PEDRO CORRÊA: REELEIÇÃO DE FHC TEVE PROPINA GENERALIZADA

images_cms-image-000500378

O pai da Aline resolveu desenterrar defuntos. Deu no Brasil 247:

O ex-deputado Pedro Corrêa, que foi preso no escândalo do “mensalão” e na Lava Jato, disse, em sua delação premiada, que a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998, foi “um dos momentos mais espúrios” que ele presenciou em sua vida pública.

Segundo Pedro Corrêa, mais de 50 parlamentares receberam propinas num esquema operacionalizado por Sergio Motta e Luis Eduardo Magalhães, já falecidos, e pelo atual deputado Pauderney Avelino (DEM-AM). De acordo com o delator, quem ajudou a bancar a reeleição de FHC foi o banqueiro Olavo Setúbal, do Itaú, também já falecido.

“O delator da Lava Jato relatou que por parte do governo federal a iniciativa da reeleição foi liderada pelo então ministro das Comunicações Sérgio Motta (morto em 1998) e pelo então presidente da Câmara Luis Eduardo Magalhães (também morto em 1998 e na época do PFL) com o apoio do deputado Pauderney Avelino – atualmente líder do DEM na Câmara – , dos então governadores Amazonino Mendes (PFL-AM) e Olair Cameli (PFL-AC) ‘entre outras lideranças governistas’ . De acordo com Pedro Corrêa, essas lideranças ‘compraram os votos para a reeleição de mais de 50 deputados’”, diz a reportagem.

Segundo Pedro Corrêa, houve ainda uma disputa de pagamento de propina na Câmara entre o ex-prefeito de São Paulo e atual deputado Paulo Maluf (PP-SP), que era contra a aprovação da emenda da reeleição porque queria se candidatar, e Fernando Henrique. Corrêa atuava, na ocasião, do lado de Maluf.

Em 28 de janeiro daquele ano a emenda constitucional da reeleição foi aprovada no plenário da Câmara em primeiro turno por 336 votos a favor, 17 contra e seis abstenções. Procurado pela reportagem, Fernando Henrique Cardoso disse que a reeleição foi uma “questão do Congresso”.

Filho de Olavo Setúbal, Roberto Setúbal, atual presidente do Itaú Unibanco, também se pronunciou.  “Fico profundamente indignado em ver o nome de meu pai tão absurdamente envolvido numa história sem comprovações. Ele era um homem absolutamente ético e tenho convicção de que ele jamais se envolveu em nada parecido com o que, covardemente, o ex-deputado Pedro Corrêa descreveu. Meu pai não participava de qualquer atividade política partidária desde 1986, e não há nenhum indício de que essa história possa ter fundamento”, afirmou.

Pauderney Avelino também se pronunciou. “Rechaço com veemência as referências feitas a mim pelo ex-deputado Pedro Corrêa, autointitulado corrupto. Não responderei aos bandidos e ladrões do dinheiro público”.

Pitaco do blogueiro: Pauderney Avelino – líder do DEM e um dos articuladores do impeachment de Dilma – não deve estar conversando com o espelho, ultimamente. Em março, ele foi condenado à devolução de R$ 4,6 milhões à Prefeitura de Manaus, onde foi secretário de Educação.

E o gravador do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, captou um interessante diálogo com Renan Calheiros, onde Pauderney é mencionado:

SÉRGIO MACHADO: O Aécio é vulnerabilíssimo. Vulnerabilíssimo! Há muito tempo.
SÉRGIO MACHADO: Como que você tem cara de pau, Renan, aquele cara Pauderney que agora virou herói. Um cara mais corrupto que aquele não existe, Pauderney Avelino.
RENAN: Pauderney Avelino. 

2 comentários

  • Anyone

    Essa gravação do Sérgio Machado deixa bem claro que ninguém se salva. Está todo mundo no mesmo barco e deixa claro o medo que estão da revolta popular. Agora, acho estranho essa gravação aparecer por aqui como fonte verídica só quando não se trata de Dilma, Lula ou qualquer outro político da estrela solitária que carrega o número do azar. Uma tal indignação seletiva toma conta do nobre blogueiro… Quando cita o nome do Aécio, inimigo nº 1 dos petistas, a gravação é verídica, completamente coerente… Agora, quando cita que Lula participou, que Dilma sabia das coisas, que explica as reuniões da cúpula pra tentar segurar as investigações, é tudo mentira?

    Entendam, nobres petistas abandonados, que os ‘antis’ não defendem políticos. Estão contra todos, inclusive contra o Aécio, que já tem o nome marcado pelas delações. O fato de aparecer seu nome novamente não mudará a opinião do povo de que já deu dessa Esquerda-caviar no poder.

    Já não tenho esperanças nesse desGoverno interino, que resolve e volta atrás, que muda e se arrepende… Tbm, o que esperar de um cara que apoiou Dilma como PresidentA(sic)?

    O jeito é aguardar 2018 e tentar conscientizar os poucos que possuem massa cefálica atuante, para não votar na política do pão-e-circo novamente. Já está nos noticiários que a maior bandeira do Governo atual está sugada até o pó, estando até funcionários públicos que não precisam, mamando o que não deviam com o aval dos caciques que mais pensam em voto do que no povo.

    Tenho esperança nesse País. Bilionário, com riquezas naturais de se encher os olhos. Com potencial pra se tornar economia indispensável para o mundo. É uma pena que gaste 40% das verbas Federais para manter pobre na pobreza e manipulador bem calado.

  • arduino lavrini

    Esse delator,vai morrer beeeeem velhinho, numa cadeia beeeeem velhinha junto com o Lulla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *