LULA PROMETE DUAS NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS EM SÃO PAULO

Deu no Poder360:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na 2ª feira (1º.mai.2023) querer construir duas novas universidades federais na cidade de São Paulo e sua região metropolitana. Os locais mencionados foram a Zona Leste da capital paulista e o município de Osasco.

“Quando eu sair em 2026, vocês vão ter universidade na Zona Leste”, declarou o presidente em um ato no Vale do Anhangabaú com centrais sindicais pelo Dia do Trabalhador. Ao falar que vai “sair”, o petista sinaliza que não tentará reeleição quando terminar seu atual mandato.

Um terreno para construção da instituição da Zona Leste foi doado em 2013 pelo então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que atualmente está à frente do Ministério da Fazenda. O lugar serviria para abrigar um campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Segundo Lula,“não colocaram uma pedra” no terreno. Uma notícia publicada pela Unifesp em 2016 relata a inauguração da 1ª sede da instituição na Zona Leste, com Haddad participando da cerimônia.

O presidente informou que irá ao local com o ministro da Educação, Camilo Santana, quando o novo campus que prometeu for inaugurado. “Eu vou começar e vou terminar essa universidade da Zona Leste no meu mandato”, afirmou.

Lula não deixou claro se as unidades a serem instaladas seriam ligadas a universidades já existentes ou se seriam novas instituições de ensino.

Além das duas unidades, o petista também falou em terminar a construção da sede da UFABC (Universidade Federal do ABC Paulista) em São Bernardo do Campo.  

Nos últimos anos, as universidades públicas tiveram redução de investimento. Em 19 de abril, Lula anunciou a recomposição de R$ 2,44 bilhões no orçamento do ensino superior. Para ele, o fomento do setor é importante para combater desigualdades sociais.

Em janeiro, Lula se reuniu com reitores e prometeu retomar o envio de recursos às universidades públicas. “Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, declarou na ocasião.

6 comentários

  • Anônimo

    E aquela bandeira do Hilton Marques de instalação em Jales de uma Universidade Federal, como anda?

  • Lula: duas universidades no dia do trabalhador

    No dia do Trabalhador, Lula tinha que fazer uma promessa.
    Diante dos seus eleitores e das centrais sindicais, Lula anunciou criação da Universidade Federal da Zona Leste e de Osasco.
    Se Bolsonaro reduziu a verba para a educação, Lula está aumentando.
    De acordo com o governo, as universidades e institutos federais receberão R$ 2,44 bilhões extras. Dinheiro e terreno tem!
    Mas Lula não terminou a construção da sede da UF de São Bernardo do Campo.
    Mas agora ele promete “começar e terminar” a construção das duas universidades.
    Você acredita?

  • Brocha Reaça (#VoltaDitaDura)

    “Que Tristreza”

    Investir em Educação é + um retrocesso implantado pelo Comunismo. Faz o L agora 🙁

    Todo “cidadão de bem” sabe que universidades são ambientes maconhistas.

  • Cucoloco

    Cadê o PT de jales para trazer uma faculdade federal pra jales ? Vamos criticar menos e ajudar mais.

  • Sukodilaranja

    Fiz o L pra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *