MAIS DA METADE DOS PREFEITOS CONSEGUIRAM A REELEIÇÃO

Dos 2.736 candidatos a prefeito que disputaram um novo mandato, 1.505 foram reeleitos, ou seja, 55%, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nas eleições de 2008, 65,9% dos prefeitos que disputaram um novo mandato foram reeleitos. 

No estado de São Paulo, 182 prefeitos conseguiram a reeleição. Aqui em nossa região, pelo menos três prefeitos perderam o cargo. Em Dirce Reis, Euclides Benini, o Cridão, caiu diante de seu oponente, Roberto Visoná. Em São Francisco, o prefeito Tiãozinho foi destronado pelo opositor Maurício.

Em Fernandópolis, a ex-prefeita Ana Bim deu o troco no atual prefeito Luiz Vilar. Em 2008, quando ela tentava a reeleição, perdeu para Vilar, por apenas 891 votos. Agora em 2012, com Vilar tentando a reeleição, Ana Bim deu a resposta e venceu a disputa por apenas 802 votos.

No capítulo das reeleições, destaque para o caso de Votuporanga, onde o prefeito Júnior Marão foi reeleito com, simplesmente, 90,43% dos votos válidos. Os prefeitos de Urânia, Francisco Airton Saracuza, e de Paranapuã, Antonio Melhado Neto, também estão entre os 182 reeleitos em São Paulo.

O instituto da reeleição foi inserido em nossa Constituição, em 1997,  através da Emenda Constitucional 16, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que, por sinal, foi o primeiro presidente beneficiado pelo dispositivo, na eleição de 1998.

A primeira eleição municipal em que foi permitida a reeleição para prefeitos ocorreu no ano de 2000. Na ocasião, 62% disputaram a reeleição. Aqui em Jales, o então prefeito Antonio Sanches Cardoso, o Rato, tentou ser reeleito, mas perdeu para José Carlos Guisso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *