MÉDICO APONTA EM REVISTA CIENTÍFICA QUE INCOMPETÊNCIA DE BOLSONARO DIANTE DA COVID MATOU MAIS DE 150 MIL BRASILEIROS

Deu no Brasil 247:

Um médico brasileiro escancarou em números o resultado da incompetência e do descaso de Jair Bolsonaro, que fez propaganda de remédio ineficaz, como a cloroquina, diante da pandemia de covid-19. “Em carta publicada na noite desta sexta-feira (22) na revista médica The Lancet, o epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, que coordena pesquisa nacional sobre prevalência da Covid-19, disse que se o Brasil tivesse tido um desempenho apenas ‘mediano’ no combate ao vírus, mais de 150 mil vidas teriam sido salvas”.

“A população brasileira representa 2,7% da população mundial. Se o Brasil tivesse tido 2,7% das mortes globais de Covid-19, 56.311 pessoas teriam morrido”, escreveu o pesquisador. “Contudo, em 21 de janeiro, 212.893 pessoas já tinham morrido de Covid-19 no Brasil. Em outras palavras, 156.582 vidas foram perdidas no país por subdesempenho.”

“Se essa responsabilidade é compartilhada entre governo federal, estados e municípios ou se é uma responsabilidade mais concentrada no governo federal, que é a minha opinião, isso é questão para debate, mas o número é indiscutível”, disse Hallal.

6 comentários

  • Bolsonaro : Culpa do STF?

    Certamente a oposição coloca culpa das mortes em Bolsonaro. Com um ano de pandemia, é difícil ter um só culpado. Alem dele, temos os governadores e seus secretários, os prefeitos, o ministro da saúde. Até a população que não atende as regras de isolamento e o uso de mascaras.
    Em relação ao Bolsonaro, ele se agarra em uma determinação do STF que deu autonomia aos governadores e prefeitos com relação ao isolamento e o uso das mascaras. Ainda bem pois o Bolsonaro é contra o isolamento, a vacinação. Pois é favor do uso da Cloroquina, Hidroxi, Ivermectina, e outros.
    Devoto do Trump e critico da China, ele atrapalha porque a China é detentora da fabricação das vacina e insumos. Agora ele e seus ministros vão ter que puxar o saco dos chineses e agradecer!
    kkkkkkkkkkk

  • koala

    Blogueiro…vamos ser racionais. Ali em cima você mandou uma matéria de Fernandópolis, onde se aglomeraram numa festinha 200 irresponsáveis, descuidados e totalmente sem noção. Isso numa cidade de 100 mil habitantes. Imagina no Brasil todo esses descalabros que se tornaram rotineiros. Milhões de pessoas desafiando por conta própria todos os riscos possíveis. Observe as praias nos feriados e finais de semana. A questão que fica: É justo atribuir a uma só pessoa o desastre da covid?…Obs: Acho Bolsonaro um estúpido, mas não posso creditar somente a ele toda essa desfaçatez…Me desculpe. O nível da discussão, que seria de saúde pública, virou palanque. Abraços, amanhã vou pedir Diogo Nogueira.

    • Pois é, mas não podemos nos esquecer de que o Bozo só dá maus exemplos, atuando contra o isolamento social e o uso de máscaras. Em outros países, onde os líderes apoiaram as medidas de prevenção, o resultado tem sido outro.

      • koala

        Continuando esse debate pra lá de elucidador, vou dizer a você que Bolsonaro é só mais um péssimo escolhido pra ser presidente, só isso. Ele não pode ser “guru” de 290 milhões de brasileiros. Meu, nunca será. Nunca usarei qualquer exemplo dele pra definir meus passos. Ninguém é tão zumbi de seguir os seus devaneios. Repito: o fanatismo político, tanto de esquerda quanto de direita, fazem de uma questão de saúde pública, um palanque. Isso mata mais que a covid. Depois de Diogo Nogueira, devo te ligar pela terceira vez pra pedir Elton John…anota aí, Your Song.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *