JUSTIÇA ELEITORAL DE ESTRELA D’OESTE CASSA DIPLOMA DE PREFEITO ELEITO EM DOLCINÓPOLIS

candidatos-dolcinopolis-americoDos cinco municípios que integram a Zona Eleitoral de Estrela D’Oeste, a 233ª do Estado, em pelo menos dois – Turmalina e Populina – os prefeitos eleitos no pleito de outubro passado – Fernanda Menezes Andréa e Adauto Severo, respectivamente – já tinham sido penalizados pela Justiça Eleitoral, em decisões de primeira instância, com a cassação do diploma eleitoral e multa de R$ 53 mil. Eles foram acusados de “captação ilícita de sufrágios”, a popular compra de votos.

Ontem, foi a vez do prefeito eleito de Dolcinópolis, Américo Ribeiro Nascimento (foto), e seu vice, Valdecir Henrique Zanetoni, sentirem o peso da caneta da juíza de Estrela D’Oeste, Marina Miranda Beloti.

Depois de ouvir diversas testemunhas, a magistrada decidiu julgar procedente a Ação de Investigação Eleitoral, proposta pelo Ministério Público Eleitoral daquela comarca, através do promotor Cleiton Luís da Silva, que acusou os dois candidatos de “abuso do poder econômico”. A juíza condenou o prefeito eleito e o vice a oito anos de inelegibilidade, além de cassar-lhes o diploma.

Eles não estão sozinhos: um correligionário, Carlos Roberto Vasconcelos, também foi condenado. Carlinhos, como é conhecido lá em Dolcinópolis cismou de oferecer um churrasco “boca livre” para a ordeira gente dolcinopolense bem no dia e horário em que o adversário de Américo tinha um comício marcado. Segundo consta, o churrasco, ao qual compareceram cerca de 500 pessoas, foi divulgado através de carro de som e grupos de whatsapp.

A divulgação chamou a atenção e o próprio promotor eleitoral compareceu pessoalmente, acompanhado de policiais, para fazer uma diligência no local, comprovando que se tratava de um “churrasco político”, embora a desculpa oficial para a realização do churrasco teria sido o aniversário de casamento de Carlinhos. Nenhuma testemunha soube dizer, no entanto, quantos anos de casamento o dono da festa “comemorou”.

Em sua decisão, a juíza ponderou que, no cenário de crise atual, “um churrasco ‘boca livre’ para cerca de 500 pessoas é capaz de influenciar na manifestação de vontade dos eleitores”. Ela não gostou, também, da explicação dada pela defesa dos acusados para o fato de só haver, na festa, carros com adesivos dos candidatos Américo e Valdecir. A defesa alegou que foi apenas “uma coincidência”.

A política é assim mesmo: cheia de coincidências…

27 comentários

  • Abuso de autoridade

    Depois acham q não deveria ter julgamento para juizes?
    O povo de Dolcinopolis ta sofrendo!

  • Isso é a Justiça Brasileira

    Abuso de poder e arrombo de dinheiro público é o que vem acontecendo no município e eu não vejo nenhum promotor nem juíz vir investigar.

  • Moio

    Quem estava querendo prender , o feitiço virou contra o feiticeiro, ainda tem a bucha da federal , quem falava que era honesto e arrotava a sua honestidade, hoje teve o diploma cassado, bem provável que vai ter outra eleição , Quênia ver agora depois de ser acusado pelo promotor é cassada pela juíza , quantos honestos vão defender o leônico.

  • Moio

    É quem falava que era honesto hem. Corrupção tem em todo lugar , quem queria prender, e chamava todo mundo de ladrao , pois é o feitiço virou para o feiticeiro

  • Moio

    Pois é, que era honesto né, quem ia prender, quem ia arrumar tudo, vai povao o homem foi cassado.

  • morador de vitoria brasil

    so Vitoria Brasil que não sai nada, olha que tem coisa. sera porque aqui é PSDB

  • Cidadão

    Ixeeeee….em Paranapuã teve churrasco à deveria e não deu em nada. Deixa a povo comer carne desses trouxa e depois vota em quiser!!!!

  • Cidadão

    Promotor foi de Bicão no aniversário de casamento do cara….kkkkkkkk, e jogou água no chopp !!!!

  • Cowboy do asfalto

    Acho que deveriam colocar a juíza para administrar cada município.
    Cassou a maioria dos eleitos da comarca!!!

  • Abuso de autoridade

    Esses GGs ae de cima estão sofrendo heim…
    Corrupção?
    Isso foi corrupção?
    GGs vem me falar que perderam por causa de 1 churrasco?
    Pelo mor de Deus, virou palhacada ja!

  • Abuso de autoridade

    GGs procurem um serviço, esquece a madeira. .
    So tem 2 pessoas q defendem esse povo..
    Os GGs

  • + curioso

    o próximo a cair é o Baruci de Duas Pontes

  • Quanta maldade

    Deve ter julgamento para juízes sim apoiamos pois juízes metem a caneta conforme a cabeça deles sem se preocuparem um pingo com a população eles estão vendo as aberrações que está acontecendo e fingem desconhecer até quando? Eles acusam e acusam o acusado quase nunca tem chances de se defender. Até quando a “justiça ” continuará agindo assim? ?? E tem uma os maus perdedores jamais aceitam a Derrota

  • Palhaçada

    Que absurdo isso, virou palhaçada cassar prefeito..
    O cara ganhou de lavada, vem falar que um churrasco mudou a opinião das pessoas

  • AiAi

    Me responde uma coisa esse promotor tá acusando o povo de se vender por churrasco? Porque se for ele tem que levar processo. Corregedoria nele.

  • Cidadão

    Quanta ignorância.

  • Justiceiro

    A juíza foi muito infeliz em seu julgamento, sabendo ELA que naquela Comarca o município que mais tem processos é Dolcinopolis, porém, os munícipes logicamente imploravam por mudanças.
    JAMAIS um churrasco seja ele de que maneira for influenciaria a população, tanto é que o prefeito eleito deu um banho na oposição.
    Agora, se churrasco mudasse a cabeça do eleitor, quem ganharia de lavada seria a oposição, pois praticamente todos os dias eles faziam um, e tem mais, com o candidato presente.
    Nem precisa ser diplomado pra saber disso né Meritíssima?

    • Justiceiro

      E mais, nesse meio tempo os funcionários estavam em greve pois não recebiam seus salários, tinha uns que estavam até com três meses em atraso, agora eu pergunto. Para onde estava indo a dinheirama que entrava nos cofres todo mês? Fornecedores também não estavam recebendo.

  • Juca de Oliveira

    É infelizmente o RENAN tem razão –

  • Maldade

    Querem ganhar do senhor ae no tapetao…
    Meu Deus!!

  • Correto.

    É lamentável o que acontece ou seja dois pesos e duas medidas,uma cidade acabada e abandonada pela administração publica e não vou ficar aqui falando de todas as atrocidades acontecidas em nossa cidade ,tipo não paga funcionários corretamente, dinheiro destinados a educação some assim como o da saúde e várias outras coisas que a cidade e região sabe .Então vocês profundos conhecedores da lei venham investigar o que ocorre em DOLCINÓPOLIS e analise a diferença de votos gritantes nas urnas .A já ia me esquecendo respeitem a vontade do povo, e outra coisa cuidado que revolta gera violência e não queremos isso para nossa cidade já tão massacrada por essa péssima administração .

    • Justiceiro

      Mascarada, humilhada, destruida. Quantas notas absurdas foram levadas a promotoria, notas essas dos integrantes desta família que está no poder a vinte anos. Não eram eleitos porque eram bons, mas sim por reprimir os menos favorecidos, como eles não cansam de dizer “cuspindo no prato que comeu” ou “existem outros tipos de favores” caso alguém resolvesse votar em outro candidato que não fosse da família.
      Cadê as atitudes contra esse bando senhores da justiça?
      Como disse a pessoa aí acima, povo cansado de injustiça é capaz de fazer com as próprias mãos, como vem acontecendo em muitos lugares.

  • Será ?

    Para reconhecimento da prática de abuso de poder econômico, bem como da captação ilícita de sufrágio, faz-se necessária a existência de prova robusta e incontroversa acerca da ocorrência dos fatos, ou seja, para que se configure a conduta prevista no Art. 41-A da Lei n.o 9.504/97, revela-se imprescindível a prova plena de que o candidato incorreu em alguma(s) das condutas previstas no mencionado dispositivo.
    Conjunto probatório que não proporciona a segurança e a certeza exigidas para a comprovação dos ilícitos apontados, tendo em vista que se encontra amparado em prova testemunhal contraditória e contaminada pelo vício da parcialidade.

  • o Cardozinho voce ficou sabendo que tem lixo hospitalar acumulado no esf em DOLCINOPOLIS por que o prefeito não paga a empresa que recole o lixo , ai eu ti pergunto cade o promotor nessa hora , heim cade a juíza , cade a justiça .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *