MÁQUINA DO TEMPO: LULA E FERNANDO HENRIQUE NO DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO, EM 1978

O amigo Chico Melfi enviou, via e-mail, a foto acima, que é do dia 1° de maio de 1978 e mostra dois futuros presidentes do Brasil – Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva – distribuindo panfletos na porta de uma montadora de carros, em São Bernardo do Campo.

Na época, Fernando Henrique era candidato a senador, por uma sublegenda do PMDB, e teve Lula como seu cabo eleitoral, entre os trabalhadores. Alguns dias depois, Lula comandou a primeira greve operária após a edição do famigerado AI-5. Na manhã do dia 12 de maio de 1978, cerca de 3.000 metalúrgicos da Scania entraram na fábrica, mas não ligaram as máquinas.

Em 1979, nova greve, dessa vez, uma greve geral que levou 80.000 trabalhadores ao estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo. De acordo com o sindicato, 113 mil trabalhadores cruzaram os braços em São Bernardo e Diadema, mais 47 mil em Santo André e região e outros 25 mil de São Caetano. O governo de João Figueiredo endureceu, intervindo no sindicato e a greve acabou duas semanas mais tarde, sem conquistas.

Em fevereiro de 1980, na esteira do reforma partidária aprovada pelo Congresso, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores(PT). Menos de dois meses depois, comandava outra greve em São Bernardo, que durou 41 dias e – não obstante o apoio de grante parte da sociedade e de políticos – foi duramente reprimida e terminou com Lula preso e afastado do sindicato.

2 comentários

  • antonio inacio da costa

    Parabens,por postar esta foto, aqui e a Volkswagen, Sao Bernardo do Campo,onde trabalhei com muita satisfacao quase 30 anos de 1968 a 1996. Algumas destas pessoas, eu as conheci,esta foto mostra, a entrada de uma das portarias,onde passava por dia, mais de vinte mil funcionarios, (esta entrada nao existe mais).Nosso Ex presidente naquela epoca, todo cheio de Gas, vivia parando as montadoras,fazendo o maior Agito.Dentro das fabricas, os grevistas faziam a maior barbarie.Cinseramente nao sei se, tudo aquilo foi bom para os trabalhadores do ABC. Viram como ele(Lula) estava novinho em “folha”.E!eu tambem estava.Esta foto me fez voltar ao tempo.PARABENS A REDACAO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *