MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ARQUIVA INVESTIGAÇÃO CONTRA LULA

lula bom humor

O Ministério Público Federal do DF arquivou uma das investigações contra o ex-presidente Lula por suposta obstrução da Justiça. A investigação foi aberta em função da delação do ex-senador Delcídio do Amaral.

Segundo Delcídio, Lula teria promovido uma reunião no Instituto Lula, em 2015, da qual participaram também os senadores Edson Lobão e Renan Calheiros, onde teria sugerido a criação de um “gabinete da crise”, para atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Para o procurador federal Ivan Cláudio Marx, que pediu o arquivamento, Delcídio teria mencionado Lula apenas para aumentar o poder de barganha e conseguir um acordo para sair da cadeia.

Eis um trecho do que escreveu o procurador, com grifos meus:

Ademais, não se pode olvidar o interesse do delator em encontrar fatos que o permitissem delatar terceiros, e dentre esses especialmente o ex-presidente Lula, como forma de aumentar seu poder de barganha ante a Procuradoria-Geral da República no seu acordo de delação. 

Nessa mesma linha, fazendo referências a outras reuniões que teria tido com Lula, Delcídio logrou apontá-lo como chefe do esquema que determinava o pagamento de propinas a Nestor Cerveró com o intuito de que este não firmasse acordo de delação premiada. 

Nesse referido processo, no qual o MPF logo apresentará alegações finais, Delcídio se encontrava preso antes da delação. A participação de Lula só surgiu através do relato de Delcídio, não tendo sido confirmada por nenhuma outra testemunha ou corréu no processo. 

Ressalte-se não se estar aqui adiantando a responsabilidade ou não do ex-presidente Lula naquele processo, mas apenas demonstrar o quanto a citação de seu nome, ainda que desprovida de provas em determinados casos, pode ter importado para o fechamento do acordo de Delcídio do Amaral, inclusive no que se refere à amplitude dos benefícios recebidos. 

Assim, a criação de mais um anexo com a implicação do ex-presidente em possíveis crimes era sim do interesse de Delcídio. Por isso, sua palavra perde credibilidade.

2 comentários

  • Lula se livrou dessa!

    Apesar que o MP arquivou a denuncia do seu ex companheiro de que se reuniram para atrapalhar as investigações da Lava Jato — eu acredito que não só Lula mas Temer e Dilma fizeram e fazem reuniões neste sentido.
    A corrupção aumentou tanto neste governo de 13 anos do governo PT que fez com que os politicos se unissem contra a operação, Moro, Dallagnol, policia federal e os procuradores.
    Lula manda os petistas xingarem Moro numa clara tentativa de pressiona-lo alem de fazer inuteis pesquisas para mostrar a sociedade de que “eles vão condenar um futuro presidente do Brasil”.
    Moro deve dar a sua sentença a Lula, sobre o triplex, ainda neste mes.

  • Meu prezado LULA SE LIVROU DESSA, tome cuidado com nois , pois nols manda e desmanda e em nossa reuniões na calada da noite até você pode cai e, nois já resolve que voltaremos por mias 20 anos, junto com Aécinho, Temer, Jucá, Maia, A|liysio comprando voto e dando dinheiro para todos os senadores e deputados, votando em nois e não se esqueça que agora você e não nois ira trabalhar até 65 anos para se aposentar como também pagar mais de Inps e nóis é foda não adianta bater panelas nem passeata de verde amarelo e viva o Corinthians.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *