OITO EX-VEREADORES TENTAM VOLTAR À CÂMARA DE JALES, MAS SÓ MACETÃO CONSEGUE

dsc00028-macetao-2016Pelo menos oito ex-vereadores de Jales tentaram voltar à Câmara nas eleições deste ano, mas apenas um deles – Henrique Macetão(PP) – conseguiu se eleger para a legislatura 2017-2020. Macetão – recordista de votos na eleição de 2008, quando 2.388 eleitores digitaram seu número na urna – já foi vereador no período 2009-2012.

Todos os demais sete ex-vereadores que participaram do pleito de 2016, vão continuar sendo ex-vereadores. Dos sete, o mais votado (564 votos) foi o jediel-zacarias-2016peemedebista Jediel Zacarias, que foi vereador por três mandatos, entre os anos de 1997 e 2008.

Além de vereador, Jediel foi também prefeito por 40 dias, entre agosto e setembro de 2002, em uma licença do titular José Antônio Caparroz. Em 2012, Jediel chegou perto, com 718 votos, mas acabou ficando de fora.

O tucano Carlos Roberto Cardoso da cardosao-2016aSilva, o Cardosão, também foi vereador por três mandatos, entre 1983 e 1996, e presidente da Câmara entre fevereiro de 87 e dezembro de 88, quando era filiado ao PMDB do então prefeito Valentim Paulo Viola.

Ele já tentou voltar outras vezes, mas não conseguiu. Nestas eleições, Cardosão foi o segundo mais votado do PSDB, com 473 votos, e vai ficar na suplência.

salatiel-2016Eleito em 2008 pelo DEM, o advogado Salatiel de Oliveira foi vereador na legislatura 2009-2012. Ele tentou a reeleição em 2012, mas não conseguiu os votos necessários.

Nestas eleições, ele fracassou na sua segunda tentativa de voltar à Câmara, desta vez pelo PSB. Salatiel foi o 4º mais votado do seu partido, com 395 votos, e será o segundo suplente. O atual vereador Júnior Rodrigues será o primeiro suplente do partido

flumenal-2016Wilson de Souza Negrão, o Flumenal da Rádio(PMDB), atuou como vereador na legislatura 2001-2004 e foi relator do primeiro processo disciplinar instalado pelo Conselho de Ética da Câmara, que culminou na suspensão do vereador Gilbertão, por um mês. Nestas eleições, Flumenal conseguiu 371 votos e foi o terceiro mais votado do PMDB, ficando atrás de Jediel Zacarias e Chico Cartorário. Foi a terceira tentativa de Flumenal.

daniel-garcia-2016O advogado Daniel Garcia foi outro que tentou retornar à Câmara. O folclórico “Sassá Mutema” foi vereador na legislatura 1993-96, quando funcionou o tal “salário zero”, e exerceu a presidência do Legislativo entre fevereiro de 1994 e janeiro de 95.

Daniel Garcia disputou as eleições deste ano pelo DEM e obteve 344 votos, o que lhe deu a 4ª colocação dentro do partido. À frente dele, ficaram Tupete, Jesus e Jocélia Cabrini.

osmar-rezende-2016O radialista Osmar Pereira de Rezende é um recordista. Ele já foi vereador por cinco mandatos e presidente da Câmara em duas ocasiões. Os três primeiros mandatos foram seguidos, de 1989 a 2000. Depois de ficar de fora na legislatura 2001-2004, Osmar voltou em 2005 para mais dois mandatos.

A votação dele, que foi superior a 800 votos em 2008, caiu em 2012, para apenas 138 votos. Nestas eleições, houve uma leve recuperação e sua votação chegou a 325 votos.

maurinho-enfermeiro-2016Por fim, o ex-vereador Mauro Hélio Lopes, o Maurinho Enfermeiro, que foi eleito em 2004 para a legislatura 2005-2008, com mais de 800 votos, mas, depois disso, não repetiu a performance. Nas eleições de 2012, sua candidatura foi barrada pelo TSE, por dupla filiação em partidos diametralmente opostos (PT e PSDB). Em 2016, Maurinho escolheu o PSDB e tentou mais uma vez, mas os 196 votos que teve deram a ele apenas a 37ª posição na classificação geral.   

18 comentários

  • Cabana

    Cardosão só entrou para atrapalhar o Ricardo Junqueira e infelizmente conseguiu.

  • Perturbado

    Junqueira precisava ter entrado… Que pena que pessoas não merecedouras acabaram conseguindo “as últimas vagas”

  • Absoluto

    Com um parente igual o Cardosão, não precisa de inimigo hihihihi.

  • Guilherme

    Pena é saber que ainda tem gente que acredita nesse Macetão… os dois irmãos são os piores vereadores da historia de Jales.

  • juares

    Ja foi a época desse povo. Pode parar. Outros também como Ricardo Junqueira, Jr. Rodrigues,Paulinho Parana, Sinval.

    • Pilates

      Discordo de você em partes.
      Tanto o Jr. Rodrigues como o Ricardo Junqueira são jovens e aumentaram em muito suas votações. Devem erguer a cabeça e começarem a se preparar para o pleito de 2020.

  • Acabou o "fora Temer", "golpista" e golpe

    Depois que o PT perdeu as eleições em SP, RJ (na terra de Caetano Veloso, não tinha candidato), BH, Porto alegre, etc, o discurso do “Fora Temer”, “golpista” e “golpe” acabou.
    Só no no Acre, o PT ganhou e, mesmo assim, os candidatos do PT não perderam tempo em chorar o impeachment de Dilma. Esqueceram!
    O PT transferiu a culpa do fracasso para a midia, Globo, Temer, Cunha, Veja e não sei quem mais. Mas agora, depois de perder no seu reduto, o ABCD, Osasco, Guarulhos, e outros deverá reavaliar para não apanhar de novo na próxima eleição.

  • Sr. Conjuntura

    Cardosinho, porque nomes bons com do Ricardo Junqueira do PPS, Prof. Marcos, Bigotto, Neia Urias do correio e do Hilti do PT não despontaram?

    E porque ainda vemos a reeleição de Tiquinho e Thiago Abra, sendo parte da pior câmara dos últimos 4 anos?

    Será qual o critério de avaliação do eleitor de Jales? Pessoa? Partido? Trabalho? Proposta? Gasolina? Favores?

    Incrível, a câmara ganhou novos personagens, porém ainda desconfio da capacidade de alguns e outros sem dúvidas apenas vão somar a um quadro que já existia lamentável.

  • é nós macete

    Macete tamo ai de volta na atividade, é nóisss mano !!!

  • Adriana

    Uma coisa dá para imaginar….que os que estavam lá, talvez não tentaram fazer o suficiente para Jales, pois propostas de campanha, todos tem, mas o depois é que tem que contar, se não se reelegeram, talvez porque não fizeram ou deram o seu melhor. Fui convidada a votar em um cidadão que, segundo a pessoa, era experiente, já “estava” na câmara mesmo, e quando perguntei o que ele tinha feito por Jales, a pessoa disse que ninguém faz nada mesmo…..Esse pensamento medíocre é que faz nossa política ser tão incapaz quanto é. Concordo que pessoas como Ricardo Junqueira deveria sim ter conseguido sua vaga, mas……o povo depois não reclame.

  • Mucetão

    Macetão neles! Parabéns Macet!!

  • ACORDEM

    QUEM CONHEÇE DE VERDADE NÃO VOTA NO JUNQUEIRA

    • Estamos acordados

      Pelo contrário, quem conhece realmente o Junqueira vota com certeza.
      O rapaz é inteligente, humilde e sem ser vereador defende com muita coragem a nossa cidade.
      Parabéns Ricardo pelos 599 votos tenho orgulho em dizer que votei em você e Deus sabe o que faz, sua hora vai chegar.

  • Xupanga

    Faltou o Juliano Matos

  • Jales 2020

    É nois macetao…..rumo a prefeitura….

    • eleitor consciente

      O TANTO DE DINHEIRO QUE ESTE RAPAZ MOEU, GASTOU E TIRAR A QUANTIDADE DE VOTOS QUE TIROU, MEU CARO JALES 2020, EU ACHO QUE ELE PODE PENSAR EM IR PENDURANDO A CHUTEIRA, ISSO SE NÃO VIER OCORRER ALGUM PERCALÇO EM SEU MANDATO. LEMBRA DO SEU ANTECESSOR COM O MESMO APELIDO O QUE ACONTECEU….

  • Jales 2020

    Eleitor consciente tudo vai depender do mandato dele mas é um forte nome sim…..veremos no futuro se estou certo…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *