O INSTITUTO QUALITY, QUE DIVULGOU PESQUISA EM URÂNIA, INICIOU ATIVIDADES HÁ DUAS SEMANAS E JÁ É SUSPEITO

pesquisa-2

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não tenho nada a ver com as eleições de Dirce Reis e Urânia, onde dois famigerados institutos – ambos de Presidente Prudente, envolvidos em escândalos ligados a pesquisas fraudulentas – andaram divulgando alguns levantamentos sobre intenções de votos.

O que me incomoda é constatar que, apesar de tantas mudanças na legislação eleitoral, ainda exista espaço para velhas práticas e para institutos suspeitos que, em época eleitoral, sobrevivem de vender pesquisas ao gosto do freguês. Por isso – e apenas por isso – me vejo na obrigação de, ao menos, tentar levar alguma informação que contribua para que eleitores não se deixem influenciar por fatores externos.

Vejamos o caso do Instituto Quality, que acaba de divulgar pesquisa realizada em Urânia. Tudo indica que o Quality seja mais uma empresa do afamado Araújo, sobre quem já falei aqui no blog. O Instituto mal começou suas atividades e já está metido em encrencas. Vejam trecho de uma notícia divulgada por um blog de Pirassununga:

No final da tarde de quinta-feira, 29, a Dra. Flávia Pires de Oliveira, Juíza Eleitoral da 96ª zona Eleitoral, Dra. Flávia Pires de Oliveira divulgou a suspensão da divulgação da Pesquisa Eleitoral registrada sob o nº. SP- 02552/2016, realizada pela empresa Quality Pesquisas e Assessoria Empresarial Eireli – ME/Quality Pesquisas, sob pena de multa de R$ 80 mil para a hipótese de descumprimento. A pesquisa cuida da intenção de voto em Pirassununga, para o cargo de Prefeito, nas Eleições Municipais de 2016.

E agora, confiram um trecho da decisão da juíza Flávia:

O Ministério Público Eleitoral apresenta representação para impugnação de pesquisa eleitoral realizada pela empresa Quality Pesquisas e Assessoria Empresarial Eireli – MEA, requerendo, em antecipação de tutela, a suspensão da pesquisa eleitoral registrada sob o nº SP-02552/2016.

Isso porque a pesquisa não atenderia aos critérios técnicos e científicos para sua realização, bem como não possuiria informações hábeis a permitir a conferência dos dados coletados.

Ademais, haveria diversos indícios acerca da idoneidade da representada, a saber: foi constituída em 19 de setembro de 2016; ausência de registro formal perante o Conselho Regional de Estatística da 03ª Região; possuir sócio sem qualquer experiência na área; possuir único estatístico, todavia, registrou, entre 22 e 23 de setembro de 2016, 46 pesquisas eleitorais em vários municípios paulistas e sul mato-grossenses; não teria capacidade econômica para arcar com o trabalho; é sediada em São Paulo, mas o número de telefone móvel e o endereço de comunicação eletrônica, “e-mail”, são atribuídos à área de Presidente Prudente/SP.

Presidente Prudente? Vejam só que coincidência… O caso de Pirassununga não é, no entanto, o único. Em Marília, a Justiça Eleitoral proibiu os jornais de divulgarem pesquisa do Quality. Vejam a notícia aqui

Levantamento feito pelo blog no portal do TSE mostra que a empresa registrou pesquisas em várias cidades da região: Urânia, Dirce Reis, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, Fernandópolis, Rubinéia, Três Fronteiras, Santa Clara D’Oeste, Santana da Ponte Pensa e Ouroeste.  

4 comentários

  • Alex

    Em fernandopolis o juiz tambem proibiu a divulgação de uma pesquisa dessa empresa

  • Cristina

    Aqui em Urania ainda prevalece a lei do Coronelismo…mas ta acabando….amanha nos mudamos o rumo desta cidade….chega de tanta falcatrua com nosso dinheiro…ete o seu pois vc tbm paga impostos né….rua com estes chupins….45 neles pode ñ ser grande coisa mas vamos pagar pra ver

  • Cristina

    Aqui em Urania ainda prevalece a lei do Coronelismo…mas ta acabando….amanha nos mudamos o rumo desta cidade….chega de tanta falcatrua com nosso dinheiro…ete o seu pois vc tbm paga impostos né….rua com estes chupins….45 neles pode ñ ser grande coisa mas vamos pagar pra ver

  • milton marcos

    carioca porque vc não vai embora de jales, como prometeu na reeleição do Parini, disse que se ele fosse reeleito iria embora de jales…pork nao vai? não tem palavra…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *