MÃE DE ALUNO SE DIZ DECEPCIONADA COM VEREADORES

Ainda sobre o assunto do post anterior, a manutenção de um veto do prefeito Callado, uma mãe de aluno enviou e-mail para o blog. Vamos a ele:

Amigo Cardosinho, bom dia!
Utilizo desse meio para relatar quão grande foi minha decepção ontem na sessão extraordinária da Câmara Municipal.

Eu, que nunca havia participado de uma, pensei que ali a “luta” seria pensando em políticas públicas para defender os interesses da população, mais precisamente o direito sagrado de nossos filhos, que graças a Deus tem hoje as EMEIS, lugar onde são amadas, bem cuidadas e que tranquilizam a nós pais.

Mas o que eu, e cerca de 90% das mães e pais ali presentes puderem ver claramente, foi que em nenhum momento o interesse das crianças foi levado em consideração.

Com apenas 3 votos a favor, não conseguimos derrubar o veto do Poder Executivo, e apesar dos discursos dos vereadores Rosalino e Júnior, tentando convencer os demais que o ÚNICO interesse ali era o das crianças, não foi possível convencê-los.

Quando o vereador Rosalino falava, ouve salvas de palmas e o presidente Tikinho falou asperamente que não podíamos nos manifestar.
Achei tudo muito estranho. A Câmara não é para defender os nossos direitos, no caso, o das crianças?

Não somos pais retardados. Entendemos tudo o que o nosso prefeito explicou, a dificuldade pela qual a prefeitura passa, mas a única reinvindicação nossa era de que fosse colocado no Plano de Educação esse nosso clamor. Como disse muito bem uma mãe no gabinete junto com o prefeito: “não precisa ser agora, nem amanhã. Nós entendemos e vamos ter paciência para esperar”.

Os vereadores Rosalino, Jesus e Junior ganharam o meu respeito, mas os demais, que praticamente saíram de lá às pressas, me deixaram muito decepcionada. No final da votação, houve vaias de todos ali presentes e uma mulher tentou falar algo, mas todos a ignoraram completamente.
Muita decepção.

Não sei se você vai postar algo sobre, mas caso escreva, pode registrar que assim como eu, a decepção é todos nós, pais e mães, que apenas queríamos ajudar a melhorar o Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos, e que no entanto, nem isso nos foi permitido.
Abraços e fique com Deus amigo!

44 comentários

  • Mae muito decepcionada tbem

    Faço minhas as palavras dessa mãe, mas pra uma coisa serviu nossa luta: conhecemos quem são os que estão a favor do povo e quem em nenhum momento pensou em nossas crianças!! E quando fazer pelo nosso filho seja bem ou mal, fazem cinco vezes contra nós! Arrasada!

  • Anonima

    Maẽ de aluno….sua carta é bem escrita foi um pena vc não colocar seu nome,pois quando a gente se sente prejudicada a gente vai ate o fim ,ma sem nome vc não exite fica a dica.

    • Prezada Anônima, a mãe de aluno não escondeu o nome dela. Eu é que, por precaução, preferi não mencioná-lo.

      • Thiago

        A Cardosinho fez bem em tirar o nome da mãe, nessa cidade de picuinhas uma informação dessas pode causar um transtorno danado pra quem escreveu.

      • Fabiana

        Preclaro amigo, muito obrigada pelo respeito de sua amizade, e muito me alegra o valor de sua amizade.
        Sabe Cardosinho, como voluntária tenho crescido muito como pessoa, e sei que não devo temer em defender aquilo em que acredito, desde que eu não ofenda ninguém ou escreva mentiras.
        Mas sabe o que é que mais me assusta ao ler alguns comentários?
        A pessoa se esconde, mas cobra dos outros o nome.
        Chega de hipocrisia gente.
        Deixe que me ofendam, julguem, critiquem, falem mal pelas costas e sejam falsos na minha frente, eu suporto, sabe porque?
        Simplesmente porque minha fé me ensinou que “só árvore que produz frutos é que leva pedradas”.

  • Anônimo

    E tem gente que fala que está e a melhor câmara de todos os tempos! Vamos ver o ano que vem!

  • amigas da Nice

    Amiga mãe de aluno, vc ainda vai se decepcionar mais até o final dessa administração.
    Dr. Pedro GoGó!

    Chuuuuuuuuuuuuuuuuupa Traíra Abra……….

    Como é Cardosinho?
    “CASA EM ORDEM: CERTEZA DE UM FUTURO MELHOR” kkkkkkkkk

    Hein, Marynilda vc se safou de uma fria.

  • nivelado por baixo

    vota em candidato panha manga ano que vem! os de petshop da vida, os que pagam cachaça em beira de campo de futebol, aí depois vai lá na câmara e pedem pra eles discutirem projetos desta alçada.

    kkkk povo burro

  • Direitos das crianças

    Eu queria perguntar a essa mae de aluno : qual e’ o interesse das crianças, na aprovaçao desta emenda?

    • Mãe que entende do que fala e defende

      Querida Direitos das crianças, vá conhecer uma EMEI, sua funcionalidade, sua dependência burocrática à outra Escola Municipal, a falta de um diretor presente para resolver os assuntos de ordem administrativa e a o que isto reflete no desenvolvimento da criança. Depois você poderá opinar sobre o “interesse da criança nesta emenda!”

  • Insatisfeito

    O mais revoltante foi ver o vereador Tiago Abra dando risada na cara da população, assim saberemos que quem não votar nas próximas eleições.

  • Thiago

    “Amigas da Nice” sempre por aqui defendendo a ungida, quando ela estava no poder eram os “Amigos do Callado” quem faziam todo o barulho. Infelizmente nenhum de vocês são “Amigos de Jales, uma pena.

  • Professora da rede

    Sinceramente, esse projeto de lei atende muito mais ao interesse financeiro dos atuais coordenadores (que querem ganhar igual diretor) do que o interesse dos alunos.
    Alguem sabe me explicar onde fica o interesse do aluno nisso tudo???????????
    Sabemos que essa manifestação “popular” foi induzida pelos coordenadores. Sei de alguns pais que se sentiram intimidados por eles para irem a reuniao na prefeitura e na sessão da câmara.
    Ou nao?

    • Mais uma mãe

      Sou moradora do bairro Jacb, tenho três filhos, um ja cursando a universidade. Todos os três frequentaram a EMEI CAIC, inclusive meu filho caçula a frequenta desde o inicio de 2014 até a presente data. Desde 1998, quando minha filha mais velha frequentava sempre tinhamos que resolver os problemas na escola Alberto Gandur, no Arapuã, porque a EMEI não tinha autonomia para o mesmo. Passados 17 ANOS, continua na mesma. Para os vereadores que votaram contra a descentralização das EMEIs, gostaria de convida-los a visitar a EMEI CAIC e ver em que situação se encontra. A meses houve um grande vazamento de água e se fez necessario quebrar o piso em vários lugares, os buracos que foram abertos não foram concretados, ficando abertos dificultando a entrada de pais e crianças. Os pisos dentro das salas estão soltando, as paredes estão com enormes rachaduras, por vezes perguntei sobre a visita de nossos representantes e o que ouvimos é que ninguém aparece por lá. Então, professora da rede, pra que a autonomia das EMEIs? E porquê, a secretaria de educação é tão contra essa mudança? Nos explique, quem sabe nós pais, na nossa ignorância, entenderemos todo esse enredo e não vamos participar de uma sessão apenas pra fazer volume na Câmara.

    • Professora da rede e mãe

      Cara professora da rede, não sei se respondo a sua pergunta, mas como mãe e educadora,consigo perceber a importância que esse projeto de lei tem a nos favorecer. Se visamos uma educação de qualidade para nossas crianças, esse projeto só tem a enriquecer esse trabalho que é feito nas EMEIS,dando autonomia e tempo para a parte pedagógica e não a burocrática. E quem tem a ganhar com isso? Ouvimos falar muito no cuidar e o educar, mas será que vocês estão pensando realmente nas crianças, falam em nome dos professores, no qual não me enquadro. Se diz também que as coordenadoras querem aumento de salário, conheço quase todas e as que conheço sei o quanto trabalham e amam o que fazem. Um exemplo que presenciei foi a professora Sueva, que na época da dona Elida. Oh!!! tempos bons e pelo que vejo não voltam mais!!!! a professora sueva recebeu o convite para ser SUPERVISORA e você sabe porque ela não aceitou? por amor a EMEI e principalmente as crianças e sei o quanto ela ama o que faz e esse amor não a dinheiro que pague.
      Então, antes de postar o que quer de uma passadinha pelas EMEIS e observa o trabalho que é desenvolvido, mas uma coisa tenho certeza você não tem filhos que precisa da emei.
      Ah!!! Não posso esquecer de parabenizar os nossos “vereadores ” que mostrou a falta de ética e desrespeito com a população.

    • Professora em defesa da Educação Municipal

      Pobre “Professora da rede”!!! Você desconhece nosso plano de Carreira! Vá pesquisá-lo e verá que diretor é eleito pelos pares, e qualquer professor poderá se candidatar, portanto as coordenadores de EMEI estão comprando uma briga sim, mas não pessoal e sim pensando no bem da educação de Jales! Vá estudar nosso Plano de Carreira e as novas mudanças no Plano Nacional de Educação! Passou da hora de pensarmos como povinho, cabeça pequena! Educador tem a mente aberta! Vamos lutar pelo bem da Educação. Chega de picuinhas! Sejamos capaz de compreender o que realmente vai significar para a Educação a independência das EMEIs!!!Fica a dica.

  • Anônimo

    Trairá Abra estava debochando de todos, que nem fez lá na rua que ele e a Analice fez antes da eleição e falaram que iam asfaltar, será que é a Analice que esta nos enganando ou será este vereador traira?

  • Anônimo

    Mãe do aluno quer mudar filie-se a um partido e saia candidata o ano que vem!Ok de resto e resto e temos que nos conformar com Nenê do Pet shop, Tiquim, Jesus, Junior Rodrigues, Tiago Abra, Craudir Aranda, Perola,Gilbertão, Rosalino e Nishimoto!Viva ao analfabeto politico!

  • Jalesense

    Ahh para vai….essa carta provavelmente foi escrita por próprios funcionários que foram desfavorecidos..

  • Anônimo

    Thiago Abra enganou a população você e a Analice estão juntos por isso a cidade não vai para frente!

  • despesas desnecessarias

    Eu perguntei a essa mae de aluno, qual seria o interesse das crianças que ela tanto defende e ela nao respondeu.
    Essa separaçao das creches/EMEIs geraria um custo com salario e mais cargos para contrataçao de mais funcionarios.
    Entretanto, esse custo nao melhoraria a qualidade de ensino e a prefeitura nao tem dinheiro, no momento atual.
    Logo essa reclamaçao dessa mae com os vereadores parece que atende outros interesses que nao sao das crianças.
    Ainda bem que vereador nao pode criar leis para aumentar as despesas alias despesas desnecessarias

    • Professora Indignada

      Despesas desnecessárias, Essa separação das creches/EMEIs como você disse, é uma meta à longo prazo, querida! Plano Nacional é para DEZ anos! Lembrou-se??? Falando-se em gastos, cadê os concursos? Contratos gera muito mais gastos,não concorda???Dá a dica para seu Chefe!!!

  • Mais uma mãe

    Sou moradora do bairro Jacb, tenho três filhos, um ja cursando a universidade. Todos os três frequentaram a EMEI CAIC, inclusive meu filho caçula a frequenta desde o inicio de 2014 até a presente data. Desde 1998, quando minha filha mais velha frequentava sempre tinhamos que resolver os problemas na escola Alberto Gandur, no Arapuã, porque a EMEI não tinha autonomia para o mesmo. Passados 17 ANOS, continua na mesma. Para os vereadores que votaram contra a descentralização das EMEIs, gostaria de convida-los a visitar a EMEI CAIC e ver em que situação se encontra. A meses houve um grande vazamento de água e se fez necessario quebrar o piso em vários lugares, os buracos que foram abertos não foram concretados, ficando abertos dificultando a entrada de pais e crianças. Os pisos dentro das salas estão soltando, as paredes estão com enormes rachaduras, por vezes perguntei sobre a visita de nossos representantes e o que ouvimos é que ninguém aparece por lá. Então, professora da rede, pra que a autonomia das EMEIs? E porquê, a secretaria de educação é tão contra essa mudança? Nos explique, quem sabe nós pais, na nossa ignorância, entenderemos todo esse enredo e não vamos participar de uma sessão apenas pra fazer volume na Câmara.

  • anonomo

    Concordo funcionário, pois as mães nem sabem que “foram usadas” para fazerem numero
    na câmara para precionarem os vereadores a aprovarem uma emendar criando cargos”interesses”particulares das coordenadoras e não para o bem estar das crianças.

  • Fabiana

    Cardosinho…. estou aqui pensando em como as pessoas são rápidas para julgar.
    Já imaginou se tivessem essa mesma rapidez para ajudar o próximo?
    Quero deixar muito bem claro que em nenhum momento qualquer pessoa me coagiu a ir à sessão.
    Quando o Dr. Pedro deu oportunidade das mães falarem, eu coloquei a questão de ter visto, com meus próprios olhos, o sufoco da coordenadora da EMEI que minha filha frequenta, e achei aquilo injusto. E conversando com outras mães, as mesmas disseram que acontece em todas as EMEIs.
    Quem está afirmando que foi coagido, que então tenha a decência de dar seu nome e o nome de quem coagiu. E para terminar: escrevi o que vi, o que senti, e pronto.
    Não menti, não desrespeitei ninguém, e acredito que a medida seria interessante para todos, mas se isso é inconstitucional, como disseram, a decisão vai ser respeitada, apesar da postura dos vereadores que votaram contra ter me deixado muito decepcionada.

  • ALGUEM

    ENGRAçADO COMO TEM TANTA BABOSEIRA EM MAE SE ALUNO SE SENTINDO OFENDIDA MAS NINGHUEM PERCEBEU QUE ESSA VOTAÇÃO NADA MAIS ERA PARA DUPLICAR O SALARIO DE MEIA DUZIAS DE PROFESSORES E COM ESSA DUPLICAÇÃO O QUE TEM COM ISSO AS CRIANÇAS KKKK UMA COISA GARANTO QUE A MEIA DUZIA QUE IA GOSTAR KKKK. AGORA PERGUNTO PARA QUE AUMENTAR QUER DIZER DOBRAR O SALARIO DE MEIA DUZIA DE PROFESSOR E SENDO QUE TEM MUITO PAI DE FAMILIA ESPERANDO VOLTAR A PORTARIA E NAO CONSEGUEM.

    • Fabiana

      Caro “alguém”. Primeiramente você deveria se identificar, assim a conversa ficaria mais salutar para um debate.
      Não foi essa a questão que levou a nós, mães, até o gabinete do prefeito, mas já que você colocou essa situação, então vou escrever o que eu penso sobre esse caso. Coloque-se no lugar de uma pessoa que trabalha muitas vezes sem horário de almoço, fazendo serviço além do que é contratado, tendo que comer ao mesmo tempo em que atende mães de crianças (como eu já vi), se desdobrando para realizar um bom trabalho. Você gostaria de ter um aumento de salário ou não? Clamaria por justiça ou aceitaria tudo passivamente? E quanto à beneficiar as crianças, claro que sim. Se a coordenadora realizasse o trabalho dela em vez de ter que fazer funções que nem dela são, ela teria mais tempo para se dedicar às professoras e educadoras que estão com nossas crianças, vendo caso a caso as necessidades de cada turminha.
      A outra reivindicação, que era de não haver tanta mudança de educadoras, é por conta da adaptação de nossas crianças. Quando os pequenos estão acostumando-se com uma “tia”, já vem outra diferente por conta de novos processos seletivos.
      E para finalizar…. sabe Cardosinho, eu acho que as pessoas deveriam ter que colocar seus nomes verdadeiros para terem seus comentários publicados. Afinal, não estariam elas ferindo o artigo 5º, inciso IV da nossa Constituição????

      • Lei ora lei

        FABIANA
        Eu li o seu comentario e acho que vc esta’ misturando o seu descontentamento de seu emprego com a coisa publica.
        As funçoes da coordenadora nao e’ problema das maes de aluno assim como a troca de professores faz parte da administraçao publica.
        A emenda do vereador e’ inconstitucional e nao se discute, cumpre-se.
        Deus ajude que voce arrume um emprego melhor e coloque o seu filho numa creche particular. Neste caso, voce nao precisaria pressionar o prefeito

        • Fabiana

          Quem disse que quero meus filhos em escala particular? Você conhece o trabalho das EMEIs, já deu umas voltas por lá prá ver o trabalho de qualidade ali realizado? Fruto colhido da minha querida professora Élida Barison, que escreveu uma nova história na educação municipal de nossa cidade.
          Eu poderia até arriscar a dizer que sei quem você é, mas quer saber? Não me importo, deixo com você a coragem necessária de vir aqui escrever seu nome, assim como só os corajosos fazem.

    • Professora um pouquinho esclarecida

      Dobrar salário???? Quem disse tamanha ignorância? Em nenhum momento foi pedido aumento de salário. A EMEI (escola municipal de educação infantil) já carrega o nome de escola mas na realidade não é vista como tal. Ao transformá-la escola cria-se apenas o cargo de diretor porque todos devem saber que escola tem diretor. Todo e qualquer professor da rede municipal pode concorrer ao cargo, já que é por eleição. Ao criar uma escola os primeiros beneficiados são as crianças depois é obvio que são os indivíduos que lá trabalham. Mas… criar escola cria gasto, criar gasto é inconstitucional, logo… nesta perspectiva, interprete como quiser.

  • Mais uma mãe

    Com todos os pais, que puderam comparecer na sessão, a indignação é a mesma. O PROBLEMA, NÃO FOI O VETO TER SIDO MANTIDO. O que nos indigna é a falta de respeito com a qual a sessão foi realizada. Vereadores olhando para os celulares, completamente alheios ao que estava sendo discutido, nós pais vendo e ouvindo aquela conversa mole do Gilbertão, dizendo q apoia a educação, q tem filhos e netos (em qual EMEI vereador?) e depois quando foi vaiado (merecidamente) mandou beijinhos pra completar o deboche. Desnecessário vereador, vocês precisam muito mais dos eleitores do que nós de vocês, 2016 está pertinho!

  • MUDANÇA DE JALES

    TREM DE MARAJÁ DE JALES, O PROJETO CRIARIA OS PRIMEIROS MARAJÁ DE JALES, TEM GENTE ALI QUE PASSARIA GANHAR SÓ 16.000,00 MENSAIS COM O ACUMULO DE RECEBIMENTOS

  • Anônimo

    Muito nos admira os vereadores votarem a favor do veto, devido a ligação da prof. Tamara dizendo que era em nome de 150 prof. Sendo que a grande maioria nem sabia do assunto e muitas, depois de esclarecimentos sobre a emenda, se posicionaram a favor da decentralização das Emeis, pois se são escolas, porque devem continuar sem autonomia própria? E se as coordenadoras fazem papel de diretor, coordenador, secretário, assistente social etc..
    Fazendo até mais que o diretor, não pode ser dignas de um salário compatível ao seu papel desempenhado???? E com a decentralização, as crianças iam ter sim uma melhoria na qualidade de ensino e todos os funcionários teriam direitos e valorização como profissionais de Educação. Enquanto o executivo, legislativo, SME não enxergarem as Emeis como Escola, elas vão continuar sendo chamadas de “Creches” apesar do desempenho e trabalho de qualidade realizado por todas. É triste ouvir que essa emenda só favorece as sete coordenadoras? Como é pobre e inútil a mentalidade dessas pessoas!!

  • o loco

    Perfeita colocação da “mãe de aluno”
    Cãmara municipal , leia-se o Foro onde a comunidade se faz representar por vereadores, é o lugar ideal para o execício do Direito e da Cidadania democrática.
    Não estive presente, mas entendo que qualquer cidadão brasileiro tem todo direito de manifestar seu julgamento de mérito no que foi discutido, obviamente dentro das normas institucionais, da boa relação entre as pessoas, do respeito e da boa educação .
    Se ela não gostou do que foi decidido, poderia imm ocupar a tribuna e manifestar isto.
    O presidente da Cãmara além de respeitar o cidadão, tem que ouvir e entender as demandas do povo.
    Depois se é ou não possível atender a reivindicação, obviamente dependerá de muitas variáveis .
    Absurdo o povo não poder se manifestar [ educadamente ]

  • Comerciante

    Esses vereadores de Jales e uma vergonha não fizeram nada para nossa cidade estão lá pelo salário e que salário não concordo com a ex prefeita Nice mas no início o único projeto deles era derrubar ela é agora vão fazer o que .

  • Eduardo.

    Os governos do PSDB tem essa característica. Agora, só nas próximas eleições!

  • Farra nas Estatais Dois

    Anônimo cadê as soluções ou idéias brilhantes, que você mostrar saber que tem. Já disse antes,candidata-se a alguma coisa e arruma o que achas que esta errado.

  • Anônimo

    Thiago Abra traiu ate o Cauê Macris, ontem ele veio aqui e na época da eleição o Traira que pediu votos pra Deus e todo mundo pediu pra eu votar neste candidato que eu nunca vi antes, Thiago um perfeito trairá, vi estes dias numa foto ao lado do prefeito Callado junto com um deputado que eu nunca vi.Cadê a Analice? o Guilherme ribeiro?Cauê Macris?

  • anonimo

    Gente é simples vamos fazer uma campanha nao ir ninguem para as urnas nao eleger ninguem .Vamos ver o que eles vao fazer se ninguem votar.Porque antes do voto é uma coisa depois olha só o que acontece .O poder sobe na cabeça né Tiquinho e outros.

  • FRANCIELI

    MINHA FILHA COMEÇOU A FREQUENTAR A CRECHE A POUCO TEMPO, MAIS O QUE DEU PRA PERCEBER É O SEGUINTE: A COORDENADORA FAZ SIM O TRABALHO DA DIRETORA E O SEU SALÁRIO NÃO ESTÁ CONIVENTE COM AS TAREFAS QUE LHE SÃO ATRIBUÍDAS, POIS VAMOS FALAR A VERDADE AS DIRETORAS NÃO DÃO CONTA NEM DE RESOLVER OS PROBLEMAS DA SUA ESCOLA E AINDA PRECISA ATENDER AS EMEI´s, ESTÁ CLARO QUE TODA A RESPONSABILIDADE ESTÁ NAS COSTAS DAS COORDENADORAS, E SIM ELAS ESTÃO CERTAS DE LUTAREM POR MELHORES SALÁRIOS, POIS CADA UM QUER RECEBER PELO TRABALHO QUE FAZ, E PARANDO TODOS PRA PENSAR MELHOR AUMENTAR SALÁRIOS DOS PROFESSORES, COORDENADORES, DIRETORES, CUIDADORES, MERENDEIRAS E ETC, DO QUE A POPULAÇÃO LER NOS JORNAIS QUE O SALARIO DOS NOSSOS “QUERIDOS” VEREADORES FOI AUMENTADO, PRA FAZEREM O QUE MSM??? NADAAA.
    E COMO JÁ FOI CITADO, PQ SENHORES VEREADORES NÃO DÃO UM PULINHO NA CRECHE DO CAIC, QUE ESTÁ UM ABANDONO, AS PAREDES TODAS EXTERNAS PICHADAS, A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE TIVE QDO FUI CONHECER O LOCAL É DE QUE ESTAVA COLOCANDO MINHA FILHA NUM REFORMATÓRIO, MAIS AO ENTRAR FUI MTO BEM RECEBIDA PELA COORDENADORA, ONDE ELA ME MOSTROU AS INSTALAÇÕES DA CRECHE, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM NÃO ESTÃO LÁ AQUELAS COISAS.
    ENTÃO PESSOAS QUE NÃO TEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR, NÃO FALEM BESTEIRA E PAREM DE OLHAR PARA SEUS PRÓPRIOS UMBIGOS E VÃO CONHECER MELHOR O TRABALHO DAS COORDENADORAS DAS EMEI´s, PQ COM CERTEZA VCS NÃO TEM FILHOS NA CRECHE E COM CERTEZA DE ALGUMA MANEIRA SÃO BENEFICIADOS ( AQUELA VELHA CERVEJINHA QUE GANHAM NA BEIRA DO CAMPO, OU AQUELE CHURRASQUINHO AS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES) PELOS VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA A EMENDA.

    SALÁRIO DIGNO AOS QUE EXECUTAM BOM TRABALHO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *