EX-DIRETOR DA PETROBRAS RELATA QUE PARLAMENTARES TERIAM RECEBIDO PROPINA

A notícia é do portal iG:

paulo roberto costaO ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa deu nomes de dezenas de parlamentares e um governador que teriam recebido pagamentos de comissão sobre contratos da estatal, segundo notícias publicadas por dois jornais nesta sexta-feira (05).

O novo escândalo surge a um mês do primeiro turno das eleições, que tem na corrida pelo Palácio do Planalto a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata do PSB, Marina Silva, como líderes, com Aécio Neves (PSDB) em terceiro lugar.

De acordo com o site do jornal O Estado de S. Paulo, pelo menos 32 parlamentares teriam sido citados por Costa, incluindo senadores e deputados. Já o site da Folha de S. Paulo fala em 49 deputados e 12 senadores. Apuração da Folha indica que os parlamentares seriam de PT, PMDB e PP.

Os dois relatos dizem que o ex-diretor mencionou um governador.

Segundo as reportagens, os políticos receberiam 3% do valor dos contratos da Petrobras no período em que Costa era diretor da petroleira.

O site do Estadão diz que Costa está depondo em regime de delação premiada desde a sexta-feira da semana passada, com o objetivo de conseguir perdão judicial. Ele é alvo da operação Lava Jato da Polícia Federal, que chegou a prendê-lo.

Segundo a Folha, essa operação tinha como prioridade descobrir o esquema de desvio na Petrobras.

Ainda segundo o site do Estado de S.Paulo, Costa teria relatado a formação de um cartel de empreiteiras na Petrobras, e que partidos políticos seriam beneficiários de recursos desviados por meio de comissões.

A reportagem do site da Folha diz ainda que o depoimento do ex-diretor chegou no começo desta semana ao Supremo Tribunal Federal para que o ministro Teori Zavascki homologue o acordo da delação premiada.

A obra da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, no valor de 18,5 bilhões de dólares, era uma das que estavam a cargo da diretoria comandada por Costa.

Procurada pela Reuters, a Petrobras não respondeu imediatamente pedidos de comentários sobre o assunto.

11 comentários

  • Augusto

    Tem gente que vota no PT ainda.kkkkkkkkkkkkk

  • morador de vitoria brasil

    Tem gente que vota no PSDB ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Morador de Vitória Brasil, no governo do PSDB, não tínhamos tantas notícias do governo nas páginas policiais…com relação ao PT, parece que se tornou uma constante!
      O governo do PT pegou a política econômica ajustada, enquanto que agora, estamos com a inflação novamente batendo às nossas portas…
      Se fizermos um balanço de como os dois partidos entregaram o governo, parece que a balança vai pender para um lado muito distinto.
      A população aprendeu e essa praga do PT nunca mais!

  • VERGONHOSO

    Partidos são todos iguais: nestes casos só trocam o reio, os batedores são sempre os mesmos, estamos todos ferrados.

  • Homossexualismo politico

    Isso nao vai virar nada pois todos sao deputados do partidos do governo ; PT, PMDB, PP e outros.
    Como eles sao amigos do REI, basta um telefonema do Lula ou Dilma que se arquiva tudo e solta esse delator.
    O problema e’ que vai repercutir negativamente na campanha da Dilma e o brasileiro ja’ esta’ acostumado com esses casos de corrupçao do governo.
    Vai desgastar um pouco mas logo vao dizer que o delator e’ do PSDB.
    Entao essa briga de marido e mulher (PT/PSDB) continua se bem que, agora, a briga e’ de 2 mulheres

    • A denúncia, segundo a revista Veja, envolve políticos da base aliada de Dilma, além do falecido Eduardo Campos. Como se vê, o objetivo é atingir as duas candidaturas que estão à frente nas pesquisas. Será que conseguirão ressuscitar a candidatura Aécio? Sei não… Coisas da revista Veja.

  • Companheiros, eu nao sabia de nada

    A Dilma vai dizer que nao sabia de nada (eu ja ouvi essa frase) e que vai limpar os corruptos de seu proximo governo pois ela repugna esses casos de corrupçao.
    Os governistas vao tentar enfiar algum politico do PSB nesta de lista de politicos corruptos citados.
    Vao dizer : nós somos corruptos mas eles (a Marina) tambem sao.
    E’ assim que se trata de casos de corrupçao, no Brasil

    • O Painel da Folha dá bem uma ideia de quem ficou contente com o envolvimento de Eduardo Campos (Marina) no escândalo. É interessante ressaltar que a revista Veja citou os nomes dos santos, mas não contou os milagres. Ou seja, ainda não se sabe qual foi a participação de cada um no caso. Veja o Painel:

      Tensão no Planalto Dirigentes do PT admitiam ontem à noite que as novas revelações sobre desvios na Petrobras jogarão Dilma Rousseff na defensiva pelos próximos dias. Mesmo sem conhecer o teor completo da delação de Paulo Roberto Costa, o comitê petista estava certo de que o envolvimento de mais políticos no escândalo causará danos à campanha. A torcida dos aliados da presidente é para que o impacto da denúncia se dilua entre os parlamentares citados pelo ex-diretor da estatal.

      E agora? Dilma tentará, segundo auxiliares, retomar o discurso de combate à corrupção. A depender do estrago, pode evocar a “faxina ética” do início do governo, quando afastou seis ministros.

      Pânico Muitos deputados reagiram com desespero quando as notícias sobre a delação começaram a circular. À noite, os mais afoitos ligavam para integrantes do governo na tentativa de confirmar se haviam sido citados nos depoimentos.

      Esperança O comitê de Aécio Neves (PSDB) se animou com a possibilidade de os danos se estenderem à candidatura de Marina Silva. A razão era o rumor sobre o eventual envolvimento de políticos do PSB no escândalo.

      Zoológico O vice Aloysio Nunes (PSDB) estava ansioso para conhecer os nomes guardados na cartola do ex-diretor da Petrobras. “Espero que saia tudo: coelho, barata, rato, jacaré…”

  • Marcio

    Dilma nunca aceitou Paulo na Petrobras e com isso sera blindada. Marina q defende a ética vai desmoronar. Aliás isso me cheira a coisa do PSDB pra salvar seu candidato da derrota humilhante

  • mensalao 2

    Acho que a denuncia do ex diretor da Petrobras citando dentre outros, o ex candidato Eduardo Campos nao deve causar danos a Marina por que ele ja’ morreu.
    A Dilma deveria desligar os seus ministros envolvidos com o caso mas nao acredito que isso aconteça.
    O Aecio vai aproveitar para criticar a sua candidatura, na tv.
    Vamos esperar as proximas pesquisas para ver o que acontecera’

  • Com esse estouro de novo escândalo, poderemos ver a população indo às ruas para novas manifestações!
    Com certeza, os resultados das pesquisas eleitorais, deverão ser os mais surpreendentes possíveis, para os próximos resultados antes da eleição. Aguardem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *