IMPRENSA INTERNACIONAL DESTACA CONQUISTAS DE LULA PARA O BRASIL

lula jovens_negros

Deu no DCM:

Os principais veículos jornalísticos do mundo listam nesta quarta-feira, dia da condenação de Lula, as grandes conquistas do ex-presidente enquanto governou o Brasil.

O britânico “The Guardian” destaca que Lula saiu da pobreza na infância para se tornar presidente da República duas vezes, sendo agora condenado no primeiro de cinco inquéritos.

Cita a sentença como um grande abalo para o “primeiro presidente da classe trabalhadora, que deixou o governo seis anos atrás com 83% de aprovação”.

O jornal menciona que “o ex-líder sindical obteve admiração global por suas políticas de transformação social que ajudaram a reduzir a grande desigual social do maior país da América Latina”. Lembra também que Barack Obama se referia a Lula como o político mais popular da Terra.

O francês “Le Monde” destaca a condenação, referindo-se a Lula como “ícone da esquerda” e lembrando que o ex-presidente permanecerá em liberdade enquanto houver possibilidade de recursos. Diz que a condenação complica suas chances de concorrer à presidência e que, apesar de alta rejeição, ele está no topo das intenções de voto.

O espanhol “El País” observa que, no ano passado, após o processo de impeachment, Lula se apresentava como salvação para o Brasil, em meio aos seus favoráveis resultados eleitorais, mas que logo o Ministério Público começou a apresentar denúncias contra ele. E que ele apelava para a emoção de seus seguidores contra a perseguição que sofria.

O “The New York Times” fala do ex-presidente como alguém “que teve enorme influência na América Latina por décadas”. O norte-americano também aponta as afirmações de Lula de que as acusações contra ele são uma “farsa”. E cita que o juiz Sergio Moro disse que as ações de Lula eram parte de um sistêmico esquema de corrupção: “O presidente da República tem enormes responsabilidades”. “‘Desse modo, sua responsabilidade’ é norme”.

Como o The Guardian, The New York Times também menciona o grande crescimento econômico durante os governos Lula, creditado como uma liderança que retirou da pobreza milhões de pessoas “numa das nações com maior desigualdade entre ricos e pobres no mundo”.

A correspondente da BBC em São Paulo, Katy Watson, diz que Lula permanece um político popular e que a sentença vai dividir profundamente o Brasil.

12 comentários

  • ESSE É O BRASIL DOS GOLPISTAS COXINHAS.

    PRIMEIRO LIBERAM O CULPADO AECIO.
    DEPOIS SOLTAM A IRMÃ DE AECIO CULPADA.
    DEPOIS SOLTAM A ESPOSA DE CABRAL CULPADA
    DEPOIS SOLTAM O LOURES CULPADO
    DEPOIS TROCAM OS MEMBROS DA JUSTIÇA PARA INOCENTAREM TEMER
    DEPOIS IGNORAM OS ROUBOS DA APAE.
    DEPOIS LANÇAM O PIOR PACOTE DA HISTÓRIA DO BRASIL, QUE ACABAM COM OS DIREITOS TRABALHISTAS E ESTÃO TENTANDO DETONAR A APOSENTADORIA DOS ASSALARIADOS
    ALGUÉM TINHA ALGUMA DÚVIDA QUE LULA SERIA CULPADO COM OU SEM CULPA , O JUIZ É DO E PRECISAM DESVIAR A ATENÇÃO DE TODOS E IMPEDIR QUE LULA SEJA CANDIDATO EM 2018.
    O PESSOAL NÃO TEM NOÇÃO DA FRIA QUE ESTÃO ENTRANDO

    • A lei e suas injustiças!

      A verdade
      Aécio e sua irmã, Loures e esposa de Cabral. infelizmente, foram soltos porque não foram julgados, ainda. Pela lei, eles não podem ser presos e devem aguardar em liberdade. É uma injustiça!
      Depois de condenado por Moro, Lula deveria ser preso. É uma injustiça!

  • As contas de Lula estão chegando!

    Certamente, Lula e seus advogados já sabiam que seria muito dificil que Lula se livrasse desta condenação diante da delação do dono da OAS, depoimento de Lula (nada, sei!) e a tentativa de transferir a culpa para sua esposa falecida.
    Já sabiam que iriam recorrer a TRF-4 e contam com o tempo para que Lula saia como candidato porem esquecem que Lula tem mais processos estourando na mesa de Moro. e neste caso, Lula aumentará a sua rejeição já em torno de 60%.
    Os comentarios do jornais e dos politicos petistas demonstram uma tentativa frustada do PT, de politizar os crimes de Lula que ocorreram devido a sua ingenuidade de “pegar” um apto-triplex e uma reforma de sitio como pagamento de propina

  • Lula e Temer, no mesmo saco!

    Lula e Temer vivem situações iguais pois Temer está sendo julgado pela CCJ, nas denuncias de Janot e vem ai, a delação premiada de Cunha e Funaro, pela frente, que vão ferrar Temer.
    Lula tem uma condenação de 9,5 anos de cadeia mais 4 processos (estourando no forno) porem tem a delação de Palocci e do Joesley Batista pronta, que vão dar uns processos a Lula.
    Temer vem manobrando a classe politica com verbas, para os municipios, portanto vai se livrando de sua cassação.
    Já Lula tem a justiça que não leva em consideração, a sua popularidade, liderança no PT e nem o seu dinheiro portanto está mais dificil para Lula

  • Betinho Justiceiro

    Ah….vá!!!

    As notícias que eu vi foram outras, no sentido de ser o primeiro presidente condenado por corrupção no país !!!

  • Refinado

    Lula condenado, Ibovespa subindo, dólar caindo…
    E a imprensa internacional destacando que foi o primeiro presidente condenado por corrupção no Brasil…

  • SÓ O CUME INTERESSA

    COXINHAS ESTÃO COM AS CUECAS E CALCINHAS MOLHADAS DE EXCITAÇÃO PELO MORO

  • Bolsomito

    Nao importa se é da esquerda ou da direita, roubou tem que pagar pelo que fez. Nao tenho politico de estimação, que vao todos para a cadeia. #Bolsonaro2018

  • A IMBECILIDADE DE UM COXINHA TROGLODITA.

    O prefeito João Doria, do PSDB, aprontou mais uma das suas nesta quinta-feira. Acusado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de governar pelo Facebook e chamado de blefe por José Serra, ele decidiu surfar na estupidez humana e pendurou uma bandeira do Brasil na janela de seu gabinete em comemoração à condenação em provas do ex-presidente Lula.
    “Os brasileiros de verdade devem abrir a bandeira do Brasil. Mostre que você apoia o juiz Sérgio Moro”, disse Doria.
    Em seguida, o vice-presidente nacional do PSDB, Goldman disse que, no PSDB, apenas o prefeito se “regozijou” com a situação de Lula e que “há respeito” pelo ex-presidente, segundo reportagem do jornalista Pedro Venceslau.
    Doria, que tenta recriar um ambiente de ódio no País, está na lista dos Panamá Papers e era cliente da Mossack Fonseca, empresa investigada na Lava Jato.

  • COXINHA TOLO****condenar é fácil até eu condeno, quero ver mandar prender, viu Refinado.
    Espera o resultado do TRF-4 do RGS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *