LULA VENCERIA BOLSONARO POR DIFERENÇA DE 23% SE ELEIÇÕES FOSSEM AGORA, DIZ PESQUISA

Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (sem partido) por 56% a 33% no 2º turno, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira, 29. A distância manteve-se estável dentro da margem de erro em relação à última rodada do levantamento, realizada no início de setembro, quando Lula marcou 55% contra 30% do atual chefe do Executivo (distância de 25 p.p.).

Os outros três candidatos testados também derrotariam Bolsonaro em um eventual segundo turno. Ciro Gomes venceria o Bozo por 46% a 36%, o calcinha apertada João Doria venceria por 46% a 35% e o outro tucano, Eduardo Leite, venceria por 44% a 34%. 

Lula, de seu lado, venceria qualquer um dos dois pré-candidatos tucanos, João Doria e Eduardo Leite, em ambos os casos por 38% de diferença (53% a 15%). Curiosamente, a notícia sobre a pesquisa não menciona um eventual segundo turno entre Lula e Ciro.

A pesquisa de primeiro turno mostra Ciro com apenas 5%, bem atrás de Lula (40%) e Bolsonaro (30%) e à frente de José Luiz Datena (4%), Henrique Mandetta e João Doria, ambos com 3%, e Rodrigo Pacheco (2%).

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 451 municípios nas 27 unidades da Federação de 27 a 29 de setembro de 2021. Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *