“EXUBERANTE”, DIZ O NEW YORK TIMES SOBRE VOLTA DE LULA AO PALCO GLOBAL

Não foi só o New York Times que cobriu Lula de elogios. A agência americana de notícias Bloomberg afirmou que Lula foi recebido na COP27 como um herói global. Deu no Brasil 247:

“As expectativas são altas enquanto um Lula exuberante fala na Cúpula Climática”, afirmou o jornal The New York Times, um dos mais importantes do mundo, sobre a participação do presidente eleito brasileiro na COP 27. “Muito depois que outros líderes mundiais haviam partido das negociações climáticas das Nações Unidas no Egito, o presidente eleito do Brasil chegou – e eletrificou a reunião”, destaca o artigo.

“O entusiasmo aqui era palpável para Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido simplesmente como Lula para a maioria. Ele derrotou recentemente Jair Bolsonaro, um homem que os ambientalistas brasileiros descrevem como um ‘pesadelo’ por presidir durante quatro anos de desmatamento desenfreado e aplicação frouxa das leis na vasta e frágil floresta tropical amazônica do país”, continua.

A reportagem destacou a popularidade de Lula. E reforçou:

“Foi a primeira viagem do Sr. Lula para fora do Brasil desde que ganhou as eleições presidenciais no final de outubro, e ele se baseou no otimismo que muitas pessoas aqui sentem agora que um defensor de um ecossistema que é crucial para o clima global está de volta ao poder”.

“A história do Sr. Lula de combater o desmatamento é o que dá a muitos de seus apoiadores na cúpula grandes expectativas para seu próximo mandato como presidente”, destaca o artigo, lembrando que:

“Quando ele se tornou presidente pela primeira vez em 2003, o desmatamento da Amazônia estava em um de seus maiores índices de sempre. Ao final de seu segundo mandato, em 2010, a taxa de desmatamento havia diminuído em 67%”.

“Mas sob o Sr. Bolsonaro, essa tendência se inverteu e a Amazônia perdeu mais de 13.000 milhas quadradas de cobertura de árvores de 2019 a 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no Brasil”, continuou.

“O Brasil havia sido definido para sediar a cúpula climática anual da ONU em 2019, mas o Sr. Bolsonaro se recusou a levá-la adiante. Na quarta-feira, o Sr. Lula propôs a realização da cúpula de 2025 em uma das cidades amazônicas do Brasil”, lembrou. 

1 comentário

  • COP 27 : O Brasil está de volta.

    A Imprensa internacional elogiou Lula na COP27 e o contrasta com Bolsonaro.
    Se bolsonaro não quis dinheiro dos países mais ricos para tomar conta da Amazônia.
    Lula cobra mais dinheiro dos países ricos para evitar a devastação da Amazônia.
    Lula quer fazer alianças com os países ricos. Bolsonaro queria “distancia” pois brigou com eles.
    Se bolsonaro liberou o desmatamento para os fazendeiros do agronegócio plantarem.
    Lula disse que não é preciso desmarcar 1 metro quadrado de floresta para continuarmos a ser um dos maiores países produtores de alimentos do mundo. Porem lula disse que o agronegócio será “um aliado estratégico” para os próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *