“OS BRITÂNICOS JÁ TÊM A VACINA. NÓS TEMOS O JAIR…”

Do jornalista e professor de Literatura Brasileira, Henrique Rodrigues, na revista Fórum:

Na manhã de ontem o mundo recebeu a grande notícia: o ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou a liberação da primeira vacina contra a mortífera Covid-19, desenvolvida numa parceria entre a farmacêutica Pfizer e o laboratório BioNtech.

A esperança da volta à normalidade correu os quatro cantos do planeta. Orgulhoso, o ministro da Saúde da Alemanha, país de origem da BioNtech e da inédita tecnologia imunizante, Jens Spahn, mostrou sua modéstia e humildade ao dizer que “o importante não é ser o primeiro, mas ter uma vacina que seja segura e eficaz”. É essa humanidade que nos emociona. A da ciência que vence a morte. Mulheres e homens que viraram noites sem dormir, por meses, para cicatrizar uma chaga que já fez milhões de pessoas sofrerem.

Enquanto a ciência deixa suas marcas no curso da História, uma figura esdrúxula segue com seu jogo mesquinho e asqueroso no Brasil. A cada nova notícia sobre uma vacina, Jair Bolsonaro corre para dizer algo absurdo. Ora fala que não vão colocar nas suas costas os efeitos colaterais de nenhuma vacina, ora faz coro e alimenta a matilha antivacina que se multiplica no oceano de estupidez que alaga o país.

Jair… Ninguém quer colocar nada nas suas costas. O mal que você está fazendo ao Brasil estará para sempre carimbado na sua testa e nos livros de História. Tentar se desvencilhar de todas as canalhices que são unicamente de sua responsabilidade não será possível. O futuro te aguarda. Enquanto houver uma só viva alma na crosta terrestre, ecoarão os gritos da sua culpa, do morticínio que você patrocinou.

Chegamos hoje à marca de 175 mil vidas perdidas pela Covid-19 e muito disso é responsabilidade da insana política oficial de inação absoluta implantada por Bolsonaro. Sua verve assassina (que ele mesmo fez questão de frisar em várias ocasiões, ao dizer que seu ofício é matar e que com uns 30 mil mortos o Brasil tomava jeito) vem falando mais alto. Quando se é mau-caráter, todas as ações tomadas em vida refletem esse traço. Não poderia ser diferente.

Só que uma hora a coisa vai passar. Precisamos manter o idealismo ingênuo dos românticos e permanecer acreditando que o bem vencerá o mal. Vamos superar o vírus e condenar Jair Bolsonaro às trevas da raça humana.

14 comentários

  • Bolsonaro e a vacina britânica

    Não é surpresa nenhuma dizer que Bolsonaro fala e faz besteiras. Não está preparado para ocupar do cargo de presidente. Votamos errado! Contra o petismo elegemos um boçal. Mas colocar a culpa de tudo em Bolsonaro não é correto.
    Não acho que a marca de 175 mil vidas perdidas pela Covid-19. É responsabilidade da política do Bolsonaro. O fato do Reino Unido anunciar a liberação da primeira vacina contra a Covid-19 é culpa dele? Certamente não é! O mundo está correndo atrás da vacina.
    Mais um texto do jornalista talvez petista revela um ódio exagerado que não é de hoje. Cardosinho e os petistas gostaram!

  • Marco Antonio Poletto

    Nós avisamos. Eles não entenderam. Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.Nós avisamos. Eles não entenderam.
    FODAM-SE.

  • Luiz Valentim P. Jr

    Dias Sombrios… estão por vir
    Caro colega, respeitosamente…. 175 mil mortes é responsabilidade do Presidente sim… e a história contará o seu desdem diante desta molestia e falta de políticas publicas pós pandemia. Onde já se viu querer vacinar 1/3 da população em março. Somos 210 milhões de habitantes e vacinará 50 milhões?!…. absurdo Esse senhor, presidente da republica, deveria estar liderando a nação brasileira com estratégias de combate e imunização, reunindo a todos os cidadãos contra esta doença, conversando com governadores, unindo o país. Ademais, conduz o seu Governo a desqualificar o Estado Brasileiro e tenta colocar culpa em tudo. Ora, no Poder Publico quem joga o culpado em alguem, sempre é o proprio culpado e, com isso, demosntra o seu despreparo para com a nação. Ele teve sua oportunidade e, infelizmente, pagará por suas ações negacionistas e isolacionistas, onde tenta destruir a nossa Carta Magna, criado em 1988, mas custará caro para nós consertar o seu estrago protagonizago pelo seu Governo no nosso Estado.
    Obrigado.
    PS. não tenho filiação partidaria e nunca votei em PT, PSDB, tenho como admiração politica em Jales pelo Dr. Jamil Saad… Osvaldo Carvalho e Dr.Edilio Ridolfo, entre outros.

    • Miriam

      Luiz, até afirmar que vai vacinar x pessoas em março esta errado, mais errado ainda está Dória em dizer que inicia a vacinação dia 25 de Janeiro, como assim inicia em janeiro, como assim inicia em março, se ainda não existe nenhuma, isso mesmo, nenhuma vacina certificada, ou seja, que seja eficaz e com baixos riscos a saúde de quem tomar. Sem falar que tantos se fala em vacina, mas se esquecem que por trás disso, quando se chegar a uma vacina tem o transporte, os equipamentos para tal transporte devem ser adequados para tal imuno, terá frascos suficientes para envazar todas as vacinas? Terá matéria prima suficiente para isso? Vidro, borracha, plástico, metal? Aqui já estamos passando pela escassez de matéria prima, então esse ou aquele afirmar que vai iniciar vacinação dia X nada mais está fazendo do que politica, pois como eu disse, não existe uma vacina certificada ainda, ai vão me dizer que a ANVISA que esta barrando, à mas pera lá, quando a ANVISA barrou a cloroquina e a ivermectina ela estava certa, agora que ela precisa e é protocolo de todos os dados dos testes das vacinas para poder liberar a culpa é do Bolsonaro que não deixa a ANVISA liberar a coronavac. Pensemos né, Dória disse que iria iniciar a vacinação em dezembro, sabia que isso era impossível, agora ele joga pra fim de janeiro e assim vai enganando o povo, sem falar que ainda tem a cara de pau de dizer que a mesma será obrigatória, hipócrita é pouco para um Dória só.

      • Bolsonaro e a vacina británica 2

        Miriam
        O que o Dória fez foi colocar metas para o estado vacinar a populacao.
        Enquanto tiver a briguinha política entre Dória e Bolsonaro vai morrer muita gente por falta da vacina

        • Miriam

          Não é meta, é utopia, meta se faz com algo concreto, algo que exista, algo possível, fazer metas com algo que não existe é fantasiar, enganar, ganhar tempo, ludibriar.

          • Bolsonaro e a vacina britânica 3

            A bolsonarista Miriam
            Você parece torcer contra. “Paga para ver” as metas do Dória. Basta o seu Bolsonaro aprovar a vacina rapidamente. Até 25 de janeiro muita coisa vai rolar.
            Espera para ver

      • Thiago

        Miriam, concordo com tudo o que disse, está corretíssima.

      • Luiz

        Sim… concordo com as suas palavras, em resumo, quando disse:
        “Esse senhor, presidente da republica, deveria estar liderando a nação brasileira com estratégias de combate e imunização, reunindo a todos os cidadãos contra esta doença, conversando com governadores, unindo o país.”
        Estou me referindo as essas estrategias e insumos para eficacia da vacinação.
        Infelizmente temos um governador e um presidente que querem tirar proveitos de uma vacina e esquecem do povo que esta cansado e dos profissionais da saúde que estão a quase 12 meses sem poder ver seus familiares mais próximos.

  • Thiago

    Todos os países do mundo perderam pessoas para o vírus Chinês, Argentina, Venezuela, EUA, Inglaterra…

    Muitos dizem em crimes como estupro não se deve culpar a vítima (o que concordo) mas culpam os países e seus governantes que também foram vítimas da ineficiência do governo chinês, na contenção do vírus

  • Luiz

    Proveito Politico para campanha presidencial…..

  • Luiz

    Sim… concordo com as suas palavras, em resumo, quando disse:
    “Esse senhor, presidente da republica, deveria estar liderando a nação brasileira com estratégias de combate e imunização, reunindo a todos os cidadãos contra esta doença, conversando com governadores, unindo o país.”
    Estou me referindo as essas estrategias e insumos para eficacia da vacinação.
    Infelizmente temos um governador e um presidente que querem tirar proveito politico para campanha presidencial de uma vacina e esquecem do povo, que esta cansado, e dos profissionais da saúde que estão a quase 12 meses sem poder ver seus familiares mais próximos.
    Grato…

  • E melhor Jair se acostumando, 180000 mortos. 180000 famílias em luto, crianças órfãs , não existem palavras para descrever os pais que perdem seus filhos, está trabalhando como verdadeiro desintera famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *