir que falsários ocupem os cargos de gestores da “coisa pública”. O que não é possível mais tolerar é que os que roubam imaginem que não serão pegos. O PSDB vem se portando como o “paladino” da honestidade e pessoas bem esclarecidas sabem que não é nada disso. Um exercício simples é a leitura do livro a Pirataria Tucana e órgãos alternativos, uma vez que a “mídia de massa” defende seus prepostos elitistas, não ensejando alteração nas formas de poder. É o famoso “toma lá dá cá”. Agora chegou a hora destes “cabras” se explicarem: se for comprovado que enfiaram a “mão na butija”, devem ser julgados com todo o rigor, não importa a dimensão do estrago (a eles, é lógico). Resta ver o que farão a PGR e o STF, órgãos que estão muito a desejar, apesar das exceções, que confirmam o postulado. Resta ver….

  • Mestre

    Esse PSDB nunca me enganou. Quando estavam na presidencia do Brasil,privatizaram desornadamente estatais e colocaram na rua milhares de pessoas que dedicaram boa parte de suas vidas em prol dessas empresas. Agora realmente a máscara esta caindo e vem mais coisa por ae, esperem para ver. Pregam a transparencia,honestidade e são piores que o governo do PT que alias pelo menos os pobres melhorarão um pouco sua condição de vida. Concordo com o amigo “Lelito” esta caindo tudo. Mediante tudo isso e outras coisas mais, realmente tenho vergonha de ser brasileiro. Tenho dito

  • gaguinho

    e ai Camarada Martini , vamos votar em quem para Presidente.???????

  • luiz Teixeira

    O sr. Lula quer que o ministro de saude, Padilha seja o candidato a governador. .Fizeram uma pesquisa e descobriram que ele nao ganha.
    Entao esquentaram uma noticia antiga de corrupçao do PSDB, para mudar a futura derrota do PT, nas urnas.
    Eu acho que o candidato a governador do PT para ganhar, deveria ser o Lula.
    Mas a sacanagem na politica e’ grande.
    Essa noticia nao vira nada.
    Nao tem provas, so’ “disse me disse”, ou melhor, interesses eleitorais.

  • gaguinho

    lUIZ TEIXEIRA PARABENS POR SUA OBSERVAÇÃO, ESTA PERFEITA.

  • nanico

    A verdade é clara, os partidos que estão no poder não representa a juventude, os trabalhadores, a população não tem representatividade no poder, tanto os partidos da posição e os dá posição estão lá apenas pra defender o interesses do capital, principalmente o capital estrangeiro.
    Unica forma combater a corrupção e a desigualdades sociais, é a revolução, é o fim do capitalismo, a unica coisa quer importa no capitalismo é lucro a qualquer custo.

  • Rosalino / Mato grosso 2016

    Rosalino / Mato grosso 2016 estes sim são os melhores para nossa cidade, um pelo belo desempenho no planejamento da cidade de Jales e agora como vereador, e o outro como exemplo de funcionário publico e fogueteiro, por isso vou votar neles dois!

  • anonimo

    Se tivéssemos umas 300 pessoas igual a esse nanicos acima nos iriamos quebrar tudo.

  • paula tejano

    um dia a privataria tucana aparece pra todos verem.

  • nanico

    anonimo
    Somos mais de 100 mil no Brasil,estamos em toda parte, na região temos vários camaradas, estamos na luta, mas como não agradamos a classe dominante e defendemos o interesse do povo somos tratados como enviados do demônio, mas não deixamos de lutar e as nossas fileiras crescem diariamente, em breve esse câncer chamado capitalismo será extirpado do mundo.
    A revolução já começou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *