IBOPE CONTRADIZ TENDÊNCIAS CONSOLIDADAS EM OUTRAS PESQUISAS

O jornalista Fernando Brito, editor do blog Tijolaço, chama a atenção para a discrepância entre as duas últimas pesquisas de intenção de voto, uma feita pelo Ibope, instituto ligado à Rede Globo, e outra feita pelo Real Time (BigData), empresa contratada da TV Record.

O Ibope contraria, também, as pesquisas CNT/MDA, divulgada no domingo(30), e BTG Pactual divulgada na segunda-feira(01), que mostram Bolsonaro estagnado e Haddad crescendo. 

Na pesquisa divulgada pela Record – no mesmo dia em que o Ibope foi divulgado na Globo – Haddad está 3 pontos acima e Bolsonaro, 2 pontos abaixo (comparativamente ao Ibope), enquanto os demais candidatos acusam números similares em ambas as pesquisas. Brito destaca: ‘não esquecer que Edir Macedo [dono da Record] declarou apoio a Bolsonaro’.

O jornalista ressalta, ainda, a incoerência de Bolsonaro ter subido 6% entre as mulheres, no Ibope, justamente depois do movimento #EleNão repercutir no Brasil inteiro e em várias cidades do mundo. Na sexta-feira(28), antes do movimento, o Datafolha já tinha mostrado um crescimento de 3% na rejeição a Bolsonaro, entre as mulheres. E agora vem o Ibope e diz que Bolsonaro cresceu 6% entre elas.

A pesquisa divulgada pela TV Record e portal R7 no final da noite de segunda (1), indica Jair Bolsonaro com 29% das intenções de voto e Fernando Haddad com 24%. Ciro tem 11% e Alckmin aparece com 7% das intenções de voto, à frente de Marina Silva, com 5%; João Amoêdo e Henrique Meirelles têm 3% cada; Álvaro Dias tem 2%, Boulos não pontuou e os demais somados chegaram a 1% (Jão Goulart Filho, Daciolo, Eymael e Vera Lucia.

A pesquisa do BigData é em tudo semelhante à do Ibope, divulgada horas antes, exceto pela posição de Bolsonaro e Haddad. No Ibope, Bolsonaro tem 31% (29% no BigData) e Haddad 21% (24% no BigData). Curiosamente, os números dos demais candidatos são praticamente idênticos nas pesquisas dos dois institutos.

As pesquisas têm grande simetria, com a diferença de campo de um dia. O Ibope foi às ruas 29 e 30 de outubro, o BigData em 28 e 29. O Ibope entrevistou 3.010 pessoas e o Big Data 3.200. No

8 comentários

  • Jogo das pesquisas

    Cardoso
    Me admira a sua inteligência.
    Como diz o Milton Leite:
    Segue o logo ( aqui no caso, as pesquisas ).
    NUNCA acreditei em perder tempo com isso, acredito sim, no meu voto.
    Que é pro Geraldinho.

  • JULIO

    PESQUISA FALSA, VEREMOS DOMINGO

  • Consola Mimimi

    Kkkkkk. Incrível o mimimi dos petistas… Não vai ter segundo turno. Nossa bandeira jamais será vermelha.

  • Junio

    É , a esquerda vai ter que engolir …

  • Nordestinos votam pela volta do passado

    Haddad e Bolsonaro já estão no 2o. turno por isso as pesquisas, neste momento, não servem para nada porem apareceu um fato novo.
    Ao divulgar parte da delação — do ex gerente do Lula e o PT, Palocci — Moro conseguiu provocar barulho na campanha eleitoral, mas não deverá alterar as pesquisas,
    O depoimento divulgado por Moro foi tomado em abril. Foi o primeiro que o ex-ministro prestou após assinar seu acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal, em março. A delação foi homologada pelo TRF-4. Os petistas choram pela divulgação neste momento. Culpam Moro, como sempre!
    O que Palocci disse, todos já sabiam, Na eleição nada mudará pois os eleitores Lulistas são em sua maioria nordestinos, pobres e incultos. Preferem o PT devido a promessas de uma vida melhor, empregos, dinheiro e prosperidade. Lembram da época de Lula quando o governo tinha dinheiro para bancar os programas sociais. Diferente da situação atual.
    Deu amnesia, esqueceram a roubalheira!

  • Policarpo Quaresma

    O CRESCIMENTO CHEGARÁ AINDA A 432%…

  • Rapizodia

    Concordo, com a análise do Nordestinos…, Ontem, Ricardo Semler escreveu um artigo analisando a atual situação. O brasileiro está votando com raiva, com a bílis (sic) e esquecendo de raciocinar. No artigo, ele fala prá elite brasileira. Se interessar: segue o link: https://folha.com/fdt45chw

  • mautise tung

    17 b 1* turno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *