JALES: APENAS TIQUINHO E TIAGO ABRA CONSEGUEM REELEIÇÃO PARA CÂMARA. PINTINHO FOI A MAIOR SURPRESA

camara-municipal

Os resultados oficiais da eleição para vereador em Jales foram divulgados por volta das 19:30 horas. Dos cinco vereadores que tentaram a reeleição – Luís Rosalino, Jesus Batista, Júnior Rodrigues, Tiago Abra e Tiquinho – apenas os dois últimos vão estar na Câmara em 2017.

dsc00364-pqAlgumas votações foram surpreendentes. De Macetão e Tiquinho, por exemplo, esperava-se mais. Mas a grande surpresa, sem dúvida, foi a merecida votação do candidato Pintinho(PRB), que obteve 1.198 votos. Sabia-se que ele tinha chances, mas ninguém apostaria que Pintinho poderia ser o mais votado. 

Júnior Rodrigues(PSB) ficou de fora por apenas três votos. Sua coligação elegeu o candidatos Kazuto(PSB), com 958 votos, e Zanetoni(PSB), com 686 votos. Júnior Rodrigues teve 684 votos, dois a menos que Zanetoni e, por conta disso, vai ficar na suplência.

Jesus(DEM), com 670 votos, é outro que ficará na suplência. A coligação dele fez três vereadores: Pintinho(PRB), Tiquinho(PSD), com 865 votos e Tupete(DEM), com 730 votos. Registre-se que a votação de Tiquinho caiu de 1.448 sufrágios em 2012, para 865 em 2016.

Luís Rosalino(PT), com 598 votos, também será suplente. Sua coligação elegeu apenas dois vereadores, ambos do PP. Henrique Macetão, com 664 votos, e Tiago Abra, com 647, foram os eleitos da coligação PT-PP.

Entre os candidatos eleitos, apenas três nunca tinham disputado uma eleição: Pintinho(PRB), Bismark(PSDB) e Chico Cartorário(PMDB). Entre os que já tinham concorrido, Deley(PPS), o segundo colocado com 976 votos, conseguiu 300 votos a mais que em 2012, quanto obteve 676.

Kazuto(PSB), o terceiro colocado com 958 votos, disputou uma vaga em 2012, mas conseguiu, naquela eleição, apenas 269 votos. Tupete(DEM) foi sexto colocado nestas eleições, com 730 votos, quase 400 a mais que os 339 obtidos em 2012.

Zanetoni(PSB), o oitavo colocado com 686 votos, foi outro cuja votação cresceu bastante. Ele, que ocupa, atualmente, a cadeira do licenciado vereador Claudir Aranda(PDT), ficou na suplência, em 2012, ao obter apenas 260 votos.

Nas eleições de 2012, quatro candidatos – Marynilda, Du Venturini, Jediel e Nenê do Pet Shop – que ficaram entre os dez mais votados, não foram eleitos. Neste ano, apenas dois do Top Ten, ficaram de fora, justamente os dois já citados vereadores Júnior Rodrigues(PSB) e Jesus Batista(DEM), que ficaram à frente de Macetão e Tiago Abra, mas não conseguiram se reeleger.

Em termos de coligações, a que obteve mais votos foi a formada pelos partidos DEM-PRB-PSD. Como o quociente eleitoral deste ano, foi de 2.371 votos – resultado dos 23.717 votos válidos para vereador, divididos por 10 – os 6.622 votos obtidos pela coligação possibilitaram a ela a eleição de três vereadores, dois diretamente e um – Tupete – na sobra.

A coligação PMDB-PPS obteve 4.954 votos e fez dois vereadores, a mesma quantidade eleita pela coligação PSB-PTB, que somou 4.951 votos. A coligação PT-PP, com 3.688 votos, também fez dois vereadores, mas um deles – Tiago Abra – foi eleito na chamada sobra. Já a última coligação, PSDB-PEN-PRP, somou 3.502 votos, o suficiente para eleger apenas o tucano Bismark Kuwakino.

Abaixo, os vinte candidatos mais votados. Os eleitos estão em destaque:

Nome Partido Votos
Pintinho PRB 1.198
Deley PPS 976
Kazuto PSB 958
Tiquinho PSD 865
Bismark PSDB 777
Tupete DEM 730
Chico Cartorário PMDB 699
Zanetoni PSB 686
Júnior Rodrigues PSB 684
10º Jesus Batista DEM 670
11º Henrique Macetão PP 664
12º Tiago Abra PP 647
13º Ricardo Junqueira PPS 599
14º Luís Rosalino PT 598
15º Jediel Zacarias PMDB 564
16º Cardosão PSDB 473
17º Neia Urias PT 412
18º Salatiel PSB 395
19º Bigoto PP 374
20º Marquinhos Porto PSB 372

 

10 comentários

  • Comentarista

    Jales tem um motivo para comemorar, NÃO TEM PETISTA ELEITO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Estão enterrando o PT

    Na região de Jales, onde temos 10 cidades, para 91 vagas, só foram eleitos 4 vereadores do PT que são verdadeiros heróis.
    Jales não terá nenhum vereador do PT portanto o PT ficará de pires, na mão, para pedir um cargo ao Flá, na prefeitura. Isso reflete a situação nacional onde o PT não ganhou em nenhuma capital.
    Sofreu um massacre, na capital, onde o PT tinha a máquina municipal, para o seu prefeito Haddad ganhar porem ele teve quase 17% dos votos e o PT perdeu os votos da periferia.
    Enquanto continuar a idolatria ao Lula e defendendo este ladrão, o PT não ganhará mais eleição

  • anonimo

    fico feliz pelo Pintinho. Teve gente aqui no blog que fez piadinha com ele quando o Cardosinho fez uma postagem falando sobre sua pretensão em ser candidato, afirmando que ele não tinha chance alguma, e veja só o que aconteceu. parabéns!

  • Geroma.

    Fiquei contente pelo Maurinho Enfermeiro não ter ganhado. Só espero que parem de dar emprego em locais públicos para ele “mamar” na Prefeitura.

    Estou indignada de saber que ele estava ou está como “chefe” no UPA (Nem os funcionários de lá sabem a função dele lá, ou seja, a função é ganhar dinheiro público).

    Estou louca pra pedir para o Ministério Público investigar essa contratação do Maurinho. Pra mim, isso, no mínimo, é uma imoralidade.

  • Matinho

    Cardosinho faz uma matéria sobre o G5 o que aconteceu com eles??? Junto com o Mato grosso , porque será que não se elegeram hein? Seria legal ver os comentários! Será que está nova câmara vai deixar o Mato grosso atuar de novo com aqueles denúncias ridículas dele?

  • Platão

    Os Planos da Deputada Analice Fernandes e sua assessora Marcia, deram certo.
    Os votos do Cardosão elegeram o Bismark e tirou votos do Ricardo Junqueira.
    Este Cardosão é um zero a esquerda.

  • Leonardo

    Pelo menos os jalesenses estão aprendendo a votar. O primeiro colocado Pintinho, deu show nos demais candidatos, porque nao gastou nenhum tostão e conseguir ser o mais votado, enquanto alguns candidatos tiveram que rebolar e gastar muito para conseguir se manter na cadeira do Legislativo.
    Fique tremendamente triste com a reeleição desse camarada Tiago Abra, que mais uma vez entrou pelos votos da coligação, deixando para trás dois candidatos que tiveram mais votos que ele. Acho que se fosse ele teria vergonha, porque na eleição passada entrou pela porta dos fundos, e o feito se repetiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *