FUTURA CÂMARA COGITA ALTERAR EMENDA DE ATUAIS VEREADORES QUE AUMENTOU MANDATO DE PRESIDENTE PARA DOIS ANOS

dezembro-reuniao-ed

Candidato a vereador mais votado nas eleições de outubro, Vagner Selis(PRB), o Pintinho, deverá ser o mais votado também na eleição para a presidência da Câmara, prevista para o próximo domingo. O favoritismo de Pintinho foi confirmado em reunião (foto) realizada na sexta-feira, com a presença de oito dos dez vereadores eleitos. Tiago Abra(PP) e João Zanetone(PSB) foram os únicos ausentes.

Em eleição de Câmara nunca se deve contar com o ovo na cloaca da galinha, mas, se prevalecer o que ficou combinado na citada reunião, a próxima Mesa Diretora do Legislativo terá, além de Pintinho na presidência, outros três novatos: Bismark Kuwakino(PSDB) como vice-presidente, Adalberto Francisco de Oliveira Filho(PMDB), o Chico Cartorário, como secretário, e Fábio Kazuto Matsumura(PSB) como 2° secretário.

Pintinho e seus colegas de Mesa deverão ter um mandato de dois anos. Estou colocando assim no condicional (“deverão ter”) porque, se depender da vontade de alguns dos futuros vereadores, o prazo dos mandatos da Mesa – alterado em abril de 2016 – voltará a ser de apenas um ano, como acontece desde 1991, ou seja, há 25 anos. 

O último presidente da Câmara a ter um mandato de dois anos foi o professor Oswaldo Soler (de 1º de janeiro de 1989 a 31 de janeiro de 1991). Depois 1991, os mandatos passaram a ser de um ano, sem direito à reeleição. A partir de 2002, os mandatos continuaram sendo de um ano, mas uma emenda da vereadora Tatinha(PT) introduziu a possibilidade de reeleição, a exemplo do que acontecia na Câmara Municipal de São Paulo.

O primeiro vereador a usufruir da nova regra foi Irineu de Carvalho(PSDB), eleito e reeleito para o cargo de secretário. O primeiro presidente reeleito foi Hilário Pupim, em2003/2004. O segundo mandato de Hilário não durou, porém, nem dois meses. Com a morte de Caparroz, ele assumiu a Prefeitura em fevereiro de 2004.

Pois bem, depois de 25 anos com mandatos de um ano, a Câmara atual resolveu mudar a regra do jogo. Em abril deste ano, os vereadores Claudir Aranda(PDT), Gilbertão(DEM), Luís Rosalino(PT) e Tiago Abra(PP), apresentaram uma emenda à Lei Orgânica, alterando o prazo do mandato dos membros da Mesa Diretora para dois anos.

A emenda foi aprovada pelos demais vereadores, sem nenhuma discussão. A justificativa – esdrúxula, por sinal – dizia que  “os processos eleitorais, quando realizados em períodos muito curtos, são causadores de tensões, conflitos e desentendimentos que prejudicam os trabalhos da edilidade”. Ora, bolas! Se a política não tivesse tensões e conflitos, que graça teria?        

23 comentários

  • ÉS RÚNIOR??

    CADÊ O TIAGO ABRA DA BOUTIQUE DE CARNES PREMIUM?

    OPS, A BOUTIQUE FALIU! ORA,BOLAS, SE O ÚNICO TRABALHO DO FANFARRÃO É NA CÂMARA, PORQUÊ CARGAS D’AGUA ELE NÃO COMPARECE?

    • MOTUMBO

      RAPAIZ O CARA AGORA E ADMINISTRADOR DE FAZENDAS….. KKKKKKKKKKKKKK O QUE ELE QUER COM ESSA MERDA DE PREFEITURA…. SO RECEBER O $$$$ALARIMMMM, PQ JA ENTROU NA MARRA MESMO SABE QUE DA PROXIMA NAO ENTRA MAIS..

  • TICO MIA NA SALA, TICO MIA NO SOFÁ!

    E o Tiquinho achou que seria presidente por mais um ano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, por falar nisso, estou aguardando os milhões dos irmãos Leite e a Iluminação do campo da fepasa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • JUMENTO

    Poe o Pintinho e não tira não tira não tira e não tira não tira não tira e não tira não tira não tira e não tira não tira não tira e não tira não tira não tira e não tira não tira não tira
    e não tira não tira não tiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • JUMENTO como você gosta do vereador Pintinho.

  • FLA-nonimo Mais VEND..O.O...e relembrando TUUUUDOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

    No passado fazia acordo pra compor a mesa mais desta vez na minha humilde opiniao teria que respeitar os voto do povo pois o NOBRE PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PRA 2017/18 TEM QUE SER O WAGNER SELLIS”PINTINHO” e pra 2019/20 o NOBRE WANDERLEY”DELEY” POIS NO VOTO DO POVO ELE FICOU EM SEGUNDO LUGAR como ta escrito que o ultimo NOBRE PRESIDENTE DO LEGISLATIVO a ficar um Bienio foi o saudoso Osvaldo Soler so que quem foi o mais votado pelo poLvo foi o saudoso JOSE GATTI OUTROS NOBRES EDIS tambem foram mais votado pelo poLvo mais esses acordos de coligaçao beneficiado se elegiam outros e o caso do nobre Especiato mais votado el 1996 e 1997 o PRESIDENTE DO LEGISLATIVO foi um que quase nao se reelegeu e votaram no dia da pose ele foi o Presidente Ze Pedro VENTURINI em 2005 foi o polemico Gilberto A de Moraes’GILBERTAO da C.E.S.P em 2008 foi o Luis Henrique Vioto ” MACETAO” PRESIDENTE ??????,em 2012 eleito pelo poLvo Nivaldo Batista PRESIDENTA Perola Cardoso e o acordo quebrado em 2015 reelegendo novamente o nobre TIQUINHO deixando o nobre Edil RIVAIL R, Jr agora os novatos querem vorta a ter 4 Dep. Munic(“”VEREADO””) SERA QUE ACORDO FIRMADO NOVAMENTE COM AS COLIGAÇOES PRA BENEFICIAREM ???????/

  • FLA-nonimo Mais VEND..O.O...e relembrando TUUUUDOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

    EM 2005 O GILBERTO FOI O PRESIDENTE MAIS O MAIS VOTADO PELO POVO FOI O CLAUDIR EM 2008 0 MACETAO FOI O MAIS VOTADO POR NOIS O poLvo so que nao consigo lembrar quem o acordo colocou com PRESIDENTE DO LEGISLATIVO EM 2009 se arguem se lembra compartilhe muitoobrigaduuu…Fim de Papo,Moçada!! ate a posse no feriado de novo tempo pra JALES neste domingo OLHA O SLOGAN DA GRANDE CAMPANHA DO MEU XARA EM 2004 PRA FLAfeito JALES, TEM PRESSA ! isso com certexa todos os municipes estao esperando e nois da COOP.E.R.R.R.SOL …””COOPERSOL””… TEM MAIS AINDA ATODOS VOCES QUE SEPRAM E OS QUE NAO SEPARA O LUUIIIXO DO LIXO MUITA PROSPERIDADES EM NOME DO G.Arqui.UE seu Filho e N.S,J.Cristo pra todos os anos de suas eternas viiiiiidaaaas!!!!!!!!!!!!!!!

  • FLA-nonimo Mais VEND..O.O...e relembrando TUUUUDOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

    APENAS PRA DESCONTRAIR A NOSSA GRANDE POLITICA JALESENSE SOBRE O PRIMEIRO PRESIDENTE REELEITO PARA O LEGISLATIVO MUNICIPAL DEPOIS DE TOMAR POSSE COMO EXECUTIVO 9 MESES DEPOIS NASCIA O PRIMEIRO GRANDE ESTADISTA ELEITO E REELEITO PARA O EXECUTIVO MUNICIPAL HUMBERTO PARINI CONHECIDO COMO “”PARINI”” FUNDADOR DO Partido dos Trabalhadores Municipal que agora infelimente nao e mais Trab e sim Tran… … … … … … … … Fim de Papo, Moçada!……………………………………..

  • Sr. Conjuntura

    Que coisa não, eu acho que o melhor era ter legislatura maiores, isso ai só serve pra aumentar a margem de disputa por espaço entre os edis! 02 anos de mandato a presidente estaria ótimo pra mim, pois se não é briga anualmente por cargos de mesa.

    Agora, que esse nova legislatura que vai começar em 2017 vai se pior que a segunda, ah sem sombra de dúvidas.

  • Bigongo

    Jales tem tudo para dar errado! Quem destes já fez alguma coisa para Jales?? Tiquim e Traíra Abra tudo bem, não deveriam estar aí, mais o resto é resto!!

  • Pintinho Duro

    Pintinho prometessa é dividida estou esperando seu ônibus para a saúde que você prometeu! Não me decepcione!! Promessa é dívida!

  • Pintinho/Alessandro Japonês

    Pintinho/Alessandro Japonês está é a melhor opção para melhorar o Jalão! Vai melhorar os ônibus, as creches e as ruas de nossa cidade!

  • Pintinho Duro

    Tiquinho jamais tem que voltar para presidente da câmara municipal de Jales de novo! Pintinho durinho ônibus é o que eu quero!!

  • Pintinho 2020

    Tá aí um nome Bom para futuro prefeito de Jales: Pintinho 2020 Prefeito!! Vicê poderia ser Thiago Abra ou o Bismarck!!

  • Que puxa

    Cara Pintinho vai ser um tiquinho educado e de boa, só isso, vai ser a pior de todos os tempos, o tempo dirá, talvez olhando está foto o menos ruim é o rapaz de cabelos cacheados!! Que lástima!

  • Direi

    Deley tá levando o Fra para o buraco!!!!

  • KKKkkkkkkk

    KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk

  • Suricato

    delei…aliado do fla…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…garça, me explica isso

  • KKKkkkkkkk

    KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk KKKkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *