DOM DEMÉTRIO: ELEIÇÃO DE MARINA TRAZ RISCO DE FUNDAMENTALISMO

dom demétrio-marina

O bispo de Jales, dom Demétrio Valentini, deu entrevista ao jornal Valor Econômico, onde diz que “a ascensão de Marina Silva traz risco de fundamentalismo. Como a entrevista ao Valor é só para assinantes, reproduzo, abaixo, a notícia do portal Brasil 247:

 O bispo de Jales (SP), dom Demétrio Valentin vê com temor a possível vitória na eleição presidencial da ex-ministra Marina Silva (PSB), uma evangélica da Assembleia de Deus.

“Agora, a gente tem medo do fundamentalismo que ela pode proporcionar. Existe na Marina uma tendência ao radicalismo, pela convicção exagerada ao defender seus valores e suas motivações, que pode derivar para o fundamentalismo”, disse ele em entrevista ao Valor.

Para o bispo, Marina traz o risco de fazer da religiosidade um instrumento de ação política. Ele vê sua ascensão nas pesquisas como uma situação “irreversível”. A não ser que haja uma reviravolta em que comecem a pesar as fragilidades de Marina, que não estão no fato de ela não ser católica. Estão em ela ter pouca articulação política e portanto existirem dúvidas sobre como ela vai governar.

Dom Demétrio ainda lamentou o fato de a presidente Dilma Rousseff não ter estabelecido “muitas pontes” com a igreja. “A Dilma tem um estilo mais autoritário, ela pouco nos convocou. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o fazia com muita frequência”, disse.

43 comentários

  • Anônimo

    Ontem postei um comentário dizendo que admirava o Dom Demétrio por não se envolver em questões políticas. Retiro o que disse.

  • Anônimo

    Na verdade desprezo qualquer religioso que se meta com política, de Silas Malafaia a Dom Demétrio.

    • anônimo

      por ter como lema não discutir futebol, religião e política é que estamos nesta subnação… todos temos que discutir sim… inclusive os religiosos que guiam seus rebanhos… Dom Demétrio é uma figura de renome internacional, o morador mais importante da cidade, goste-se ou não, e tem que se posicionar, não pode se omitir de seus pensamentos.

  • CBUQ - asfalto da hora

    Não seria medo de uma ampla reforma agrária nas terras da igreja católica, a maior latifundiária do Brasil?

  • animado

    como já disse, ele prega a revolução social e é ligado
    ao lulo-petismo. A igreja a que pertence vai ficando às
    moscas. Triste a sina a nossa de abrigar estes revolucionarios de batina.

  • Ta bagunçado

    Já não é de hoje que este religioso tende ao favorecimento de candidatos do PARTIDO DOS TRABALHADORES, esse bispo deve cuidar de questões de sua igreja e parar de dar opiniões sobre politica, isso é feio e nada ético.
    O PT destruiu o País, neste país um ladrão preso recebe mais do quem trabalha e recebe salário mínimo. Um ladrão preso recebe do estado pra ficar preso e a vítima ou a família da vítima fica desamparada Isto é uma vergonha. Se fosse dizer aqui tudo que o PT fez de mal para o País, ficaria horas escrevendo.
    Programa MAUS Médicos, campanha ” Orgulho de ser prostituta”, Kit gay em escolha de ensino infantil… Acredito que o país ta precisando de um pouco de fundamentalismo mesmo. A igreja, vem mostrando através dos seculos que já influenciou muito na política, chegou a hora disso terminar, não é mesmo Senhor Valentin?

    • Tenha santa paciência, amigo. O fato de um preso custar mais ao estado do que um professor é culpa do PT? É o PT quem determina quanto custa um preso e quanto ganha um professor aqui no estado de São Paulo? Será que não é o PSDB, que manda no estado há 20 anos?

      • Cardosinho, abra sua mente e veja que esse governo do PT, enxerga os criminosos como possíveis guerrilheiros, daí a proteção especial aos queridinhos. Bandido bom é bandido morto e enterrado em pé, para não ocupar muito espaço no cemitério! Não desejo isso a ninguém, mas o dia que vocês tiverem suas casas invadidas pelos “manos”, tiverem uma arma apontada para suas cabeças e ouvirem que vão ser mortos, garanto que suas opiniões serão bem diferentes do que vejo escrito aqui. É sabido que o PT tentou dar um golpe branco aqui neste país; desarmou a população de bem, onde um chefe de família não pode ter uma arma para se defender e aos seus entes queridos; é sabido que o PT tentou controlar a imprensa através daquele japonês safado (gushiken) e do Franklin Martins…

    • Carlos Eduardo Ribeiro

      “Ta bagunçado” segue um link para você se informar melhor sobre alguns mitos divulgados nos “Facebooks” da vida:

      http://explica.tumblr.com/post/50420522580/e-verdade-que-o-auxilio-reclusao-e-maior-que-o-salario

      Apenas corrija os valores para os atuais, como o salário mínimo, por exemplo, no valor de R$ 724,00.

      O texto é de fácil compreensão, mesmo para os mais leigos.

      Vai lá. Se informe e seja feliz!

      • anônimo

        pior que o analfabeto funcional é o filósofo de facebook… os caras acreditam em cada coisa… não precisam pesquisar, não precisam ler, as manchetes ficam gravadas em suas mentes como verdades absolutas…

    • Carlos Eduardo Ribeiro

      Sobre o seu preconceito com os Médicos Cubanos e com o Programa Mais Médicos, você escreve MAUS Médicos (maus em caixa alta, ainda), segue esta reportagem da, acredite, Globo News:

      https://www.youtube.com/watch?v=8Qjgouol2aA

  • Cleber

    Ele tem que ficar com medo mesmo, pq está acabando a era PT no Brasil.

  • EVANDRO

    CARDOSINHO, NÃO PODE DAR NENHUMA OPINIÃO CONTRA O PT, QUE O SR. VEM COM SETE PEDRAS, O SR. DEVERIA SER MAIS IMPARCIAL.

  • Esse bispo fala besteira achando que a gente vai entrar na conversa mole dele. Ao que parece, não está preocupado com o lado político, mas com o lado religioso, por temer a expansão evangélica no governo. Seria bom se isso acontecesse mesmo, visto que a igreja pouco fez e quando fez, lançou o estatuto da criança, esse monstro de várias cabeças, que agora somos vítimas. Enquanto isso, a igreja finge nada saber sobre o assunto. Porque não vem a público corrigir o que fez?

  • Titia

    Cleber, sua anta, está acabando a era do PT e começando a era do Malafaia

  • Anônimo

    BOA TARDE
    SOU CATOLICO, MAS CONDENO O DIRECIONAMENTO Á FAVOR OU CONTRA QUALQUER CANDIDATO POR PARTE DE QUALQUER LIDER RELIGIOSO´POIS A POLITICA DE HOJE É MUITO SUJA E MUITO DIFERENTE DE PRINCIPIOS DO BEM QUE SERIA O QUE AS IGREJAS DEVERIAM PREGAR . PARA MIM, NÃO HÁ CONFIANÇA PLENA EM NENHUM DELES, MAS TENHO ESPERANÇA QUE ESSE MALDITO PT DESAPAREÇA JUNTO COM A PRAGA CHAMADA LULA KKKKKKKKKK, EU POSSO DIZER ASSIM, POIS NÃO SOU LIDER RELIGIOSO, NEM VIVO INFLUENCIANDO NINGUEM Á NADA ….TO DE BOA OK

  • EVANDRO

    O SR ESQUECEU DE PUBLICAR EM SEU BLOG, QUE A SUA CANDIDATA FUGIU DA ENTREVISTA DE ONTEM DIA 02/09 DO JORNAL DA GLOBO, SERÁ QUE ACABOU OS ARGUMENTOS? QUE FEIO

    • Na verdade, ela já deveria ter dado uma banana pra Globo há muito tempo. Um dos primeiros erros que ela cometeu foi ter ido fazer um omelete na Ana Maria Brega assim que ganhou as eleições de 2010.

  • EVANDRO

    ELA NÃO FOI PORQUE O JN JÁ TINHA APERTADO ELA.VEJA UM TRECHO

    Pois bem: hoje foi seu dia, e Bonner demonstrou independência e coragem, ao apertar a “presidenta” nos minutos iniciais sobre questões éticas delicadas, as quais Dilma não tem como responder. Por isso mesmo fugiu pela tangente, como se pode ver aqui.

    O que Dilma pensa sobre a postura oficial de seu próprio partido, que trata mensaleiros julgados, condenados e presos como vítimas, guerreiros injustiçados, heróis? Concorda ou discorda do PT? Não respondeu. Não pode se manifestar sobre outro poder, no caso o Judiciário.*

  • Eleitor

    Rede Globo é descaradamente a favor de Marina e contra a Dilma. Fez bem a Dilma não dar entrevista! A Globo manipula de forma canalha tudo que a Dilma fala. Midia safada!

  • BIXIGÃO

    4040404040404040404040404040404040404040404040404040404040 QUARENTA
    QUARENTA
    QUARENTA
    QUARENTA

  • Balanga beiço

    Engraçado, as cabeças das pessoas em Jales! Os Malafaias da vida pode abraçar suas candidaturas pelo país a fora e o Dom Demétrio, fez ponderações e alertando sobre o perigo da eleição de uma certa candidata os fundamentalistas vem com pedras nas mãos, atirando pra todo lado. Parabéns Dom Demétrio, o Sr sempre lúcido em suas ponderações. Infelizmente tem certas cabeças não estão preparadas para ouvir.

  • Anônimo

    Marina na Presidencia = Nice em Jales, é pagar para ver.

  • PASTOR DE CAMIONETÃO

    SOU EVANGÉLICO E SEI QUE A MARINA É IGUAL A NOSSA PREFEITA , DOIDA,ACHA QUE É UNGIDA. O BISPO TEM TODA RAZÃO EM NOS ALERTAR ,ESSA MULHER É RADICAL E BIPOLAR .

  • Tonho Toicim

    Marina, a Nice do Planalto

  • Santos

    tem uns imbecis acima que comentam a situação sem saber o que estão falando, por estas e outras e que estamos afundando. Agora falar mal D. Demetrio há me polpe vão plantar batatas

  • Goste ou não,a Cabocla da Amazônia,é o mais novo fenômeno eleitoral do País.

  • Tonho Toicim

    Santos, o intectual do blog. Vai plantar batatas você

  • CBUQ - asfalto da hora

    Santos, mais uma derrota.

  • Parabens para o D.Demétrio. Palavras sensatas de quem sabe das coisas. É uma honra para Jales ter um bispo respeitado em todo Brasil.

  • SÓ SE FALA EM POLÍTICA AGORA, E AS RUAS CHEIAS DE BURACOS, AS ROTATORIAS MAL FEITAS, RUAS ESCURAS, FALTA DE CRECHES,EXPO SHOW,CASA DA CRIANÇA, FACIP BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ, FOI TUDO RESOLVIDO HUMMMM QUE MARAVILHA VIVA A PREFEITAAAAAAAAAAAAAAAAA.

  • Macco prego

    Não sei o que vai dar isso, as duas são crias do Lula.
    Um metalúrgico salvou o Brasil da dependência americana.
    Se Marina ganhar voltaremos ao passado.

  • anônimato

    Cardosinho, esse maldito povo esquece que existe governador, senador, deputados estudais e federais, vereador,e uma prefeitazinha, diga se de passagem, que esses malditos votam, e a culpa por Jales está na merda é da presidenta, é do PT. A prova disso é que o povo de São Paulo foi nas ruas pedir mudanças, e o Alckmin está ai de novo.

  • Esmola politica

    O referido bispo catolico fala mal da Marina porque ela e’ evangelica.
    Ja’ existe uma guerra das religioes na politica, a muitos anos, tanto assim que deve existir uns 35 deputados religiosos.
    No Rio deve entrar um governador evangelico, alem do senador Crivela que a Dilma deu emprego de ministro para agradar os evangelicos.
    Temos tambem os bispos milionarios como Edir Macedo, Silas Malafaia, Clodomiro, etc.
    Todos eles ja’ estao na politica, a muito tempo, negociando os votos dos evangelicos.

  • zé ninguém

    e Viva a democracia,liberdade para dizer o que pensamos….se fossem em outros tempos….

  • Pedido de resposta

    Cardoso como sei que este é um espaço democratico e você uma pessoa imparcial, peço que você divulgue o video do link em anexo por favor, pois o Brasil tem direito de ouvir os dois lados da questão.

    http://www.youtube.com/watch?v=g39FBUOh9TA&list=UUv6Y4_UG6x8kEZaYuuyBJ5Q

  • zuchi

    Medo da Marina porque? O Serra vai ser o ministro da saúde, o Joaquim Barbosa ministro da Justiça, Arminio Fraga vai substituir o Guido Mantega, F.H.C chefe da Casa Civíl. Esse time irá construir uns puxadinhos lá na papuda para receber os petralhas da delação premiada.

    • Pelo jeito, só vai ter tucano no ministério da Marina. Nesse ritmo, suponho que o Reynaldo Azevedo será o porta-voz e o Alexandre Garcia será o ministro das Previsões Catastróficas. E o Malafaia vai cuidar do “Minha Casa, Minha Vida”, que passará a se chamar “Minha Oferta, Minha Casa”. Joaquim Barbosa ministro da Justiça? Será, então, que teremos a teoria do “domínio do fato” para todo mundo, inclusive para os tucanos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *