NOVO TERMINAL NO MARANHÃO BENEFICIA NORDESTE COM ESCOAMENTO DE GRÃOS DO BRASIL CENTRAL

São Luiz - MA, 09/08/2015. Sobrevoo. Foto: Isac Nóbrega/PR

São Luiz – MA, 09/08/2015. Sobrevoo. Foto: Isac Nóbrega/PR

A notícia é do blog do Planalto:

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou nesta segunda-feira (10) a primeira fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). De acordo com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, a localização do empreendimento é estratégica para a logística de escoamento da produção brasileira e ao mesmo tempo contribui para o desenvolvimento de uma nova fronteira agrícola no País. O Tegram recebeu investimentos de cerca de R$ 640 milhões, financiados por meio de bancos públicos.

O secretário-executivo de Políticas Portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República, Guilherme Penin, ressalta que o novo terminal de grãos faz parte dos esforços do governo de “levar o escoamento de grãos produzidos desde o paralelo 16 para o Norte – os estados do Mato Grosso, Tocantins, Piauí, oeste da Bahia, Maranhão e até o sul do Pará –, para ser escoado pelos portos da região norte do País. Potencializar os portos da região, aliviando também os portos de Santos e Paranaguá por onde, historicamente, essa produção é escoada”, declarou.

Em julho, o Tegram começou a carregar navios de milho, poucos meses após iniciar a operação com soja, já batendo recordes. De meados de março, quando o terminal começou a operar em caráter de teste, ao início de julho, já embarcou 1,4 milhão de toneladas de soja em mais de 20 navios. Este volume, em apenas quatro meses, representa mais da metade do previsto para este primeiro ano da operação.

Veja, aqui, matéria da Globo Maranhão sobre o assunto.

 

5 comentários

  • Obra boa

    Esta obra começou em 1939, a ter estudos tecnicos e aproximadamente, 50 anos, a obra esta’ em execuçao pois nao terminou, totalmente.
    Mas a presidente esta’ precisando melhorar a sua imagem, logo esta’ inaugurando esta obra inacabada,
    So’ de lembrar que gastaram R$ 640 mi, pergunto quanto saiu de dinheiro, pelo ralo da corrupçao e propinas?
    E qual empreeiteira executou o serviço?
    Me da’ calafrios

  • Julio

    Tambem aproveitando a viagem ao maranhao e apesar da crise tambem entregou 8000 casas do programa Minha casa Minha Vida no estado.

  • Anônimo

    Parece que boas notícias não dá assunto. O quanto pior melhor é o que está predominando mesmo nesta terra.

  • Margaridas

    E a tal de “marcha das margaridas”, organizada pela CONTAG e outros sindicatos adestrados, para mostrar apoio a dilma e afrontar o Congresso Nacional??? Sabe-se que consumiu quase 1 milhão de reais de dinheiro público, mais precisamente 855 mil reais documentos, fora o pago com caixa 2. Sabem que financiou o ato pró governo? A Caixa Econômica Federal e o BNDES, ou seja, dinheiro nosso. Isso pode, Arnaldo?!?! Cadê o Ministério Público Federal e a Polícia Federal??????

  • Palmeirense

    O PT levou o Brasil pro lixo e esse terminal não muda nada a crise que o país esta passando. PT, PMDB e todos os partidos devem ser extinguidos. Raça de ladrões. Vão pagar muito caro pelo mal que estão causando ao país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *