DOM DEMÉTRIO: “DEMOCRACIA POSTA À PROVA”

Dom-Demetrio-Interna

O bispo emérito de Jales, dom Demétrio Valentini, escreveu artigo, nesta semana, onde diz, entre outras coisas, que está em marcha um linchamento político conduzido por poderosos grupos de comunicação. Segundo o bispo, o país caminha para uma ruptura constitucional. Eis o artigo:

Estamos na iminência de uma ruptura constitucional. Em momentos assim, se faz necessário um apelo à consciência democrática, e uma advertência dos riscos de uma decisão política profundamente equivocada.

Falando claro e sem rodeios: com a tentativa de impeachment da Presidente Dilma, procura-se revestir de legalidade uma iniciativa política com a evidente intenção de destituir do poder quem foi legitimamente a ele conduzido pelo voto popular.

Isto fere o âmago do sistema democrático, que tem como pressuposto básico o respeito aos resultados eleitorais.

É preciso desmascarar a trama que foi sendo urdida, para criar artificialmente um pretenso consenso popular, para servir de respaldo aos objetivos que se pretende alcançar.

É notável que desde as últimas eleições presidenciais, os derrotados não aceitaram o resultado das urnas, e traduziram seu descontentamento em persistentes iniciativas de deslegitimar o poder conferido pelas eleições.

Outra evidência é a contínua e sistemática obstrução das iniciativas governamentais, praticada especialmente por membros do Congresso Nacional, com o evidente intuito de inviabilizar o governo, e aplainar o caminho para o golpe de misericórdia contra ele.

Está em andamento um verdadeiro linchamento político, conduzido sutilmente por poderosos meios de comunicação, contra determinados atores e organizações partidárias, que são continuamente alvo de acusações persistentes e generalizadas, e que se pretende banir de vez do cenário político nacional.

Causa preocupação a atuação de membros do Poder Judiciário, incluindo componentes da Suprema Corte, que deixam dúvidas sobre as reais motivações de suas decisões jurídicas, levando-nos a perguntar se são pautadas pelo zelo em preservar a Constituição e fazer a justiça, ou se servem de instrumento para a sua promoção pessoal ou para a vazão de seus preconceitos.

Em meio a esta situação limite, cabe ao povo ficar atento, para não ser ludibriado.

Mas cabe ao Judiciário a completa isenção de ânimo para garantir o estrito cumprimento da Constituição.

E cabe ao Congresso Nacional terminar com sua sistemática obstrução das iniciativas governamentais, e colaborar com seu apoio e suas sugestões em vista do bem comum, e não de interesses pessoais ou partidários.

Em vez deste impeachment sem fundamento legal e sem justificativa, que nos unamos todos em torno das providências urgentes para que o Brasil supere este momento de crise, e reencontre o caminho da verdadeira justiça e da paz social.

53 comentários

  • K ga H chado não é mole

    Parabéns ao Dom, se bem que deveria rezar mais e deixar a política para políticos.

    Aqui nesse seu artigo ele fala algumas verdades do judiciário.

    Espero que os juízes e promotores leiam esse seu artigo. Amém. . .

    • Papagaio de Pirata

      Eu sou Católico Apostólico Romano, e digo com toda tranquilidade que a causa da humanidade não estar em um patamar mais elevado, em todos os aspectos, se deve à Igreja Católica. Queimaram muitos inocentes, destruíram obras e acervos científicos segurando a humanidade por séculos à medievalidade. Quando a igreja prega que tenha mais saneamento básico, acho bacana, quando emite opinião política é um desastre. O nobre pontíficie aí deve ser comuna…

  • π

    Respeitosamente ao pensamento do clérigo, acredito que acima das instituições deve prevalecer a honra, honestidade e verdade dos nossos governantes.

  • Cartilha religiosa do PT

    Todos sabem que o bispo e’ petista sendo assim reza a “cartilha do PT” e escreve os mesmos argumentos dos senhores feudais petistas, para defende-los.
    Repete as palavras de Dilma pois diz que foi reeleita pelo povo, nas urnas, e tira-la fere a democracia. Isso e’ uma piada pois tiramos Collor (com a ajuda do PT) e a Nice (que o bispo nao defendeu).
    Reclama da justiça, principalmente do juiz Moro (sem citar, e’ claro) e da midia (so’ faltou falar que e’ golpista) porem esqueceu de falar que eles nao fabricam roubalheira, pagamento de propinas, delaçoes premiadas, falsas conversas gravadas.
    Portanto a justiça julga os processos e a midia noticia os fatos logo se o partido do bispo esta’ nesta sujeira toda, nao e’ problema deles.
    O texto do bispo de Jales esqueceu de citar os fatos do Mensalao, do Petrolao, do assassinato de Celso Daniel, a compra do triplex, do sitio de Atibaia, das pedaladas, etc e faltou atacar FHC, Aecio, Cunha, o juiz Moro, etc para transferir a culpa.
    Este e’ o jeito petista de ser

    • Eu

      Pelo contrario, está e a maneira coxinha de agir. Querem ganhar no grito.

    • Carlos Eduardo Ribeiro

      “Senhores feudais petistas”…? Esta é nova. Amigo, aqui vai um conselho. Use-o, se quiser: Leia, mas leia muito! De tudo, um pouco. Te dará novas perspectivas.

      Eu resumi pra você, abaixo, alguns pontos de um ótimo texto de Leonardo Mendes, que poderá motivá-lo, talvez não. O texto é um pouco extenso, por isso o resumo. Não quero que te canses no teu primeiro treino de leitura.

      Ei-lo:

      “Não quero tentar te convencer do contrário, mas sim que percebas que há mais perspectivas entre o céu e a terra.

      Tu te alimentas de ódios e paixões produzidos por edições maldosas da mídia ou frutos do inevitável destino de toda perspectiva. O que precisas entender é que de nada importa gritar o teu ódio contra corruptos, sendo que não encontrarás ninguém que defenda a corrupção. Não em público, e mesmo Paulo Maluf já disse que confia na justiça.

      Peço-te então apenas, que para o bem de todos os cidadãos (tu incluído, nesse grupo tão diverso) leias mais sobre filosofia política, invés de assistir a tantos noticiários diariamente. Podes começar trocando meia-hora do tempo dedicado a odiar o Lula em frente à TV, por trinta páginas de Hannah Arendt, por exemplo.

      Ou de “A Sociedade do Espetáculo”, da Constituição Brasileira (na parte dos direitos) ou mesmo da Bíblia (nas partes que o pastor esquece).

      Sei que estais cansado e que preferes ligar a televisão ou procurar no Facebook as opiniões que queres ouvir, para confirmar as tuas – William Wack, por exemplo, que facilita muito esse processo, e não é sequer preciso assisti-lo pra saber o que ele disse. Mas se desejares realmente deixar de ser um analfabeto político, esse esforço certamente é necessário

      Talvez, em pouco tempo de boas leituras diárias, até te apaixones por política, e pare de utilizá-la para descarregar frustrações ou de visitá-la apenas nas urnas de dois em dois anos.”

      Em tempo: Você acusa o Bispo de seguir a cartilha do PT. E você? Sua cartilha não me é estranha. Mais do mesmo, não é?

      Em tempo (2): O senhor feudal vivia em castelo e era protegido por cavaleiros.

      Forte abraço.

      Por um Brasil mais lúcido.

    • Concordo…depois da segunda guerra mundial, os comunistas foram excomungados, e agora como fica?
      Bispo comunista?

  • anonimo

    Não é questão de Dom Demétrio ser petista ou não isso é problema dele, o que se vê é que realmente essas manifestações nas ruas não são espontâneas, são orquestradas e o que se vê tbém é que o objetivo não é acabar com a corrupção, elas são direcionadas pura e simplesmente para tirar o PT do governo e aniquilar o partido, o câncer vai continuar, principalmente qdo você observa que são os mesmos que estão desesperados para assumir as rédeas, lamentavelmente vão se os dedos ficam se os anéis, tiraram o Collor e a maldita corrupção só aumentou.

  • Católico

    Respeito e admiro muito o dom Demétrio, pessoa muito inteligente,
    mas infelizmente é ele como todo PETISTA DOENTE, não quer ver a realidade,
    a CORRUPÇÃO que o partido que ele defende, Lula-Dilma, etc… praticaram.
    O povo elegeu a Dilma, mas agora o povo quer vê-la fora, só ver a pesquisas,
    é a voz do povo dom Demétrio, o Brasil não pode continuar assim, precisamos
    colocar a o País na linha, nenhum empresário nacional e estrangeiro vai investir no Brasil
    com a atual situação.
    Cadeia p todos CORRUPTOS DE TODOS OS PARTIDOS.

  • Claudio Corrêa e Costa

    Cartilha Religiosa do PT, pelo que pude ler em seu texto, és um analfabeto politico e analfabeto em língua portuguesa, pois não sabe nem colocar acentos nas palavras corretamento, errar é humano mas persistir no erro é burrice.
    Se o ex-bispo é PT ou não, ninguém tem nada com isso, muito menos sua imbecilidade, pois todos cidadãos perante a Constituição tem seus direitos e deveres políticos, então não se meta nesse assunto, Outra coisa não deves saber nem o que é senhores feudais. E tentar tirar Dilma do poder, através de golpe fere sim a Constituição, pois a mesma foi eleita através de eleição e por maioria de voto. Burraldinho não se pode comparar Governo Dilma, com Collor e Nice, pois em nenhum momento se comprovou que Dilma roubou, mas sim praticou as famosas pedaladas fiscais, que também foram praticadas por praticamente todos os ex-presidentes, governadores e prefeitos, por isso chama-se esse ato de golpe.
    Me indique se fores capacitado ( o que não és ), um politico honesto, um partido honesto, com propostas de governo honesta dentro da politica, educação, economia, na cultura, na agricultura , na educação, no trabalho etc… Indique um partido e um politico se fores realmente uma pessoa digna, de caráter, de índole, de moral etc…….estou esperando.
    No seu texto esqueceste também de citar: Mensalão Tucano, Metrô, Privataria Tucana, Banestado, Roubo da Merenda de SP, do Trensalão, da compra do apartamento de FHC em Paris, dos 2 Abortos que FHC pagou com dinheiro público, para a sua Amante fazer, dol Apartamento que FCHC comprou com dinheiro p´publico nos EUA, para seu filho fora do casamento, do Helicoca com mais de 450 Kg de Cocaína do Aécio e Perrella, dos nomes de Aécio, Aloysio Nunes, FHC, Renan, Cunha, Temer, Caiado, Gilmar Mendes etc…. na delação premiada da Odebrecht, da Lista de Furnas, etc……
    Este é o jeito de pessoas fascistas, golpistas, Imbecis de governar. Burraldo.

  • Claudio Corrêa e Costa

    Cartilha Religiosa do PT–EU PERGUNTO:—
    será que o JN entrevista o Aécicoiso hoje? quem aposta que sim?

    APARECEM NA LISTA DA ODEBRECHT:
    a cúpula do PSDB: os senadores Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido, Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado, José Serra (SP), apontado como o principal conspirador do impeachment,
    Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, os deputados Antônio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara, e Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também aparece.
    Também há políticos da base do governo citados nas planilhas de Benedicto. Entre eles estão os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), José Sarney (PMDB-AP), Romero Jucá (PMDB-RR) e Humberto Costa (PT-PE), além do chefe de Gabinete da presidente Dilma, Jaques Wagner, do PT, do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, entre vários outros.
    O material foi inicialmente divulgado pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL. Segundo ele, o material possivelmente é o mais completo acervo do que pode ser a contabilidade paralela da empresa descoberta e revelada ontem na investigação.
    Os documentos foram divulgados nesta terça pela Polícia Federal. No início da tarde desta quarta, o juiz Sérgio Moro determinou o sigilo das listas. “Em decorrência de notícias da imprensa, constato que, aparentemente, na residência de Benedicto Barbosa da Silva Júnior foram apreendidas listas com registros de pagamentos a agentes políticos”, diz Moro no despacho

  • Claudio Corrêa e Costa

    Cartilha Religiosa do PT****leia com atenção:-

    DELAÇÃO DE DELCÍDIO

    Planilha da Odebrecht mostra uso de cervejaria em doações
    Estadão Conteúdo Em São Paulo 25/03/2016

    Grupo Petrópolis poderia estar envolvido nas planilhas da Odebrecht
    As planilhas apreendidas pela Operação Lava Jato na casa do presidente de um dos braços da Odebrecht indicam que o grupo pode ter usado distribuidoras de cerveja para mascarar doações eleitorais a políticos. Essas contribuições podem ter superado a cifra de R$ 30 milhões.
    Desde que as planilhas foram reveladas, anteontem, políticos citados nas listas de beneficiários de recursos vêm negando ter recebido recursos de forma irregular. Ao justificar as doações da Odebrecht, alguns apresentaram recibos de doações oficiais em nome das empresas Leyroz de Caxias ou Praiamar. Agiram assim, por exemplo, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT).
    A Leyroz de Caxias e a Praiamar, porém, não são ligadas à Odebrecht e, sim ao grupo Petrópolis, que fabrica as cervejas Itaipava e Cristal.
    Nas planilhas da empreiteira, a palavra “Itaipava” está anotada à mão ao lado de uma doação que indica um repasse de R$ 500 mil para Luís Fernando Pezão (PMDB), atual governador do Rio de Janeiro. Essa mesma doação para Pezão está relacionada, no topo da coluna dos valores, a um certo “Parceito IT” (sic) –indício de “parceria” entre a Odebrecht e a Itaipava no financiamento eleitoral.
    Em outros trechos das planilhas, há valores significativos associados ao “parceiro IT”. Em uma delas, que relaciona doações para a campanha eleitoral de 2012, o total chega a R$ 5,8 milhões. Em outro quadro, sem data definida, o “parceiro” aparece como responsável por doações de R$ 30 milhões a 13 partidos, entre eles PT, PMDB e PSDB.
    Apesar de atuar em um setor cuja lucratividade não está associada a contratos com governos ou regulamentações votadas pelo Congresso, as empresas ligadas à cervejaria Itaipava apareceram entre as principais doadoras de campanhas em 2010, 2012 e 2014.

  • Morador do Santo Expedito

    eu leio os artigos postados constantemente pelo Dom em vários veículos de comunicação e a sua garra desmedida (corre baba pelo lado da boca) em defender o PT, que penso: Puxa vida, por que ele não foi assim como Pastor da Igreja Católica e Diocese de Jales, da qual faço parte. Quem frequentou e frequenta as suas missas sabe do que estou falando: Sempre com pressa, postando a sua pasta preta, passando pela Assembléia às pressas, de cabeça baixa, sem cumprimentar devidamente as pessoas. Infelizmente foi postado em blogs da Igreja Católica o seguinte comentário: “Não sabemos quem será o novo Bispo de Jales, mas não importa, qualquer um que for nomeado será muito melhor do que Dom Demétrio”. Todas as vezes que as pequenas Igrejas pediu-lhe ajuda financeira (uma pintura, uns bancos, etc.) SEMPRE NEGOU, se duvidar é só perguntar para os paroquianos, por exemplo, da Igreja de Santo Expedito, mas não mediu esforço para construir o elefante branco da Cúria Diocesana de Jales. Dom Demétrio, infelizmente, com tais atitudes mancha o seu currículo, pois, pelos paroquianos é mais visto como um PETISTA RADICAL e omisso em relação às ilicitudes praticadas pelo partidão, do que um religioso propriamente dito.

    • Tiririca

      Eu vou pedir ao Papa pra te excomungar. Dom Demétrio é o cara…Ele gosta de Anitta e do Wesley Safadão. Ele vai na Facip e você fica aqui resmungando. Não sei como o Cardosinho publica seus comentários extensos e chatos. Quanto ao português, não me incomodo, pois eu tenho licença poética pra escrever.

  • Morador do Santo Expedito

    Cláudio Corrêa e Costa, percebi através dos seus comentários, que você é uma pessoa letrada, pois possui bom português, e informada. O que me incomodou foi a forma como você se referiu e tratou o Sr. Cartilha Religiosa do PT. Você respondeu com ira, ódio visceral, demonstrando total desprezo pelo contraditório. Não teve um pingo de humildade, foi prepotente, arrogante na resposta e se exaltou no pior sentido da palavra (Jesus disse: Todo aquele que se exalta será humilhado e todo aquele que é humilhado será exaltado). Você pode muito bem discordar do que o Sr. Cartilha Religiosa do PT prega, mas daí ironizar a escrita do mesmo, e se colocar como o paladino da justiça já é demais. Reflita, pois coice é coisa de animal irracional e não cabe em uma democracia.

  • Anônimo

    Parece que os zumbis que a mídia e os golpistas criaram creem mesmo que o fim do PT vai ser o fim da corrupção. Em que país será que esse povo vive? Será que tem alguém ainda ingênuo o suficiente para acreditar que essa homarada toda envolvida em falcatruas até a medula dos ossos, vão ter algum interesse em combater corrupção quando assumirem o governo? A presidente, sem absolutamente nada provado contra ela está sendo visivelmente atacada por parlamentares comprovadamente corruptos, achacadores, chantagistas sob aplausos de uma platéia que se diz a favor do combate a corrupção? Acho que esse povo está mais a favor do combate a presidente, porque ela não tem conta na Suíça, do que com o combate a corrupção.

  • Claudio Corrêa e Costa

    Morador do Santo Expedito não sou letrado, sou estudado e procuro informações em toda a mídia, seja ela golpista ou não.
    Meu caro estas enganado não tenho ira, ódio e aceito as idéias contraditórias, pois vivemos num país democrático ( ainda ) e todo cidadão brasileiro tem o direito e o dever, perante a Constituição de 1988, de mostrar suas idéias e opiniões, só não acho admissível a ignorância politica( e querer discuti-la), a falta de conhecimento com a língua portuguesa, apesar de que, geralmente, algumas vezes cometemos certos erros de acentuação, o que não é o caso em questão.
    Quanto a humildade, prepotência e arrogância, estes adjetivos devem pertencer a sua pessoa , ou seja estas se descrevendo , pensando que me curvarei com sua indiretas, mas que nada verdade esses adjetivos lhe pertencem , pois o referido Sr. Cartilha não tem nenhum direito de dizer, o que o ex-bispo deve ou não ser, ou deve ou não ter sua opinião politica, colocando a figura do mesmo como um Sr. feudal, já que tenho certeza que o mesmo não sabe o que sr. feudal seja. Não estou aqui defendendo o bispo por ser católico ( pois não sou ) estou defendendo sua inteligência acima da média brasileira, seus conhecimentos e sua coragem de expor as suas verdades e talvez até não as minhas.
    Quanto a ironizar talvez tenhas razão, mas não me coloco acima de ninguém e acho até que estou a baixo de muitas pessoas, menos a sua: quanto ao coice não dei em ninguém, pois sou um ser humano racional e pensando bem e analisando suas palavras e onde querias chegar, o animal irracional, aqui é você .
    Preocupe-se com sua vida, suas idéias, suas verdades, seus conhecimentos etc…….

    • Morador do Santo Expedito

      caro Cláudio Corrêa e Costa, adorei as suas respostas e comentários. Só veio fundamentar e solidificar o que eu disse acima. Novamente se comportou de forma grosseira e de alguém mimado que não aceita ser contrariado. Para conhecer uma pessoa é só dar corda para a mesma que ela acaba se enforcando. Outra coisa: o que eu disse não foram indiretas. Foram palavras DIRETAS referidas aos SEUS comentários em relação ao Sr. Cartilha Religiosa do PT e agora à mim, todos carregados de preconceito, ira, exaltação, arrogância e prepotência, sim Senhor. Vazias as suas palavras em relação à minha pessoa, pois não me conhece. Também nunca foi minha intenção que se curvasse às minhas “indiretas”, que, como disse anteriormente, foram diretas, pois não sou rei e muito menos merecedor de tal atitude. Vou copiar suas palavras de EXALTAÇÃO, que já demonstram, por si só, a sua personalidade: “ACHO QUE ESTOU ABAIXO DE MUITAS PESSOAS, MENOS A SUA” “O ANIMAL IRRACIONAL AQUI É VOCÊ””…ESTE TAMBÉM CABE À SUA PESSOA QUE DEVES SER UM ANIMAL IRRACIONAL”, etc. Finalizo ratificando tudo o que disse e esclareço também que não mais perderei meu precioso tempo em ler sua mensagem pois não mais entrarei nesse blog. Portanto, não perca o seu tempo. Depois de ler os teus comentários cheguei a seguinte conclusão: ESQUERDA NUNCA COMBINOU E NÃO COMBINA COM DEMOCRACIA!!! Até Jesus está sentado à direita do Pai. Finalizo deixando um trecho do livro de SABEDORIAS: “NÃO PERCA O SEU TEMPO E AS SUAS SÁBIAS PALAVRAS COM O HIPÓCRITA! ELE VAI DESPREZAR VOCÊ E AS SUAS PALAVRAS”. Adeus!!! Em tempo: Só quis te ajudar a ser mais humano e flexível nas palavras.

  • FESTA

    Meu vizinho foi muitos anos Pastor Evangélico nos EUA em New Jersey, fica 40km próximo de Nova Iorque, em Nova Iorque 60% dos edifícios por lá existentes são de JUDEU aquele que usa chápeu estrema direita segue á lei Moisaica alguns deles aceitam JESUS e passando a ser evangélicos…um país protestante, não escravizado pela igreja católica política e aproveitadora dos mais simples.

  • Claudio Corrêa e Costa

    Morador do Santo Expedito não sou letrado e também não possuo um bom português, sou apenas estudado, informado, pesquiso e estudo, para tentar de todas as formas não cometer besteiras, apesar de que escrever algumas vezes errado e não colocar acentuações é comum, em todo ser humano. Sou normal.
    Não sei por que essa defesa desvairada ao Sr. Cartilha ? Pois são várias palavras sem acentuações e um analfabetismo politico fora do comum e ao mesmo tempo com falta de educação.
    Meu caro não tenho ira, ódio e desprezo por ninguém, aceito o contraditório, pois nem sempre temos as mesmas idéias, seja por qualquer motivo. O que não aceito é a incapacidade ( ou analfabeto ) politico de pessoas, que querem dar suas opiniões, sem conhecimento de causa e muito menos do que se discute, estando certo ou errado. Será que o tal, sabe o que é Sr. Feudal ( sem procurar em livros didáticos ), tem algum problema um ex-bispo ser ou não de um determinado partido politico,será que o ex-bispo precisava, defender Nice ou Collor, será que o ex-bispo, com sua inteligência acima da média, precisava imitar as palavras da presidente, será que ninguém no Brasil chamou ( certo ou errado ), o Juiz Moro de corrupto ( o que não foi o caso ), e que a mídia é golpista ? Isso para mim é analfabetismo politico, pois a Constituição de 1988, da a todo ser humano, o direito de liberdade, igualdade e fraternidade a todos. Então houve um despreparo e falta de educação do Sr. Cartilha.
    Por ultimo e o mais importante, ironizei sim o comentário ou a escrita, mas não me colocando como o dono da verdade, mas sim como dono da minha ideia, que ninguém vai me fazer calar. Mas quanto a humildade, prepotência e arrogância esses são adjetivos, que cabem justamente a sua pessoa, que jamais vai conseguir me diminuir ao seu nível, com essas palavras de amplos sentidos.
    Quanto ao coice não dei em ninguém, pois sou um animal racional, este também cabe a sua pessoa que deves ser um animal irracional .
    Sou um democrata de esquerda, que luto pela total liberdade entre as classes sociais e não sou católico .
    Boa Noite

  • Não politico

    Dom Demétrio tenha compaixão. Uma roubalheira no país, acabaram com tudo. Olhe o desemprego, o déficit, a Petrobrás, enfim, não concordo com sua opinião.
    O Brasil esta a deriva.
    Não podemos ser conduzidos pela emoção/paixão. Precisamos da razão.
    Um Brasil que carece de atendimento médico aos pobres. Uma pessoa que tem um convênio ainda vai. Não importa quem mas a corrupção é inadmissível.

  • Luis Especiato

    Como todos sabem sou Petista, fui vereador por vários mandatos e sempre me pautei pela ética e pela defesa dos interesses da cidade. Acho que posições divergentes fazem parte da democracia, mas sempre com respeito e lealdade. O texto de Dom Demétrio é muito bom, não para defender o Governo, mas para defender a democracia. Não existe nenhuma acusação de crime praticado pela presidenta. Portanto é Golpe tirá -la de um cargo pelo qual foi eleita pela maioria dos brasileiros. Gostaria ainda de pedir aos leitores que fizessem uma reflexão, saindo a Dilma quem vai assumir o governo? Quem é o sucessor direto do próximo presidente?
    Voltando ao Dom Demétrio, esse homem é respeitado em muitos lugares do mundo, respeito todas as religiões, mas como católico me orgulho em tê – lo por tantos anos a frente da Diocese de Jales. Parabéns pelo texto.

    • O jeito de ser petista

      Luiz Especiato
      Com três processos que podem dar em cassação, fico chocado com sua afirmação de que não existem provas contra Dilma
      Com várias delacões de que propinas foram para sua campanha e de que seu marqueteiro recebeu dinheiro da Petrobras.
      Discuta os fatos e não fale em golpe, por favor, Sr. Edil.
      Vamos elevar o nível da discussão

      • anonimo

        Ex nobre edil, esquece fácil, seu partido em Jales fez de tudo para cassar a prefeita por muito menos.

        Tá gritando agora, por quê?

      • Anônimo

        Pérai! Três processos que dá cassação?. Desde quando pedalada fiscal deu cassação neste país? O próprio Delfim Neto confirmou que pedaladas são usadas normalmente no pais desde os tempos de D. João VI. Agora de repente virou crime, só porque serve aos golpistas. Ou será que um governante homem pode pedalar, mas uma governante mulher não pode. Como explica isso? Já é sabido também que se usarem esse pretexto de pedaladas fiscais contra a presidente, outros 16 governadores também deverão ser cassados, porque cometeram o mesmo “crime”. A não ser que vai valer a explicação acima. Uma governante mulher não pode, mas um governante homem pooooode. Se tirar o machismo não sobra nem a gravata. Fala sério!

    • Tiririca

      Você também já deu…chega…

  • Petista

    O choro é livre PTzada, a hora chegou ninguém aguenta mais.
    Lula e LADRAO sim e organizou o maior esquema de corrupção do país.
    Se tem gente do PSDB, PMDB ETC FODA SE todos têm que pagar.
    Deixem de ser hipocritas e tolos.
    Ou vcs pensam como o LULINHA? ” só não é CORNO Pq o grampo não era autorizado?”
    Quanto ao BISPO PTISTA, este nem merece e político de carteirinha, até hoje não entendi Pq 2 rádios AM em Jales.

  • Morador do Santo Expedito

    Finalizando novamente, quero deixar aqui relatado o que foi dito pelo Sr. CLÁUDIO para o Sr. Cartilha do PT, como fundamento da minha indignação em relação à sua forma de se expressar com alguém que não compartilha suas idéias: “ÉS UM ANALFABETO POLÍTICO E UM ANALFABETO EM LÍNGUA PORTUGUESA, POIS NÃO SABE NEM COLOCAR ACENTOS NAS PALAVRAS CORRETAMENTE, ERRAR É HUMANO MAS PERSISTIR NO ERRO É BURRICE”….. “MUITO MENOS SUA IMBECILIDADE”….”NÃO SE META NESSE ASSUNTO”…..”BURRALDINHO”……”ME INDIQUE SE FORES CAPACITADO (O QUE NÃO ÉS) ??????????????? E FINALMENTE: “BURRALDO” UFA! Se tudo isso não for ira, ódio, preconceito, não aceitar o contraditório, não ser democrata, não ter educação, vou rasgar o meu dicionário. Que cada um tire a sua conclusão. Por falta de até logo, A D E U S!!!! FUI! Nunca mais acessarei um blog tão parcial!

  • Comentários suspeitos, vindo de quem se reuniu a portas fechadas com a presidenta…

  • anonimo

    Cardosinho, esse editorial vai sair no jornal A Tribuna?

    É porque se for sair, vou comprar algumas edições e distribuir no fórum de Jales.

  • Claudio Corrê e Castro

    Morador do Santo Expedito você não passa de um( Carola, Papa Hóstia, Beato e Domingueiro), e quer que o ex-bispo vive lhe puxando o saco. Tudo que escrevi sobre Cartilha e você não retiro nenhuma linha. Você deve ser um badalador de padres. Vai viver a vida e se possível racionalmente ( o que será difícil,) o seu problema não é com o ex-bispo do PT, mas com o ser humano, sejas homem e vai falar diretamente com ele se tiveres: vergonha, caráter, índole e principalmente se fores homem, não se esconda através de pseudônimo , SEU QI PERTO DO DELE É ZERO, é olha que não sou católico.

  • APENAS MAIS UMA SUGESTAO

    JA QUE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DESTE ANO FOI ECUMENICA ENTAO PORQUE AS ELEIÇOES AQUI NAO SEJA TAMBEM ECUMENICA ………ENTAO VAMOS LA MAOS AO TRABALHO…………PRA PREFEITO DOM DEMETRIO VALENTIN VICE PR.ELIA DE MATOS.

  • Claudio Corrêa e Castro

    MORADOR DO SANTO EXPEDITO–após pensar muito, volto a lhe escrever,pois depois de um certo tempo pensado e trocando umas idéias com uma amiga Psicologa, cheguei a conclusão que na verdade não querias defender ninguém, muito menos o Cartilha, mas sim arrumar alguma maneira de criticar e falar mal do ex-Bispo de Jales.Ao dizer que lê os artigos constante do Dom ( falta de educação ), em vários veículos de comunicação e ao mesmo tempo fazer uma comparação do mesmo como politico e do bispo de Jales como pastor de suas ovelhas ( inveja ), do cargo que o mesmo ocupa, pois seu maior sonho seja talvez, estar em seu lugar ( não tem capacidade para tal ).
    Diz também que o ex-bispo esta sempre com pressa e com sua pasta preta ( inveja e incompetência suas), pois cuidar de uma diocese do tamanho de Jales é algo que a pressa e competência é necessária e só para gente competente , estudada e capaz . Diz que o mesmo passa pela Assembléia de cabeça baixa e nem olha para você ( inveja novamente e uma pitadinha de rancor ou ódio ).
    Cristo com todo o seu poder e amor, precisou de 12 apóstolos, para pregar as suas palavras.
    Se achas tudo isso do ex-bispo, por que não foi homem suficiente, com caráter,, honestidade, sinceridade ,coragem , como membro da igreja, não foi falar com esta mesma pessoa, suas idéias e o que achas certo ou errado e não ficar escondido atras de um pseudônimo, covardemente, ficar criticando as atitudes do ex – bispo ( medo e sem coragem ), ou caso contrário faça teologia e tenta chegar até onde o mesmo chegou.
    Não compreende que comandar uma diocese do tamanho da de Jales, não é fácil? por que ao invés das criticas ( escondidas ), não foi lhe estender as mão, mas sem pedra.
    Reclama até da falta de dinheiro Papa Hóstia e Beato, para que servem as quermesses, o dizimo, as contribuições dos fiéis, os leilões de gado, festa do motorista. Meu caro os evangélicos constroem eles mesmos suas igrejas, aos sábados e domingos em mutirão, colaboram com a Santa Casa, com o Hospital do Câncer, com o Lar dos Velhinhos,. Sopas aos sábados,Cestas básicas etc…….sem preocupar o Pastor, que podem ficar livre para cuidar de suas ovelhas, como também o ex-bispo, sempre preocupando com sua comunidade em todos os níveis .
    Portanto a ira, o ódio, o desprezo, humildade, e a coragem ( pois criticas atras de pseudônimo ), quem as tem é sua pessoa. Por isso tudo meu caro, quem se enforcou com sua própria corda foi sua santidade, mostrando o tipo de ovelha que és ( se é que és ), e isso são palavras diretas a uma ovelha desgarrada do rebanho, que só quer criticar as atitudes excelentes para toda Jales do ex-bispo.
    Seu problema não é ( mais uma vez ), com o ex-bispo politico, mas sim com a figura humana do mesmo.
    Tenha mais respeito, pois jamais poderá ser sequer comparado com sua inteligência politica, econômica, social, cultural, teológica etc… e mesmo não sendo católico, esse homem tem todo o meu respeito,inclusive tenho certeza da sociedade jalesense.
    Lembre-se da mesma forma que julgas, serás julgado. Tenha uma boa noite, se puder.

  • O ser humano só defende o proximo , quando tem algum vinculo com o proximo ou é um parente; no caso desse claudio corrêa e castro deve ser um ex coroinha puchasaco que fica criticando a posição de cada ser humano que dá seu comentário sem nenhuma maldade, mas revoltado com a realidade da sociedade, da situação financeira que nós vivemos, de lutar dia a dia para pagar nossas contas; e se nós analisar a situação da igreja, das religiões em todos os seguimentos; os administradores, padres, pastores não tem problema nenhum financeiro, porque a sociedade ajuda as instituições religiosas; e as instituições religiosas ajuda a socieade? ou só promete o reino do céu.

  • eu

    o odio que os coxinhas andam espAlhando chegou aqui. Virou ate preconceito contra religião. Ninguem mais pode ter opiniao propria acerca de nenhum assunto. Maneira coxinha de agir. Não será novidade se, em breve as fogueiras da inquisição sejam reacesas.

  • Terreno para sem tetos

    Porque será que o Bispo Emérito Demétrio está tão preocupado com o “golpe” que poderá acontecer contra sua conterrânea gaúcha Dilma?
    Porque manteve-se calado na investida contra a prefeita Nice Mistilides? Será porque a Nice é da Igreja Evangélica?
    Hoje, assistimos a Igreja Católica envolvida nos projetos e programas sociais, principalmente da Caritas, Movimento dos sem terra, sem tetos e outras frentes populistas, seguindo à risca o que o PT faz com parte do povo.
    E por falar em sem tetos, que tal a Diocese de Jales, tão preocupada com o bem estar do povo, fazer uma doação da área em frente ao Hospital do Câncer para as famílias que não possuem condições de comprar seu terreno?
    Ou então, faça a doação da área para a prefeitura de Jales e que seja construído um conjunto habitacional naquele espaço?

  • Anonimo

    Se fala que o impeachment da Dilma seria um golpe, golpe é que este governo esta fazendo com o povo brasileiro, veja a situação da economia, desemprego crescente, elevado endividamento das famílias, juros mais alto do mundo, a volta da inflação, mais de 100 mil empresas fechadas em 2015, uma divida interna na casa de 2,5 trilhões, um decifit para 2016 em torno de 100 bilhões, e agora somos nós brasileiros que temos que pagar a conta por falta de competência deste governo. Governo este que teria que ser o primeiro a combater a corrupção, o que estamos vendo é um governo covarde, tentando a todo custo proteger corruptos e ladrões.

  • Marcio

    Bom, no meu ponto de vista, o Bispo acertou em alguns pontos e falha em alguns. Tudo que se diz público, tem que de ser transparente Bispo. Inclusive as doações feitas para a igreja, doadores e ou (contribuintes) no caso público, devem ser transparentes e prestada as contas as pessoas. Não há transparência em nada que se faz, nem na igreja. A partir do momento que a pessoa que se tornar um político deve ser transparente. Ao meu ver também, as penas para corruptos deveriam ser pena de morte ou prisão perpétua. UM POLÍTICO CORRUPTO MATA TANTO QUANTO FILAS DE HOSPITAIS, BANDIDOS A MÃO ARMADA E DIVERSAS DOENÇAS.

  • Ó Coitado

    JA DEU NÉ DOM DEMETRIO …..PEGA O BANQUINHO E VAZA……

  • SETE PELES

    CARDOSO. TENHO TANTA DÓ DE VOCÊ. DESSES 40 E TANTOS COMENTÁRIOS EU LEIO APENAS AQUELES DE BREVE REDAÇÃO E QUE TENHAM ALGUM CONTEÚDO INTERESSANTE. LOGO, LEIO O MÍNIMO. AGORA, VOCÊ TEM DE LER E RELER SEU BLOG INTEIRO PARA DEPOIS PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR. É UM SACRILÉGIO. MAS VOCÊ MERECE. KKKK

  • Claudio Corrêa e Castro

    EZEQUIEL PEREIRA LIMA, não tenho adjetivos para descrever o tamanho de sua santa ignorância, sem ofende-lo , só gostaria de lhe pedir, para ler corretamente, o que foi escrito por mim ( sé é que consegue interpretar o referido ).
    Em primeiro lugar tenho por minha educação sempre respeitar o próximo e ao discordar de uma coisa me dirigir a pessoa e dizer o que penso, não me escondendo atras de pseudônimo. ( ao contrário é falta de educação, caráter índole, coragem etc……).
    Em segundo lugar não sou próximo, não tenho vinculo ou mesmo sou parente do ex-bispo, muito menos coroinha, pois nem sei o que é isso e não preciso puxar o saco de ninguém, a unica coisa que sei é que o homem ( verdadeiro ), quando quer fazer criticas mal educadas, sem veracidade, com inveja com ´ressentimento deve faze-lo cara a cara, diretamente.
    Em terceiro lugar não sou católico, sou evangélico e minha educação, índole, caráter e respeito ao próximo é bem diferente dos seus e deu colega.Em quarto lugar no comentário de seu amigo houve sim direta e indiretamente, maldade, revolta, inveja e um pouquinho de ódio, por isso meu papa hóstia, não vem com desculpadas esfarrapadas, leia os textos corretamente ( sé és que tem inteligência para isso ).
    Em quarto lugar o problema de seu amigo domingueiro é financeiro, é inveja, é querer ser badalado, é querer ser mais que os outros. Na minha igreja o pastor tem seu trabalho e não vive do dinheiro dos fies e nossa comunidade religiosa ajuda sim e muito nossos irmão necessitados, Hospital do Câncer, Santa Casa de
    Jales, Lar do Velhinhos, distribuímos cestas básicas e não falamos mal da vida alheia, muito menos de nossos pastores.( como é o caso de seu amigo e teu )
    Por ultimo tu és muito atraso em inteligência, em perspicácia , em entendimento, em leitura me falta-lhe também um pouco de educação e fineza.
    Preste atenção não devemos ir a igreja atras de reconhecimento, de padres, bispo e pastores, mas sim do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
    Ia esquecendo defendi o ser humano e ex-bispo pela sua inteligência, humildade, caráter, índole e pelo reconhecimento que o mesmo tem na comunidade e no Brasil. Desculpe não aguentei és um boiola .

  • Claudio Corrêa e Castro

    Ezequiel Pereira Lima — o ex-bispo precisa estudar muito, coitado não tem capacidade para nada:-

    Cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Licenciou-se em Letras pela Faculdade de Palmas, no Paraná. Ordenado presbítero em São Valentim, no dia 6 de fevereiro de 1965.
    Trabalhou no Seminário Menor de Erexim, como professor de 1965 a 1967, e como reitor de 1968 a 1972. Foi Promotor Vocacional da Diocese de Erexim de 1973 a 1977. Foi pároco da Aratiba e da Barra do Rio Azul de 1978 a 1982. De 1969 a 1982 foi professor no Centro Universitário de Erexim e na Universidade de Passo Fundo.
    Foi nomeado Bispo Diocesano de Jales a 8 de junho de 1982.[2] Sua ordenação episcopal foi realizada em Erexim no dia 31 de julho de 1982 e sua posse em Jales a 15 de agosto do mesmo ano.
    De 1991 a 1999 foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB, como responsável pelo Setor Pastoral Social. Durante este período foi presidente da Caritas Brasileira, e membro do Departamento de Pastoral Social do CELAM.
    Participou da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Santo Domingo na República Dominicana, em 1992, onde coordenou a Comissão de Ecologia. Participou também do Sínodo Especial da América, em 1997, onde foi eleito membro da Comissão Permanente do mesmo Sínodo. Participou como membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, na cidade de Aparecida, em 2007.
    Em 23 de janeiro de 2010 recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, outorgada pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
    De 1999 a 15 de novembro de 2011 foi presidente da Cáritas Brasileira, por quatro mandatos consecutivos.
    Atividade pastoral:
    Dá muita ênfase à Doutrina Social da Igreja, ao ecumenismo e à tolerância.
    Apesar da clara oposição do Vaticano às relações entre Catolicismo e Maçonaria, Dom Demétrio quer uma aproximação entre as duas instituições e tem servido como intermediário para esse estreitamento de laços.
    Em 2010 foi um dos principais defensores da proposta do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos do governo federal. Como na 48ª Assembleia Geral da CNBB havia uma forte oposição ao plano, classificou os bispos que se opunham de fundamentalistas.
    Chega. Não sou pago para defende-lo, mas merece educação independente de suas ideologias politicas., quem achar o contrário sejas homem e vai falar com o mesmo e não fica atras de um pseudônimo.

  • Bike rider

    O nosso querido Bispo deveria ficar na sua sagrada posição e não meter o nariz onde não é chamado. Temos belos exemplos de como a religião estraga a política. Todas as vezes em que uma religião se meteu na política de alguma sociedade, deu ruim. Portanto, querido Bispo, fique na sua honrada posição e deixe a política de lado!

    • Vocês são curiosos. Quando um bispo diz, durante uma missa, que os fiéis precisam pisar na cabeça da serpente – no caso, uma jararaca – vocês, em meio a orgasmos múltiplos, tratam de divulgar isso nas redes sociais. Quando um bispo revela um pensamento contrário ao que vocês pensam, ele é aconselhado a deixar a política de lado.

  • Verdadeiro Católico

    EZEQUIEL PEREIRA LIMA olha o tamanho de sua inteligência: o ser humano só defende o próximo, quando tem algum vínculo com o próximo ( não precisa escrever próximo duas vezes e sim, quando tem algum vínculo com o mesmo, e lógico acentuar a palavra próximo— e um ex coroinha puchasaco ( esta errado é puxa saco )—e que da seu comentário sem nenhuma maldade ( que da suas idéias sem maldades )—e se analisar a situação da igreja ( o correto é se analisarmos as situações das igrejas )..
    Pergunta, cite um exemplo de como as instituições religiosas possam ajudar a sociedade ? Ou os exemplos dados pelo referido Claudio Corrêa não basta. Quer dinheiro vai trabalhar. Qualquer cidadão brasileiro tem seus direitos e deveres políticos, ser ou não ser partidário, ter ou não ter ideologia politica, ter ou não ter seu candidato ( a ), de preferência, errar ou não errar politicamente em sua escolha, independente do cargo que ocupa. Qual o seu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *