INSTITUTO LULA DIVULGA NOTA SOBRE AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

A assessoria de imprensa do Instituto Lula divulgou, agora há pouco, uma nota sobre a operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira. Ei-la:

A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal. 

1)   Nada justifica um mandato de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa,  em depoimentos previamente marcados. Por que o ex-presidente Lula foi submetido ao constrangimento da condução coercitiva?

2)   Nada Justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras. A Lava Jato já recebeu da Receita Federal, oficialmente, todas as informações referentes a estas contas, que foram objeto de minuciosa autuação fiscal no ano passado.

3)   Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa, este sim um crime que não mereceu a devida atenção do Ministério Público.

4)   Nada justifica a invasão do Instituto Lula e da empresa LILS, a pretexto de obter informações sobre palestras do ex-presidente Lula, contratadas por 40 empresas do Brasil e de outros países, entre as quais a INFOGLOBO, que edita as publicações da Família Marinho. Todas as informações referentes a estas palestras foram prestadas à Procuradoria da República do Distrito Federal e compartilhadas com a Lava Jato. Também neste caso, o Ministério Público nada fez em relação ao vazamento ilegal de informações sigilosas para a imprensa.

5)   Nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítio de amigos em Atibaia, onde ele passa seus dias de descanso. Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público.

6)   A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas.

7)   O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos.

O Instituto Lula reafirma que Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depois de governar o País. Jamais se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras.

A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social.

É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história. 

61 comentários

  • Thiago

    Igual à agressão praticada contra nosso amado ex-presidente Collor.

    Na época lembro que a turma do PT também ficou bastante indignada com a injustiça.

  • Morador de Jales

    Em breve veremos se isso que o Instituto Lula “AFIRMA” se sustenta.
    Um Senador, líder do partido, preso, abandonado por seus pares, ia segurar o bomba sozinho, tá bom e segura que vem mais estrumes por ai. Limpeza na classe politica independente de partidos e esfera.

  • Anônimo

    Violência é o que esse nove dedos tem feito conosco… pra bandido, o mesmo tratamento, não é porque é esse daí, ou o Zé Mané… o povo está cansado… esperando, ansiosamente, a visita da PF na casa dos merendões… assim como visitou esse ex-presidente… Vergonha desse país…

  • Guilherme

    Divulga a nota, mas não abre “os dedos” para dar os parabéns a Federal… tsc tsc tsc

    PARABÉNS POLICIA FEDERAL, GANHOU O RESPEITO QUE DEVIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
    CADEIA PARA ESSES BANDIDOS

  • Realista

    Nada justifica tanta mentira e desvios de dinheiro publico praticados pelo PT e sua trupe em detrimento de todo um povo que sofre com a falta de irresponsabilidade de nossos governantes. Agora cade o outro lado da noticia? Noticia esta que diz que toda familia do ex presidente Lula esta sendo investigado. Isso nao e mostrado aqui. Lamentavel.

  • timelo rego

    a verdade é simples. a oposição GROBO ja percebeu que pra ganhar a proxima, so com o lula preso, se estiver solto nao ha como ganhar dele.

  • mane

    hahaha noticia boa…ate o mercado financeiro amanheceu de bom humor, Dollar ja esta 3,68 e ações subiram 5,9%, se essa mulher ficar mais um ano no poder vai quebrar todos os empresários,

  • Lulinha

    Lula tirou milhões da pobreza!

    Depositou tudo na conta dos Companheiros…

  • Juninho

    A casa ta caindo Lula!!!

  • mane

    Nossa presidANDA nossa governANTA você que é uma mulher sapiens e sabe tudo do mosquito e mosquita da zica me responde uma pergunta : quando um homem mata outro isso chama-se HOMICÍDIO, queria saber o seguinte, e quando um homem mata todo um governo isso chama DELCIDIO?

  • Batman Jalesense

    Cardosinho para de pagar pau pro PT vc foi expulso do partido porra.

  • Rolando Caio da Rocha

    Ohhhhhhhhhhh que coisa maravilhosa essa sexta-feira!!!!!!!!!!!! Deveria ser feriado nacional!!!! Chegou a vez do 9 fingers… Prepara ai galera PTista, vulgos mortaNdelas, pq a mamata tá acabando!!! O Brasil está prestes a voltar a ser dos brasileiros!!!! Dr. Moro, por favor, DECRETE A PREVENTIVA do capiroto!!!!!!!!!!

  • Anônimo

    #gameover
    O PT acabou…

  • Rolando Caio da Rocha

    Posta meu comentário aí Cardosera!!!

  • Anônimo

    Não me conformo com uma nota dessa!
    Somente uma pessoa de mal coração para achar que isso seria digno!
    Somente uma pessoa igual ao Lula e sua corja para achar que essa operação foi desnecessária!

    PARABÉNS A PF! Parabéns ao povo brasileiro de boa índole! Parabéns ao povo brasileiro que trabalha e não leva o dinheiro dos cofres públicos ao bolso do PT!
    É ISSO QUE NÓS QUEREMOS VER! ERA SÓ ISSO! Viva a PF!

  • Lenha na fogueira

    Está cada vez mais evidente o viés político desta operação, que há muito deixou de ser investigativa, isso tudo com várias ilegalidades se observadas à luz da legislação processual vigente. Segurança jurídica? presunção de não culpabilidade? Contos da carochinha!

  • Dilmerda

    O Instituto Lula acaba de soltar nota esclarecendo que não conhece e não tem vínculo com Luís Inácio Lula da Silva. O Instituto Lula foi criado em prol do Lula Molusco, fiel amigo do Bob Esponja e comprovadamente honesto.

  • Chico Cunha

    Eu acho é pouco !!!!

  • Dr. Pedro GoGó

    Se tá na Cara que é ”Espetáculo Politico”, todo mundo sabe. Dizer que isso não é golpe, tá na cara que é pois vazamentos seletivos, quer dizer o seguinte.. “Focar apenas em alguém pra atingir objetivos” e outros culpados… existe delação contra o Aécio, tem dinheiro das empreiteiras no Instituto FHC, Tem doações das principais empresas empreiteiras que doaram para campanha do Aécio Presidente sendo estas as mesmas que doaram pra Dilma…ai muitos criminalizam o PT e o PSDB é um Santo de Alma pura…
    VAZAMENTOS SELETIVOS DEVIAM SER CONSIDERADOS CRIME…QUEM VAZAR INFORMAÇÕES DEVIA SER NOTIFICADO JUDICIALMENTE… COMEÇANDO PELAS ORGANIZAÇÕES GLOBO E SUAS “EXCLUSIVIDADES” DIVULGADAS ILEGAMENTE… é inacreditavel como um processo de segredo de justiça muitas vezes como sempre vai parar na mão da TV Globo ( Organizações Globo).

    Além das Revitas Veja e Época ( Grupo Globo) divulgarem depoimentos que nunca acontecem sem fonte, tentando comprar a opinião pública desde os tempos da ditadura.

    LULA 2018 vem forte pra ganhar no primeiro Turno diante das ultimas pesquisas….

    O que vimos hoje sobre a tentativa de uma antecipação de golpe de Estado, é pra barrar o ex-presidente de se candidatar em 2018… OU MELHOR SEQUESTRARAM O PRESIDENTE LULA POR ALGUMAS HORAS, NÃO PARA CRIMINALIZALO SEM PROVAS, MAS, PRA TENTAR CONSTRAGELO…. COISA QUE ACHO MUITO DIFICIL… A OPOSIÇÃO DE ELITE BURRA NÃO ENTENDE QUE TUDO ISSO FAZ CAMPANHA A FAVOR DE LULA, QUE O PIXULO EM VEZ DE RIDICULARIZALO É MAIS ENGRAÇADO DO QUE TUDO E AINDA PASSA IMAGEM POSITIVA…

    Agora resta saber a Policia Federal vai Investigar a Rede Globo por Sonegação Fiscal de Quase 1 bilhão de reais…vai Investigar o Aécio, Vai Investigar a Revista Veja por calunia e difamação, Vai investigar a Folha de São Paulo, A Época, vai Investigar a Revista Isto é por matéria Falsa…

    Vamos esclarecer os fatos sobre os rendimentos de Lula que não tem a obrigação de divulgar nada e é um direito…como cidadão a privacidade…

    Os trinta milhões recebidos por LULA não são somente das empreiteiras… existe inumeras empresas que bancaram esse dinheiro por anos… dos 30 Trinta Milhões são cobrados IMPOSTOS DE RENDA QUE É DECLARADO A RECEITA, O INSITUTO LULA É SEM FINS LUCRATIVOS, O DINHEIRO CUSTEIA PROJETOS DE CIDADANIA ASSIM COMO VIAGENS DE TRABALHO DO EX PRESIDENTE… ALÉM DE CUSTOS MENSAIS…

    AGORA A EMPRESA DE PALESTRAS DO LULA É QUE TEM OS GANHOS, POR SER EX- PRESIDENTE.. RECEBE DETERMINADOS VALORES POR PALESTRAS QUE SÃO TODAS CUMPRIDAS E FORAM DIVULGADAS…E MUITO BEM REMUNERADAS… O SUCESSO É TANTO COMO COMUNICADOR QUE FOI CONVIDADO PARA DAR PALESTRA NA MICROSOFT (EUA) dentre outras empresas importantes pelo mundo, além de divulgar o Brasil como outros ex-presidentes. LULA pode se quisesse comprar um apartamento diante de seus rendimentos….somente com as palestras… e muito antes de dar palestras… pois também tem redimentos compativeis a issso…

    Os Apartamentos triplexs custavam 50 mil a época… depois de muitos anos de valorização estão em torno de 1 a 2 milhões… LULA apenas tinha a cota da coperativa… assim como outro qualquer…apenas não optou pela cota não pela condições se quisesse comprar, mas pela moralidade descente de uma pessoa que veio de baixo onde o poder nunca subiu a cabeça…

    Lula mora num apartamento simplezinho… isso talvez incomodem poderosos como os grandes setores midiaticos que faturam bilhões….. e ainda é alvo por comprar uma canoa de lata ( barquinho) pra pescarias aos finais de semana…. Agora se é pra investigar, vamos investigar todo mundo… a midia em crise e corrupta, os empresarios corruptos, a propria justica etcccc… éssa que precisava a JUSTIÇA… que é uma caixa preta da ditadura…

  • Não é hora de atear fogo às vestes.
    Os dados estão rolando. Não estamos vivendo um novo 31 de março de 1964.
    Não ainda.
    A Operação Aletheia – que deveria se chamar Operação Globo – não define nada. Seu mérito maior, se é possível usar essa expressão, é revelar as intenções da Lava Jato e Sergio Moro, sob as bênçãos dos Marinhos e, por extensão, da plutocracia.
    O objetivo jamais foi erradicar a corrupção, mas derrubar o governo e acabar com Lula. (No triunfo supremo do cinismo, Aletheia é uma palavra grega que significa busca da verdade.)
    A sequência dos acontecimentos é clara quanto a isso: o vazamento pela PF da alegada delação de Delcídio, o Jornal Nacional de ontem com conteúdo assassino e, na manhã desta sexta, um enxame de policiais fortemente armados para capturar Lula.
    Tudo isso às vésperas de uma manifestação pró-impeachment.
    A grande questão, agora, é como os defensores da democracia – não estamos falando apenas de petistas – reagirão.
    A verdade estará nas ruas.
    Caso os antigolpistas reajam como vigor – atenção: não confundir com violência – o golpe será abortado. Caso corra sangue de brasileiros, o que seria uma tragédia, todos sabemos de quem é a culpa: dos mentores da ação desta manhã.
    Não é hora de lamentar a apatia suicida com que o governo tratou a Lava Jato. Como o ministro da Justiça recém-saído pôde cruzar os braços diante das barbaridades cometidas por Moro e pela PF? Como, em nenhum momento, o PT expôs a face real da Lava Jato? Como os governos Lula e Dilma continuaram a dar verbas bilionárias de publicidade para uma empresa com um histórico notável de golpes contra governos populares?
    Isso tudo, as bobagens cometidas no meio do caminho, deve ser analisado depois.
    Agora é hora de defender nas ruas não Lula, não o PT, não Dilma – mas a democracia.

    Paulo Nogueira
    (Diário do Centro do Mundo)

  • A casa vai cair

    Depois que Lula depos mais de 3 vezes na policia federal, com 3 processos em andamento pois o ultimo depoimento (ele e sua esposa) entrou no STF se negando em comparecer.
    Depois que o senador petista Delcidio saiu da cadeia com a lingua afiada contra Dilma e Lula pois o PT o abandonou e quer expulsar do partido.
    Depois que o marqueteiro da campanha de Lula e Dilma, foi preso e deve abrir o bico na delaçao premiada contra eles.
    Depois que Dilma trocou o ministro da justiça (a pedido do PT e de Lula) pois esta’ vendo que a coisa esta’ preta para o lado do Lula.
    Depois que o Lula nao consegue enrolar a justiça dizendo que nao e’ dono do triplex (no Guaruja’) e o sitio (em Atibaia) pois as evidencias demonstram que a empreeiteira e seu amigo Bumlai estao envolvidos na reforma do sitio e na construçao do trilex de 210 m2
    Agora Lula esta’ sendo tratado como uma pessoa comum e nao como um grande ex presidente que os petistas adoram.
    Nao adianta mais criticar a midia (golpista?), a operaçao lava Jato, FHC, a determinaçao de conduçao coercitiva, quebra de sigilo bancario, a invasao ao seu instituto, etc
    Lula deve se defender dos fatos
    Ponto final

  • Peterson

    Tava curioso para ver o que este blogueiro iria noticiar para defender o lula

  • Betto Mariano

    Um amigo aqui de minha página mandou a seguinte observação quanto a Coerção Coercitiva:
    IREMOS A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS SE FOR NECESSÁRIO
    Para os Inocentes úteis é bom esclarecer que Coerção Coercitiva só cabe quando a pessoa já foi intimada judicialmente mais de uma vez e não compareceu para depor. Explicando para quem possui dificuldade de entender, se o Ex Presidente Lula não foi intimado e, muito menos se recusou a prestar informação, sua Condução Coercitiva realizada hoje foi Ilegal, Absurda, INACEITÁVEL. Iremos a Corte Interamericana de Direitos Humanos se for necessário.

  • A casa caiu…ou melhor, o apartamento tríplex!
    Este senhor tinha tudo para entrar para a história do país, como um dos melhores presidentes que tivemos.
    Mas a ganância, o poder pelo poder, lhe desviaram de sua trajetória.
    Triste para o povo brasileiro, que precisa passar por tudo o que vivemos novamente: desemprego, impostos em alta, assim como a energia e principalmente o custo de vida.
    Ainda tem a CPMF que estão loucos para desenterrar. Será que vai dar tempo?

  • Rolando Caio da Rocha

    Saudações aos mortaNdelas… O pai dos pobres, honestão, não conseguiu fugir da justiça!!! O próximo passo é a preventiva… Estamos pegando de volta o Brasil dos brasileiros!!!! Dá-lhe Moro!!! Cadeia no sapo barbudo!!!

  • H ROMEU POWER

    ultima tentativa da grobo e aeciopopó de matar o lula, se for agora, nunca mais.

  • Guilherme

    BOLSONARO 2018

  • José Maria

    O futuro do Brasil depende do que aconteça com o Lula. Ou a direita o exclui da vida política, pela repressão física e jurídica e faz o que bem entende do país, de novo. Ou o Lula supera tudo isso e se elege de novo Presidente do Brasil e retoma o caminho do melhor governo que o país já teve.
    A direita sempre teve a obsessão de que um dia o PT terminaria ganhando, teria que fracassar e ela pode dirigir o pais com tranquilidade. Lula ganhou e, ao contrario, deu mais certo do que qualquer expectativa otimista. Aí a direita se pôs a caçar o Lula e o PT.
    Tentou derrotá-lo em 2006, não conseguiu. Tentou impedir que ele elegesse sua sucessora, não conseguiu. Tentou impedir que ela se reelegesse, tampouco conseguiu.
    Agora se dedica a tentar impedir que o Lula se candidate de novo, ganhe e volte a ser Presidente do Brasil.
    É o golpe branco: castrar a democracia brasileira do seu principal líder por uma via institucional completamente conspurcada. Excluir o Lula da vida política é ferir de morte a frágil democracia que temos. Primeiro foram invadindo os espaços institucionais com o Judiciário, depois com a Polícia Federal. O pretexto de combate à corrupção é uma farsa, dado que os tucanos são totalmente preservados. Trata-se de uma operação política contra o Lula.
    Se conseguirem dar esse golpe branco, o país se tornará uma “democracia restringida”, um Estado de exceção, excluindo os setores populares da vida política do país, porque em seguida virá a repressão contra os movimentos sociais, contra todas as forças democráticas, contra o mundo da cultura, contra tudo o que resistir. A mídia se encarregara de esconder tudo e promover a ideia de que a democracia sai fortalecida, que o obstáculo para o país voltar a crescer é o Lula.
    Ou o Lula consegue superar mais essa e sai ainda mais fortalecido, a campanha eleitoral de 2018 começa diretamente, as denúncias sobre a politização e fascistização de setores do Judiciário e da PF virão à tona.
    Ou o Brasil democratiza seu Estado ou a direita incrustrada no Estado terminará com a democracia no Brasil.
    O momento decisivo é este. Ou se detém a ação das forças do golpe branco ou é a democracia e todos os direitos conquistados pelo povo que se reverterão. O governo Dilma será definitivamente avassalado pela direita golpista.
    É a hora decisiva do Brasil. Seu futuro se decide agora. No destino do Lula se decide o futuro do país.

  • Rolando caio Rocha

    LULA 2018.
    Lula: “eles acenderam em mim a chama de que a luta continua”
    “Se o juiz Moro e o Ministério Público quisessem me ouvir, era só ter mandado um ofício que eu iria, como sempre fui, prestar esclarecimento. Porque não devo, não temo”, disse o ex-presidente no diretório nacional do PT.
    O ex-presidente Lula falou, após voltar do depoimento dado à Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (4), no âmbito da Operação Aletheia, 24ª fase da Lava Jato.
    “Vim ao mundo para viver em adversidade. Nunca na minha vida teve nada fácil. Eu pensava que aos 70 anos de idade poderia me aposentar e ser cabo eleitoral”, disse o ex-presidente, em meio a militantes do Partido dos Trabalhadores. Ele afirmou que sempre esteve à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos. “Dia 5 de janeiro estava de férias e fui a Brasília para atender um convite da Polícia Federal. “Se o juiz Moro e o Ministério Público quisessem me ouvir, era só ter mandado um ofício que eu iria como sempre fui prestar esclarecimento. Porque não devo, não temo.”
    “Lamentavelmente, acho que estamos vivendo um processo em que a pirotecnia vale mais do qualquer coisa. O que vale é mais é o show midiático do que a apuração séria”, lamentou Lula. “De qualquer forma nada disso diminui minha vontade, pelo contrário, eles acenderam em mim a chama de que a luta continua.”
    Eu estou voltando, com toda vontade.

  • Jalesense

    TODOS CONTRA O GOLPE LIDERADA PELA GLOBO.VEJA. AÉCIO TRAFICANTE.JUDICIÁRIO E JUIZ MORO. ETC….

    Luciana: Vamos mobilizar o país todo para barrar essa marcha golpista.
    A presidenta do PCdoB, deputada Luciana Santos, esclarece em vídeo qual o verdadeiro significado da operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Lula. Para Luciana, o que está em curso “é uma provocação, de caráter eminentemente político”. “Eles querem impor a agenda deles, agenda que foi derrotada nas urnas.” “Vai ter luta! Vamos reagir. Golpe não passará! Vamos desde já mobilizar o país todo para barrar essa marcha golpista.”
    “Esta é uma operação midiática para poder acelerar um golpe que está em marcha.”

  • Jalesense

    MARCO AURÉLIO: MORO ATROPELOU REGRAS E FERIU A CONSTITUIÇÃO A MANDO DA MÍDIA GOLPISTA.

    Primeira crítica contundente do Supremo Tribunal Federal à ação do juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula nesta sexta-feira 4 veio do ministro Marco Aurélio Mello; “Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirmou; “Precisamos colocar os pingos nos ‘is'”, continua; Mello criticou o argumento de Moro, de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula; “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros”, e ensinou: “Não se avança atropelando regras básicas”
    4 DE MARÇO DE 2016 ÀS 16:50

  • ELE PODE SE FORTALECER MAIS

    Blog do Kennedy – Numa primeira leitura, feita na manhã desta sexta por dois ministros, a ação da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Lula acirrará ainda mais o debate político – inclusive com riscos de confrontos físicos mais graves nas ruas.
    Existe uma preocupação com possível enfrentamentos nos protestos previstos para 13 de março, tanto em relação aos críticos do governo, como também da parte dos apoiadores de Lula e da presidente Dilma Rousseff.
    Há também uma avaliação de que esta fase da Lava Jato, a Aletheia, teria sido uma resposta dos investigadores, sobretudo da Polícia Federal, à saída de José Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça.
    Nos bastidores, o Palácio do Planalto já era esperava uma operação desse tipo, mas o momento de executá-la teria sido adiantado pela saída de Cardozo da Justiça, numa tentativa de mostrar que não haverá interferência do novo ministro, Wellington César.
    Teria pesado também, na visão do governo, o recurso da defesa do ex-presidente para que o Supremo Tribunal Federal decidisse se caberia ao Ministério Público de São Paulo ou aos investigadores em Curitiba, procuradores da República e policiais federais, investigar Lula. Antes que a ministra e relatora Rosa Weber se manifestasse e, por ventura, decidisse que as propriedades do apartamento no Guarujá e de um sítio em Atibaia deveriam ficar a cargo do Ministério Público de São Paulo, a força-tarefa da Lava Jato decidiu colocar o time na rua.
    Dois ministros consideram que a condução coercitiva de Lula tem peso político forte, seja para desgastá-lo perante os críticos, seja para vitimizá-lo diante dos apoiadores.

    Análise e opinião

    Politicamente, está certa a leitura de ministros de que haverá acirramento do debate político. Não deve ser menosprezada a possibilidade de confrontos nas ruas entre apoiadores e críticos de Lula. Um ingrediente de venezuelização não deve ser descartado. E ele é perigoso. Nesse contexto, é preciso que haja moderação das autoridades públicas, sejam do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
    Do ponto de vista jurídico, será um teste importante para a Lava Jato. Lula é o político mais poderoso a ser alvo concreto da operação. Será necessário analisar a consistência dessas investigações.
    Haverá uma entrevista dos investigadores hoje, como é de praxe, para falar das razões das diligências. Parece que está estabelecido um processo que ganhou dinâmica própria e que é incontrolável. Hoje, Lula e o PT são os mais atingidos.
    No entanto, a oposição, em algum momento, será objeto de interesse da Lava Jato. As delações dos executivos da Andrade Gutierrez devem desnudar um modelo de negócios da política brasileira.
    O aprofundamento da Lava Jato tende a apurar não só eventuais crimes cometidos por quem está no poder, mas também pode chegar a quem se beneficia dessa engrenagem de financiamento político em que a corrupção para enriquecimento pessoal é apenas uma das suas facetas.
    Um político como Lula, se quisesse enriquecer pessoalmente de forma corrupta, poderia ter muito mais que um apartamento no Guarujá ou um sítio em Atibaia, bens dos quais, aliás, ele nega ser proprietário.
    Há em relação ao apartamento e ao sítio um componente maior de troca de favores do que uma ação para tirar benefício da corrupção na Petrobras. É errada a troca de favores em relação a um ex-presidente, sobretudo se ele pode voltar a ser candidato à Presidência.
    Mas é importante ver que detalhes de apuração a Lava Jato tem para sustentar uma decisão tão ousada como a de hoje. Ninguém está acima da lei. Nesse sentido, Lula precisa responder às acusações. Mas é necessário que não haja abuso em relação a ele nem aos cidadãos de forma geral.
    Para a oposição existe dois perigo, as delações da Andrade Gutierrez, que possivelmente, colocará a oposição definitivamente dentro da Lava Jato e a volta triunfal de Lula para 2018.
    Só esperar para ver.

  • INSTITUTO

    VOLTA TRIUNFANTE DO FUTURO PRESIDENTE EM 2018.

    Lula é ovacionado ao voltar para casa após depor à PF em São Paulo..
    Ex-presidente foi recebido por militantes em São Bernardo do Campo.
    ‘Me senti um prisioneiro’, disse Lula em pronunciamento na sede do PT.
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado ao voltar para sua casa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, depois de ter sido levado por coerção coercitiva para a Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas e, em seguida, ter dado um depoimento na sede do Partido dos Trabalhadores no Centro de São Paulo.
    Partidários fizeram o tradicional coro “Olê, olê olê olá, Lula, Lula”, de campanhas eleitorais passadas. Ele acenou para a multidão e finalmente entra no prédio.
    Ana do Carmo, deputada estadual do PT, afirmou que o ex-presidente não está cansado e não mostrou abatimento. “Ele está ótimo. Muito bem. Firme para a luta. Ele não falou se vai pra a manifestação. O importante é que a gente sempre esteve na luta, estamos sempre na luta e agora, mais do que nunca, vai continuar a luta.”
    Luiz Turco, deputado estadual do PT, também disse que Lula não está cansado. “Ele está de boa, está conversando com a família e os amigos dele. Está de boa”, afirmou.
    Lula disse na tarde desta sexta-feira (4) que se sentiu “prisioneiro” por ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal. Ele depôs no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo e, em seguida, foi à sede nacional do PT, no Centro da capital paulista, onde fez um pronunciamento.
    O presidente afirmou ainda que “acertaram o rabo da jararaca”, mas “não mataram”. E também falou sobre a presidente Dilma Rousseff: “Não permitem que a Dilma governe esse país” .
    Vamos ver o resultado pode até correr………………..

  • Os erros do Lula e do PT

    Certamente, o sitio e o triplex sao de Lula e ele errou em negar pois as evidencias mostram o contrario. A justiça e a midia estao em cima dele, por isso.
    O senador Delcidio sabe muito sobre a roubalheira da Petrobras e os seus esquemas portanto o PT errou em nao apoiar o senador quando ele estava preso e ameaçou em expulsa-lo do partido agora ele abriu o bico.
    Hoje, o PT mandou e pagou seus “funcionarios” brigarem na porta da policia federal onde Lula depos por isso erra pois Lula foi apenas depor. Exagerou! As brigas, na tv, dão impressão de medo
    Lula esta’ atacando a imprensa (que faz o seu serviço de divulgar), a justiça e a policia federal. Erra pois deve se ater ao processo

  • So depois de tanta mordomia .mais parabens, Todas autoridades mais vem pra jales, kkkkk. Pode demorar mais a casa cai.

  • Rolando Caio da Rocha

    Marco Aurelio Mello, do STF, sobre Moro: amanhã fará um “paredão”?

    Da Folha, a opinião de Marco Aurélio Mello, Ministro do Supremo. sobre o mandado de condução coercitiva de Sérgio Moro contra Lula.

    Duas observações.

    A primeira: percebam o que o atropelo de Moro está fazendo com setores nada alinhados ideologicamente com a esquerda.
    A segunda: muito bom, resta saber até quando um juiz de província vai atropelar, no grito da mídia, os poderes da República?
    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello fez críticas contundentes à decisão do juiz Sergio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento.
    “Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirma ele.
    O ministro diz que “precisamos colocar os pingos nos ‘is’. Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes.”
    A Folha conversou com outro magistrado do STF que concorda com a opinião de Mello, embora prefira não se manifestar publicamente.
    Mello ironiza o argumento de Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula.
    “Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força”, segue o magistrado. “Isso implica em retrocesso, e não em avanço.”
    O fato de se tratar de um ex-presidente agravaria a situação, segundo ele.
    Para Mello, o juiz Moro “estabelece o critério dele, de plantão”, o que seria um risco. “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros.”
    O ministro afirma ainda: “Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão?”
    Ele segue: “O chicote muda de mão. Não se avança atropelando regras básicas”.

  • Rolando Caio da Rocha

    Fernando Morais a Moro: quer saber das palestras de Lula no exterior? Pode me perguntar, eu estava lá
    POR FERNANDO BRITO · 04/03/201

    Fantástica correspondência do jornalista e escritor Fernando Morais ao juiz Sérgio Moro, prontificando-se a depor sobre as palestras de Lula no exterior, objeto das !investigações da S.., digo, da Força Tarefa da Lava Jato:

    Meritíssimo Juiz
    Sérgio Fernando Moro
    MD Titular da 13ª Vara Criminal Federal
    Bairro Ahú
    Curitiba – Paraná

    Senhor Juiz:

    Na manhã de hoje tive a oportunidade de assistir à entrevista coletiva concedida pelos procuradores do Ministério Público de Curitiba. Deixaram-me a clara impressão de que suspeitam que as palestras realizadas pelo ex-presidente Lula tenham sido uma fachada para encobrir o recebimento de recursos de origem escusa.
    Há alguns anos venho acompanhando o ex-presidente em suas viagens pelo Brasil e exterior para levantar informações para o livro que estou escrevendo sobre um período de sua vida pública. Logo descobri que os aviões eram um ótimo local para meu trabalho: sem interrupções de telefonemas, agendas e visitas, eu podia passar horas tomando seu depoimento – lembro-me de um voo de mais de vinte horas de duração.
    Acredito tê-lo acompanhado em mais de dez viagens internacionais. De memória, lembro-me de ter estado com o ex-presidente no México, Portugal, África do Sul, Moçambique, Etiópia, Índia, Alemanha, França, Espanha e Cuba.
    Em todos os casos ele realizou, sim, as palestras para as quais havia sido contratado. Em alguns dos referidos países, mais de uma. Eu o seguia da hora em que acordava até quando se recolhia para dormir. Assisti a todas as palestras e testemunhei todas as audiências que ele concedeu a artistas, autoridades, sindicalistas e empresários locais. Em nenhum momento ele pediu que eu me retirasse para que pudesse conversar privadamente com alguém – o que seria absolutamente natural.
    Trago o assunto à baila por uma única razão: sou testemunha da lisura e do comportamento ético que norteou as viagens do ex-presidente Lula ao exterior – e de que ele de fato proferiu as palestras agora colocadas sob suspeição. Nesse sentido, coloco-me à disposição desse Juízo Federal para oferecer meu depoimento, o qual, estou certo, contribuirá para a elucidação dos fatos sob investigação.
    Atenciosamente,
    Fernando Morais
    jornalista e escritor

  • Jalesense

    Só tenho uma coisa pra dizer:

  • Macedão

    Pensamento do dia.O que fizeram com o ex presidente Lula ,sö estão esperando que ele vai preso,mas o Tiro pode sair pela culatra se os VERMELHINHOS resolverem e o Presidente falar pega eles VÃO BOTAR FOGO NO BRASIL fica um alerta .cuidado com o circo da Globo e da PF isto pode virar uma guerra civil e ninguem ta vendo.

  • Zorro

    SABE O QUE EU ACHO INTERESSANTE NOS CARAS DO PSDB DE JALES E CONTRA O PT, SÃO TÃO MORALISTAS QUE NENHUM TEM CORAGEM DE MOSTRAR O NOME VERDADEIRO, PROVAVELMENTE PRA ESCONDER DESVIOS NA MERENDA DE JALES, FACIP OU OUTRAS COISAS PIORES , PERCEBA NENHUM TEM CORAGEM DO MOSTRAR A CARA

  • Lula e sua prepotencia

    O Lula poderia ir a policia federal e dar seu depoimento, sem muita confusao, mas como e’ costume do PT, mandou seus “capangas” irem a delegacia e no seu apartamento (que nao triplex) fazerem confusao para mostrar poder.
    Como e’ candidato a presidente, quis fazer propaganda negativa porem fala demais e mostra prepotencia com a justiça e a imprensa
    Mistura politica com os supostos crimes que (ou nao?) cometeu porem esquece que a policia federal, o juiz Moro, os ministros do STF assistem o seu circo. Nao devem estar gostando.
    Isso nao vira mais nada, por enquanto, mas vem delaçao premiada da OAS e Odebrecht (com provas) e mais do seu marqueteiro da campanha.
    Vem mais chumbo grosso, por ai

  • Sr. Conjuntura

    Travamento de uma batalha sensacionalista pelo lado da mídia e o uso do poder em prol da sustentação do poder, no caso da volta ao poder! Juizinho de “primeira instância” criado em ninho tucano só poderia dar nisso. Depois de se deparar com Delegado de PF agora candidato do PSDB a Niterói, é hora de ver mais uma fase da metamorfose da política.

    Há quem diga que isso tudo é uma excelente investigação, mais cá entre nós, sinceramente, existe alguma investigação séria, correto, que tem realmente o objetivo de fazer uma grande investigação VAZAR ALGUMA COISA? Qual o objetivo disso?

    Levar Lula sobre coerção? Alguém que é ex-presidente, tem endereço e que nunca deixou de prestar qualquer esclarecimento? Passando por regras básicas que devem ser seguidas, qual o motivo de mostrar toda essa força? Qual a tentativa ? Criar um constrangimento, uma exposição e uma tentativa insana de evitar o Lula Candidato em 2018?

    Por incrível que pareça, tentaram matar um candidato para 2018, e pelo contrário, acordaram uma militância que até então esta como o próprio partido, meio que paralisado, apenas olhando e assistindo tudo que acontecia.

    Matéria no Jornal Nacional por causa de pedalinhos que qualquer um de nós aqui hoje tem condição de comprar, porque não? Afinal, são apenas 5mil reais? Visitas em Sítio realizadas e informadas, porque todo ex-presidente tem a sua escolta e há mesma tem que ter registro, qual o problema nisso?

    Por fim, a gestão que mais criou leis em prol a transparência e o combate a corrupção, estaria estes interessados em criar tanto contra eles mesmos, se estivesse tudo errado assim?

    Tenho medo do futuro, pois tanta exposição, tanto uso de força, tanta violação ao estado de direito, que não é usado para fazer justiça, que não é usado para ser democrático, e sim apenas pela obtenção e a manutenção do poder!

    Quando as pessoas vestem a camisa e falam que não vai ter golpe, é sinal de que haverá luta, e nesta lamentável forma de conduzir as coisas, certamente nos levará a testemunhar uma luta realmente!

  • Anônimo

    Enquanto isso o Cunha continua intocado. Esse é o país do combate a corrupção seletiva. Mais uma dessa e o Dr. Moro enfia de vez o sapo goela abaixo da elite branca em 2018.

  • Petista burro

    kkkkkkkkkkk

    O Lula quase sendo preso e o corruPTo enrrustido Cardosinho vem me falar de FHC?? kkkkkkkkk

    Vai pra Cuba Cardosinho!!!!

    Pq aqui no Brasil o bolivarianismo não vai rolar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *