LIXO: NICE ATRIBUI FALHAS A FUNCIONÁRIOS, MAS SINDICÂNCIA CONCLUI QUE NÃO HOUVE FALHA FUNCIONAL

A defesa enviada pela prefeita Nice Mistilides à Comissão Processante da Câmara possui algumas contradições. Uma delas diz respeito à tese da prefeita, segundo a qual, se houve alguma falha não teria sido dela, mas do chefe de gabinete André Matsukawa ou dos funcionários que deixaram de fiscalizar os serviços executados pela Proposta Ambiental Ltda.

A prefeita foi mais longe: disse, em sua defesa, que já tinha determinado a abertura de uma sindicância e que os culpados seriam punidos. Se depender, porém, do resultado da sindicância, ela não deverá punir ninguém. 

Ao mesmo tempo em que prometeu punir os funcionários supostamente relapsos, Nice anexou à sua defesa o relatório da tal sindicância, que, por sinal, ouviu apenas uma pessoa, exatamente o ex-chefe de gabinete André.

E sabem qual foi a conclusão da sindicância? Ei-la: “não houve falha funcional, mas ficou evidente a iliquidez do serviço de varrição”. Ou seja, a prefeita se defende dizendo que não pode ser culpada por falhas de funcionários e, ao mesmo tempo, anexa à sua defesa um relatório onde se diz que não houve falha de funcionários.

Os amigos leitores devem estar se perguntando, de outro lado, o que o relatório da sindicância quis dizer com “iliquidez (sic!!) do serviço de varrição”. Se eu entendi bem, ele quis dizer que o serviço de varrição não ficou devidamente comprovado e, portanto, não deveria ser pago.

39 comentários

  • DETONADOR

    Se é verdade o grande ditado diz: que pra burro só falta pena, nossa prefeita está completa !!!

  • Anônimo

    Cardosinho, chega de converseiro. Gostaríamos de saber dos prazos. Isso é oq interessa. Quais são os próximos passos ?? Obrigado.

    • O próximo passo é ouvir as dez testemunhas indicadas pela defesa da prefeita. Quanto ao prazo, já foi comentado várias vezes: a Comissão Processante tem 90 dias, a partir da sua instalação, para concluir os trabalhos.

  • COMO UMA PESSOA DESPREPARADA DESSA, QUE ATE NA HORA DE SE DEFENDER ACABA SE PREJUDICANDO OU CONTRADIZENDO O QUE DIZ. E SE HOUVE A TAL ILIQUIDEZ , NAO SERIA DA PARTE DO CHEFE DE GABINETE A TAL RESPONSABILIDADE POIS ESSE NAO É E NAO ERA FISCAL DE VARRRIÇAO.PORTANTO NAO PODERIA SABER SE O SERVIÇO TERIA ACONTECIDO.

    • Anônimo

      Não existe fiscal de varrição. Se não me engano, nem fiscal de fato a secretaria tem.
      Já fui questionado por funcionário engenheiro que saiu sobre a varrição, que fazia isso: perguntava aos moradores das ruas como andava a varrição. E acho que não havia mais nada que pudessem fazer.
      Muita gente mamando, mas existe a designação do cargo. E ninguém faz mais nada além se não ganhar o extra.

      A Nice fez bem em tirar as portarias. Só que deveria ter acabado com todos os cargos em comissão também.

  • anonimo

    É meus amigos faltam dois meses prá duplicata vencer. Será que ela será liquidada.

  • Franco atirador

    Analisando as linhas do astuto blogueiro, podemos concluir algumas coisas;
    1. Que a prefeita Nice, culpando seus assessores, errou ao escolhê-los, assumindo declaradamente que não possuíam capacidade de gerenciar tal setor importantíssimo da prefeitura;
    2. Ao culpar servidores de carreira, mostra também que os mesmos deveriam ser qualificados e treinados antes de assumirem tamanha responsabilidade, fato que nos parece, não ter ocorrido;
    3. A má gestão fica demonstrada, pois não se tomou por base os números da empresa que prestava os serviços anteriormente (ECOPAV), a título de comparação. Entendi que houve acréscimo nos quilômetros varridos e nas toneladas de lixo coletadas: A cidade cresceu tanto assim???????
    4. Terceirizar a culpa é instrumento comum aos covardes e aos maus gestores (más gestoras), que preocupam-se com assuntos que somente lhes dizem respeito (bolsas, celulares, viagens, beijinhos, festas de peão, etc) enquanto o ato de gerenciar, para o qual foi eleita, fica em terceiro plano;
    5. O zelo com o erário público vem em primeiro lugar para qualquer gestor, sendo prefeito, vereador, deputado, governador, presidente da república…, mas está na moda agir contrário a isso, onde assistimos desvios de todas as montas e em Jales, ao que nos parece, não tem sido diferente.
    Enfim, que o E. Parlamento Jalesense tenha a sensatez de ir à fundo nas investigações e ao final, proferir a sentença justa, em favor de um povo que clama por justiça e acima de tudo, que ama essa cidade maravilhosa que é Jales.

  • Eleitor do Fra

    Cade o Fra pra se pronunciuar sobre o assunto?

  • Eu

    Será que a tentativa de por a culpa nas costas do André não vai fazer a nobre prefeita perder seu único aliado, Nishimoto? E a colônia japonesa, como fica?

    • ESTAGIÁRIA DA PREFEITURA.

      ESSE ENGENHEIRO NOVO QUE ENTROU COLOCOU O PESCOÇO NA FORCA, ELE QUE FIQUE MUITO TEMPO QUE VAI SE ENROLAR.

      ESSE PESSOAL DE CARREIRA DA SECRETARIA DE OBRAS NÃO TRABALHAM COMO DEVEM, COM 2 EXCEÇÕES, E NUNCA FIZERAM OU FARÃO UM TRABALHO COMPETENTE. ME DESCULPEM, MAS OS ÚNICOS QUE FAZEM O POSSÍVEL SÃO OS FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS. E PODEM BATER BOCA E FALAR O QUE QUISEREM, FIQUEM UMA SEMANA LÁ OBSERVANDO O SERVIÇO E QUALQUER PESSOAS VAI CHEGAR A MESMA CONCLUSÃO QUE EU.

      ESTAGIEI LÁ DENTRO, ACOMPANHEI O SERVIÇO DE QUASE TODO MUNDO. É SERVIÇO PARTICULAR DEMAIS, DEMORA-SE 4 VEZES O TEMPO NECESSÁRIO PRA TERMINAR UM SERVIÇO PRA FICAR DESENHANDO PARTICULARES, FAZENDO JORNAIS E COMUNICADOS RELIGIOSOS ALHEIOS AO SERVIÇO, BATENDO PAPO FURADO AO TELEFONE (É SÓ PEGAR O REGISTRO DE LIGAÇÕES), NAVEGANDO NA INTERNET A TOA.

      DAÍ VEM FALAR MAL DOS ESTAGIÁRIOS, COMO EU, E COMISSIONADOS… SÓ PESSOA ALIENADA PRA ACREDITAR.

      • ESTAGIÁRIA DA PREFEITURA.

        TRABALHAM DE MENOS E FALAM MAL DE TODO MUNDO DEMAIS. QUALQUER OUTRO SETOR, INCLUSIVE O QUE TRABALHEI, SABE O QUE ACONTECE NA SECRETARIA DE OBRAS, O PROBLEMA LÁ É ANTIGO PELO QUE TODOS FALAM. BASTA PERGUNTAR. ACHEI QUE O ALDO FARIA ALGUMA COISA PRA MELHORAR, MAS CONTINUA NO MESMO PARADEIRO.

        • kkkkkkk

          Realmente, ate que enfim um falou no blog o que muita gente tem vontade de falar, e só ficam comentando nos corredores (inclusive eu, tenho que admitir).

          Desde que comecei a trabalhar na Prefeitura escuto barbaridades da secretaria de obras e almoxarifado, e de como é e sempre foi a pior secretaria da Prefeitura.

          E posso dizer com certeza, pouquíssima proatividade, organização zero, antes de mudar as salas tinha muita conversa e muito barulho o tempo todo, chegava atrapalhar os vizinhos. Serviços particulares e gente que fica no telefone com conversa fiada com as comadres, todo mundo já sabe.

      • observador de nuvens

        Temos a sensação que essa secretaria não existe e que nunca existiu… e que os servidores que prá lá vão o fazem simplesmente para executar serviços particulares que aparecem… usam a prefeitura pra alavancar seus projetos pessoais, cobram valores menores que os de mercado justamente por não terem despesas com aluguel, telefone, secretária e dão certeza de aprovação dos documentos que elaboram em prazos mais rápidos que os do trâmite formal.

        • Anônimo

          Caro observador, disse tudo. E disse o que todo mundo já confirmou. Secretaria Fantasma. Com funcionários de serviços fantasma. que estragam para os profissionais sérios do mercado.

  • Anonimo

    O prazo de 90 dias vai coincidir com o recesso da câmara, pode dar sequencia no processo depois ou tem que concluir nesse período.

  • Prof Zico

    Lixo é a administração dela.

  • vamos a cassaçao, logo

    Esta’ claro que essa comissao foi criada para cassar a Nice portanto os vereadores nao aceitarao que a Nice coloque culpa em sua assessoria.
    Embora se saiba que, na pratica, a funçao do assessor seria a de fiscalizaçao.
    Comparando este caso com a Petrobras, sobrou para o ex-diretor, a Dilma saiu ilesa e reeleita.
    Em politica e’ assim, uma faca de 2 gumes

  • Está chegando a hora…
    Tem gente que já deve estar sem dormir!

  • Marcio

    E a iliquidez da competência da prefeita?

  • Anônimo

    GENTE, QUALQUER PESSOAS SABIA QUE A VARRIÇÃO NAO ESTAVA ACONTECENDO. AS PESSOAS LIGAVAM NA PREFEITURA FAZENDO RECLAMAÇÕES DIARIAMENTE PRA DIZER QUE AS RUAS NAO ESTAVAM SENDO VARRIDAS.

    AS RECLAMAÇÕES SÃO O INDICADOR IMEDIATO DA QUALIDADE DO SERVIÇO, JÁ QUE O POVO RECLAMA MESMO, ATÉ DO QUE NAO PRECISA.

    SE FOR VER, NEM PRECISA DE FISCAL. QUALQUER PESSOA, ATÉ EU QUE TRABALHO O DIA FORA, SEI DIZER SE A MINHA RUA FOI VARRIDA OU NAO QUANDO CHEGO EM CASA, E POSSO DIZER A PERIODICIDADE DESSA VARRIÇÃO. BASTAVA O PESSOAL DA PREFEITURA VIR PERGUNTAR A ALGUÉM DO QUARTEIRÃO, COMO OUTRO FAZIAM ANTES.

  • Duvidoso

    Já existem comentários que o fla está interferindo nessa comissão, para ele não interessa essa cassação, sei não se acontecera.

  • PT

    Se for golpe o PT não vai votar!Mas se for verdade vamos pregar o sarrafo.

  • vamos a cassaçao, logo

    Sabemos que politicamente a cassaçao nao interessa a ninguem exceto ao PSDB.
    Se bem que o PSDB sabe do jeito que a prefeitura esta’ (endividada), o Dr. Calado nao fara’ nada e a populaçao vai cobrar. Nao compensa “pegar” a prefeitura.
    Para resolver os problemas da prefeitura, qualquer prefeito tera’ que tomar medidas drasticas com o apoio da camara.
    Como a Nice nao tem o apoio dos nobres vereadores, nós vamos ver a prefeita “patinando” nesta administraçao.

  • Fabiana

    Não entendo muito dessas questões, mas porque não deixaram ficar como estava? Será que tudo isto estaria acontecendo se a Ecopav ainda estivesse aqui? Eu que sei o bom salário que meu marido perdeu. Ele trabalhava bastante, chegava em casa e dava dó, mas no fim do mês o salário e o ticket era para alegrar qualquer família. Dá tristeza saber que está acontecendo isso.

  • PALPITE

    SR DUVIDOSO PELO QUE EU CONHEÇO O FLA ELE NAO ESTA PREOCUPADO EM INTERFERIR EM SERVIÇO DE NINGUEM. ELE DEVE ESTAR PREOCUPADO SIM, COM OS DESMANDOS DESTA PREFEITA E SEUS ASSESSORES. O PROBLEMA É QUE TEM MUITA GENTE MALDOSA ESPALHANDO ISTO, MAIS O FLA ESTA PREOCUPADO EM FAZER COISAS BOAS PARA NOSSA CIDADE.

  • eleitor do pt

    Eu acho que esses pucha saco da nice tinga que enfiar a viola no saco e parar de ficar tentando falar mal dos outros. Para de falar mal do fra e vai tentar defender essa louca da nice

  • Lobo Mau

    Agora vamos ver quem manda na câmara se é o G6, ou o se é o Fla.

  • Cadete

    PALPITE— isso é conversa fiada ele esta sim tentando interferir, mas ao mesmo tempo tem receio se o Calado entrar e der certo ele vai dançar.O maior problema é que os Vereadores do seu lado politico, não sabem o que fazer, pois os funcionários e os jalesenses estão de olhos abertos nesses vereadores.
    Até agora so o PT se posicionou pela cassação caso os documentos da CPI com provem a malandragem e os outros?

  • anonimo

    VAMOS CASSAR TODOS, VEREADORES E PREFEITOS VICE, NÃO FAZEM NADA PARA A CIDADE, SÓ POLITICA.

  • ORLANDO MATHEUS

    Dos dois poderes que governam o mundo, a força e a inteligência, é a força que sai sempre vencida. Um povo politizado não é aquele que atira a primeira pedra, mas sim o que atira as primeiras palavras. E através delas, a paz. Façamos do nosso tempo um tempo de colheitas eis que o natal está as portas ja com papai noel trazendo no saco esperanças de dias melhores !!! Nós somos sempre assim , na epoca do natal saimos todos festeiros desejando um feliz natal a todos e depois de passadas as festas se vem com paus e pedra nas maos , digo teclado do computador e com pseudonimos covardes dispara-se todo nivel de maledicencia e crueldade em cima das pessoas , todo aquele que se esconde e fica atirando pedras e destilando venenos mortais e digno de piedade !!! Oremos !!!

  • Anonima

    Na minha rua faz dois meses que não passa varredeirauma vergonha.

  • Lazaro Ticão

    Japoneis vai pregar o fumo, alem do mais que aprontaram pro parente dele do Nipo, aquele Japoneis o Lebrão e gente boa, o tiquim que tentou ajudar, ai a ungida vem e faz isto.

  • Pastor boquinha barrado na posse

    Finalmente a profecia vai se concretizar, o Fra vai perdoar a Irmã Nice e fazer seus vereadores não votarem nela pra cassação, estava escrito e foi profetizado.

  • Sempre foi assim

    A Nice esta’ passando a responsabilidade de fiscalizaçao para secretaria de obras.
    Porem esta secretaria nunca fiscalizou obras da prefeitura pois vejamos a qualidade do asfalto dos loteamentos desta cidade.
    Eles nao tem em seu quadro de funcionarios nenhum fiscal para o serviço de coleta de lixo

  • ACHO QUE JALES TEM MUITOS ELEITORES FANTASMA, TODAS AS PESSOAS QUE CONVERÇO METE O PAU NA MUIÉ E FALA QUE NÃO VOTOU NÉLA. JALES VAI VIIRAR CIDADE FANTASMAAAAAAAAAAA.

  • Chico Bento

    Se não houver cassação jales estara f… politicamente, não teremos Prefeito competente, Vice Prefeito que fala ou se posicione, Vereadores com competencia para tomar providencias devida, jales politicamente ficará a deriva, alias já esta.

  • Cansada de tanto ouvir caca. Duvido que vao cassar essa que chamam de prefeita. Sera que temos sacos roxo? roxo? Pq provas ja tem de monte.OAB cade voces. Te cuida p ela tb nao desmoraliza-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *