JUIZ ELEITORAL DE JALES CASSA DIPLOMA DE VEREADOR DE URÂNIA, ACUSADO DE COMPRA DE VOTOS

donizeti mussatoEm sentença prolatada no dia 25 de abril e publicada no Diário da Justiça de ontem, o juiz eleitoral da Comarca de Jales, Adílson Vagner Balotti julgou procedente a representação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, em novembro de 2016, contra o vereador Donizeti Mussato (foto).

A representação teve como base as investigações da Polícia Federal de Jales, iniciadas no final de setembro de 2016, a poucos dias das eleições municipais, que apuraram denúncia de “captação ilícita de sufrágio”, também chamada de “compra de votos”.

As denúncias estavam acompanhadas de gravações – consideradas legais pela Justiça – onde um preposto do vereador, em visita à residência de alguns eleitores de Urânia, ofereceu R$ 80,00 por cada um dos votos dos membros da família. “Por cada”, no caso, é mais do que um cacófato: é também  uma referência ao apelido do tal preposto, conhecido em Urânia como “Zé do Porco”.

Em sua sentença, o juiz determina a cassação do diploma eleitoral do vereador, o que significa a perda do mandato. Além disso, o magistrado determinou, também, a aplicação de uma multa ao vereador, correspondente a 1.000 Ufir’s (R$ 3.199,00).

O vereador, segundo noticiado hoje pelo Jornal do Povo, da Rádio Assunção, não está sendo localizado para receber a notificação da decisão da Justiça. Ainda de acordo com a notícia, o Mussato não teria dado o ar de sua graça na sessão da Câmara de Urânia, realizada ontem.

O nobre edil está tentando, é claro, ganhar tempo para entrar com um recurso junto às instâncias superiores da Justiça Eleitoral. A suplente de Mussato, que foi eleito pelo Solidariedade, é a senhora Maria Ribeiro de Novaes Gregio, a “Maria do Boca”, também do Solidariedade.

11 comentários

  • Eu

    Até que enfim! O maior comprador de votos da cidade de Urânia foi cassado.

  • Trabalho que traz falsas notícias

    Eu nem vou mencionar o nome dos maiores compradores de votos da cidade de Jales pq depois advogados ligam atrás mandando “provar”, e na época não gravei, apenas presenciei, ficando assim sem essas provas.
    Mas quem é jalesense sabe dos dois figurões que investem pesado na releição. Só vem 2020!

  • Qua qua

    Esse é cumpadi de saracuza e pacheco…..será q vão habitar o mesmo local em breve????

  • Servidor

    Como é gostoso ler essa notícia. Vereador que manipulava os demais, e conduzia tudo na Câmara na gestão passada, sempre em favor do prefeito.
    Estava lá pra defender o interesse do prefeito, nem mesmo dava ouvidos a argumentação e razões da outra parte, ele e a esposa do ex-prefeito, com mais alguns cupinchas faziam e desfaziam, e nem se preocupavam com o povo e os servidores.
    Primeiro, fora perda da eleição, depois as prisões, agora esta notícia.
    URÂNIA no caminho certo !!!!!

  • maria

    ter que acabar com essas compras de voto.

  • Quem

    Zé do Porco…Maria do boca…Urânia vai ganhar de quem?…

  • Cristina

    Espero que ele nunca mais volte ao poder…..ele me enfrentou uma vez e agora eu to feliz
    se achava o bom devia é ir pras grades com os cupinchas dele….

  • D' Olho

    E os de Jales ?

  • D' Olho

    Na prestação de conta dos vereadores de Jales não apareceu gasto com gasolina , foi tudo na sola do sapato e a justiça acredita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *