GOVERNO PROPÕE ACABAR COM MUNICÍPIOS QUE TENHAM MENOS DE 5.000 HABITANTES E POUCA ARRECADAÇÃO

A ideia não é má, na medida em que vai acabar com o emprego de 1.254 prefeitos e vice-prefeitos e de mais de 11.000 vereadores. Fica difícil, porém, acreditar que os deputados irão aprova-la. Deu o UOL:

A um ano de eleições municipais, o governo Jair Bolsonaro (PSL) propõe fundir municípios pequenos e com arrecadação própria menor que 10% da receita total, além de restringir a criação de novas prefeituras. A proposta consta na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo, entregue hoje pelo governo ao Congresso Nacional.

Segundo o Ministério da Fazenda, 1.254 municípios se encaixam nessas condições hoje e seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026. Isso representa quase um em cada quatro municípios do Brasil. Os números podem mudar de acordo com o censo do ano que vem.

A medida foi classificada como um equívoco por instituições que reúnem as administrações municipais.

A proposta do governo também prevê que todos os entes da federação adotem a Lei de Responsabilidade Fiscal, o teto de gastos e a regra de ouro, que proíbe tomada de empréstimo para o pagamento de despesas correntes, como salários e conta de luz.

Outro desejo do Planalto é proibir que estados e municípios tomem empréstimo de Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES.

24 comentários

  • Distrito Feliz

    Era uma vez Vitória Brasil, o bom filho a casa torna. Jales vai fazer festa…
    E os famosos cabine de emprego vai entrar em desespero, pois ganham bem e não fazem absolutamente nada.

  • Poço de corruptos.

    O município de Borá / SP, tem a câmara municipal que mais gasta no estado, com 857 municipes (o menor do estado), gastou em 2018, R$ 857 reais por habitante, enquanto Guarulhos / SP, com mais de 1 milhão de habitantes, gastou R$ 71 reais, a cidade de Borá tem hoje 9 vereadores, realmente tem alguma coisa errada ai neh, ou não……….
    Sou TOTALMENTE a favor, se aprovada esta lei, município pequeno é um poço de corruptos, inclusive temos VÁRIOS exemplos aqui na nossa região que a PF descobriu, fora aqueles que não aparecem………
    Prefeitos e vereadores foram presos, condenados, alguns ainda sendo julgados, e vai por ai………

  • Ze ruela

    Tem que ser abaixo de 15.000.

  • Mimi

    Está certinho….tudo sem dinheiro, só vivem de repasse…e alguns ainda metem a mão…

  • IBGE

    Pesquisando no site do IBGE, por esse critério vão extinguir as cidades de Vitória Brasil e Dolcinópolis. Paranapuã, Santa Salete e Aspásia estão no bico do corvo, com arrecadação própria pouco maior que 10%.

  • Gordão

    Concordo plenamente, esses pequenos município vivem pendurados nos repasses do Estado e Federal, o que arrecadam não paga nem os subsídios dos vereadores.
    Sempre fiz esse tipo de comentário, acho uma medida extremamente necessária para a economia.
    Nosso Presidente esta fazendo a coisa certa, maquina econômica e enxuta.

  • SÓ JUMENTO VOTOU EM BOZONARO.

    TUDO CULPA O EDINHO ARAUJO AQUI NA REGIÃO.

  • Abraham Lincoln

    Seria uma boa medida para diminuir os gastos da máquina pública. As Prefeituras e Câmaras, grandes engrenagens de moer o dinheiro do povo, mal geridas, com um quadro eletivo vergonhoso (fruto do voto impensado) e excesso de funcionários, poderiam ser substituídas por subprefeituras, com quadro funcional mais enxuto e econômico. Sem contar o custo menor com eleições reduzidas. Temos, contudo, que retomar as raias da realidade; esse projeto NUNCA passará.

  • BOLSONARISTA 2.0

    OTIMA PEC CRIADA PELO MELHOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO BRASIL! O FODA É TER QUE ACEITAR ESSE BANDO DE CIGANOS E MARANHENSES DAS CIDADES VIZINHAS!

    • SÓ JUMENTO VOTOU EM BOZONARO.

      AUTENTICO BOZONARIANO ANALFABETO, PRECONCEITUOSO COMO TODOS.

    • Distrito Feliz

      Quanto preconceito. Analisa suas origem, todos tem direito de ir e vir, e analisando a possível extinção de alguns município é devido a arrecadação baixa e totalmente dependente da união e claro abaixo dos 5 mil habitantes.

  • Cidade Satélites - a prefeitada tudo doida....( Distritos ou Vilas)

    Os prefeitos estão ficanco preocupados agora…pois tem

    Populina, tem Pontalinda, Turmalina, Mesópolis, Marinópolis, Aparecida D`Oeste, Rubinéia, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Aspasia, Santa Salete, Dirce Reis, São Francisco, Vitória Brasil, Dolcinópolis, Paranapuã, Turmalina, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Indiaporã, Mira Estrela, Guarani D’Oeste, Meridiano, Pedranópolis, Macedônia, Suzanápolis, Guzolândia, Floreal, Parisi, Alvares Florence, União de Minas, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Gastão Vidigal, Santa Fé do Sul que estão próximos a região de Jales dentre outras…

    Distritos ou Vilas…qual categoria…..Distrito_ 800 mil pessoas, vila 1500 habitantes, ????

    Só salvam provavelmente, Estrela, Urânia, Palmeira, Santa Albertina ( Apertado), Ouroeste.

    Resumindo…A região de Jales, dos 23 municipios da região de governo só 3 se salvam..Santa Fé do Sul é claro e naturalmente mais pertence a Jales….e Urânia e Santa Albertina que por pouco não entre também na conta…Já Votuporanga…a maioria está Salva…somente floreal, Alvares Florence e Parisi e magda não escapam……a região de Votuporanga as cidades tem acima de 5 mil até ultrapassam 10 mil

    • Adriano

      Procure se atualizar para não ficar falando tanta besteira.
      A região de Jales onde Santa Fe fazia parte já não existe mais, ambas têm suas próprias regiões hoje conhecidas como região IMEDIATA.
      E quem disse que as cidades abaixo de 5000 habitantes vai se incorporar a Jales , segundo notícias elas vão se incorporar a cidades mais próximas que tenham mais que 5000 habitantes, ou seja uma boa parte da rege-se Jales pode ser fundida com Urania e ou Estrela D Oeste dependendo da sua proximidade já que estás possuem mais de 5000 almas, só não sei como ficaria Santa Fe e Três Fronteiras pois está já tem quase 7000 habitantes e praticamente já se fundiu com Santa Fe.

      • Cidade Satélites - a prefeitada tudo doida....( Distritos ou Vilas)

        Adriano…

        veja bem…se tem uma pessoa atualizada aqui sou eu..não sou dono da verdade ok, mas por gentileza tenha mais respeito Muleque em afirmar aqui que fico dizendo besteiras…

        até 1º ordem Santa fé do Sul pertence a Região Administrativa de Governo de Jales ( Centro de Região), e isto está oficialmente registrado no Instituto de Analise de Dados do Governo do Estado de São Paulo…da Fundação SEADE já ouviu falar????

        Site oficial: SEADE ( Governo de São Paulo ) – Região Administrativa de Jales ( Centro de Região). lista de Municípios…
        http://produtos.seade.gov.br/produtos/divpolitica/index.php?page=tabela&action=load&nivel=20

        Site Oficial SEADE ( Governo de São Paulo ) Mesoregião de São José do Rio Preto com todas suas micro-regiões ( Centro de Regiões)….Será que aqui vc encontra Santa fé do Sul, acho que não…mas se vc acredita na Terra Plana fique na crença de suas vontades…que sou pra falar…mas ta aqui o outro link abaixo com a relação de todos municipios e suas regiões.

        http://produtos.seade.gov.br/produtos/divpolitica/index.php?page=tabela&action=load&nivel=10

        Site do SEADE: http://www.seade.gov.br/ se vc quiser consultar vários outros dados aqui tem tudo http://www.seade.gov.br/lista-produtos/

        Veja bem como eu disse: não sou dono da verdade..mas aqui é o que tem de atual…e Oficial

        Jales é e vai continuar Centro de Região e Santa fé do Sul pertencente a Jales até 1º sem segunda ordem… e engole o choro…que a rapadura é dura e não é mole não…kkkkkkkk

        Fiz também mais duas consultas em sites de fontes não oficiais, mas também com credibilidade e tradição
        site Cidades Paulistas Mapa: http://www.cidadespaulistas.com.br/prt/cnt/08-sjdoriopreto.htm

        Nosso São Paulo (17 anos de existencia) – http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_03a/Reg03a.htm
        caso também queira consultar outros é só digitar o link sem o regional

        Espero que não confunda região Imediata com região Administrativa…exite diferença de mapas, de governo administrativo ( cidades e Centros de Regiões) assim como terras Geográficas…mas até mesmo pelo Estado de São Paulo…Geograficamente Santa fé do Sul Pertence a Jales não Região e sim Município…

        Veja bem existe diferença de cidade e Município???!!!

        ex: Se Jales ( por exemplo vier) incorporar 7 à 8 Municípios dos quais possivelmente se transformariam em Distritos, ainda seriam considerados cidades… porque….

        O que é Um município Oficialmente: é a Cidade Urbana + Zona Rural ( toda demarcação de fronteiras)…

        O município de Jales teria 8 cidades urbanas distritos, além de aumentar o território rural.
        Distrito por que não tem administração, não é cidade administrativa, ou seja, sem funções ou serviços públicos…sem plano diretor.

        O que é Governo: São Diretrizes do municípios ou regiões administrativas que toca essas diretrizes…porque Jales além do número de Habitantes supera Santa fé dentre outras como escolas Públicas, etc….Por isso Jales é Oficialmente Centro de Região Administrativo do Estado de São Paulo conforme indica o site do Próprio Governo.

        Se formos aqui comparar mapas. há diferenças gritante de Jales e Santa fé de como por exemplo: Diretória de Ensino Regional…..fica em Jales e não em Santa fé…sub- SEDE regional da Apeoesp fica em Jales e santa fé do Sul pertence a Jales

        Diocese de Jales ( Religião) – pertencem a Jales micro e Macro Região (macro-região é conjunto de micro-regiões) de Jales….Pertencem a região de Jales desde Santa fé do Sul, Ilha Solteira, Fernandópolis, Auriflama, General Salgado, etc..está em torno de 45 até 50 municipios que pertencem a administração sede da igreja católica que é Jales… lembrando que a diocese é a estancia máxima…

        Jales é um Centro de Região Legitimo que Santa fé Jamais foi, mas reconheço que a cidade vem evoluindo sim…quem sabe um dia vire Centro de Região…existem muitas outras associações que pertencem a Jales incluindo a Santa fé do Sul variado até por exemplo de partido politico com sede em jales…tendo estância máxima Regional com mais de 50 municípios e Santa fé do sul Cadê?????

        portanto não confunda mapas…oficialmente Jales é Centro de Região de Governo de todos os serviços Públicos que Santa fé do Sul não tem….e sim somente alguns implantados recentemente…

        é Simples.. os Munícipes da Região sempre vão vir pra Jales… POrque?
        Faculdade Publica Estadual
        Faculdade a Distância pólo Federal
        Forum Federal
        Policia Federal
        Ministério Publico
        Escola Técnica Estadual
        IEP – Instituto Profissionalizante
        Companhia de Agua e Esgoto Estadual..(Jales) integrado com outros municipios…
        Diretoria de Ensino ( Escolas da Região, Programa Escola da Familia, programas de ensino Ingles, Espanhol, Italiano, Francês).
        INSS
        Sindicatos dos Caminhoneiros…Estância Máxima Jales
        Escolas Estaduais…
        Feirão do Comboio ( sitiantes de toda Região vem pra Jales vender Produtos agrícolas)
        Comércio de Jales ( é maior até do que Fernandópolis em relação a Vendas e Giro Financeiro e não para de crescer).
        Só o Comercio de Bairro de Jales já Supera toda Santa Fé do Sul… apenas de 1 bairro que é o jardim paraiso / Paulista sem falar nos outros…aqui tem no bairro muita coisa que santa fé do sul até Hoje nem no Centro da Cidade tem em variedade de Comércio e Serviços…

        Será que a região prefere vir pra Jales ( Centro de Região) ou Santa fé do Sul no atendimento de Serviços Públicos na área de Saúde…

        Jales é Centro de Região na Saúde: Tem Hospital do Câncer de Qualidade, Santa Casa de Qualidade, Postos de Saúde de Qualidade, Tem Ambulatório Medico Estadual, Tem Pronto Atendimento Federal, aqui em Jales se atende mais de 200 cidades todo mês..inclusive de outros Estados…

        Jales é liderança na produção e produtividade na fruticultura e agropecuária, além de cidades na divisa de Jales….contribuirem pra alta produtividade de uva dentre outros…

        JALES CENTRO DE REGIÃO…..e Santa fé do sul KKKKKKKKK
        olha tem muita coisa que Jales tem, Santa fé do Sul só chega a uns máximo de 15% a 20% da Capacidade de Jales….em atendimento público assim como também em âmbito particular…

        Se a coisa fosse fácil assim até Estrela Doeste ou Ouroste seriam centro de Região…

        Ah!!! terminando a reza com a minha bebedeira fora o tempo…da escrita deste meu livro…sem dominar a gramática da língua Portuguesa totalmente…

        Vc precisa se informar melhor Adriano: Não mais de 5000 mil pessoas como vc escreveu e sim menos de 5000 mil pessoas…revise o que vc leu rapaz, tem os links aqui abaixo da folha de São Paulo, o G1 ou até o R7 da Record,

        https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/11/05/pacto-federativo-proposta-preve-incorporar-a-municipios-vizinhos-cidades-com-ate-5-mil-habitantes.ghtml

        https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/governo-propoe-extincao-de-municipios-com-baixa-arrecadacao.shtml

        https://noticias.r7.com/brasil/bolsonaro-povo-decidira-sobre-fusao-de-municipios-pequenos-06112019

        .vc só falou certo quantos a incorporação dos municípios vizinhos próximos…mas ainda diante disso tudo é uma incerteza. Porque…existem critérios técnicos que eu não domino pra fazer afirmações corretas, mas vale o ponto de vista parcialmente…

        vejamos: se um município como Santa Albertina que se encaixa nos critérios de mais de 5000 mil habitantes…fazer divisa com a sua autoproclamada região imediata no Caso Santa Fé do Sul que na realidade pertence ao Centro de Região Oficial que é Jales de acordo com governo do Estado de São Paulo…
        O municipio que pertence a Santa Fé do Sul na sua região Imediata…vai fazer parte de Santa Albertina…vai pertencer a Santa Albertina além de ser Distrito…pois Santa Albertina esta na divisa e Jales não, correto. Apenas tou seguindo o que vc mensionou e o mesmo nos meios de comunicação…

        Já esse municipio que passa a fazer parte de Santa Albertina automaticamente pertenceria a região de Jales, eis ai a questão como pode um município que outrora estar na sua auto declarada região imediata…ser incorporado por um município próximo da região de Jales….que também está no Estado de São Paulo…e de acordo com as regras do pacto federativo, poderá apenas municípios incorporados dos seus Estados, ou seja…Santa Albertina faz parte diretamente da região de Governo de Jales ( Centro de Região)….e tudo que provavelmente pertencer por exemplo a Santa Albertina no município faz parte de Jales…até nisso Jales poderá levar vantagem…em relação a Santa Fé do Sul…
        Municípios que estão na região de Jales tem um certo número de habitantes e estão na divisa da sua alto proclamada região imediata SAnta Fé do Sul…detalhe tem municípios que Santa Fé não faz divisa e sim somente municípios que pertencem a Jales e estes tem acima de 5000 mil Habitantes…se for no caso de levar em consideração os critérios de divisa mais próxima e números, a região de Jales tá com tudo teoricamente e Santa Fé do Sul provavelmente a ver navios…sem choro…o que dificultaria ainda mais Santa fé do Sul….

        O caso Três Fronteiras…logicamente concordo que Santa Fé do sul está quase já se fundindo…questão de 1km e meio pra cada um na divisa pelos fundos das respetivas cidades…inclusive acredito que em pouco tempo isso vai acontecer “FISICAMENTE ENTRE AS DUAS CIDADES…mas jamais o município poderá vir a ser incorporado…

        Rubinéia no caso também está na pendenga desta nova possível mudança…no numero de Habitantes…e provavelmente evitaria esse risco logo logo, pois na cidade tem loteamentos, além cidade distrito e povoados se aglomerando na terras de Rubinéia…o que poderia dificultar ao máximo uma incorporação de Rubinéia por Santa Fé do Sul….e ainda Rubineia ou Santa Albertina se integrar a Santa Clara e também Santa Rita por estarem mais perto…. A unica diferença é que Rubinéia esta mais próximo deste até pela questão das margens do rio….ou seja na divisa… se Rubinéia atingir os 5000 mil habitantes não será incorporado por Santa fé e ainda poderá incorporar outros….

        Reflita acima nas minhas colocações sobre o que é Município, Cidade e Distrito Ok

        Não esquecendo como sou bem atualizado, também gosto de História de Municípios, escutar o Hino e também entrar na pagina de cada prefeitura do Noroeste Paulista, não por saber…apenas Hobby que já faço a quase 20 anos…. das prefeituras a pelo menos 15 anos já….

        Vc conhece a História de Estrela D’Oeste…quais municípios pertenceram a Estrela..que já foi um município até mesmo maior do que Fernandópolis ou Votuporanga…sem falar de Jales….

        Fica a Dica aqui de um trecho de uma boa leitura pra VC Adriano Conhecer a História da Linha do tempo do desmembramento pra formação de novos municípios já que estou desatualizado e preciso me atualizar mais pra não sair falando besteira por ai….

        História de Estrela D’Oeste
        Com uma área de 297,1 km2 Estrela d’Oeste é um município relativamente pequeno comparado com sua área em 1957 que era de 972 km2. Isto se deve porque de 1957 para cá o município se dividiu em outros municípios como São João das duas Pontes, Dolcinópolis, Populina e Turmalina. E posteriormente para os municípios recém emancipados como Pontalinda e Vitória Brasil, apesar disto Estrela d’ Oeste é um município relativamente grande entre os pequenos municípios de sua região.

        Fonte: Câmara de Estrela D’Oeste – http://camaraestrela.sp.gov.br/?p=1841

  • Juca de Oliveira

    Indago – quem souber responda:
    -encampando os pequenos municípios como fica o funcionário estável ?
    -e os maquinários ?
    – e as dividas, precatórios etc:
    – Instituto de Previdência !!!
    Creio que a intenção é acabar com salários de Prefeitos, Vice e Vereadores, então pergunto –
    Não seria melhor apresentarem uma Emenda tirando salário de vereadores !!!
    Limitar a um teto o salário de Prefeito e Vice para o pequeno município ?
    Creio que é essa a despesa que se tenta diminuir, pois o resto vai continuar – máquina inchada !!! município que receber o outro vai ter sérios problemas !!!

    • Cidade Satélites - a prefeitada tudo doida....( Distritos ou Vilas)

      Provavelmente todos os serviços, inclusive funcionários devem ser incluídos…mas também poderão ser remanejados para outra cidade do município ou permanecer.. lógico que menos os prefeitos e seus vice e também vereadores…mas o controle total de recursos e repasses, cobrança de impostos será da cidade onde existir prefeitura do município…

      Seguindo um padrão talvez de mesma folha de salários de funcionários públicos, se ganharem mais do que em Jales provavelmente vão ter ganhar menos no município sede…até porque o único direto vai ser manter o serviço e nda mais…além disso tem cidade que tem hora extra e outras não…Jales não sei….mas acredito que se a coisa ta difícil pra arrumar dinheiro pra infra-estrutura que o diga pros outros…na intenção de por exemplo de pagar horas extras…

      Já por exemplo na questão de cobrança de impostos…pode até arder no figado…cidades Centro de Região assim como Jales…tem atualização de impostos como IPTU a cada ano..etc, pra equilibrar as contas da prefeitura…e nem de longe as cidades menores acompanham Jales no valor…

      Se o contribuinte não pagar ai filho vai ter leilão, vai ter justiça…sem Choro e nem vela….

      BOM TEM UM COISA QUE RESTA A SE FAZER….

      FAZ ARMINHA COM A MÃO E GRITA FORA PT QUE PASSA….FORA DILMA…FORA LULA.. MITOOOO …..

      Juca não sei pra quem votou…mas quem votou no bolsonaro…duvido que nas próximas eleições vote novamente no Homem nesses 1254 municipios que devem ser extintos…

      O projeto sendo aprovado já será certo a incorporação dos que tem menos de 5000 mil ai terá um prazo máximo acho que até 2026…devido analises e critérios técnicos…onde são feitos levantamento de dados e estudos…e aqueles que tem menos de 5000 mil pessoas sendo aprovado atualmente…já não importa mais se pra frente tiver os número acima..até 2026. ou seja, vale o que for aprovado hoje…mesmo que após aprovado ultrapasse o número de pessoas necessárias pra integração de municípios e seus antigos distritos…

    • Cidade Satélites - a prefeitada tudo doida....( Distritos ou Vilas)

      lembrando….também o município que incorporar outros…os funcionários poderão fazer parte da previdência municipal..não sei se é obrigatória…mas se for …segura peão…. e por falar em segura peão…acho também que as festas de municípios…feriados municipais devem acabar também…só vai ter o município Sede…Dia da Cidade é 15 Abril… FESTA

      E a festa do peão, duvido muito que a cidade faça de 5 a 7 festas de rodeio no Ano…somente no município sede…até porque imagina um prefeitura querer fazer arruaça com dinheiro público e gastança com várias festas….com policia, ministério público, justiça federal e estadual bem do lado….de um monte de doido varrido de políticos que tem por ai…se não me engano…tinha municípios ou município que fazia até duas festas de peão no ano….só não lembro qual agora…kkkkkk

      Apesar de que…voltado ao assunto…previdência municipal. Se tiver obrigatoriedade o valor seja até maior na hora de contribuir..

      AI É O MAIOR PONTO FRACO DE JALES…PRA PREFEITURA PROVAVELMENTE….A QUESTÃO DA PREVIDÊNCIA, DE ONDE VAI TIRAR DINHEIRO PRA ARCAR COM CUSTOS DE TANTAS APOSENTADORIAS…FUTURAS E PRESTES A INICIAR DEPOIS DE APROVADO O PROJETO DO BOZO…

      Pra manter isso e conseguir pagar… as aposentarias de funcionários ´públicos vai todos vão ter que seguir as regras de Jales…ou pro município que forem designados como sede….

      E não tem como correr…os municípios maiores vão ter que seguir as leis…que são obrigatórias…já os pequenos vão obedecer até porque não tem eu não quero….e pronto… até porque quando a lei se for aprovada e o presidente sancionar ai meu filho segura…é o fim dos repasses estaduais e federais…que na maioria mantem os municípios….só vai dinheiro mesmo pra sede…se correr o bicho pega e se ficar o bicho pega do mesmo jeito…

      e olha que se fazer a fusão de 3 municípios é perigoso não da um com mais de 5000 mil habitantes….se correr o bicho pega e se ficar o bicho….

      Como Diz o maluco do José Simão – Deixa eu pingar o meu colirio alucinógeno….fuuuiiii

  • Juca de Oliveira

    Cidade Satélite !!!

    o bolo divisório de arrecadação é o mesmo, vai dividir com menos municípios, mas não vai diminuir o número de cidades, quem vai ganhar mais são os municípios com maior numero de habitantes pois o FPM é maior, cidade igual a Jales vai aumentar pouco e vai ter cidades para atender. Lembra Pontalinda !!! Vitória Brasil !!! e se aprovado outros.

    O correto é tirar salários de vereadores nos municípios com até determinado número de habitantes e fixar um teto para salários de Prefeitos e Vice !!! o resto é politica do Paulo Guedes.

    • Cidade Satélites - a prefeitada tudo doida....( Distritos ou Vilas)

      Sei não em Juca, até porque se fosse uma politica do Paulo Guedes…algumas lideranças congressistas se articulam em relação a isso…não é uma proposta do governo do Bolsonaro…independente….

      mas concordo com suas afirmações, está corrreto sobre a divisão do bolo divisório. de arrecadação…

  • Será que vai diminuir a roubalheira nas prefeituras?

    Excelente ideia para 2025! Menor gasto com 1.250 cidades. Nem todos os municípios são de imediato passíveis de fusão. Mas falta o Paulo Guedes explicar melhor a ideia. Mapear as cidades sedes e seus municípios incorporados. Avaliar a sustentabilidade financeira de cada uma delas.
    Deviam fazer algo semelhante com os partidos políticos, mas aí já seria querer demais.
    A avaliação do governo é que foram criados muitos municípios sem sustentabilidade financeira, mas que acabam mantendo uma máquina de cargos e salários considerável, com prefeitura, secretarias e câmara de vereadores. Deveremos ter mais educação, saneamento básico, infraestrutura com essa medida. Contenção de despesas.
    Mas vai ter muitas resistências, no congresso pois temos vários deputados que gostam de “abrir prefeituras”.

  • Thiago

    Na minha opinião até cidades como Jales deveriam ser agregadas a grandes municípios, como São José do Rio Preto.

    Economicamente seria uma atitude muito viável acabar com esses municípios com até 5.000 habitantes, politicamente seria um tiro no pé, acho que essa proposta não sai do papel, é uma ótima proposta, enxugaria muito a máquina pública mas, por outro lado, secaria a teta onde muita gente está mamando, aí a coisa complica.

    Agora pensem comigo : Se uma cidade como Jales fosse coordenada e administrada por uma cidade maior, talvez hoje não estivéssemos vivendo situações como a “farra do tesouro” mas, como eu disse, secar tetas é uma medida extremamente impopular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *