O INSUSPEITO INSTITUTO REALIDADE E A VELHA TÁTICA DE CONFUNDIR O ELEITOR

pesquisasAraújo é como é conhecido Otílio Claudino de Araújo Júnior, diretor do Instituto Realidade, de Presidente Prudente. Em 2005, logo após Parini assumir a Prefeitura, Araújo se aproximou do ex-prefeito e passou a ser, durante algum tempo, uma espécie de conselheiro do estadista para assuntos de comunicação e marketing.

Ele chegou a produzir (em 2006, se não me falha a memória) um jornaleco com as “100 obras” de Parini. Claro que, para chegar a esse número, ele teve que “inventar” algumas obras. Em alguns casos, ele contabilizou a mesma obra duas ou três vezes. Nos corredores da Prefeitura, o jornaleco virou piada.

Araújo é muito conhecido, também, por suas pesquisas. Em 2012, a manchete de um jornal sul-mato-grossense dizia que “Instituto envolvido em escândalos registra pesquisas eleitorais iguais em Campo Grande. Claro que o jornal estava se referindo ao Instituto Realidade.

Um trecho da notícia dizia que “Otílio (Araújo) também tem o nome envolvido em diversos escândalos ligados a supostas fraudes em pesquisas eleitorais. Em 1998, ele chegou a ter a prisão decretada em um dos processos. Em 2006, foi condenado pela divulgação de pesquisa fraudulenta”.

Querem mais? Segundo um portal de Descalvado, Araújo e o Instituto Realidade já responderam a inúmeros processos judiciais. Um deles tramitou na Comarca de Pirapozinho-SP, onde Araújo foi condenado pela divulgação de pesquisa fraudulenta. Na Comarca de Rancharia-SP, o Instituto Realidade foi condenado ao pagamento de multa no valor de 20.000 UFIRs por irregularidades na divulgação de pesquisas.

Em 2012, às vésperas das eleições, um blog de Taboão da Serra noticiou que o Instituto Realidade estaria oferecendo os resultados de uma “pesquisa” para divulgação. Segundo o blog, a “pesquisa” apontava o candidato Aprígio na frente com 47% das intenções de votos e o candidato Fernando Fernandes em segundo, com 40%. Dias depois, nas urnas, deu Fernando em primeiro com 60% e Aprígio em segundo com 35%.

No caso da pesquisa feita em Dirce Reis, o Instituto garante ter ouvido 340 pessoas, o que significa 20% dos 1.685 eleitores do município. Mesmo com tamanha amostragem, a margem de erro da pesquisa é de 5,2%. Ou seja, segundo a pesquisa, Roberto Visoná está na frente, mas, com essa margem de erro, pode ser que ele e Cridão estejam empatados. Ou pode ser, também, que Cridão esteja na frente.

É incrível que, com tantas mudanças na legislação eleitoral, ainda não se tenha encontrado um jeito de evitar a divulgação de pesquisas feitas por institutos desse nível.

Em tempo: a empresa Full Marketing e Pesquisas S/S Ltda, que divulgou uma pesquisa realizada em Urânia, há 15 dias, tinha como diretora – ou tem ainda – a senhora Rose Mary Moreno de Araújo. O sobrenome não é coincidência. Rose Mary é a esposa do Araújo, do Instituto Realidade. Joguem os nomes das duas empresas no Google e vejam o que aparece.  

16 comentários

  • Roberto branco

    Nas duas últimas eleições aconteceu e muito isto em Populina os adversários do atual prefeito perderam e feio na última eleição o atual prefeito venceu com mais de 12% mas a adversário postou num jornal falando que tava na frente. TEM QUE TER CADEIA PARA PESQUISAS FALSA.

  • Cavalin

    Engraçado é que não podemos denunciar uma empresa dessas, ou podemos?
    Que isso em Sr prefeito Visoná!

  • É o desespero

    Aqui em Dirce Reis estão desesperados porque estão vendo que a rejeição por eles é muito grande, e por isto divulgam pesquisas falsas, contratadas com o único objetivo de manobrar o eleitorado, mas não conseguirão, porque a população viu e está vendo como a sua administração está sendo péssima e favorecida à uma meia duzia de “amigados políticos”. CHEGA DE METIDEZA, CHEGA DE ARROGANCIA, A HONESTIDADE E A SIMPLICIDADE IRÁ VENCER.

  • O dinheiro compra tudo...

    O dinheiro compra tudo isso: pesquisas FAJUTAS, primeira página de um JORNAL, comícios CAROS…. Mas não há dinheiro que compre a dignidade de um povo, e o povo vai mostrar nas urnas, no dia 2 de outubro que democracia se faz com SIMPLICIDADE E RESPEITO! Tchau brigado de nada, agora é CRIDÃO o verdadeiro prefeito do coração S2, popularidade é a sua marca registrada.

  • Pesquisinha mequetrefe

    Pesquisinha mais mequetrefe, quero ver se tem coragem de fazer uma pesquisa com todos os eleitores, não fazem né, eles tem medo do resultado… Mas a pesquisa verdadeira será feita no dia 2 de outubro, o chão cai tremer, a diferença será tremenda… Tchau prefeito, tchau primeira dama, tchau assessorzinho de Jales, tchau portarias.

  • Tabajara Plus

    Que feio heim prefeito?
    Será que o senhor acha que não descobririamos a falta de credibilidade desse Instituto Tabajara de Pesquisas?
    Vc acha que nós aqui em Dirce Reis não temos meios de levantar informações sobre a veracidade de uma pesquisa?
    Lamentável é querer enganar o povo com números maquiados.

  • Olho Vivo

    Essa pesquisa só pode der fajuta. Aposto no Cridão e dou lambuja.

  • Acorda senhor prefeito

    Acorda senhor prefeito, pesquisa não vota, muito menos uma feita obscuramente como esta, sem credibilidade. Guarde seu dinheiro, vai precisar dele quando sair da prefeitura.

  • Será que é ele?

    Cardosinho, esse tal de Araújo é um homem bastante alto e magro, acho que já vi este indivíduo em Dirce Reis algumas vezes.

  • Anta Nordestina

    A bezerrada vai ficar desesperada. Agora secou a teta, como cantava o eterno Tião Carrero.
    Não adianta gastar o $$$$$ do pai nem o $$$$$ do gado dos irmãos.
    Chupa malaiada

  • Pipoqueiro

    Já entraram em desespero kkkkkkkkk
    Vai Cridão. Pra cima deles garoto.

  • tucanão

    Aq em dolcinopolis distribuirão um jornal com umas pesquisa frajuta um jornal q aparece a cada 4 anos sem credibilidade manipulando resultados….
    Oq vão apronta agora o povo não é bobo…
    Chupa anti

  • Maestro Paulo

    Aqui em Aparecida d’Oeste já foram registradas 4 pesquisas das duas empresas no TSE, se já foram julgadas e condenadas várias vezes, e todos já conhecem a farça desse povo, porque a Justiça ainda aceitar registrar pesquisas desses bandidos falsários?

    • Maestro Paulo

      Estamos aguardando a divulgação em algum Jornal, a oposição que contratou a pesquisa já está divulgando entre seus em redes sociais que eles tem uma pesquisa registrada, mais como? se a pesquisa não é comprada? mais como ? se eles não cobram nada pra fazer a pesquisa? me poupe, kkkkkkkkkkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *