EM PERNAMBUCO, LULA É O PREFERIDO PARA PRESIDÊNCIA COM 65%. COM 0% DA PREFERÊNCIA, TEMER É REPROVADO POR 91%

A notícia é do Jornal do Commercio, de Recife:

uninassau2Presidente da República de 2003 a 2010, Lula(PT) terá direito a um terceiro mandato no que depender dos pernambucanos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Uninassau, ele aparece na liderança da corrida presidencial em Pernambuco e, caso as eleições fossem hoje, ele estaria eleito com 65% dos votos, em pesquisa estimulada.

Logo em seguida, aparecem os indecisos com 27%. Na sequência, Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva(Rede) aparecem  empatados com 6%. Também aparecem empatados na preferência dos pernambucanos o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), com minguados 1% cada um. Michel Temer não pontuou.

O estudo, realizado entre os dias 23 e 24 de março junto a 2.014 eleitores de todo o Estado, possui margem de erro de 2,2% e o índice de confiança é de 95%. Lula também lidera na pesquisa espontânea, com 58,8%, sendo seguido por Jair Bolsonaro (5,1%), Marina Silva (3,3%) e pela presidente deposta Dilma Rousseff (1,5%). Outros 3,2% citaram outros candidatos e 1,1% não escolheu nenhum candidato.

O ex-presidente tem a preferência de 90% do eleitorado no Sertão do São Francisco. O favoritismo segue em outras áreas do Sertão (72%), Agreste (71%), Zona da Mata (65%), Região Metropolitana (58%) e Recife (53%).

Para o professor da UFPE, Adriano Oliveira, um dos coordenadores da pesquisa, o eleitorado de Lula tende a aumentar. “A tendência é de que a classe média volte para Lula. A Reforma da Previdência e a terceirização são temas que fazem o funcionalismo público reagir”

A pesquisa – que ouviu 2.014 eleitores em todas as regiões de Pernambuco –  também aponta que a gestão de Michel Temer é reprovada por 91% dos pernambucanos, sendo aprovada por apenas 5% da população. Ele também é apontado como o pior presidente do Brasil.

O levantamento da Uninassau mostra, ainda, que Bolsonaro é um candidato urbano. Ele obteve 12% entre o eleitorado de Recife e apenas 1% nas demais regiões de Pernambuco.

20 comentários

  • Silvio Santos

    Quero ver a pesquisa de SP, RJ… kkkk

  • Silvio Santos

    Coloca a enquete aqui nesse blog…
    “Você votaria no lula em 2018?”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bolsomito

    Bolsonaro 2018

  • Abraham Lincoln

    Pernambuco???? Nordeste, reduto (por cabresto) da esquerda???? Aquele estado com menos habitantes que a capital Paulista????? Brasil 247???? Vixi……complicado eim…

  • Lula e a obssessão da prisão

    Lula é reu em 5 denuncias e alvo em 4 inqueritos sendo que as acusações são de crimes por lavagem de dinheiro (211 vezes), corrupção passiva (17 x), trafico de influencia (4x) organização criminosa e obstrução da justiça.
    Por isso a Veja (que o Cardozinho está sendo?) publicou que Lula já tem uma estratégia para reagir a prisão. alem disso fez uma brigada juridica com 190 juizes, e juristas.
    Assim que a PF chegar, Lula liga para seu advogado que aciona (por whatsapp) os militantes para irem até a prisão.
    Lula acorda todos os dias achando que a policia federal chegou portanto vai a academia antes da policia federal deveria chegar, às 6 hrs.. Acho que Lula está com insonia.
    No dia 3 de maio, Lula vai depor com Moro e 70 entidades petistas querem ir a Curitiba para manifestarem a favor de Lula.
    Por isso, os pernambucanos fazem pesquisas para ver se o lado politico anula o lado criminal
    Isso mostra um desespero que as pesquisas não conseguem eliminar!

  • SILVIO SANTOS–a ultima pesquisa CNT-MDA diz o seguinte:—Lula desponta como o nome mais forte para as eleições presidenciais de 2018, segundo a pesquisa CNT/MDA divulgada na quarta-feira 15. O ex-presidente lidera as intenções de voto no primeiro turno tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Nos seis cenários imaginados pela pesquisa para o segundo turno, o petista aparece em três e lidera todas.
    A extrema-direita também está bem cotada: o candidato mais lembrado espontaneamente depois de Lula é o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
    Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios nas 25 unidades federativas, das cinco regiões, entre os dias 8 e 11 de Março.
    Conhecido por declarações com forte conteúdo de extrema-direita e de desrespeito aos direitos humanos, Bolsonaro arregimentou 6,5% das intenções de voto, colocando-se atrás de Lula (16,6%), mas a frente de políticos tradicionais e que já disputaram outros pleitos, como Aécio Neves (2,2%) e Marina Silva (1,8).
    A um ano e meio do pleito, os indecisos são o maior contingente: 57,1%. Michel Temer foi citado como candidato favorito por 1,1% dos entrevistados, seguido de Dilma Rousseff (0,9%), Geraldo Alckmin (0,7%) e Ciro Gomes (0,4%). Brancos e nulos somam 10,7%.
    No cenário em que a intenção de voto foi estimulada, isto é, foram fornecidos os nomes dos candidatos ao primeiro turno, Lula fica em primeiro lugar com 30,5%. Mas Bolsonaro aparece na sequência com 11,3%, tecnicamente empatado com Marina (11,8%) e próximo de Aécio (10,1%). Candidato do PDT, Ciro Gomes corre por fora, com 5%. Brancos e nulos somam 16,3% e os indecisos são 11,3%.
    Em outro cenário, o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB-SP) aparece como o candidato do PSDB no lugar de Aécio Neves. Neste quadro, Lula tem 31,8% das intenções de voto, seguido de Marina Silva (12,1%), Jair Bolsonaro (11,7%), Geraldo Alckmin (9,1%) e Ciro Gomes (5,3%). Os entrevistados que declararam voto nulo/branco são 17,1% e os indecisos, 11,9%.
    No terceiro cenário, sem Alckimin e Ciro no primeiro turno em 2018, Lula é apontado como favorito por 32,8%, seguido de Marina (13,9%). O senador tucano Aécio Neves e Jair Bolsonaro conseguem resultados bastante próximos, com 12,1% e 12%, respectivamente.
    Eu votaria no Lula em 2018
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • SILVIO SANTOS DA DIREITA—veja os números da ultima pesquisa DATA/FOLHA—-Lula tem 25%, Marina 15% e Aécio 11%, aponta pesquisa Datafolha para 2018
    Pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de março
    Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada recentemente pelo jornal “Folha de S.Paulo”, apontou que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018. Veja o resultado:
    Lula (PT): 25%
    Marina Silva (Rede): 15%
    Aécio Neves (PSDB): 11%
    Jair Bolsonaro (PSC): 9%
    Ciro Gomes (PDT): 5%
    Michel Temer (PMDB): 4%
    Luciana Genro (Psol): 2%
    Ronaldo Caiado (DEM): 2%
    Eduardo Jorge (PV): 1%
    Branco/nulo: 20%
    Não sabe: 6%
    A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e índice de confiança de 95%. O Datafolha ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de março.
    Lula também lidera em outros três cenários de primeiro turno simulados pela pesquisa. Em um desses cenários a pesquisa acrescentou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele fica com 8%. Marina tem 17% e Lula tem 26%.
    No cenário com o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), o tucano aparece com 9%. Marina com 16% e Lula com 25%.
    Falo o da Direita Golpista.

  • ELE

    PERNAMBUCO—-ideais libertários, como a Guerra dos Mascates, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira. Conhecido por sua ativa e rica cultura popular, o estado é berço de várias manifestações tradicionais, como o frevo e o maracatu, bem como detentor de um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, sobretudo no que se refere ao período colonial. Na década de 1990, surgiu em Pernambuco o manguebeat, cujo maior expoente foi Chico Science.
    O estado deu origem a personalidades de renome internacional: físicos e matemáticos como Mário Schenberg, José Leite Lopes, Leopoldo Nachbin, Paulo Ribenboim e Aron Simis; escritores como Paulo Freire, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Osman Lins e Nelson Rodrigues; polímatas como Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Josué de Castro, Joaquim Cardoso e Cristovam Buarque; industriais como José Ermírio de Moraes, Norberto Odebrecht, Antônio de Queiroz Galvão, Edson Mororó Moura e João Santos; líderes e personagens históricos como Frei Caneca, Araújo Lima, Luiz Inácio Lula da Silva, Correia Picanço e Cardeal Arcoverde; músicos como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Naná Vasconcelos; profissionais da televisão como Chacrinha, Marco Nanini, Arlete Salles, Guel Arraes e Aguinaldo Silva; artistas plásticos e designers como Romero Britto, Francisco Brennand, Tunga, Aloísio Magalhães e Andree Guittcis; esportistas como Rivaldo, Vavá, Jaqueline Carvalho, Dani Lins e Karol Meyer; dentre diversos outros nomes.
    Pernambuco é o sétimo estado mais populoso do Brasil, e possui o décimo maior PIB do país. Já sua capital, Recife, é sede da concentração urbana mais rica e populosa do Norte-Nordeste. No interior do estado, as cidades mais importantes são Caruaru e Petrolina. Pernambuco possui a alcunha de “Leão do Norte”, expressão que se origina na figura de armas do antigo capitão-donatário da Capitania de Pernambuco Duarte Coelho, em alusão à coragem e ao espírito combativo do povo pernambucano. O termo é atualmente simbolizado tanto no brasão do estado quanto na bandeira da cidade do Recife, e também foi inspiração para a canção de mesmo nome do compositor pernambucano Lenine.
    Minas Gerais e São Paulo ( sul e sudeste ) voto de cabresto dos donos das fazendas de café e do gado leiteiro—da direita neo liberal fascista brasileira—-o sétimo estado em extensão do Brasil, enquanto a cidade de São Paulo tem o governo mais corrupto do Brasil:-Banestado, Banco Marka, Corrupção da Merenda escolar, Voto através do dinheiro, Corrupção do Metrô, Corrupção do Trensalão, governo engavetador isso só poderia acontecer em parte do sul e sudeste brasileiro onde prevalece os ignorantes, imbecis, desqualificados fascistas do no país,,,,, Vi,,x,i,,,,,,, como o aluno de escola, pública do D.A. é preconceituoso.
    Ultima pesquisa do DATA FOLHA, QUE COPIEI DO PSEUDO ACIMA:–
    Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada recentemente pelo jornal “Folha de S.Paulo”, apontou que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018. Veja o resultado:
    Lula (PT): 25%
    Marina Silva (Rede): 15%
    Aécio Neves (PSDB): 11%
    Jair Bolsonaro (PSC): 9%
    Ciro Gomes (PDT): 5%
    Michel Temer (PMDB): 4%
    Luciana Genro (Psol): 2%
    Ronaldo Caiado (DEM): 2%
    Eduardo Jorge (PV): 1%
    Branco/nulo: 20%
    Não sabe: 6%
    Aprendas que tu és nada, do nada.
    Leia a Veja vossa Revista desta semana, continuas ou não saindo para bater panela.
    Aprenda uma coisa já que outras não conseguiu: querer não é poder.

    • Abraham Lincoln

      Preconceituoso? “Professor”, você leu meu comentário?
      Bem, embora eu já houvesse prometido a mim mesmo não mais responder seus comentários desrespeitosos acerca de política, me sinto obrigado a respondê-lo neste caso, pois sua interpretação (ou falta dela) sobre meu comentário pode atribuir a mim palavras não ditas.
      De início, é bom frisar, nós nos conhecemos bem, inclusive acho lamentável que você, por trás do teclado, seja tão grosseiro. Na sala de aula você era alguém diferente, bacana, e que, por incrível que pareça, não contaminava suas aulas com sua ideologia de esquerda; nesse ponto, você foi correto, não doutrinou ideologicamente seus alunos. (Não que eu seria persuadido, acho que nasci na direita)
      Contudo, sua conduta aqui no blog é bem mais hostil e carregada. Você não discute os pontos de vista, não ataca argumentos, você ataca pessoas. É a personificação da esquerda: Forja um debate apenas para legitimar um inevitável ataque àquele que se propõe a discutir política no mesmo espaço que você. Exatamente como Carlos Marighella que, a pretexto de defender a democracia, armou seus seguidores e cometeu os mais diversos crimes. Como Ernersto Che Guevara, outro criminoso, que tantos jovens tatuam no corpo sem nem ao menos saber quem foi, apenas porque acham “cool”.
      Voltando ao meu comentário, dado ao seu déficit interpretativo, vou lhe ajudar. Não há, em meu comentário, uma palavra sequer de conteúdo subjetivo. Todas as expressões retratam dados objetivos e, portanto, absolutamente desprovidos de qualquer preconceito.
      Eu disse que Pernambuco, (que, pasmem, fica mesmo no nordeste) é reduto da esquerda; que aquele estado tem menos habitantes que São Paulo e que o canal Brasil 247 é parcial, de esquerda. Há alguma informação que não seja corroborada por números?????????????????? Não, não há. Onde está o comentário preconceituoso?
      Eu apenas quis dizer que esta pesquisa é inútil. É como provar que em alto mar há menos poeira que no sertão; de fato, há mesmo.
      Para terminar, eu sei que não sou nada, nunca pensei diferente e rogo a Deus que Ele me mantenha consciente dessa minha insignificância. E você, tem essa consciência?

  • Evandro

    1 de abril já foi, pensei que esse blog tinha mudado.

  • Lula : a salvação do PT

    Certamente o ex presidente está muito preocupado pois é reu em 5 denuncias e alvo em 4 inqueritos pois pode ser preso a qualquer hora com varias condenações, em efeito dominó, de seus processos.
    Sabe que seu partido está partido depois das eleições municipais e pode afundar depois das proximas eleições ainda mais se o STF cobrar as propinas recebidas pelo partido (o PP já foi cobrado quase R$ 3 bi).
    Então, a sua reeleição a presidente será a “salvação” do PT tanto na politica e tanto na criminal (tem muitos companheiros presos) por isso o partido faz pesquisas para reanima-lo.
    O desespero de Lula leva o partido a fazer (vai fazer mais) pressão a Moro que só tem 2 processos porem politica e crimes não se misturam.
    Outra alternativa, é tirar Temer (tem 1 processo com Dilma) para convocar novas eleições por isso fala mal de seu vice, eleito pelos petistas. Gospe no prato que comeu.
    Será que tira?

  • Luiz Vian

    Acho que não é hora de ficar batendo boca, pois não vai resolver nada, há uma necessidade urgente de se ver quem realmente meteu a mão no dinheiro do povo (que não é pouco) e punir exemplarmente pois até agora só prende, se faz delação, prisão domiciliar, etc, isso não interessa, tem que prender e devolver nosso dinheiro, não tem ninguém bonzinho aí não são, na maioria, farinha do mesmo saco, e qualquer recuo agora será um desastre para o Brasil, por a sociedade tem que estar unida atenta a tudo, é a minha opinião. Desculpem-me quem não concorda.

  • VACA GALO PORCO

    coxinhada pira com o mito.o cara

  • ELE

    ABRAHAM LINCOLN–Li seu comentário e por sinal igualzinho a todos ,um comentário preconceituoso, inutil de neo-liberalismo de direita, sempre com a falta de educação e querendo se mostrar ser o melhor que os outros. Se prometeu a si mesmo que não iria responder minhas palavras, por que o fez. Meu caro quem és tu para querer me ensinar a interpretar texto. O que você sabe bem fazer é tentar colocar palavras nos textos dos outros, achando que és o mais importante, mas não o é. Em minhas salas de aulas existia centenas de alunos ou alunas melhores que você em todos os sentidos, principalmente na educação e o respeito.
    Atras do teclado sou grosseiro, com quem merece este tratamento e você é um dos principais dele, e estou lhe falando poque lhe conheço muito bem infelizmente. Nas minhas aulas jamais interferi em querer dominar meus ex-alunos em suas ideologias, pois esta eu ali para transmitir cultura e ensinamentos e não fazer lavagem celebral em ninguém, o único que se contaminava sozinho com o seu ( neo-liberalismo fascista de direita ), e queria levar os colegas junto era sua pessoa, mas graças a Deus quase nenhum, ou nenhum seguiu seu caminho., apesar de minha pessoa aceitar sempre as ideias politicas e ideológicas dos meus alunos, tanto é verdade que até hoje sou bem quisto pela maioria deles, que hoje são: médicos, veterinário, enfermeiros, advogados, farmacêuticos, promotores etc…e até agora nos damos muito bem cada um com suas ideias politicas, econômicas, sociais etc.. Por isso numa coisa estas certo nunca tentei e nem tentarei como você tenta fazer doutrinar que quer que me cerca com minhas ideologias. Sou diferente de sua pessoa, que quer praticar a lavagem celebral em quem lê seus textos da direita fascista, principalmente querendo nos colocar em nossos ouvidos e bocas as besteiras que escreve..
    Sou hostil sem no blog, mas só com pessoas como você, onde falta educação, raciocínio,preconceituoso,, não ataco argumentos atacado burrice ou pessoas e normalmente você. Não sou seu mal educado um hostil, sem educação personificado da esquerda, sou sim da esquerda moderada, lutando sempre com os ideais da Rev. Francesa, que era e é: Igualda, liberdade e Fraternidade, sempre querendo ver meu irmão ao meu lado ou acima de mim, em todos os níveis sociais, principalmente na saúde, educação e na alimentação..
    Eu meu caro não forjo debate para legitimar nada. Viste o Absurdo da MENTIRA, QUE QUERES JOGAR PARA CIMA DE MINHAS IDEIAS E IDEOLOGIAS É MAIS PARA UM PSICOPATA, TENTAR DIZER QUE COMPACTUO COM Carlos Marighella ( de quem Aloysio Nunes foi Motorista particular ), , com Che Guevara , com Fidel Castro, com seus regimes totalitários, isso sim me deixa abismado como um ser que se acha humano pode pensar de minha pessoa, por isso meu tratamento com você é desrespeitoso ou como tratar de um Psicopata. Infelizmente foste meu aluno, mas filhinho meu minha Democracia é outra como já lhe informe.
    Déficit interpretativo tens tu que és um débil mental, querendo me transformar num socialista, totalitário e comunista, imagina a cobra que nos professores criamos sem saber., realmente não és nada de nada e tua consciência é do tamanho de um grão de areia.
    Por favor seu preconceituoso me responda o que seria Brasilia sem os nordestinos, o que seria São Paulo sem os Nordestinos, o que seria Minas Gerais sem os Nordestinos, o que seria a plantação de café em São Paulo no inicio da colonização sem os escravos, o que seria o gado leiteiro em Minas Gerais sem os escravos, nesta época sim existia o voto de cabresto tão natural hoje em dia no sul e sudeste., o que seria nossa cultura brasileira sem a cultura nordestina e dos africanos.tu sim é um fascista preconceituoso da direita brasileira, que vai merecer ser terceirizado, vai merecer se aposentar com 65 anos, que vai merecer pagar novamente a CPMF.
    Por favor nada me esqueça.

  • ELE

    A REPORTAGEM DA REVISTA EXAME É EXTENSA MAIS VALE APENA DAR UMA LIDA.**POR MICHEL LOUREIRO–JORNALISTA-2015–NÃO É SÓ DE VOTO QUE O NORDESTE É GRANDE.

    O Nordeste cresce mais que o Brasil e ganha poder econômico
    A região já tem um poder de compra estimado em quase 450 bilhões de reais. Mas, com uma classe média que
    Supermercado em Recife: nordestinos gastam em média 49 reais por compra nas lojas do Walmart (Leo Caldas/EXAME.com)
    São Paulo – No momento em que a economia do Brasil caminha de lado e cheia de incertezas, com previsão de crescimento de pouco mais de 2% neste ano, o Nordeste ganha corpo na mira das empresas. O produto interno bruto da região no ano passado teve expansão de 3% — é pouco, mas foi mais que o triplo da média do país.
    Ali, onde vive mais de um quarto da população brasileira, a classe média foi engrossada em 20 pontos percentuais na última década, alcançando 42% dos habitantes. A classe A também ganhou agregados e saltou de 5% para 9% desde 2002. Com o objetivo de discutir o potencial da região, foi realizado no dia 13 de agosto, em Recife, o primeiro EXAME Fórum Nordeste.
    O evento reuniu políticos locais e executivos de empresas com atuação na região. Estiveram presentes os governadores Eduardo Campos, de Pernambuco, Jaques Wagner, da Bahia, Ricardo Coutinho, da Paraíba, e Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte. O governador paraibano ressaltou que há um espírito de colaboração entre os estados nordestinos.
    “Temos um interesse comum e, se juntarmos esforços, poderemos ampliar essa fronteira de desenvolvimento do país”, disse Coutinho. Pelo setor privado, participaram dos painéis de discussão presidentes de companhias como Boticário, Walmart, Whirlpool, Alesat, Eletro Shopping e Três Corações.
    Para as empresas ficou uma certeza: quem quer crescer no país precisa estar no Nordeste. “A região responde por mais de 30% do consumo de cosméticos no Brasil e tem grande potencial de expansão”, disse Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário. “Muitos dos produtos que lançamos pensando no consumidor nordestino viram sucessos nacionais.”
    O poder de consumo nessa parte do Brasil tem muito espaço para evoluir. “Em cinco anos a classe média nordestina deverá superar os 50% da população”, diz Renato Meirelles, presidente da empresa de pesquisa Data Popular, que apresentou um estudo inédito no evento.
    Os números são animadores: o poder de compra dos nordestinos já chega quase a 450 bilhões de reais, valor que corresponde à economia de países como Peru e República Checa. Apesar dos desafios estruturais, como logística precária e escassez de mão de obra qualificada, e dos problemas sociais, o otimismo predomina na região.
    “As maiores oportunidades de negócio nos próximos anos estão em cidades médias, com até 500 000 habitantes”, disse Claudio Porto, presidente da consultoria de gestão Macroplan, que fez a palestra de abertura do fórum. “Atualmente, elas são a parte mais dinâmica do Nordeste.”
    O varejista Walmart identificou esse potencial há nove anos, quando comprou a rede Bompreço — empresa nordestina que pertencia ao grupo holandês Royal Ahold — por 300 milhões de dólares. Quase metade das 557 lojas do Walmart no país está na região. “Entramos no lugar certo, na hora certa”, disse José Rafael Vasquez, vice-presidente comercial do Walmart.
    Os resultados obtidos justificam o foco da rede no Nordeste. Cerca de 28% da renda dos nordestinos é destinada à alimentação, enquanto a média nacional é de 24%. O Walmart tira bom proveito disso: enquanto o tíquete médio das compras em supermercados no país todo é de 19 reais, os nordestinos gastam em média 49 reais nas lojas do Walmart. “O Nordeste é outro Brasil”, afirmou Vasquez.
    O ritmo de crescimento do Nordeste é maior porque a região ficou estagnada por muito tempo — partiu de um ponto mais baixo na escala do desenvolvimento. “De uma década para cá, sentimos os efeitos de uma série de políticas públicas que aumentaram o emprego e a renda”, disse o governador Eduardo Campos.
    “Mas ainda temos só 13% do PIB do Brasil, com 28% da população. Para igualar as coisas, precisamos crescer 3 pontos acima da média do país durante ao menos 16 anos.”
    A superação do atraso gera muitas oportunidades. Foi o que notou o Banco Gerador, fundado há quatro anos em Pernambuco. Como apenas metade dos nordestinos é servida por bancos, a instituição trabalha justamente para atender quem não tem conta-corrente.
    Recebe 1,5 milhão de pagamentos de títulos por mês nas 110 lojas Banorte, espécie de rede que oferece a pessoas físicas serviços como microcrédito, empréstimos e seguros. “Não temos a pretensão de competir com os grandes bancos”, afirma Paulo Dalla Nora, presidente do Banco Gerador.
    Além de atuar com pessoas físicas no Banorte, o Gerador atende pequenas e médias empresas com negócios de até 50 milhões de reais. “Queremos o cliente que os grandes bancos não querem”, diz Dalla Nora.
    A pesquisa do Data Popular aponta que o potencial de vendas no Nordeste, durante os próximos 12 meses, soma 1,2 milhão de imóveis, 1,6 milhão de carros e 1 milhão de motos. O levantamento ainda indicou que os nordestinos estão cada vez mais sofisticados. A região concentra a maior intenção de compra do país em itens como notebooks, smartphones e tablets.
    Não é à toa que empresas como Samsung e LG têm voltado a atenção para a região. Mas produtos tradicionais, como máquinas de lavar e refrigeradores, ainda são objeto de desejo de muitos lares nordestinos. O mercado regional responde por 22% das vendas de linha branca do país.
    Isso porque, enquanto 53% dos brasileiros têm uma máquina de lavar, apenas 27% dos nordestinos dispõem do produto. Os micro-ondas estão presentes em apenas um terço das casas. “Há muito espaço para crescer, porque muitas vezes trata-se do primeiro eletrodoméstico da família”, disse João Carlos Brega, presidente da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool.
    Além da demanda reprimida, Brega acredita que o mercado se manterá aquecido na região porque recentemente o governo federal anunciou 2 bilhões de reais para uma nova linha de financiamento à compra de móveis e eletrodomésticos, destinada aos participantes do programa Minha Casa, Minha Vida.
    A hora é agora
    As iniciativas governamentais têm grande participação no aumento de renda da região — a mais beneficiada do país. Em 2013, o Bolsa Família deve repassar 25 bilhões de reais para mais de 13,8 milhões de famílias, metade delas no Nordeste. Na região, quatro em cada dez famílias recebem o benefício social, com valor médio de 152 reais por mês.
    Com o aumento da renda por meio dos programas sociais, a região viu sua indústria crescer nos últimos anos. Empresas como Fiat, GE, Bauducco e Kimberly-Clark se instalaram ou anunciaram fábricas locais. Para essas companhias, a melhor hora para estar no Nordeste é agora.
    Esse também é o caso do Boticário, segundo maior fabricante de cosméticos do país, que vai inaugurar sua primeira fábrica no Nordeste em 2014. Segundo Artur Grynbaum, do Boticário, a unidade em Camaçari, na Grande Salvador, vai dobrar a capacidade produtiva no país. Foram investidos 535 milhões de reais na fábrica e em um centro de distribuição.
    “As vendas na região crescem acima da média brasileira, na ordem de 15% ao ano, e decidimos nos aproximar mais desse mercado”, diz Grynbaum. Cerca de 30% das 1 081 lojas do grupo estão nas regiões Norte e Nordeste e a nova fábrica vai atender esse mercado.
    Enquanto o Nordeste recebe fábricas de empresas que antes só vendiam por lá, companhias fundadas na região têm saído a campo pelo país. A Alesat Combustíveis ergueu seu negócio atendendo pequenas cidades nordestinas. “São municípios com uma frota crescente”, disse Marcelo Alecrim, presidente da Alesat.
    “Pessoas que andavam de jegue compraram sua primeira motocicleta e precisam abastecer.” Após ter se tornado a segunda maior distribuidora da região, a Alesat ampliou a cobertura e atualmente o Nordeste representa 25% do faturamento anual de 8,9 bilhões de reais.
    No mesmo caminho, o Grupo Três Corações, fundado no Rio Grande do Norte como Santa Clara, há 54 anos, passou de pequena produtora de café a líder de mercado no Nordeste e, recentemente, o primeiro colocado no país todo, com 2,2 bilhões de reais de faturamento.
    “Com o que aprendemos de logística na nossa região, ganhamos uma vantagem competitiva para atuar em qualquer lugar”, disse Pedro Lima, presidente da Três Corações. A expansão das empresas nordestinas comprova que não é só o Brasil que está de olho no Nordeste. O Nordeste também está de olho no Brasil.

  • A operação Lava-Jato levou de roldão partidos e políticos.O único nome que sobressai desse lamaçal é o do Lula,o seu nome paira acima de qualquer agremiação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *