OPINIÃO: “UM ATO POLÍTICO”

Estou tentando encontrar opiniões equilibradas, na internet, mas está difícil. Ambos os lados, petistas e antipetistas, tem seus representantes na imprensa e cada um defende suas teses com uma certa paixão. Encontrei esse texto do Mário Magalhães, um blogueiro do UOL, que eu não sei se tem lado. Confiram:

Ao contrário de tantos colegas jornalistas que se pronunciam como pós-graduados em direito penal e constitucional, não tive a oportunidade de assistir nem a uma mísera aula de introdução ao direito. Fica para a próxima encarnação.

Por isso, enquanto não conhecer a opinião de quem de fato domina o assunto, com pareceres e abordagens plurais, não me sinto em condições de formar juízo sobre dois aspectos essenciais do imbroglio em curso: se a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente e agora ministro Lula tentaram obstruir a Justiça. E se o juiz Sérgio Moro agiu nos marcos da lei ao liberar a divulgação de interceptações telefônicas de conversas de Lula com quem, como Dilma, aquele magistrado não é autorizado a julgar.

Sei que em 30 anos de jornalismo jamais ouvi falar de grampo com ordem judicial sendo feito no começo da tarde e retirado de sigilo, com propósitos de publicidade, no fim do mesmo dia, começo da noite. Ainda mais de chefe do Executivo, cujo foro é o Supremo Tribunal Federal. Lula e Dilma conversaram às 13h32 sobre o “termo de posse” do ex-presidente na Casa Civil.

Ignoro, reitero, se é correto ou não tal procedimento judicial.

Mas é evidente que a liberação das gravações, antes de serem enviadas ao STF, agora o tribunal com atribuições para julgar Lula, teve o poder de um ato político.

Durante a tarde, o anêmico segundo governo Dilma teve a impressão de que a chegada de Lula lhe conferia adrenalina.

À noite, o cenário se transformou, em virtude do gigantesco estrago político provocado pela publicação das conversas de Lula.

O gesto de Sérgio Moro foi um petardo muito mais político que judicial. Encurralou o governo.

O maior adversário de Lula e Dilma não é Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso ou Jair Bolsonaro.

É Moro, como nunca esteve tão claro.

Lula, do PT, enquanto for ministro será julgado pelo STF.

Mudou seu foro, como Eduardo Azeredo, ex-presidente do PSDB. O tucano renunciou ao mandato de deputado federal para não ser julgado pelo Supremo, e sim por juiz de primeira instância, no processo do mensalão mineiro.

Com sua atitude de ontem como juiz, Moro reforçou sua condição de protagonista político.

Há quem goste, há quem não. É do jogo.

O inaceitável é agredir cidadãos por intolerância política, como já se testemunha nas ruas.

17 comentários

  • mane

    ministro miojo sai em 3 minutos kkk

    • Papagaio de Pirata

      Não existe o mínimo cabimento reclamar de um Juiz que está arriscando sua vida e de sua família colocando poderosos na cadeia para moralizar o Brasil. Só pode ser petistas que estão a beira de um ataque de nervos pois a mamata chegou ao fim. O BRASIL ESTÁ COM MORO. QUEM MEXE COM MORO MEXE COM TODOS OS BRASILEIROS DE BOA FÉ.

      • TOMAS TURBANO

        cara , eui acho que vc bebeu cha santo daime

      • Papagaio de Pirata

        Vou dizer uma coisa pra fechar. Prestem atenção! Quando Lula fica nos bastidores mandando ministro falar com Rosa Weber, falar com Ministro da Justiça, manda outro ministro falar com a Receita Federal, Lula está apenas querendo salvar a sua pele e o resto dos companheiros fiéis a ele vão mofando na cadeia. Pronto, falei!

  • Anônimo

    Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão.
    O que não se pode é uma pessoa ser maior que o país.
    As gravações mostram aparentemente que a presidenta da república prefere salvar o seu amigo e agora quase ministro doque salvar o país.
    Não podemos ser governados, aonde o interesse individual e proteção aos companheiros sejam mais importante que a soberania Brasileira.
    A quebra de sigilo me parece uma forma de mostrar a população oque os agentes políticos tentam esconder e excancarar a eterna vontade de serem julgados pelo supremo, como se o mesmo estivesse corrompido; cabe ao supremo nos mostrar o contrário ou então rasgar a constituição e acobertar um político com várias denúncias de corrupção, formacao de quadrilha e ocultação de patrimônio, dentre outros.

  • Para o ministro vapt-vupt, a maneira como busca sua defesa usando de todos os argumentos, sendo muitos questionáveis, é que irrita as pessoas de bem e que querem que ele esteja seguindo a lei, como todos nós mortais.
    O que veremos daqui para a frente, é quem manda mais neste país!
    Ninguém ganha com essa situação, pelo contrário, todos perdem…

  • Dr. Pedro GoGó

    JUIZ FANFARRÃO DECLARA APOIO AO GOLPE PELO FACEBOOK

    Agora é oficial, Juiz que suspendeu a liminar na posse de Lula, sai na matéria da Folha de São Paulo e do Jornal 247, e uol dentre outros portais em manifestações, e o safado ainda por cima tira Self poe no Facebook escreve e ainda pede o afastamento da Presidente Dilma… e aparece confirmando voto no Aécio em 2014…adivinhem o sujeito só porque é juiz se acha acima da Lei… vai Lá posta tudo no facebook pra galera toda ver depois apaga a conta do facebook e cria outra pra tentar ocultar provas…Juiz não pode ser partidário…mas nesse caso escancarou com tudo né… o problema é que tudo isso foi registrado…. coitado do rapaz achou que ninguém ia ver..

    JUIZ FANFARRÃO AINDA PÕE ASSIM NO FACEBOOK

    JUIZ QUE VETOU POSSE DE LULA DEFENDE GOLPE E DÓLAR BARATO PARA IR A MIAMI, DÁ PRA ACREDITAR NUMA COISAS DESSAS… JÁ DEU MOTIVOS PRA CASSAR RAPIDAMENTE A LIMINAR..

    O duro é o Juiz moro que após o Termino de investigações, pega escutas gravadas ilegamente e pública na impresa… grava a 1:30 da tarde e depois solta as 16:00 com uma velocidade inacredivel segundo um Delegado da Policia Federal, desobedecendo ao Supremo Tribunal Federal…mesmo correndo o risco de ser preso. Isso Indica que são partidários de carteirinha pelo PSDB, que moral agora fica esse pessoal do GOLPE nem pra isso servem ….

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/17/juiz-que-barrou-posse-de-lula-foi-a-ato-anti-dilma-mas-nega-conflito.htm está folta também foi estampada na capa da Folha

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1751005-juiz-que-suspendeu-posse-de-lula-e-favoravel-a-protestos-contra-dilma.shtml

    JUIZ QUE VETOU POSSE DE LULA DEFENDE GOLPE E DÓLAR BARATO PARA IR A MIAMI
    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/221561/Juiz-que-vetou-posse-de-Lula-defende-golpe-e-d%C3%B3lar-barato-para-ir-a-Miami.htm

    FORA MORO, FORA ITAGIBA, FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,FORA MORO, FORA ITAGIBA,

  • Dr. Pedro GoGó

    A organização Lider do GOLPE GLOBO, ACABA DE PUBLICAR SOBRE A ESCAPADA DO ITAGIBA PELO JORNAL O GLOBO…

    http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/o-juiz-que-suspendeu-posse-de-lula-curtia-o-movimento-brasil-livre-e-o-proprio-lula-no-facebook.html

  • Caco de Telha

    Estamos bem próximos do fim do PT? Será que Deus vai ser tão bom assim com os brasileiros?
    Ver a cena do Lula indo em cana e a Dilma defenestrada da presidência é o que move o Brasil hoje.
    Fora Dilma, fora Lula e Fota PT.

  • Papagaio de Pirata

    O Lula nomeou Janot e pediu gratidão. Manda Ministro falar com Rosa Weber. Pede pra outro Ministro interpelar a Receita Federal. Pede para o Ministro da Justiça interceder junto ao Supremo. Pode isso, Arnaldo? Claro que não! Existe a independência entre os poderes e o Lula não estava acostumado com isso. Se livrou do mensalão, mas na Lava Jato, já era.

  • O povo está nas ruas

    Dilma conseguiu trazer o povo para as ruas Quando chamou Lula para ser seu primeiro ministro mesmo que ele já mandava em seu governo pois tem medo que Lula seja preso.
    Lula está irritado com polícia federal STF, Moro, mídia golpista e mostra arrogância com ignorância além disso viu um juiz cancelar a sua entrada no governo onde nunca saiu agora passa a vergonha de precisar de foro privilegiado

  • Sérgio

    Muito estranho em uma democracia “consolidada” (que é o q muitos dizem), o executivo NÃO pode interferir no judiciário, mas o judiciário interferir no executivo pode. Uma pena o q estamos presenciando ontem e hoje. Imagina vc se o executivo interfira neste momento no judiciário neste momento.

  • Anônimo

    OH! E agora, quem poderá nos defender? O povo que veste a camisa simbolo da corrupção, agita bandeira e bate panela já tem a resposta. Seria o juiz gato?

  • Sérgio

    E o legislativo, com o “rabinho” entre as pernas, DEVEM NO CARTÓRIO e muito.

  • Devanir Jorge Caires

    Eu vejo tantos comentários acima e as pessoas que não colocam seus nomes, sobrenomes ou cidade onde moram, porquê? Estão com medo de quem? Eu não, meu nome é Devanir Jorge Caires, tenho 43 anos, resido em Jales-SP a mais de 20 anos, não sou partidário, tenho a dizer que pra presidente já votei no governo do PSDB e por acreditar que o governo Lula estava melhor, confesso, votei no PT. Agora, depois de tudo que foi revelado pela Operação Lava Jato, venho elogiar esse caso os trabalhos feitos pela Policia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal (força tarefa) que colocou poderosos a cadeia (empreiteiras e políticos), lembro a vocês, CASOS ANÔNIMOS, que os agentes públicos que componham as instituições acima citadas são pessoas comuns, tem familiares e certamente mediram esforços para chegarem aonde chegaram (Lava jato), acima de tudo, destemidos. Vai ai uma frase memorável, “CONTRA FATO, NÃO HÁ ARGUMENTO”. Fico entristecidos em ver pessoas tomando partido em defender políticos corruptos. Na verdade minha gente, que existe e sempre existiu corrupção na política, nós sabemos, oquê faltava neste país eram pessoas (instituições acima) corajosas e determinadas para dar um basta nestas roubalheiras como foi exposto nos noticiários durante estes dois anos de investigações realizados pela citada Força Tarefa. Faço uma pergunta a você ANÔNIMO ou digno trabalhador brasileiro, partidário ou não, diante de tudo que foi exposto pela citada Operação Lava Jato, você, votaria em candidatos deste governo? Na verdade, eu, Devanir, não tenho vontade em votar em ninguém mais, pois como está sendo demostrado na atual conjuntura politica nacional, na atualidade, ninguém pensa nos interesses da população brasileira e sim nos próprios interesses políticos, ou melhor, em defender a própria pele. Nos resta pedir a Deus que abençoe e proteja esta nação e ao honrável povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *