ITAMAR BORGES QUER TRANSFORMAR JALES EM ESTÂNCIA TURÍSTICA

Quem sabe não consigamos trazer o jacaré de volta! O deputado estadual Itamar Borges(PMDB) está apresentando, na Assembléia Legislativa, um projeto de lei (145/12) que transforma Jales em Estância Turística. O amigo deve estar se perguntando: “mas, que vantagem Maria leva?”

As vantagens são muitas. A principal diz respeito às verbas anuais que a cidade receberia dos governos federal e estadual, para investimentos em obras e medidas de incentivo ao turismo. Abaixo, a justificativa que acompanha o projeto do deputado Itamar Borges:

Jales começou a se formar no século XIX, quando colonos de Minas Gerais ocuparam a Fazenda Ponte Pensa. A fundação da cidade se dá em 1941 pelo engenheiro e agrimensor Euphly Jalles. Com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, Jales fica localizada no extremo noroeste do Estado de São Paulo.

A cidade se desenvolveu graças a sua rica agricultura, onde podemos citar as plantações de café, arroz, algodão e cereais. Hoje, a cidade se destaca pela produção de bovinos para abate, cana para indústria e, principalmente, pela produção de uva de mesa. Esse desenvolvimento agrícola centralizou Jales como a principal cidade de sua região no agronegócio, atraindo produtores da região, que utilizam Jales para adquirir insumos, maquinário e outros produtos utilizados na agricultura e pecuária.

Além disso, a cidade recebe, diariamente, milhares de alunos que freqüentam as aulas da ETEC, da FATEC, da Universidade Aberta Brasil, do Instituto Educacional Profissionalizante e da Unijales. Jales também se tonou referência nos serviços médico-hospitalares,possuindo, inclusive, uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos, que atende pacientes dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Para se ter uma idéia, da inauguração do Hospital em Junho de 2010 a Dezembro do mesmo ano, a Unidade realizou 26.664 atendimentos a 4.966 pacientes, advindos de 165 municípios, 10 Estados e todos 100% SUS.

Outro pólo de atração de turistas é o Circuito Intermunicipal dos Grandes Lagos, que atrai turistas para a prática da pesca esportiva e esportes náuticos, além da gastronomia. A região é rica em belezas naturais, como cachoeiras, rios e lagos, propícios para passeios, práticas esportivas.

Desta forma, as características de Jales vêm de encontro com o novo conceito de cidade com atrativos turísticos que vem sendo trabalhado, tanto na Assembleia Legislativa, através da Comissão de Turismo, da Frente Parlamentar do Turismo e do Grupo de Estudos da Comissão de Estâncias, bem como pela Secretaria de Turismo. 

Neste novo conceito seriam criados os municípios de “potencial” ou “interesse turístico” e, estes municípios formariam um grupo que trabalharia seus potencias turísticos e, preenchidos determinados requisitos, ascenderiam à categoria de Estância. Assim, solicito aos nobres pares a aprovação desse projeto de lei. 

Sala das Sessões, em 15-3-2012

a) Itamar Borges – PMDB  

8 comentários

  • Bom Bril

    quanta demagogia!

  • anonimo

    pra que mais verba para jales pro prefeito desviar mais

  • Anônimo

    Os dois idiotas que comentaram acima não tem noção do que é uma cidade com mais verbas para investir….basta lembrar de Santa Fé do Sul antes e depois de se tornar estância turistica…..ignorância contagia.

  • Bom Bril

    Jales tem muitos pontos turísticos a mostrar, começando pelos buracos das ruas

  • Curioso

    Demagogia mesmo

  • natalia santos

    sinceramente seria um boa transforma jales em uma estancia turistica pois pelomenos assim a cidade de jales se desenvolveria ,a cidade de jales aos seus 70 anos e uns quebrado vem se destacando como cidade mediana por ter em volta duas cidades em plena espancao ilha solteira e a famosa santa fe do sul que bem mais jovem que jales vem se destacando pelo avanco pelas vagas de trabalho cidade ecologicamente correta e pela valorizacao dos imoveis
    Enquanto jales e alvo de critica .uma cidade grande e sem nenhum atrativo famosa por ser a cidade dos aposentados por nao ter futuro, as pessoas nascem crescem e vai pra outras cidades pois jales nao tem nada a oferecer ….
    Jales esta se tornando a cidade dos escravos pois aquele que cobrar menos pelo seu trabalho e o contratado e é de ai em diante pois a cidade nao tem fabricas nao tem nada o unico lugar para se trabalha e o supermercado se vc sair de la meu bem kkkkk
    sem contar na desvalorizacao dos imoveis em santa fe do sul o aluguel mais barato e 600 reais e em jales 600 reais vc aluga uma casa de luxo
    agora faca vc mesmo a comparacao ve se com a mudanca para cidade turistica nao teria pelomenos uma mudancinha

  • Anônimo

    DÁ PRA MOSTRAR AS OBRAS INACABADAS

  • PUTZ

    Uma das grande atrações turísticas de Jales é observar o ciclo completo do desenvolvimento ambiental da dengue , com demostrações ao vivo [ e ao morto tb …]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *