NÚMEROS DE PESQUISAS DIVERGEM, MAS MOSTRAM QUEDA DE MARINA

Nesta terça-feira, foram divulgadas três pesquisas de intenção de votos para presidente. Reparem que há uma razoável diferença entre os levantamentos, mas todos eles mostram que Marina estaria em queda. Ei-los:

PESQUISA-VOX POPULI

A pesquisa Vox Populi deveria ter sido divulgada ontem, mas, por algum estranho motivo, a TV Record só a divulgou hoje à noite. Ela mostra que a presidenta Dilma Rousseff teria saltado de 36% para 40%, enquanto Marina Silva caiu de 27% para 22% e Aécio subiu de 15% para 17%.

Segundo o Instituto Vox Populi, Dilma poderia vencer no primeiro turno, mas, se fosse para o segundo turno venceria Marina por uma diferença de 6 pontos – 45% a 39%. Contra Aécio, a vitória seria mais tranquila ainda: 49% a 34%.

PESQUISA-IBOPE

De seu lado, o Ibope divulgado à tarde mostra um leve crescimento de Dilma, que passou de 36% para 38%, enquanto Marina caiu um ponto – de 30% para 29% – o que daria uma vantagem de nove pontos para Dilma no primeiro turno. Aécio Neves tinha 19% na semana passada e continua com os mesmos 19%.

Com relação ao segundo turno, o Ibope – que foi contratado pelo jornal Estadão e pela Rede Globo – mostra Dilma e Marina empatadas, com 41%. Na semana passada, Marina tinha 3 pontos de vantagem – 43% a 40%.

pesquisa-cnt-mda

Por fim, a pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje de manhã, revela que Dilma Rousseff (36%) estaria 8,6 pontos à frente de Marina (27,4%) no primeiro turno. Nessa pesquisa, Aécio teria subido 2,9 pontos e aparece com 17,6%. Em relação à pesquisa do MDA realizada há duas semanas, Dilma caiu 2,1 pontos e Marina caiu 6,1 pontos.

Na simulação de segundo turno, as duas candidatas estariam tecnicamente empatadas, mas Dilma aparece um pouco à frente, com 41% contra 40% de Marina. Na pesquisa anterior elas já estavam tecnicamente empatadas, mas Marina, com 45,5%, tinha quase três pontos de vantagem sobre Dilma, com 42,7%.

9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *