DOM REGINALDO: “CRISTO ENSINOU A AMAR-NOS E NÃO A ARMAR-NOS MUTUAMENTE”

Deu no portal da Rede Brasil Atual:

Na análise de Dom Reginaldo Andrietta, bispo da Diocese de Jales (SP), a atual disputa eleitoral tem revelado um clima fortemente emocional que sugere a perda de objetividade por parte das pessoas, ajudando a explicar a atual onda violência que tem impedido a paz social e a defesa de causas comuns. 

Em entrevista ao jornalista Glauco Faria, na Rádio Brasil Atual, nessa segunda-feira (15), Dom Reginaldo criticou esta divisão que, para ele, é resultado da manipulação de propagandas que falseiam a ideia de patriotismo e levam as pessoas a defenderem o autoritarismo “em nome de religiões cristãs”. “Se um católico utiliza-se de linguagem ou de gestos violentos como um determinado candidato está fazendo, na verdade, isso não corresponde à ética e à espiritualidade cristã”, afirma o bispo, em referência aos discursos do candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

Para o religioso, a sociedade brasileira, que já é marcada pelo excesso de violência, ao compactuar com um aparato repressor militarista, pode ignorar toda a mensagem de redenção da prática cristã.

“Ele sofreu a condenação injusta, a morte injusta, mas cremos na vitória do amor na sua plenitude, que é Deus manifestado em Jesus Cristo”, disse. “Se hoje acontecesse do mesmo jeito, será que não seríamos cúmplices também da condenação de Jesus Cristo, como tantos estão equivocadamente fazendo? Optaríamos por ser soldados ou aliados deles, escolheríamos o militarismo do Império romano ou Cristo ressuscitado vencedor em relação ao sistema que o condenou e o matou?, questionou. “É bom lembrar que Cristo nos ensinou a ‘amar-nos mutuamente’ e não a ‘armar-nos mutuamente’.”

15 comentários

  • Junio

    VERGONHA! IGREJA CATÓLICA SE POSICIONANDO FAVORÁVEL AO PTISMO! LEMBRANDO QUE
    EM DITADURAS COMUNISTAS SÃO PROIBIDOS O LIVRE PENSAMENTO E AS RELIGIÕES EXTINTAS!

  • jalesense

    Sou católico eu e minha família, e nos temos vergonha de ter um bispo desse em jales, e por onde eu ando e pergunto todos católico são bolsonaro, só o bispo que não e ainda suja o nome da igreja com esse comentários tosco.

  • elias

    Cristo ensinou tbm o não mataras (aborto por exemplo), não roubaras, não mentiras, e tudo mais que o PT faz e apoia né, partido qual o Bispo é filiado.

  • Revoltado

    A população brasileira a mercê dos bandidos, da violência causada pela certeza da impunidade. Trabalhadores e trabalhadoras sendo assassinados e seus familiares também a mercê da sorte, enquanto os assassinos, ladrões, traficantes cheios de regalias e direitos concedidos pelo Estado. Aí vem esse bispo falar em gerar violência, ele não sabe o que está falando. Pede pra ele sair nas periferias da nossa cidade e ver a criminalidade crescente, por mais que nossas forças Polícias se enforçam, é muito crescente. Esse bispo vive em que pais, pede para ele viver a realidade da nossa nação e parar com tanta demagogia. SOU CATÓLICO E NÃO COMPACTUO COM OS PENSAMENTOS DO NOSSO BISPO.

  • Cadê a ética e a espiritualidade cristã da Igreja Católica?

    Logo após o massacre, nas urnas, pelo Bolsonaro imposto ao candidato do PT quando ele quase se tornou presidente da republica.
    Haddad pediu ajuda a igreja católica pois nas pesquisas, aproximadamente 40% dos católicos votaram em Bolsonaro. A CNBB, que ajudou a fundar o PT, se prontificou a fazer campanha contra Bolsonaro. Um erro!
    O bispo, fanático e filiado ao PT, faz campanha ao PT, a muito tempo embora a igreja deveria ser laica mas como Haddad (nas pesquisas) perde por 18% para Bolsonaro. O bispo exagera um pouco.
    O bispo compara Bolsonaro como um aparato repressor militarista?? Alem disso, fala em violência???? Cita a “manipulação de propaganda”, como só Bolsonaro fizesse. Criticou a divisão que é normal quando se tem 2 candidatos. Criticou as pessoas que defendem o autoritarismo “em nome de religiões cristãs” pois elas estão cansadas da corrupção chefiada pelo PT.
    O discurso politico do bispo demonstra que ele está perdido pois não é sua função fazer campanha ao candidato do PT.
    Poderia ficar quieto pois sabe que seu candidato e da igreja, vai perder.

  • Palhaço

    Sou católico e voto em Bolsonaro, é triste ver o bispo apoiando bandido

  • Trocadinho

    Nós católicos somos massa de manobra e não temos opiniões próprias somos as pessoas mais covardes que existe o bispo não cita para votarmos em A ou B cita sim o que esta acontecendo no Brasil o ódio se espalhou por todos os lados independem de partidos somos todos covardes não queremos ver o que esta acontecendo e tem mais uma o BOLSONARO APÓS O PRIMEIRO TURNO AGRADECEU ATÉ OS EVANGÉLICOS E NÃO DISSE UMA PALAVRA DE AGRADECIMENTO AOS CATÓLICOS AGORA QUANDO O BISPO FALA QUALQUER COISA VOCÊS QUEREM CRUCIFICALO. CATÓLICOS HIPÓCRITAS VOCES MATARAM JESUS E VAO MATAR A IGREJA CATÓLICA TAMBÉM. #HIPOCRISIA TOTAL.

  • Revoltado

    A respeito do comentário de “Trocadinho”, acho você um tanto quanto desinformado, pois participei de missa que o bispo estava celebrando e ele disse sim que não era pra votar candidato que incita a violência, o ódio, falando inclusive o nome do candidato Bolsonaro. Sabemos que ele é filiado no PT, por esse motivo não deveria nem falar de política em missa. Sou católico e não covarde, assumo minhas responsabilidades e isso aprendi de berço com meus pais, não vai ser esse bispo politiqueiro que me ensinou na viver. Como católico praticante, tenho muita saudade do bispo emérito Dom Demétrio, culto, sábio e se colocava no lugar dele, não misturando a celebração da Santa Missa, a Santa Eucaristia, com discursos políticos e tendencios. Se eu estiver em uma missa e ele for o celebrante, tocar no assunto de política, saiu e vou pra casa, pois vou na igreja buscar algo que me fortalece espiritualmente e não pra ouvir “discursos políticos”.

  • BOLSONARO DE DEUS

    VEJAM NO YOUTUBE PASTOR ARIOVALDO,UM HOMEM COM MUITA SABEDORIA,MAS POUCO CARATER,SE ENCONTRANDO COM O LADRÃO HADDAD,VISITANDO LULA,IGNORANDO TODA JUSTIÇA BRASILEIRA,DIZENDO QUE LULA É INOCENTE,PRISÃO INJUSTA,TEMENTE A DEUS,E MAIS UM MONTE DE BABOSEIRA,SINCERAMENTE EU NÃO ENTENDO,PADRES,BISPOS,PASTORES TEREM A BIBLIA NA MÃO E A FOICE NA OUTRA,É VEGONHOSO,O PT É A MAIOR QUADRILHA DE CORRUPÇÃO,DESVIO DE DINHEIRO,PROPOPINAS QUE JÁ OUVE,COMO PODE SER A FAVOR DISSO.

  • Católico de Verdade

    Bispo filiado ao PT? O que esperar dele além destas asneiras? Este é o presente que Dom Demetrio nos deixou. Trouxe este sujeito pra cá, agora temos que, além de se sujeitar a estas ouvir estas ideias simpáticas a corruptos presos, ainda temos que “bancar” suas regalias no palacete na área central da cidade. Ser socialista em país capitalista é mole. Vá ser bispo lá na Venezuela e poste suas ideias lá. Aí não né?

  • BOA TARDE
    O QUE ME INCOMODA É A INSISTÊNCIA DESSE BISPO EM SER IGUAL AO OUTRO QUE SAIU APOSENTADO ÁS CUSTAS DE UMA VIDA RICA MORANDO EM MANSÃO E CHEIO DE MORDOMIAS,
    E AGORA SE METE EM POLITICA AO INVÉS DE PACIFICAR AS PESSOAS, FICA COLOCANDO CRISTO NO MEIO DESSA LAMA DE POLÍTICOS SUJOS, UM VERDADEIRO ABSURDO, TENHO VERGONHA DE SABER QUE MINHA RELIGIÃO TEM UM LIDER TÃO FRACO E PARTIDARIO, APOIANDO ABORTO, CRIMES POLITICOS, ROUBALHEIRA, OMISSÕES, ATEUS ETC…….MUDE DE IDÉIA DOM REGINALDO, SE PREPARE PARA DEUS, E ESQUEÇA OS HOMENS, SEJA UM PASTOR DE VERDADE, OU SE MUDE PARA A VENEZUELA, POIS NÃO VAMOS ENTREGAR O BRASIL PAR O SEU PT FACILMENTE OK.

  • Dizimista

    Devemos parar de pagar o dizimo.
    Quero ver esse cidadão baixar sua bola, calçar as sandálias da humildade ou vazar daqui.

  • Tom Cruzes

    Prega a igualdade, a doação, o socialismo, a divisão dos bens mas!!!!!
    Mora numa luxuosa mansão, anda de carro do ano, veste lacoste, adora salmão e bons vinhos.
    Esse é o padrão PT de ser.

  • qua qua...

    não é da índole cristã sr. bispo apoia candidato que prega pela opção de genero nas escolas….inclusive colocando em livros….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *