PARA ANALISTA DO ESTADÃO, PESQUISAS FRUSTRARAM MERCADO E AECISTAS

Os resultados das pesquisas Ibope e Datafolha, neste início de segundo turno, frustraram as expectativas do mercado e dos aecistas, que contavam com uma diferença bem maior em favor de seu candidato.

Os próximos dias serão cruciais. Dilma e o PT, que, no primeiro turno, focaram a desconstrução de Marina Silva, agora vão poder se dedicar exclusivamente a Aécio.

Por outro lado, a mídia tucana vai jogar pesado contra o PT, focando, principalmente, a história do Petrolão. Com isso, a imprensa Aecista tenta matar dois coelhos de uma só vez, tirando o PT do circuito e pavimentando o caminho para a privatização da Petrobras.

Vejamos, porém, um trecho da análise do jornalista José Roberto Toledo, estudioso de pesquisas do Estadão:

A expectativa dos tucanos e do mercado financeiro de que Aécio Neves (PSDB) assumiria liderança folgada nas pesquisas que contam transformou seu empate técnico com Dilma Rousseff (PT) no Ibope em uma decepção para seus eleitores e investidores. Na segunda, a Bovespa subiu 5 mil pontos, apostando no tucano.

Os boatos sobre outras pesquisas, divulgadas ou não, dando ampla vantagem a Aécio ajudaram a criar a expectativa exagerada. Era um exagero não compartilhado pela maioria dos eleitores. A maior parte aposta mais na reeleição de Dilma (49%) do que na vitória do tucano (40%). Ele só é favorito aos olhos do eleitorado mais rico, com nível superior e entre quem mora na região Sul.

A diferença de dois pontos a favor do tucano é uma vantagem, mas pequena. Um ponto que ele perdesse já o levaria ao empate com Dilma, porque, no segundo turno, quando o eleitor troca de candidato isso conta dobrado: o que um perde o outro ganha. E 1 em cada 10 eleitores de ambos admite essa possibilidade.

39 comentários

  • JORNAL

    Bem meu amigo Blogueiro, se tirar o PT esta bom e se vender a Petrobras, não vai ter mais como roubar para dar o dinehrio para eles (PT-PMDB-PP) é o que esta na midia,se provarem contra OK. Os que não dependem de Bolsa Familia é isto que você quis dizer.

  • Esta' didicil para a Dilma

    Esse jornalista do Estadao esta’ exagerando em dizer que os Aecistas achavam que assumiriam uma “liderança folgada”.
    Pois o Aecio subiu quase 13% e ainda falta a petista Marina apoiar o Aecio.
    Nesta caso o Aecio subira’ mais ainda.
    Acho que esse processo mutuo de “descontruçao dos 2 candidatos sera’ dificil pois falta pouco tempo para as eleiçoes.
    Quando um candidato aparece em primeiro, os indecisos tende a votar nele para nao “perder o voto”

  • Dilma Rousseff

    Caro colega petista, nos já privatizamos a PeTrobra$. E a S.A. Que comanda é formada pelo PT, PP e PMDB. E também privatizamos os Correios, a Eletrobras e outras mais. Mas foi uma privatização com a marca PT de governar.

  • COVEIRO DE PENEUS

    Acho difícil a Dilma ganhar , a pequena vantagem do tucano e a imprensa toda a seu favor(tvs , rádios, jornais etc)detonando infernalmente o pt.Existe os indecisos e infelizmente estes na sua maioria vão tender para o lado do Aécio.
    Na minha opinião quem vai perder é o Brasil e os brasileiros ,onde houve grandes mudanças sociais em prol aos mais necessitados e carentes.É só lembrar dos anos de governo do FHC, e quem compara vota Dilma.

  • Esta' didicil para a Dilma

    Os depoimentos do doleiro Youssef e do ex-diretor da petrobras estao sendo divulgados em plena campanha eleitoral.
    Eles contam como funcionava a corrupçao do PT/Petrobras, deixando o Lula e a Dilma, em baixa nas pesquisas.
    Como o choro e’ livre e o PT nao sabe mais o que fazer para recuperar os pontos perdidos na pesquisa.
    Volta a velha forma de fazer politica e diz que FHC fala mal dos nordestinos.
    Domingo tem mais “Veja”
    Nao perca

  • Dilma Rousseff

    PeTralhas do meu Brasil baronil não chores por mim!!! Já estou pensando o que vou fazer se perder pro Aécio 45:
    A) voltar a ser guerrilheira, sequestrar uns tucanos e roubar bancos.
    B) trabalhar na Petrobras, pois essa empresa é minha e do PT.
    C) trabalhar no JBS do meu amigo Lulinha, empresa financiada com dinheiro do Tesouro nacional.
    D) montar o Instituto Dilma Rousseff e lavar dinheiro de propina assim como meu papai Lula molusco faz.
    E) trabalhar no porto de Cuba que eu construí com dinheiro dos otários do Brasil.
    F) trabalhar no metro da Venezuela, tb financiado com o dinheiro do Brasil.

  • anonimo

    Como é que um camarada diz na sua propaganda política que saiu do governo com 92% de aprovação e perde prá Dilma no estado que governou e diz que saiu com os 92% de aprovação. Me explica Cardosinho se és capaz.

  • Dilma Rousseff

    Isso é só um detalhe querido companheiro! Então vou optar por pedir emprego no Estado Islâmico. Lá poderemos DIALOGAR sobre guerrilha e sequestros, pois, esses assuntos eu conheço bem. Se quiser levo uns tucanos pra eles treinarem tiro ao alvo. E minhas fontes vem todas da internet e é assim que eu governo: Ctrl C, Ctrl V. Assim, como vc meu caro Cardosinho, minhas fontes são os internautas.

  • ORLANDO MATHEUS

    Fica assim não Cardosinho ; sua candidata já foi pro beleléu , a era Pt termina aqui , sem mais devolteios , saiba perder com dignidade , engula a fruta e chupa ate o caroço , ate dezembro vocês governam depois Pt nunca mais , esta conversa de privatizar a teta do Pt que é a Petrobrás é coisa do Pt mesmo e Aécio não é candidato só dos mais ricos não , isto também é falacia do Pt , o medo de vocês e perder e depois todo mundo ir pra cana , ai e só inventar uma doença qualquer para ter prisão domiciliar !!! Seja imparcial no teu blog e não queira ser tendencioso , tua fala é somente em favor da Dilma e do Pt , partido do qual você foi expulso !!! Abraços do amigo ORLANDO

  • Henrique

    Essas pesquisas sem credibilidade? Nas urnas Aécio é eleito, relaxa.

  • Esta' dificil para a Dilma

    Nesta eleiçao de 2 turnos, o mais importante e’ a rejeiçao e parece que a rejeiçao da dilma esta’ mais alta do que o Aecio.
    O PSB e a Marina, os governadores do PDT, o PV, devem apoiar o PSDB do Aecio.
    Os depoimentos do doleiro Youssef e ex diretor da Petrobras estao sujando o PT.
    Resta ao PT fazer aquela antiga politica de dizer o que o Aecio e o FHC (nao e’ candidato) disseram.
    Tentar comparar os governo de FHC/Dilma.

  • PT SEMPRE

    dificil para quem torce para um time,desde de criança, ficamos adulto, vemos nosso time ganhar de muitas tentativa,muitos anos no poder, muito ROUBO,pessoas ali ficando RICO, e aqueles comissio de 20 anos atrás, já não mais valor, ficamos velho, lembramos sim do passado, tudo que os pais passaram, mais hoje penso nos filhos e netos,SEMPRE FUI PT DE SANGUE, mais hoje voto contra, não sei em quem vou votar, mais DILMA e LULA, nunca mais.

  • anonimo

    QUANTO MAIS A MIDIA TENTA DAR FORÇA PARA dilma, POVO VOTA CONTRA….

  • FABIO RANGEL

    o sistema único de saúde, o famoso SUS, é um exemplo de como esta a politica de nosso pais, acho um absurdo a pessoa esperar 6 MESES para realizar um exame pelo SUS, como pode um partido que se diz dos POBRES permitir um absurdo desses, por isso voto AECIO45

  • Dilma Rousseff

    Querido amigo Fabio, vc esta enganado. No meu governo o SUS sofreu um grande crescimento. Cresceram as filas pra consulta. Cresceram as filas pra fazer ultrassom, mamografia, tomografia, ressonância. Cresceram as filas da cirurgias. Vc viu? Tudo cresceu. Ta uma maravilha. Também cresceram o número de leitos fechados e hospitais sucateados. E o mais importante, eu trouxe os “médicos” cubanos para destratar os mais pobres. Eles são muito bons. Pedem “ultrasão” dos peito e tratam virose com Antibiótico. Esses são Bao mesmo. Mas como eu sou esperta, vc acho que eu trato no SUS?!?Eu não. Vou lá no Sírio Libanês onde não tem cubano.

  • Anônimo

    cARDOSINHO

    Pesquisa Data Folha e Ibope, quem acredita sempre alcança. Porque será que Depois que o Vox populu divulgou sua pesquisa o data folha e o ibope pararam de mentir.

    Dilma vai ter de 50 a 53 milhões de votos, se tirar um pouco mais vai ter 56 a 57,58 milhões.

    Bata vermos os estados do norte e nordeste que a Dilma Ganhou são mais de 12 milhões de voto da Marina, 80% vão pra Dilma. Já nos Estados onde Aécio ganhou são mais de 9 milhões da Marina, Dilma portanto deve tirar uns 3 a 4 milhões e pouco mais. lembrando que a presidente Dilma ganhou nos dois principais colegios eleitorais no primeiro turno. e onde não ganhou ficou com 35 a 40% em quase todos. portanto tá dificil acreditar que os tucanos vão ganhar essa, isso é o que a midia quer e a elite. Vox populi contra a mentira..

  • Fato

    Faltam menos de 80 dias para começar o pesadelo da quadrilha ptralha….não vejo a hora de ver a PF batendo na portaria do prédio do lula e do lulinha…..será a redenção para nosso grandioso país.

  • Dilma Rousseff

    Querido companheiro Tim, o AME foi a melhor coisa que aconteceu pra saúde do meu povo. Pena que foi o Serra Serra Senador que fez, mas eu reconheço. Meu mestre fez as UPAs que são uma merda, não funcionam e só tem médicos ruins!! Acho q vou colocar os cubanos nas UPAs tb, merda por merda, fica mais barato. Mas como eu trato no Albert Einsten, fico longe dessa gentalha! Não suporto pobre! Agora, Tim Carco, se vc está esperando consulta há um ano e não bateu as botas ainda, pode ficar tranquilo que deve ser um PiTizinho típico boiolez generalizado! Abraço meu povo e minha pova

  • caio

    Petista é igual a Corintiano um faz barulho para três.
    Nao sou Corintiano mas vamos fazer barulho o suficiente para não deixar quem quebrou o Brasil três vezes voltar a dilapidar o que esta sendo construído.

  • caio

    O FHC quando assumiu o Brasil fez igual a um filho que recebe de herança um patrimônio e vende tudo a preço de banana.
    O Aécio é um neto mimado e também tentara vender o patrimônio construidor pelo governo Dilma e Lula.

  • Theo Pereira (Blogueiro)

    ESSA É A DEFINIÇÃO MAIS PERFEITA QUE JÁ LI ATÉ HOJE, SOBRE O PT…
    O governo Petista é igual à camisinha: A camisinha permite inflação, impede produção, destrói a próxima geração, protege um bando de porras e ainda transmite um sentimento de segurança… Enquanto, na verdade, alguém está sendo fodido!!!
    Incontestável…

  • Anonimo

    A mais perfeita definição do PSDB é essa. Um partido dissimulado, rouba adoidado e bota a culpa nos outros, com apoio da mídia.

  • Anonimo

    Aecioporto, Aócio Never ou Arrocho Neves? Pó pará!

  • Bagrão

    Aécio – 0 Exterminador do Futuro

  • JORNAL

    Dilma já exterminou com o passado e quer destruir o futuro, alias que porra de Governo Novo é este e Ideias Novas , tudo ladrão antigo

  • JORNAL

    Cardosinho não tem mais noticia de Politica no seu Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *