INCRÍVEL!! FOLHA DE S.PAULO CRITICA DEMORA DA JUSTIÇA EM JULGAR POLÍTICOS TUCANOS

O que será que está acontecendo com a Folha? Em seu editorial desta segunda-feira, o centenário jornal paulista resolveu protestar contra a lentidão da Justiça ao julgar políticos do PSDB. Citou apenas dois exemplos – o do mensalão tucano e o caso do deputado Barros Munhoz – mas poderia ter citado mais. 

Folha poderia ter citado, também, a demora das investigações quando se trata de casos tucanos – como o do trensalão, por exemplo. Poderia ter lembrado, ainda, o caso do Aécio Neves, que nem está sendo investigado, apesar de citado (aqui) pelo doleiro Yousseff como beneficiário de uma ajudazinha de US$ 100 mil mensais, no chamado Petrolão. Eis o editorial da Folha:

JUSTIÇA TARDA E FALHA

Prescrição, atrasos, incúria e engavetamento beneficiam políticos do PSDB acusados de irregularidades, inclusive no dito mensalão tucano

A liberdade, como ensina o lema dos inconfidentes, será sempre desejável, mesmo que tardia. Nem sempre se pode dizer o mesmo, contudo, da Justiça.

Uma decisão tardia pode bem ser o equivalente da iniquidade completa, e um processo que se arrasta sem condenados nem absolvidos só pode resultar no opróbrio de todos –inocentes e culpados, juízes e réus, advogados e acusadores.

Há um ano, o Supremo Tribunal Federal encaminhou à primeira instância da Justiça de Minas Gerais o julgamento do ex-senador Eduardo Azeredo, do PSDB. Nada aconteceu desde então.

Ex-presidente de seu partido, Azeredo é acusado de ter abastecido sua campanha ao governo de Minas, em 1998, com verbas desviadas de estatais, valendo-se de empréstimos fictícios.

Não são mera coincidência as semelhanças desse episódio com o que viria a ser revelado no escândalo do mensalão petista, alguns anos depois. Um de seus principais personagens, o empresário Marcos Valério, havia sido também responsável pelo esquema tucano.

Apesar de inúmeros adiamentos e dificuldades, o caso petista foi julgado no STF. Natural que inspire movimentos de revolta e consternação o fato de que, embora ocorrido alguns anos antes, seu equivalente tucano continue a repousar no regaço da Justiça mineira.

Correndo inicialmente no Supremo, uma vez que parlamentares como Clésio Andrade (PMDB) e o próprio Azeredo figuravam entre os implicados, o processo teve de ser enviado à primeira instância: os réus tinham renunciado a seus cargos no Congresso.

A decisão do STF, remetendo o caso a Minas Gerais, foi tomada em março de 2014. O trajeto de Brasília a Belo Horizonte consumiu cinco meses. Em 22 de agosto, o processo chega à 9ª vara criminal. Era só proceder ao julgamento; nenhuma instrução, nenhuma audiência, nada mais se requeria. Que o juiz examinasse os autos.

Juiz? Que juiz? A titular da vara aposentou-se em janeiro; não se nomeou ninguém em seu lugar.

Havia –e ainda há– pressa: alguns réus, dentre eles Azeredo, podem beneficiar-se da prescrição; outros envolvidos já escaparam por esse motivo.

A lentidão mineira se soma ao caso de entravamento da Justiça ocorrido em São Paulo, para benefício de outro político do PSDB.

Por três anos, um desembargador retardou o exame de irregularidades na gestão do hoje deputado estadual Barros Munhoz à frente da Prefeitura de Itapira. Veio a prescrição, e as suspeitas sobre crimes como formação de quadrilha e omissão de informações nem chegaram a ser julgadas.

Não se trata, claro está, da “liberdade ainda que tardia” ostentada na bandeira de Minas Gerais. Entre essas figuras do PSDB, “impunidade na última hora” há de ser lema bem mais adequado.

24 comentários

  • IFSP

    OLA CARDOSO…VC TEM ALGUMA INFORMAÇÃO DE O CAMPUS JA FOI CONFIRMADO LA EM SAO PAULO?
    POIS HÁ UMA INFORMAÇÃO DE QUE UM SERVIDOR CONCURSADO DO IFSP FOI SONDADO PELO PRÓPRIO IFSP PARA ASSUMIR CARGO NO NOVO CAMPUS EM JALES. SERÁ??

  • Antonio Rodrigues Belon

    Não fique entusiasmado com a FOLHA (parece cada dia mais com a VEJA): na página Opinião, no primeiro caderno o artigo “Silêncio”, por Aécio Neves; na página seguinte Tendências e Debates, “A presidente deve e pode ser investigada”, por Ronaldo Caiado. Precisa explicar? Precisa desenhar?
    Direita estúpida, descarada e incorrigível.

  • estagiário

    Gostaria que o RENOMADO professor belon falasse oque ele acha da ESQUERDA. Se ele escreve que a direita é estupida, descarada e incorrigível. A esquerda seria CORRETA !!!!!!!!!!

  • jales-buraco sp

    estranho folha ta parecendo um certo blog cardosinho,uma imparcialidade imensa….rsrsr…

  • Jalesense

    Excelente pergunta “estagiário”…

  • Falem mal mas falem de mim

    Apesar que os petistas nao gostam da Folha, Estadao, Veja, tv Globo, etc, eles gostam muito do PT pois atualmente os escandalos da Petrobras vendem muita noticia.
    Nunca neste pais, os jornais venderam tanto, graças a essa turminha de corruptos. Os donos estao ficando ricos.
    A CPI, as açoes da policia federal, as prisoes, a delaçao premiada dao “sustentaçao” para que os jornais noticiem e mantenha o PT/PMDB/PP na boca do povo.
    Como os partidos estao com “rabo preso” com esses corruptos e nao os expulsam do partidos.
    Os partidos ficam em evidencia

  • Estagiário, gostei da ironia… O renomado em letras maiúsculas é autoexplicativo… Ow esquerdinha Gramscista bunda dessa Jales viu… Todo mundo educadinho na cartilha do Paulo Freire!

  • francisco rocha

    Deve ser tudo culpa do FHC…kkkkk

  • ORLANDO MATHEUS

    Bah !!! Este blog aqui é de uso exclusivo dos Petistas !!! Eu não vou ficar aqui dando murros em ponta de facas !!! Vou dar o fora !!! Muita hipocrisia !!! Brasil destruido e estão enaltecendo este partido de ladroes !!!

  • irafpj

    ORLANDO concordo com você, é muita hipocrisia,este partido de ladroes!

  • Senhor Orlando Matheus, o do jogo do bicho. Vou lhe fazer uma pergunta usando uma frase de Freud (que você nem deve saber quem é) -“QUAL A SUA RESPONSABILIDADE NA DESORDEM DA QUAL VOCÊ SE QUEIXA?”

  • Roberto

    Rápido esta sendo o julgamento do estadista do PT de Jales!

  • forapt

    n tinha q chamar blog do cardosinho e sim blog do petesinho vai defender ladrao na cadeia antes era bom ver noticias da cidade era bem interessante agora da nojo disso aki

  • A grande imprensa – golpista ou não – é sempre benevolente com o mensalão mineiro,o trensalão paulista e outros tins e tais,salvo as boas exceções.

  • func publico municipal

    E o professor nao vai responder pra o estagiario ?????

  • Dilmando

    Nobre Cardosinho e em relação a Dilma ??
    Ela foi denunciada pelo mesmo(isso sim daria um impeachment de verdade).
    A desculpa foi porque não temos competência pra “julgar” a presidenta(presiANTA).
    HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA

  • Dilmando

    Não se faça de tonto cardosinho, coisa que você não é.
    Só quero que você veja que o PT é tão sujo quanto a direita.
    Não existe mais política no Brasil, são uns bando de sangue-sugas na veia do nosso país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *