DOM DEMÉTRIO DIZ QUE EDUARDO CUNHA É UM TRAPACEIRO

Dom-Demetrio-Interna

Em artigo publicado hoje no site da CNBB, o bispo de Jales (SP), Dom Luiz Demétrio Valentini, atacou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e disse que acolhimento de um pedido de impeachment contra presidente Dilma Rousseff foi para encobrir “trapaças financeiras”.

No texto intitulado “Fragilização das instituições”, o bispo usou palavras duras para se referir ao parlamentar. Em determinado trecho, Valentini diz que “o presidente da Câmara, conspurcado com o lodo de suas ladroeiras, pretende usar suas prerrogativas constitucionais para arrastar a presidente para a mesma lama em que se vê envolvido”.

Segundo ele, o parlamentar “tenta puxar para dentro da fossa quem a ele está ligado por laços de ofício constitucional, como se a Constituição fosse um refúgio para quem faz da política um arsenal de expedientes ilícitos”.

Em outro trecho, dom Demétrio cobra uma posição do STF. “Com a mesma rapidez com que o Supremo decidiu pela prisão de um Senador, deveria analisar agora as acusações feitas contra o Presidente da Câmara”. 

O bispo encerra o texto fazendo um apelo para que “as intrigas” cessem e que a atividade política não fique “comprometida em torno da proposta de impeachment”.

A Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo da CNBB, divulgou nota sobre a acolhida do pedido de impeachment. Nela, a CBJP diz que “o comando do legislativo apropria-se da prerrogativa legal de modo inadequado”. E mais à frente indaga “que autoridade moral fundamenta uma decisão capaz de agravar a situação nacional com consequências imprevisíveis para a vida do povo?”

32 comentários

  • Antonio Rodrigues Belon

    Demétrio disse uma obviedade. Mas com a força que tem a palavra deste homem exemplar na decência, sensibilidade e inteligência.

  • PTB

    Ué, Dom Demétrio, com a ex-prefeita pediu socorro, o sr. virou as costas, dizendo que era um processo normal. Agora, que Cunha é trapaceiro? Que é isso, Dom Demétrio, está sentindo na carne? Vai sentir ainda mais. . . . Vai cuidar do seu povo e deixa a política. . . .

  • anonimo

    Avisa o Bispo que não é só Cunha quer o impeachment é o povo que não aguenta mais este governo corrupto.

  • Cidadão

    Vai descansar vai Bispo. Só falta pedir a canonização da Dilma também.

  • O pecador Cunha e a igreja

    A igreja sempre foi petista assim como o bispo tambem e’, que reclama do bandido Cunha que era amigo do PT
    O bispo esqueceu que o Cunha se beneficiou da roubalheira do esquema do PT, na Petrobras e agora que o Cunha aceitou o processo de impeachment da Dilma — ele critica
    O Cunha e’ do PMDB que faz parte do governo — com 7 ministros e vice presidente — sendo que a Dilma nomeou um puxa saco (do Cunha) como ministro para agrada-lo portanto PT e o PMDB sao farinha do mesmo saco
    Portanto, sr. bispo : menos…….menos……………..

  • Cidadão

    Também concordo, mas não me venha defender a presidente !!!!

  • Pela transparência

    Engraçado Vossa Excelência Reverendíssima Demétrio Valentini, uma manifestação bem partidária a sua, que deixa claro que a Igreja Católica adora se envolver na política, especialmente quando o tema lhe é conveniente.
    Já que goza de sabedoria extrema e julga-se detentor de QI acima da média mundial, aproveite para nos explicar uma questão, que é contábil e jurídica, mais certamente, és conhecedor:
    Como a sua Presidenta do CORAÇÃO VALENTE Dilma apresenta uma peça orçamentária referente às receitas e despesas da União com déficit?
    Um orçamento não deve ter receitas e despesas igualitárias?
    Mostre para nós, menos detentores de sabedoria que Vossa Excelência Reverendíssima de onde vai sair o dinheiro para os programas sociais, muitos deles geridos pela Igreja Católica brasileira?
    Quem vai pagar a conta do ROMBO bilionário do orçamento da União?
    Isso não significa que a União está gastando mais do que nós cidadãos conseguimos pagar em impostos?
    Explique para nós Excelência Reverendíssima?

  • matuto interiorano

    Quando o PT saiu as ruas com suas bandeiras vermelhas em 92 para derrubar o Collor não era golpe , agora é Golpe?

  • Trapaça foi uma companha eleitoral cheia de mentiras, apresentando um quadro do país, que talvez fosse somente o da Alice e suas maravilhas.
    Quem pede impeachment e assina o pedido são juristas renomados (inclusive, um deles foi fundador do PT – sr. Hélio Bicudo) que constataram as “pedaladas fiscais”, comprovadas pelo Tribunal de Contas, caracterizando crime perante a constituição!
    Se errou, que pague por isso…
    Os demais fatos desse governo sujo, corrupto; acompanharemos no desdobramento das investigações da polícia federal.
    Eduardo Cunha é corrupto, ladrão e usou o cargo para tirar proveito disso, mas não interfere nos crimes cometidos pela presidANTA.
    Enquanto o Eduardo Cunha defendia o governo, como presidente da casa, ninguém falava mal dele……..estranho! Só agora, depois do acolhimento do pedido de impeachment???
    O autor desta nota, ao que parece, demonstra desespero, assim como toda a quadrilha desse partido maldito.

  • muito feliz

    Nossa estes não católicos vão linchar o bispo .sera este ódio é porque o cunha é evangélico?????pare com o ódio moçada

  • Vixi

    Nossa, mais o Bispo é mesmo genial… Só não pode esquecer que o Decreto contra o Comunismo não fora revogado pelo Codex Iuris Canonici de 1.983…

  • Esqueceu de doar

    Tem uma denuncia de um processo, no PGR, de que Cunha doou uma parte da propina no valor de R$ 250 mil a Igreja Evangelica, como evangelico
    Se ele tivesse doado para a igreja catolica, o bispo nao criticaria o deputado e presidente da camara

  • Eu

    O FHC APARECEU ESTES DIAS NA TV E DISSE QUE O CUNHA E HONESTO. SERA O FHC HONESTO IGUAL O CUNHA. PROVAS CONTRA DILMA, NUNCA TERAO.

  • norton

    Lucidez (*) pura a do bispo!

    (*) s. f.: luminância emitida por um corpo.

    E em falando de luz, ao ainda bispo diocesano: Fiat mihi sucundum verbum tuum.

    D. Demétrio me representa!

  • Jalesense

    Viajou na maionese. O Bispo perdeu uma grande chance de ficar com a boca fechada.

  • Eu, eu mesmo

    Ele sabe o que fala! Bobas são as pessoas que acham que o bispo disse bobagem, bem como aqueles que pensam que é “bonito” e “legal” ter um presidente que sofreu impeachment. Só lamento!
    Ah…e não, não estou defendendo Dilma Rousseff…

  • Toba´s Bar

    Ausência de bom senso de um homem que deveria medir suas escribas.
    Considerando que é (ou ao menos se acha) um formador de opinião, especialmente para os católicos (eu sou católico também), deveria ficar na sua.
    Se quiser falar sobre os temas, que inicie suas falas desde o processo eleitoral de 2014, onde Dilma, Lula e seu bando moveram céus e terras para ganhar nas urnas.
    Saquearam a Petrobrás e alastraram seu lamaçal de corrupção aos mais distantes rincões desse Brasil.
    Bispo, fale tudo, desde o começo ou restrinja-se ao seu clero.

  • Psiu

    Entendo que o Bispo precisa se pronunciar. Até porque exerce uma posição de liderança. Mas, é preciso avaliar o que este governo esta fazendo. Mentiu para se eleger. Inflação crescendo, rombo da Petrobrás, Mensalão, desemprego chegando em dois dígitos, baixou a conta de energia para ganhar a eleição e, agora aumenta em mais de 100%, poucos investimentos, negociatas e mais negociatas.
    É só sair nas rodovias para saber como o país esta parando.
    Então, não da para defender um governo que esta levando o pais para o buraco, com uma corrupção que assusta a todos.
    O PT e PMDB ~são governos.
    Dom Demétrio é um homem inteligente, porque senão não seria bispo.

  • Eu

    Parabéns d. Demétrio. Sábias e poderosas palavras. O país precisa de pessoas assim! Obrigado.

  • ezequiel pereira lima, leo

    todos os padres ou pastôr, esperititas,umbandista ou qualquer seguimento religioso da sociedade deveria ter um trabalho igual a qualquer cidadão da sociedade, e fazer da religião um segmento da vida e não um meio de vida fácil, sombra, agua fresca, vinho importado e queijo suiço, casas confortáveis,e carros novos para usar para o o bem proprio , tudo com a ajuda da sociedade pobre e carente, e deveria cuidar dos fiéis falando em Deus e não em politica suja e imunda.

  • Democrata

    Parabens D. Demétrio. O senhor é um exemplo de honra e dignidade.

  • Brasileiro de Jales

    Dom Demétrio merece parabens por sua coragem. É uma referencia nacional. Tem o meu espeito e o meu apoio.

  • Anônimo

    D.Demetrio tem razão. Cunha é trapaceiro mesmo. E além de trapaceiro é um ladrão mentiroso com dinheiro escondido na Suiça. Uma vergonha para o Brasil ter o Cunha na presidencia da Câmara dos Deputados.

  • Anti-Coxinha

    Parebens Dom Demétrio. Cadê dos coxinhas anti-corrupçao que não saem as ruas pedindo á saida do Cunha.

  • Pixuleco

    E Dilma Mulher Sapiens é o que?
    Enganou boa parte do povo brasileiro.
    Faça um favor, não se meta onde não for chamado, salvo se for para ajudar.

  • PAPA É POP

    Igreja católica está que nem sindicato, obrigado pagar o Dízimo queria que todos os católicos não pagassem o dízimo ia parar com essa graça CNBB, já são isentos de impostos (IPI ICMS IPVA IPTU) o Vaticano tem um banco o IOR, FIAT e NESTLE suiça são os maiores acionistas Evangélico x católicos.

  • Opinião

    Cunha x Dilma. É o sujo falando do sem lavar. Então são os poderes executivo e legislativo na podridão. Segundo o Papa a igreja precisa de ir onde esta o povo. Nós povo precisamos do trabalho espitirtual de maneira mais forte pelo menos é o que eu sinto.

  • Estou como diz a propaganda, a Oi não acha nada lindo…

  • Foi tarde Bispo PTISTA

    Esse Bispo e petista de carteirinha e tendencioso!
    Sr bispo vamos doar alguns destes tantos terrenos ociosos que a Cúria tem em JALES.
    Ahhhh e também me explica para quer ter 3 rádios em uma cidade sendo 2 AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *