HÁ TRINTA ANOS, JÂNIO QUADROS DESINFETAVA POLTRONA USADA PELAS ‘NÁDEGAS INDEVIDAS’ DE FERNANDO HENRIQUE

JANIO_600

Há trinta anos, no dia 02 de janeiro de 1986, ao assumir a Prefeitura de São Paulo, o novo prefeito Jânio Quadros protagonizou uma das cenas impagáveis da política brasileira. Munido de uma lata de inseticida, ele “desinfetou” a cadeira  do prefeito, explicando a todos os que estavam na sala o seu gesto:

“Gostaria que os senhores testemunhassem que estou desinfetando esta poltrona porque nádegas indevidas a usaram. O senhor Henrique Cardoso nunca teria o direito de sentar-se cá e o fez, de forma abusiva. Por isso desinfeto a poltrona.” 

No dia anterior às eleições para a Prefeitura de São Paulo, em 14 de novembro de 1985, o professor FHC, achando-se eleito e aproveitando-se de uma liberalidade do FHC_600então prefeito biônico Mário Covas, deixou-se fotografar pela imprensa na  poltrona posteriormente “desinfetada” por Jânio Quadros. Sobre o episódio, o jornalista Fernando Brito publicou, ontem, um brilhante texto, que pode ser lido aqui.

A eleição de 1985 foi a primeira, depois de 20 anos de prefeitos indicados pelo governador (Covas foi indicado pelo governador Franco Montoro – 1983/1987). As pesquisas apontavam uma vitória apertada do então senador Fernando Henrique, mas o resultado final registrou vitória de Jânio Quadros por uma diferença de 3,3% dos votos. A derrota de FHC foi atribuída ao último debate entre os candidatos, quando ele se esquivou de responder a uma pergunta simples: “Senador, o senhor acredita em Deus?“.

10 comentários

  • Falem mal mas falem de min

    CARDOZINHO
    Nunca vi um blogueiro adorar tanto o FHC e muito mais do que o seu idolo Lula.
    Porque voce nao tenta publicar mais noticias atuais do Lula?

    • Estou esperando ele ser preso. A tua bíblia – a Veja – já o prendeu umas seis vezes.

      • Falem mal mas falem de min

        CARDOZINHO
        Fique tranquilo pois enquanto o PT estiver no poder, em Brasilia, isso nao vai acontecer.
        So’ os tolos acreditam nisso
        O Lula vai ser candidato pois o PT nao tem outro, alem disso, o grande estadista manda no PT.
        Quanta a Veja, ela publica as noticias contra o Lula pois falar mal tambem vende revistas Se ele achar que e’ mentira
        Processa

  • + curioso

    Quando vejo uma notícia dessas percebo que estou ficando velho.

  • PMDB das antigas

    Cardosinho, Covas foi prefeito Biônico indicado por Franco Montoro em 83., não por Quércia. corrige aí !

  • Puxa saco

    Cardoso por onde andas o Beto Mariano, ouvi dizer que ele vai virar seu concorrente, é verdade? Se isso acontecer seu blog quebra. Kkkkkkkk.

  • Zé do Povo

    Falem mal mas falem::::: de mim nois manda em Brasilia, o Lula é de nois e nosso candidato maior,manda no PT manda em todo mundo até em voce por isso deicha sair na Veija sí nao revista nao vende, oia ele ai gente–

    LULA NEGA PARTICIPAÇÃO NO INCÊNDIO DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA.
    Lula negou hoje ter tido qualquer participação no incêndio do Museu da Língua Portuguesa. Em depoimento ao Japonês da Federal, o ex-presidente afirmou:
    – Posso até matar a língua portuguesa às vez, mas isso são ilação com as qual não posso compactuar. É coisa dos meu inimigo.
    Indagado se não seria uma revanche por ele ter a língua presa, Lula respondeu:
    – O Vicentinho e o Romário também têm. Vão procurar eles.
    Segundo Lula, na hora do incêndio ele estava com a presidente Dilma em Brasília, ainda tentando entender o que a frase em latim na carta do Michel Temer queria dizer.
    A presidente também está na mira do Japonês, já que o uso que faz de nossa língua é incompreensível. A Polícia Federal ainda investiga o músico Djavan.
    Viu como nois mandemos em tudinho tudinho.

  • Zé do Povo

    Falem mal mas falem de mim::::: eita clise dana no BRasil tudo ´culpa do Lula nois tina que tira ele de noso Brazil num é não amigo, vamos correr e falá pra Veija bota na capa.

    • Falem mal mas falem de mim

      ZE DO POVO
      Eu sei que voces adoram o PT e o Lula mas como nao sou petista, acho que o Lula acabou com o PT e a Dilma esta’ acabando com o Lula pois enquanto ela tiver neste governo, fazendo essas besteiras, o Lula esta’ fudido.
      Hoje o Lula nao ganha nem para “sindico de predio”
      Antes de voces me criticarem, vejam as pesquisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *